Aiptasia


Pedro Pacheco

Recommended Posts

Olá

 

Tenho esta coisa :twisted: no meu reef, já tive a ajuda de algumas pessoas e como não encontrei nada no fórum sobre esta doença, aqui fica o que fiquei a saber

 

Não se deve remover a aiptasia de maneira nenhuma, só ia piorar as coisas

Os tratamentos que sei para já é com camarões para a comerem ou com uma seringa com HC, o que eu acho muito difícil por alem de ser muito pequeno quando me aproximo a aiptasia fecha.

 

Os camarões são estes:

Lysmata wurdemanni

Rhynchocinetidae sp

 

Para mais alguma informação fica aqui um link:

 

http://www.aquarium.net/faqs/aiptasia.shtml

 

Espero ter ajudado

 

Um abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pedro...

isso realmente e uma praga.

Esses camaroes que indicaste nao sao grande coisa com as aptasias...

experimenta o Lysmata sticaudata (Ricardo, nao sei se esta bem escrito, da uma checada) que de facto estao bem rotulados de comedores de aptasia.

Qaunto ao kalk tambem podes tentar mas nunca podes tocar na aptasia ... tens de empurrar o kalk com o esguicho da seringa. Com o kalk elas derretem mas podem nao morrer voltando a voltar a crescer semanas mais tarde...

 

Existe um produto que esta a fazer muito sucesso na Alemanha para aniquilar esta peste (obrigado Pedro) mas nao me atrevo a colocar o nome devido a sua complexidade... he he he...

mas quando vier da Alemanha depois coloco aqui o nome exacto do produto porque quero experimenta-lo..

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

lol eu a pensar q tinha aki no meu aquario um belo especime de coral a crescer, nao eh q eh praga?!?!?

 

tenho q arranjar uns lysmatas desses, por acaso alguem consegiu arranjar? sao os pepermint shrimps nao eh? se conseguiram podem dizer aonde sff

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os lysmata seticaudata são diferentes dos lysmata wurdemanni ou peppermint shrimp! São espécies diferentes!

 

No entanto para arranjares uns quantos (seticaudata) tens de esperar um pouco até estarem disponíveis nas lojas.

Na minha empresa (junto com o Ricardo Calado) de aquacultura estamos a conseguir reproduzi-los com êxito para futura entrada no mercado de aquariofilia. Mal crescam estarão disponíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá

 

Aqui vai a minha sugestão para matar aiptasias, pelo menos comigo tem resultado (parece-me).

 

Tiro a pedra do aquario, ponho-lhe um "punho" de sal (em cima da aiptasia), espero que o sal disolva, passo a pedra por agua doce, volta para o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

bem tenho dezenas desses bichos no meu aquário e não sei o que fazer banana rock , já experimentei injectar agua quente que me disseram ter algum resultado mas tal não aconteceu vou experimentar a solução do calk, se alguem souber de outra solução banana rock

agrónomo aquariofilista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já agora e a propósito destas meninas...

Tenho uma colónia de aiptasias (8-10) ainda pequenas alojadas dentro de uma caulastrea. No sítio onde estão não posso estar a injectar nada "à zona", sob pena de atingir a pp caulastrea, o que obviamente não quero que aconteça - especialmente pq é o 1º coral duro que entrou naquele aquário, já lá vai mais de um ano e tem forte valor sentimental. As bichas são tão pequenas que não lhes consigo espetar nenhuma seringa.

Tenho uns L. seticaudata no aquário, mas andam sempre escondidos e ainda não tocaram na colónia (pelo menos que se note).

 

Das várias técnicas utilzadas, aquela com que tenho tido melhor sucesso é retirar a rocha e derreter as aiptasias com uma chave de fendas aquecida no bico do fogão. Mas neste caso, receio que isso afectasse a caulastrea.

 

 

Ideias ?

 

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João

 

As Aiptasias já estão muito grandes? Se sim é natural que as L. seticaudata não tenham muita vontade de se chegar pois a "ferroada" das anémonas já doi... Uma ideia será cortar a coroa de tentáculos da Aiptasia ou destrui-la com uma pinça e deixar que os camarões façam o resto... Este método está actualmente a ser testado por uma estagiária no ZooMarine e a produzir excelentes resultados :)

 

Boa sorte

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

OK, então porque que é que essas Lysmatas não as comem :roll:

 

Bom, um truque que eu uso quando introduzo L. seticaudata para combater Aiptasias é deixar os camarões 24 ou 48 horas à fome :) assim quando entram no aqua vão diretinhas às Aiptasias...

Tens possiilidade de capturares os camarões para os por em jejum ou de deixar de alimentar o aqua por 3 ou 4 dias?

 

Boa sorte

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Há cerca de 1 mês coloquei 3 L. seticaudata (dos teus :roll: ) no meu aquário a as aiptasias ainda cá estão todinhas, as pequenas e as grandes.

Quanto aos camarões nem vê-los! :)

Qual será o motivo?

Quanto a predadores naturais dos camarões não tenho, a não ser um Pseudochromis paccagnellae muito pequeno. Não creio que conseguisse provocar danos.

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Estes camarões permanecem durante o dia escondidos nas zonas mais escuras da rocha viva. Durante a noite com o uso de uma lanterna poderão vê-los mais expostos e com um padrão de coloração diferente (bandas verticais em vez das linhas longitudinais). Com o tempo poderão ficar menos medrosos e até vir comer à mão do dono biggrin

No seu meio natural onde são relativamente comuns (embora a maioria das pessoas que fazem mergulho nunca os tenha visto) habitam grutas ou buracos com moreias ou safios.

 

Quanto às Aiptasias... que eles as comem, comem. No entanto se estas forem muitas e/ou grandes e existir outra fonte de alimento (que é o que não falta num aqua maturo) poderá levar algum tempo até se verem resultados. No Zoomarine tb parecia que estes não lhe tocavam, mas monitorizando uma zona onde existiam Aiptasias pequenas pode verificar-se que estas iam desaparecendo. Este efeito era então evidente quando se isolava um camarão num aqua de quarentena com uma pedra carregada de Aiptasias e ele só tinha uma escolha ou comia ou passava fome... Mais uma vez recomendo o jejum forçado. No meu minireef tinha uma Aiptasia pequena... dois dias depois introduzi dois L. seticaudata pequenos (<2 cm), um jejum de três dias e bye bye Aiptasia.

Assim que tiver o PDF coloco aqui no forum um artigo do meu doutoramento que escrevi para a revista científica alemã Helgoland Marine Research referente à capacidade destes camarões comerem Aiptasia. Quantos de vocês já leram nos foruns internacionais pessoas a queixarem-se que os peppermint shrimp tb não tocam nas Aiptasia? e o certo é que eles as comem e bem...

Isto dos aquas é mesmo algo de estranho onde dois e dois raramente são quatro...

 

Vão nos mantendo actualizados quanto à evolução das Aiptasias

 

Abraços

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Estes camarões permanecem durante o dia escondidos nas zonas mais escuras da rocha viva. Durante a noite com o uso de uma lanterna poderão vê-los mais expostos e com um padrão de coloração diferente (bandas verticais em vez das linhas longitudinais). Com o tempo poderão ficar menos medrosos e até vir comer à mão do dono biggrin

No seu meio natural onde são relativamente comuns (embora a maioria das pessoas que fazem mergulho nunca os tenha visto) habitam grutas ou buracos com moreias ou safios.

 

Quanto às Aiptasias... que eles as comem, comem. No entanto se estas forem muitas e/ou grandes e existir outra fonte de alimento (que é o que não falta num aqua maturo) poderá levar algum tempo até se verem resultados. No Zoomarine tb parecia que estes não lhe tocavam, mas monitorizando uma zona onde existiam Aiptasias pequenas pode verificar-se que estas iam desaparecendo. Este efeito era então evidente quando se isolava um camarão num aqua de quarentena com uma pedra carregada de Aiptasias e ele só tinha uma escolha ou comia ou passava fome... Mais uma vez recomendo o jejum forçado. No meu minireef tinha uma Aiptasia pequena... dois dias depois introduzi dois L. seticaudata pequenos (<2 cm), um jejum de três dias e bye bye Aiptasia.

Assim que tiver o PDF coloco aqui no forum um artigo do meu doutoramento que escrevi para a revista científica alemã Helgoland Marine Research referente à capacidade destes camarões comerem Aiptasia. Quantos de vocês já leram nos foruns internacionais pessoas a queixarem-se que os peppermint shrimp tb não tocam nas Aiptasia? e o certo é que eles as comem e bem...

Isto dos aquas é mesmo algo de estranho onde dois e dois raramente são quatro...

 

Vão nos mantendo actualizados quanto à evolução das Aiptasias

 

Abraços

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

Eu não estou a negar que eles comam as aiptasias; apenas a dizer que os meus 4 não lhes tocaram e desapareceram assim que os introduzi no aquário (já lá vai mais de 1 mes). Depois disso só vi 1, fugazmente.

A história do jejum é complicada. Não posso por o aquário inteiro a jejuar e para os apanhar... teria que os ver.

 

Se para funcionar bem o controle, temos que retirar a rocha (no meu caso, pior ainda, o coral) que tem aiptasia para um aquário de quarentena onde estejam seticaudatas esfomeados à espera... é uma hipótese, mas lá se vai a noção de controle natural dentro do aquário principal, ou não?

 

Se fosse uma simples RV que se retirasse facilmente do aquário com aiptasia , o assunto resolvia-se com muita facilidade.

Abraços,

 

p.s. se alguém tiver uma (outra) boa ideia para "limpar" a minha caulastrea...

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros aquariófilos e outros ...ófilos

 

 

sem querer ser muito solucionante em relação a este assunto, ou melhor, a estes invertebrados sugiro que leiam algumas linhas que escrevi e estão no sítio do Clube Português de Aquariofilia, no sítio da EDITADO.

 

passamos a vida a procurar coisas novas e coisas que alguém fez e que também temos que fazer ... típico da impaciência e insatisfação ... no entanto e apesar dos muitos litros de água salgada instalados (cerca de 8000 no total e em várias situações) posso garantir que não temos Aiptasia (mas já tive!) ... se tiverem tempo e vontade visitem e digam qualquer coisa ... isto dos aquários é como a roupa ... muda tudo e não muda nada ... mas isso sou eu a dizer ... :D

grande abraço

Mário de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João M. Monteiro,

 

Até hoje a melhor solução que utilizei para combater Aiptasias é a introdução de um Chelmon rostratus. Quanto aos camarões L. seticaudata a aclimatação tem de ser muito lenta, pois estes bichos são muito sensíveis a variações (temp. salinidade).

 

Bos sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo,

Ando a pensar nisso há bastante tempo... para ser o meu 6º e último peixe do aquário, mas ainda tenho algum receio que me saia um pestiqueiro" e como já lá tenho um loriculus (que até à data se tem portado bem), se um se lembra de "puxar" pelo outro, dá asneira certa...

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também ando a pensar no Chelmon mas, tal como o João, tenho medo que ataque os pólipos dos corais e as colónias de zoanthus.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aconselho-vos a darem uma vista de olhos neste tópico onde também se discutiu formas de erradicar Aiptasias e o uso do Chelmon rostratus: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=12900

 

O Chelmon tem mais hipóteses de se adaptar a um aquário já estabelecido do que a um aquário recente. Introduzi há pouco tempo 2 Chelmon em aquários de recife diferente com mais de um ano e os mesmos estão-se a dar bem. Finalmente após se terem alimentado de um pequenos organismos semelhantes a espirógrafos alimentam-se agora de Aiptasias, artemia, mysis e krill. Num dos aquários as poucas Aiptasias existentes já desapareceram.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos, posso relatar-vos a minha experiência com o Chelmon Rostratus.

Este peixe é fabuloso. Tive uma enorme praga de aiptásias no meu aqua em que tinha RV que nem se conseguia ver a cor da rocha, algumas com 3 e 4 cm de diâmetro. Procurei várias ajudas e soluções:

Injectar Kalk puro nas ditas

Injectar sumo de limão

Injectar vinagre/agua quente em 50%/50% etc, etc inclusive após uma busca na Internet um produto reef-safe dito milagroso chamado Joisjuice. Apesar de ter conseguido alguns resultados a praga era tão grande que assim que matava uma grande apareciam 5 pequenas em volta. Tentei também Lysmata setuticauda e wurdenanni sem sucesso, este só comiam as sobras dos outros peixes. Desisti por algum tempo e pensei até desmontar o aquário. Recentemente tentei a última hipótese chamada Chelmon. Arrisquei.

O peixe esteve uma semana sem comer nada, apenas andava aos cantos no aquário até que começou a picar o areão e alguns pólipos. Passado outra semana eu tive a visão mais maravilhosa em aquáriofilia.. O chelmon a comer aiptásias. Digo-vos que é extraordinário. O chelmon de à 15 dias para cá limpou praticamente todas as aiptásias. Conclusão: para mim a uma maneira de resolver o problema.

O grande senão deste peixe e que vai ser outro problema para mim e a futura alimentação quando as aiptásias acabarem. A ver vamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais