Planárias !


geoagros

Recommended Posts

e quem tem planárias no aquário ponha a mão no ar! :D

 

estava eu a olhar para o aquario agora a noite à luz do telemóvel quando me deparo com 2 ET's colados ao vidro :)

 

bigsmile

 

 

 

:wink:

 

 

....................

 

 

:lol:

 

 

 

pus-me a analisar aqueles bichos transparentes achatados e o que vejo? aquele intestino castanho claro muuuuuito ramificado e muuuuuito simetrico não engana... platelmintes... PLANARIAS! yikesyikesyikes

 

parece que não fazem mal nenhum, quer só dizer que sou um grande porco e o meu aquário esta sujito!

 

deixo aqui uma foto, desfocada (desculpem), para não ficarem no estado em que eu fiquei ( yikes ) se virem uma no vosso aquário

 

 

Pic_10979_11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou o único que não vejo a planária na foto ou há mais alguém?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou o único que não vejo a planária na foto ou há mais alguém?

está no centro geométrico da foto, colada ao vidro! uma mancha alongada branca com interior castanho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento muito. Não são planárias.

É pior do que isso. São sanguessugas. Não te preocupes, não te sugam o sangue, apenas se alimentam de caracóis de pequenas dimensões. Cheguei a ter uma praga disso.

 

Cumprimentos e boa sorte para te livrares disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as sanguessugas não são anelídeos??

 

estou tramado... como me livro disto??

 

 

São anelideos sim. Como te livras disso não sei. Não sei se existe algum produto para isso.

Eu tentei removelas uma a uma sempre que as via, mas não resultou. Podes tentar através da eliminação da sua comida: os caracóis. Tiras os caracóis do aquário durante um mês ou dois e vais tentando remover todas as sanguessugas que vires. Pode ser que resulte. bang

Já agora, um bichinho que as come são as rãs anãs africanas. Lembro-me de as ver a atacarem :P as :mrgreen: sanguessugas sempre que encontravam uma. Mas apesar de ter 2 rãs num aqua de 50 litros, não foi suficiente para acabar com a praga de sanguessugas. Boa sorte! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao sanguesssugas??? de certeza???

 

Eu acho qeu sao planarias, carnivoras como na sua descriçao e sensiveis a luz.

Tem tambem a propriedade de serem imortais na ponta d eum bisturi. Ha historias de bix«chos desses com 10 cabeças, elas regeneram as partes que sao cortadas:

Se cortares uma ameio, ficas com 2. Nao é com 2 metades, é memso com 2 bichos.

 

e nao come so caracois, ja vi atacarem caracois grandes, como as ampularias adultas, camaroes Red Cherry, ovos de peixes e de caracois que estejam dentro de agua, e tudo o masi que consigam tocar.

 

Sao muito sensiveis a falta de oxigenio.

Se parares o filtro umas horas, sao as primeiras a vir para a tona da agua.

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá... vamos ao Google:

 

planaria.jpg

 

Eu do pouco que consigo perceber da foto aqui colocada, também me parece ser uma planaria.

 

Deixo para o Geoagros confirmar ou desmentir o que é que tem no aquário, afinal.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá... vamos ao Google:

 

planaria.jpg

 

Eu do pouco que consigo perceber da foto aqui colocada, também me parece ser uma planaria.

 

Deixo para o Geoagros confirmar ou desmentir o que é que tem no aquário, afinal.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

ora lá está a bela da planária estrábica (a_feijao LOLOLOL)! :D as que vi no meu aquario não eram anelideos, eram mesmo platelmintes, portanto não eram sanguessugas... tembém não eram iguais a esta planária, não eram da mesma espécie, mas o intestino era igual... as planárias não tem sistema circulatorio, ao invés possuem um intestino extremamente ramificado para que os nutrientes cheguem a todas as celuas do corpo. pode-se verificar isso na foto que o Luís Fortunato postou (obrigado, u rock banana rock ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

as planárias não tem sistema circulatorio, ao invés possuem um intestino extremamente ramificado para que os nutrientes cheguem a todas as celuas do corpo.

Fixe... já aprendi uma nova hoje.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 1000% de certeza que é uma sanguessuga pelo que vejo na foto. É igualzinha ás sanguessugas que tinha no meu aqua. Queres tirar a prova dos nove? É muito fácil.

Observa como elas se deslocam. Se for sanguessuga, ela desloca-se fixando a parte da frente, em seguida arrasta o corpo contraindo-o, fixa a parte de trás, estende o corpo, fixa a parte da frente e arrasta novamente o corpo.

Uma planária não contrai o corpo fixando a parte da frente e depois a parte de trás. Limita-se a deslizar como se fosse um caracol ou uma lesma.

 

Umas fotos das minhas sanguessugas:

MI2B7F046699-02.jpg

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 1000% de certeza que é uma sanguessuga pelo que vejo na foto. É igualzinha ás sanguessugas que tinha no meu aqua. Queres tirar a prova dos nove? É muito fácil.

Observa como elas se deslocam. Se for sanguessuga, ela desloca-se fixando a parte da frente, em seguida arrasta o corpo contraindo-o, fixa a parte de trás, estende o corpo, fixa a parte da frente e arrasta novamente o corpo.

Uma planária não contrai o corpo fixando a parte da frente e depois a parte de trás. Limita-se a deslizar como se fosse um caracol ou uma lesma.

 

Umas fotos das minhas sanguessugas:

MI2B7F046699-02.jpg

 

 

tens a certeza que são sanguessugas? é que esse animal não é anelídeo, parece ser um platelminte, o mesmo filo que as planarias, mas não tem intestino ramificado visível... tem é uma sarrabulhada branca que não entendo o que é :D parecem ser vermes... um parasita parasitado??? :wink: parece ser mesmo uma planária tambem... se não for, é outro platelmite de certeza... agora qual... não sei mesmo...

 

as minhas tem um intestino ramificado visível, são do Filo platelmintes, sem dúvida, muito provavelmente planárias...

 

nunca mais a vi... a minha neritina esta ok, os physa continuam a morrer, os cacatuas puseram ovos pela primeira vez mas eles desapareceram, mas é normal (acho eu)... continua tudo na mesma... será que foram comidas??

 

 

cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, pesquei dois bichos do meu aquário... e observando atentamente... charan!!!! Egnom, tinhas toda a razão, desculpa ter insistido :oops: :oops: :oops: :oops:

 

sanguessugas...

 

obrigado pelas respostas, desculpa egnom!!

 

vou ver se assassino aqueles galgos do inferno!! banana rock

 

eheheheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A "sarrabulhada branca" são ovos. Quando os ovos eclodem, as jovens sanguessugas vivem fixadas no ventre do progenitor durante uns tempos. É bem nojento. Blhagggg..... Os phisias são mortos pelas sanguessugas. Os caracóis grandes como neritinas e ampularias penso que não são atacados, pois são grandes demais, mas de vez em quando via as sanguessugas penduradas nas suas cascas, enquanto os caracóis passeavam pelo aqua. Apenas registei mortes de ampulárias bébes, quando tinham o tamanho dos phisias. Podes crer que são anelideos e não platelmintes.

 

Cumps :snipersmile:

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: quando os pesquei verifiquei que realmente o dorso era estriado, tinha aneis... e deslocam-se tal e qual como tinhas dito!

 

mas as minhas não tem ovos! :D ao menos isso ;) quer dizer, pelo menos as que eu vi nao :) so há uma coisa que me continua a intrigar... o que era aquela estrutura dentro delas tão semelhante ao intestino das planárias? será que as sanguessugas têm um igual?

 

se so atacam physa menos mau :) estou mais descansado! também não vi mais nenhuma! afinal não é tão preocupante como pensei :D

 

 

os bichos parasitam as mães? ;)

 

pior só mesmo os ácaros! a mãe fica gravida de uma porrada de filhas e só um filho, que fecunda as irmãs dentro da barriga da mãe. a seguir comem a mãe de dentro para fora! fixe, hã?!?! :D :D

 

cumps!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D quando os pesquei verifiquei que realmente o dorso era estriado, tinha aneis... e deslocam-se tal e qual como tinhas dito!

 

mas as minhas não tem ovos! :D ao menos isso :D quer dizer, pelo menos as que eu vi nao :D so há uma coisa que me continua a intrigar... o que era aquela estrutura dentro delas tão semelhante ao intestino das planárias? será que as sanguessugas têm um igual?

 

se so atacam physa menos mau :lol: estou mais descansado! também não vi mais nenhuma! afinal não é tão preocupante como pensei :D

os bichos parasitam as mães? :lol:

 

pior só mesmo os ácaros! a mãe fica gravida de uma porrada de filhas e só um filho, que fecunda as irmãs dentro da barriga da mãe. a seguir comem a mãe de dentro para fora! fixe, hã?!?! :D :D

 

cumps!!!!

 

 

Essa estrutura dentro delas não sei. Tanto pode ser o aparelho reprodutor como o sistema digestivo. Não faço ideia. As minhas também o tinham.

Os filhos não parasitam as mães! Limitam-se a apanhar uma boleia dela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não eliminei. Eu bem tentei mas nao consegui. Só desapareceram quando desmontei o aqua. :D

 

 

oh caneco... :lol:

 

paciência... lá se vão os physa... pode ser que as bichas morram à fome a seguir :D

 

cumprimentos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais