Dúvidas Em Relação Aos Betas!


vewinhah

Recommended Posts

Boa Tarde! Sou uma aquariófila recente! Adquiri um aquário de 30L, já está ciclado, está com um ph de 7,5 e temperatura de 25ºC.. queria adquirir Betas, mas tenho algumas dúvidas.. Sei que só posso ter um macho no aquário, mas será que posso ter fêmeas? Eles dão-se bem com outros peixes (não agressivos)? de momento tenho lá carpas (sei que são de água fria, mas foi para fazer um teste e até se estão a dar bem!) axam que os betas se dão bem com elas?

 

Sei que eles não precisam de mto oxigénio, portanto não tenho que ter sempre a bomba de ar ligada certo?

Tenho omeu filtro ligado 24h/dia, será necessário?

 

Obrigado!!! :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Vamos começar.

Betta splendens "Fantail"

 

Tamanho máximo aproximado 6.5cm

PH de 6 a 8

DH de 5 a 19

Temperatura de 24 a 30

 

Embora este peixe seja muito resistente suportando valores que estão fora dos aqui mencionados isto não quer dizer que se deva manter por períodos dilatados fora das condições que são mais favoráveis ao seu desenvolvimento.

 

Outra nota o teu aquário tem 30 litros e tu dizes que neste momento tens lá carpas

Bem um dos bons princípios em relação aos peixes mantidos em aquário é que não se deve ultrapassar o valor de 2.5 cm de peixe adulto por cada litro de água. Neste caso 75cm de peixe. O que quer dizer que dependendo do tipo de carpas e da quantidade que tens o mais certo é já teres o aquário superlotado.

Para manter o Betta o aquário que tens é suficiente mas deves ter em atenção que o Betta gosta de água quente, o Betta gosta de aquários densamente plantados e de preferência com esconderijos e com plantas flutuantes para que as fêmeas se possam esconder.

Se pretenderes perder um poço mais de tempo e por o Betta a criar em pleno

deves pólo no aquário com uma ou duas fêmeas com um ph de 6.8 e com uma temperatura entre 25 e 26 graus.

A filtragem nunca é demais no teu caso com as carpas torna-se essencial.

No caso do Betta a filtragem Só não deve provocar grandes correntes a superfície pois o Betta splendens é um constritor de ninho de bolhas.

 

 

Espero ter podido ajudar.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Vamos começar.

Betta splendens "Fantail"

 

Tamanho máximo aproximado 6.5cm

PH de 6 a 8

DH de 5 a 19

Temperatura de 24 a 30

 

Embora este peixe seja muito resistente suportando valores que estão fora dos aqui mencionados isto não quer dizer que se deva manter por períodos dilatados fora das condições que são mais favoráveis ao seu desenvolvimento.

 

Outra nota o teu aquário tem 30 litros e tu dizes que neste momento tens lá carpas

Bem um dos bons princípios em relação aos peixes mantidos em aquário é que não se deve ultrapassar o valor de 2.5 cm de peixe adulto por cada litro de água. Neste caso 75cm de peixe. O que quer dizer que dependendo do tipo de carpas e da quantidade que tens o mais certo é já teres o aquário superlotado.

Para manter o Betta o aquário que tens é suficiente mas deves ter em atenção que o Betta gosta de água quente, o Betta gosta de aquários densamente plantados e de preferência com esconderijos e com plantas flutuantes para que as fêmeas se possam esconder.

Se pretenderes perder um poço mais de tempo e por o Betta a criar em pleno

deves pólo no aquário com uma ou duas fêmeas com um ph de 6.8 e com uma temperatura entre 25 e 26 graus.

A filtragem nunca é demais no teu caso com as carpas torna-se essencial.

No caso do Betta a filtragem Só não deve provocar grandes correntes a superfície pois o Betta splendens é um constritor de ninho de bolhas.

Espero ter podido ajudar.

 

Paulo Vedor

 

 

Muito Obrigado pela ajuda! As carpas não são mto grandes.. têm aproximadamente uns 5 cm..

 

Quanto ao ninho de bolhas dos bettas.. o problema será tlvz a bomba de ar.. pois cria bastantes bolhas à superfície.. tlvz numa altura de acasalamento n a devo ter ligada!

 

Por enquanto vou apenas arranjar um macho betta para o pôr no aquário.. este de momento tem algumas plantas verdadeiras e pretendo pôr mais!

 

Mais uma vez obrigado!! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao se tens plantas para kê a bomba de ar?As plantas ja de si fazem esse trabalho de bomba de ar...

 

Talvez deva então ligar a bomba de ar à noite? que é quando as plantas consomem o oxigénio!

 

Mais uma coisa.. já tenho o meu betta macho, e está junto com mais peixes.. ele vai comer da comida deles ou tenho que comprar comida própria para ele??

qual o comportamento normal de um betta no aquário? agitado? parado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez deva então ligar a bomba de ar à noite? que é quando as plantas consomem o oxigénio!

 

Mais uma coisa.. já tenho o meu betta macho, e está junto com mais peixes.. ele vai comer da comida deles ou tenho que comprar comida própria para ele??

qual o comportamento normal de um betta no aquário? agitado? parado?

[/quot

 

Em relação a comida os Bettas podem ser alimentados por flocos ou granulados sem problema, mas seria conveniente ele receber alguma comida viva.

Os Bettas são peixes em geral calmos, e que podem ficar entre plantas ou por detrás de uma rocha algum tempo.

Em relação a bomba de ar esta pode e deve estar sempre ligada visto que os outros peixes que estão no aquário são carpas.

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...