Malawi 350 Lts - Evolução


joao marques

Recommended Posts

Olá a todos,

Após dois meses e meio entre a construção do aquário, móvel, background 3D, finalmente está pronto e com àgua.

 

Aquário (DIY) - 1330x515x515 - 352 litros brutos - 300 uteis.

Substrato - Areia de calcite branca granulagem extra fina, menos de 1 mm. Cerca de 35 Kg.

Rocha calcária da Serra de Sintra - Cerca de 30 KG

Background 3D ( DIY) - Esculpido em esferovite, posteriormente revestido a cimento e lasca de rocha natural.

Iluminação - calha 2x30W e uma calha 1x30W (usada só para actividades como por exemplo fotografia)

Aquecimento - jager 200W

Filtragem - Filtros externos 2000 L/h, auxiliado por powerhead de 600l/h.

 

Passo a mostrar algumas fotos após o seu enchimento:

 

Pic_11952_2.jpg

Pic_11952_3.jpg

Pic_11952_6.jpg

Pic_11952_12.jpg

 

Aqui ainda estava um bocado turvo, o ph a cerca de 10, devido à cura do cimento. Neste momento após uma mudança de água o PH encontra-se na casa dos 9, penso que ainda terei de fazer mais 2a ou 3 mudas de água, para chegar aos 8, 8 e qualquer coisa ideais.

 

Passo então a mostrar umas fotos actuais já com a água limpida.

 

Vista frontal do aquário:

Pic_11952_25.jpg

 

Vista em perspectiva:

Pic_11952_15.jpg

 

Vistas laterais:

Pic_11952_16.jpg

Pic_11952_17.jpg

 

Alguns pormenores do interior:

Pic_11952_21.jpg

Pic_11952_22.jpg

Pic_11952_23.jpg

Pic_11952_24.jpg

 

E é este o ponto da situação neste momento, opiniões criticas e sugestões serão bem vindas.

Um abraço

Editado por joao marques

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está engraçado, embora com um aspecto muito artificial...pelo menos para já!!!

 

Apanhar aí um peixe futuramente será tarefa quase impossível...LOL...

 

Agora os peixes...porque na realidade o que torna os aquários bonitos são os peixes!

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está engraçado, embora com um aspecto muito artificial...pelo menos para já!!!

 

Apanhar aí um peixe futuramente será tarefa quase impossível...LOL...

 

Agora os peixes...porque na realidade o que torna os aquários bonitos são os peixes!

 

abraço

Olá João,

Agradeço a tua opinião, faltam uma valisnérias e umas alguitas e ficará certamente muito mais natural, quanto ao apanhar peixes tens toda a razõa, mas a minha ideia é apanhar o menor numero de peixes possivel, será a lei da subrevivência, uns viverão outros ficarão pelo caminho.

Quanto aos peixitos falaremos mais à frente.

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o João.

 

Está muito porreiro e tem muito potencial, os peixes vão-se sentir muito bem por aí.

Apanhar peixes é que vai ser o cabo dos trabalhos, especialmente se quiseres caçar uma fêmea com ovos ou algum peixe "mal comportado".

 

Mas que fica muito bem, fica. Quanto ao artificial... dá-lhe tempo e umas algas e isso disfarça.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

Tinhas razão quando noutro tópico dizias para não substimar a capacidade de flutuação da esferovite. Tive de derreter muita com uma pistola de calor, colocar um lastro em cimento no seu interior até ficarem equilibrados dentro de àgua. Mas acabaram por ficar sem capacidade de flutuação nenhuma, deu algum trabalho.

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Eu gosto praticamente de qualquer aquário que tenha backgrounds 3D, dá sempre outro ar ao aquário...no entanto, concordo com o João Magalhães...está um pouco artificial, mas por outro lado também concordo contigo e com o Nuno, daqui a uns tempos estará com um aspecto bem mais natural quando tiver coberto de algas e com umas valisnéria bem colocadas.

 

Quanto aos peixes tb concordo com a malta...é o que dá vida ao aqua...quando entram parece que tudo o resto passa despercebido.

 

Continua a colocar a evolução a malta gosta é de fotos :mrgreen:

 

P.S. - Coloca uma lista dos peixitos que estás a pensar colocar para o pessoal mandar uns bitaites :oops:

 

Um abraço.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

Agradeço desde já a tua opinião. Quanto aos peixes estou a pensar em algo do género:

- Cynotilapia Afra Cobue ( 1 macho + 2 Femeas )

- Labeotropheus trewawasae ( 1 macho + 2 femeas )

- Pseudotropheus Saulosi ( 1 macho + 2 femeas )

- melanochromis Johanni ( 1 macho + 3 femeas ) - aqui ainda tenho de pensar melhor, mas gosto muito destes peixitos.

 

Comentários

 

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

Agradeço desde já a tua opinião. Quanto aos peixes estou a pensar em algo do género:

- Cynotilapia Afra Cobue ( 1 macho + 2 Femeas )

- Labeotropheus trewawasae ( 1 macho + 2 femeas )

- Pseudotropheus Saulosi ( 1 macho + 2 femeas )

- melanochromis Johanni ( 1 macho + 3 femeas ) - aqui ainda tenho de pensar melhor, mas gosto muito destes peixitos.

 

Comentários

 

Um abraço

Olá João

 

Sempre fui apologista de um número de peixes equilibrado ao invés de se encher um aqua com uma catrefada de espécies, e aqui dá para perceber que pensaste bem.

Quanto aos Johanni...realmente são berinhas mas também...as restantes espécies que escolheste não são de se ficar. Os labeotropheus tratarão de os colocar no seu devido lugar. Ora aqui está mais uma prova de que pensaste sempre no equilíbrio.

No entanto, é esperares pelos comentários dos mais experientes.

 

Um abraço

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A escolha das espécies parece-me boa.

Os melanochromis e os labeos estão equilibrados mas penso que neste grupo todo os saulosi poderão ser os sacrificados.

 

Agora parece-me é que o aquário vai ficar muito em tom azul :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A escolha das espécies parece-me boa.

Os melanochromis e os labeos estão equilibrados mas penso que neste grupo todo os saulosi poderão ser os sacrificados.

 

Agora parece-me é que o aquário vai ficar muito em tom azul :(

 

Olá Nuno,

Em relação ao azul és capaz de ter razão, mas como são tons diferentes, misturado com o amarelo das femeas saulosi, é capaz de resultar, e caso isso se note, poderei inroduzir por exemplo mais tarde um casal de caeruleus.

 

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim acho que é capaz de ficar muito azul.

 

Os melanochromis são em tons de azul, os cynotilapia também (F0 não são azuis, mas os que temos entre nós...) e os saulosi macho também.

 

Cor diferente quase que só mesmo os labeos que podem inclusivamente ser laranja ou a variante OB, as fêmeas saulosi e as fêmeas melanochromis.

 

Aquilo que eu referia era mais no sentido de optares entre os afra e os saulosi e eventualmente teres apenas 3 espécies com mais exemplares cada uma. Em termos visuais acho que resultaria menos monótono.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, é uma ideia ... ficaria com labeotropheus, saulosi e melanochromis joanni. E ai qual seria a melhor relação entre a quantidade de machos e femeas de cada espécie?

 

Um abraço

Editado por joao marques

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos, coloco algumas fotos da evolução do aquário, neste momento o PH já está a 8.3, e foram introduzidas alguma plantas, valisnérias gigantea, anúbia e fetos de java:

 

Vistas gerais:

Pic_11952_27.jpg

Pic_11952_29.jpg

 

Vistas laterais:

Pic_11952_26.jpg

Pic_11952_28.jpg

 

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos, coloco algumas fotos da evolução do aquário, neste momento o PH já está a 8.3, e foram introduzidas alguma plantas, valisnérias gigantea, anúbia e fetos de java:

 

 

Bons dias

João, acabaste por fazer quantas mudas de agua, lembras te???

Sp adicionas te o sal para a cura ser mais rapido???

 

ta a ficar 5* o teu aqua, parabéns o esforço e a dedicação estão bem visiveis nesse aqua.

Tb espero ser recompensada com a minha tentativa de criação de fundo da "antiga Metropole" :(

 

mais uma x parabéns ta muito giro

 

 

Lina Teresa

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupery

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Marco,

Hoje vão entrar os primeiros habitantes, 3 peixitos Metriaclima sp msobo magunga.

Colocarei fotos amanhã ... vêm da criação do Haligator.

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

aproveito para colocar fotos do aquario em evolução, as plantas já cresceram e os msobo também. sexta feira entra um casal de labeotropheus trawavasae.

Pic_11952_39.jpg

 

Pic_11952_40.jpg

 

Pic_12184_1.jpg

 

Um abraço a todos, no fim de semana colocarei fotos dos novos habitantes.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os msobo cresceram mas ainda não se vêm, ou então eu ando cegueta :)

 

De resto está a começar a ficar melhor, já só falta um bom bocado de algas nas pedras para retirar o aspecto sempre artifical dos fundos. Promete bowdown

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Stuart Grant, na Convenção, disse ao olhar para o aquário da Aquamagia, que por sinal estava muito bonito, “estas pedras não existem na natureza, nem os peixes atingem este tamanho”. Na verdade as pedras têm os bordos arredondados. Por isso este aquário vai ficar ainda mais realista quando começar a ganhar o verde das algas e aí fica espectacular. Só não percebi se a esferovit são placas de 5cm tipo AKI, coladas, ou blocos maiores cortados que eu nunca descobri onde se compram? O cimento tem de ser de algum tipo em especial? Quanto tempo pode demorar a cura? Parabéns e continuação do bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Stuart Grant, na Convenção, disse ao olhar para o aquário da Aquamagia, que por sinal estava muito bonito, “estas pedras não existem na natureza, nem os peixes atingem este tamanho”. Na verdade as pedras têm os bordos arredondados. Por isso este aquário vai ficar ainda mais realista quando começar a ganhar o verde das algas e aí fica espectacular. Só não percebi se a esferovit são placas de 5cm tipo AKI, coladas, ou blocos maiores cortados que eu nunca descobri onde se compram? O cimento tem de ser de algum tipo em especial? Quanto tempo pode demorar a cura? Parabéns e continuação do bom trabalho.

 

Olá bom dia,

Obrigado pelo teu comentário. Em resposta às tuas questões, a esferovite comprei um bloco de 1500x450x200 mm, eu não sei a tua localização, mas arranjas em "representações de esferovite" é uma empresa que vem nas paginas amarelas electronicas, fica no Ral ao pé de Sintra.( telefone : 219608752 ) com a placa para pôr debaixo do aquário ficou tudo em 18 euros.

O cimento usas dois tipos primeiro 3 camadas de cimento cola e depois 3 camadas de cimento impermiabilizante para piscinas, estes comprei no maxmat.

Se deres uma olhadela no link seguinte, poderás ver melhor o processo de construção:

 

http://www.ciclideos.com/forum/projecto-pa...otos-t1102.html

 

Um abraço

Editado por joao marques

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Aproveito para colocar umas fotos do casal de labeo, que introduzi no aquário, já estão mais à vontade:

 

Pic_12184_3.jpg

 

Pic_12184_4.jpg

 

Pic_12184_5.jpg

 

A femea só a apanhei uma vez em condições:

Pic_12184_6.jpg

 

Aqui os msobo e os tropheops:

Pic_12184_7.jpg

 

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais