1º Plantado


Jofra

Recommended Posts

Boa noite

 

Vou fazer o meu primeiro plantado, para substracto escolhi akadama e tenho uma duvida.

 

Posso por o aqua a funcionar com a água e com a akadama enquato espero que acabe o ciclo?

 

Pergunto isto porque tenho medo de colocar a akadama sem nenhuma planta e derrepende aparecerem algas que se estão a aproveitar de possiveis micronutrientes que a akadama possa libertar.

 

Ou acham que posso por a akadama sem problemas sem ter plantas?

 

Obrigado pelas respostas

 

Abraços Jofra!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson, não sei se a akadama será inerte pois já pesquisei aqui no forum várias vezes em relação ao assunto e muitas pessoas dizem que não é inerte.

 

Daniel, sim a akadama pode substirtuir as "pedrinhas", pode-se por só akadama ou akadama e algum outro substracto mais fertil.

 

Obrigado

 

Abraços Jofra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a akadama nao e inerte, tem uma quantidade muito baixa de macros e e' rica em micros.

 

nao vas nessa de nao te aparecerem algas...

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então digam-me uma coisa...

 

Se eu colocar akadama somente, com luz e sem plantas vou ter algas, certo?

 

Não... a akadama tem micros mas é numa forma não absorvível pelas plantas.

Pelo menos directamente. Quem é que daqui tem akadama e não precisa de fertilizar com micros?

 

Ninguém... a menos que tenha muitas poucas plantas.

 

É verdade sim senhora, que a akadama tem micros... mas numa forma oxidada. Forma essa que é impossível de ser assimilada pelas plantas. É preciso bicharocos (microorganismos) que consigam transformar essas formas oxidadas, em forma quelatadas que possam então ser assimiladas pelas plantas.

 

Por isso... cuidado com o que se escreve. Depois aparecem aí pessoas com as plantas brancas e com carências, porque lhes disseram que a Akadama é rica em micros :mrgreen:

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
então o facto de a akadama ser rica em micros, pelo menos a curto prazo é irrelevante...

 

 

A curto prazo nao... mas sim a longo prazo. Como o amigo Luis Fortunato mencionou, os micronutrientes presentes na akadama apresentao-se em forma oxidada (penso que pela "cozedura" que a akadama leva) logo, a sua absorçao por parte das plantas vai ser bastante lenta e em "pequenas" diga-se assim, quantidades. Logo será necessaria a introduçao de micro nutrientes na coluna de agua já que os presentes na akadama nunca serão suficientes para alimentar uma massa de flora razoavel.

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais