Tempo médio de vida de diversas espécies


Governa

Recommended Posts

Este é um tema que surge poucas vezes no fórum mas que se revela bastante interessante. Isto porque há a tendência geral para pensar que quando um peixe morre é apenas devido a doença. Pois bem, um bom aquariófilo deverá presenciar morte de peixes simplesmente por... causas naturais. Mas qual o tempo de vida médio de cada espécie? Deixo aqui um pequeno registo que fui recolhendo de várias fontes:

 

Caracídeos

 

Tetra Néon (paracheirodon innesi) : até 10 anos

 

Anabantídeos

 

Betta (Betta Splendens) : até 5 anos

Gourami Beijador (Helostoma Temminckli) : até 5 anos

 

Poecilídeos

 

Guppy (Poecilia Reticulata) : até 3 anos

Molly (Poecilia Sphenops) : até 2 anos

Espada (Xiphophorus Helleri) : até 2 anos

 

Ciclídeos

 

Oscar (Astronotus Ocellatus) : até 10 anos

Escalar (Pterophyllum Scalare) : até 10 anos

Ciclídeo Zebra (Chichlosomma Nigrofasciatum) : até 10 anos

 

Ciprinídeos

 

Danio Zebra (Brachydanio Rerio) : até 5 anos

Rasbora Arlequim (Rasbora Heteromorpha) : até 3 anos

Barbo Tigre (Barbus Tetrazona) : até 3 anos

Falso Néon Chinês (Tanichthys Albonubes) : 3 a 5 anos

 

Peixes-Gato

 

Plecostomo (Hypostomus Punctatus) : até 10 anos

Corydoras (Corydoras) : até 3 anos

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

É difícil definir uma média, pois todos os animais gatos, cães, pássaros e peixes ( animais domésticos ) depende muito do ambiente em que vive. É provado que gatos que vivem em casas agitadas e barulhentas tem um índice menor de vida :( , por deixarem eles estressados. Por exemplo: eu comprei um Betta (Ramon) :D e 5 anos depois minha cunhada comprou outro para sua filha, ( :x não é necessário dizer que por mais dicas que eu tenha dado para não bater no vidro ele era massacrado todo dia :x ) o meu duro mais um ano ( :cry: morreu com 6 anos e 6 meses :cry: ) o dela durou 5 meses e o betta dela era novo.

 

Mas voltando ao assunto:

Vou pesquisar na NET para ver se acho alguma coisa mas o que já li é mais ou menos isso que você colocou mas alguns cascudo duram 15 anos e algumas carpas duram 50 anos e em uma loja do centro de minha cidade li que tem Carpas que duram até 80 anos :wink:help:shock: .

 

Vou dar uma pesquisada e se encontrar algo te escrevo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente post Governa.

 

Deixo aqui a minha experiençia.

 

Tive um biotopo da bacia do amazonas durante cerca de 5 6, anos. Era constituido por 2 casais de Escalares com posturas frequentes, 9 Corydoras aeneus, 5 otocinclus e cerca de 100 Néons (nao nunca os consegui contar ao certo ehehe).

 

Com excepção de uma Cory (não destas 9) e dos neons, tanto quanto sei todos os outros morreram de morte natural. E digo tanto quanto sei pois nunca se pode ter a certeza absoluta nestas materias.

 

As mortes foram espaçadas, não havia doenças no aqua ( 300L ), e a qualidade da água estava sempre 5 estrelas.

 

TPAs de 20% semanais, Ph sempre entre 6 e 7, (a água da minha torneira sai a 7), temperatura nos 28, muitas plantas, troncos, etc.

 

Só não tive sorte com 3 ramirezzis que comprei que me morriam sempre e como tal deixei de comprar.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu tenho um plecostomus com 9 anos e um oscar com 5 e ando preocupado com o que fazer após a morte deles,São peixes tão importantes para mim que pensei em embalsama-los (até perguntei no forum onde se poderia embalsamar) fui a alguns sitios mas só embalsamam animais de grande porte ou mamiferos.. E os nosso peixinhos!!! não tem direito, ao menos nós ajudamo-los a viver não os matamos aos tiros!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já não me lembro de onde tirei isto:

 

Adolfos Cory - 5 years

Angelfish - 10+ years

Apistogramma - 3 to 5 years

Archer Fish - 5 years

Armored Catfish - 7 to 15 years

Bala Shark - 10 years

Bandit Cory - 5 years

Banjo Cat - 7 to 15 years

Banjo Catfish - 5 to 8 years

Black Neon Tetra - 5 years

Black Phantom Tetra - 5 years

Black Shark - 4 to 10 years

Black Tetra - 5 years

Black Widow Tetra - 5 years

Blackfin Cory - 5+ years

Bleeding Heart Tetra - 5 years

Blindcave Fish - 5+ years

Bloodfin Tetra - 10+ years

Blue Gourami - 4 years

Boesman Rainbow - 5 years

Bronze Cory - 5 years

Bumble Bee Catfish - 5 to 8 years

Cardinal Tetra - 4 years

Cherry Barb - 5 to 7 years

Chocolate Gourami - 4 years

Clown Loach - 15+ years

Columbian Tetra - 5 years

Congo Tetra - 5 years

Convict - 10 to 18 years

Diamond Tetra - 5 years

Discus - 10 to 18 years

Dojo Loach - 10 years

Dwarf Gourami - 4 years

Emperor Tetra - 6 years

Festivum - 10+ years

Figure 8 Puffer - 5 years

Firemouth - 10 to 15 years

Frontosa - 8 to 15 years

Giant Danio - 5 to 7 years

Glass Catfish - 8 years

Glassfish - 8 years

Glowlight Tetra - 5 years

Goldfish - 10 to 30 years

Guppy - 3 to 5 years

Harlequin - 6 years

Hatchetfish - 5 years

Hog Nose Brochis - 10 years

Honey Gourami - 4 years

Jack Dempsey - 10 to 18 years

Jordan's Catfish - 10+ years

Killifish - 1 to 2 years

Kissing Gourami - 5 years

Lemon Tetra - 5 years

Leopard Danio - 5 to 7 years

Leporinus - 5+ years

Livingstoni - 10+ years

Midas Cichlid - 15+ years

Mollie - 4 years

Moonlight Gourami - 4 years

Neon Rainbow - 3 to 4 years

Neon Tetra - 5 to 10 years

Oscar - 10 to 18 years

Otocinclus - 5 years

Pacu - 10 years

Pearl Danio - 5 years

Pearl Gourami - 4 years

Pictus Catfish - 8 years

Piranha - 10 years

Platy - 3 to 5 years

Pleco - 7 to 15 years

Rafael Catfish - 7 to 15 years

Rainbow Shark - 4 to 10 years

Rams - 4 years

Rasboras - 5 to 10 years

Red Eye Tetra - 5 years

Red Rainbow - 5 years

Red Tailed Catfish - 15 years

Redtail Shark - 8 years

Rosy Barb - 5 years

Royal Pleco - 10+ years

Rummy Nose Tetra - 5 to 10 years

Rumy Nose Tetra - 5 years

Severum - 10 to 18 years

Silver Dollar - 10+ years

Silvertip Tetra - 5 years

Swordtails - 3 to 5 years

Texas Cichlid - 10+ years

Tiger Barb - 6 years

Tigerfish - 5 years

Tinfoild Barb - 10 years

Upside Down Catfish - 5 years

Weather Loach - 10 years

Whiptail - 10+ years

White Cloud Mountain Minnow - 5 to 7 years

Zebra Cichlid - 10+ years

Zebra Danio - 5 years

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, espectáculo de lista. Está impecável!

 

Só por curiosidade, alguém sabe quantos anos é que vive uma lula gigante? Sim, daquelas tipo 20.000léguas submarinas? Ou quanto tempo é que demoram a atingir aquele tamanho?

 

Não, não planeio enfiar uma no meu aqua :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pequeno problema... os valores diferem muito de fonte pra fonte...

 

ou seja, eu já tinha visto que a longevidade dos discus era de 8 anos mas aqui fala-se de 10 a 18...

 

muito complicada esta questão!

 

De qualquer forma Luis Queiroga, vou partir do principio que a tua lista é a mais correcta e até já a copiei para um doc.

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estão-se a esquecer de um promenor e é por isso que os valores variam tanto.

Reparem um ser humano pode morrer de morte natural aos 60 ou aos 110 anos.

O tempo médio de vida não é o tempo maximo de vida, por exemplo, em Portugal existem pessoas com mais de 100 anos no entanto não sonhem que essa é a vossa esprerância média de vida pois esta em Portugal e de 70 e picos anos conforme sejam homens ou mulheres.

Quero dizer com isto que se pode ter um espada com 5 anos em casa, mas isso é sorte porque infelizmente os nossos amigos duram em média um pouco menos.

Além disso a própria esperânça média de vida varia com as condições de vida, por exemplo em Amgola vive-se muito menos que na Suécia.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estão-se a esquecer de um promenor e é por isso que os valores variam tanto. Reparem um ser humano pode morrer de morte natural aos 60 ou aos 110 anos. O tempo médio de vida não é o tempo maximo de vida

 

Exactamente! Daí eu ter colocado como título do thread "Tempo médio de vida de diversas espécies".

 

:wink:

 

O tempo máximo de vida é impossível de calcular, especialmente tendo em conta a variedade de condições de cativeiro.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é um tema que surge poucas vezes no fórum mas que se revela bastante interessante. Isto porque há a tendência geral para pensar que quando um peixe morre é apenas devido a doença. Pois bem, um bom aquariófilo deverá presenciar morte de peixes simplesmente por... causas naturais. Mas qual o tempo de vida médio de cada espécie? Deixo aqui um pequeno registo que fui recolhendo de várias fontes:

Ciclídeos

 

Ciclídeo Zebra (Chichlosomma Nigrofasciatum) : até 10 anos

 

Epá o meu tem mais de 10 anos e ainda gosta de se reproduzir. Será que vai rebentar a escala 8)

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe! Note que, tal como referi anteriormente, estes são valores médios e não máximos. Relativamente a isto, sugiro a leitura do post do user "Nvpa".

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais