Dreamreef


Recommended Posts

Boas Diogo

 

estes serão os famosos nudibranquios das montiporas? aqueles que dizimam todas as montiporas do aquario?

 

Os restantes corais não são afectados, mas serão portadores? è seguro mudas de outros corais vindas do aqua do Pedro?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 378
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

estes serão os famosos nudibranquios das montiporas? aqueles que dizimam todas as montiporas do aquario?

 

Os restantes corais não são afectados, mas serão portadores? è seguro mudas de outros corais vindas do aqua do Pedro?

 

Os do Pedro não sei, mas se estavam numa confusa acredito que sejam. Os da foto são os terríveis! Infelizmente não é nada seguro receber frags do aqua do Pedro enquanto não forem irradicados! A melhor forma é mesmo deitar fora o coral afectado. Normalmente eles não se espalham logo e com sorte sai tudo de uma vez.

 

A melhor altura para os ver é à noite, quando saiem dos seus buracos...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Luis, não há mudas para ninguém! :D

Voltando aos nudibranquios, o que estava no meu aqua parece bastante com o que o Diogo colocou, mas parece que tinhas mais..."pelos".

Onde eu o encontrei foi mesmo debaixo da confusa! Ainda não a fixei, e estava mesmo na peça onde a confusa está agarrada (suporte) e estava mesmo debaixo dele. Identifiquei umas cenas, que parecem ser ovos, dispostos em forma de placa (uma série deles) de cor castanha e eram rigidos, mas era uma camada muito fina, talvez 1mm de espessura. Retirei isso também! Estive a espreitar esta noite e não vi nada de anormal! Espero que seja só aquele e pode ser que não coma nada! A unica coisa que estava a notar diferente na confusa é que estava muito escura, nada mais!

Diogo, o que achas dos corais que vieram aí de casa?

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Parabéns pelo aquário, qualquer dia armo-me em maluco e monto 1 :)

Só uma coisa que me deixa bastante intrigado, porque é que "vocês dos marinhos" não limpam os vidros lateriais e de fundo do aquario? Não é por nada mas vesse que está sujo e esteticamente fica mal :S

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Parabéns pelo aquário, qualquer dia armo-me em maluco e monto 1 :D

Só uma coisa que me deixa bastante intrigado, porque é que "vocês dos marinhos" não limpam os vidros lateriais e de fundo do aquario? Não é por nada mas vesse que está sujo e esteticamente fica mal :S

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

 

monta um e depois percebes o porquê :)

 

mas basicamente as laterais e o vidro de tras é para encher com alga coralina e é um "pincel" limpar essas zonas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Moranguinho

 

se quiseres uma muda de pocilopora so tens de vir passear ate alverca :)

 

abraço

 

 

hm ai é?

tao ver se passo por ai um dia destes...

eh eh eh

só ontem vi que tenho um palhaçinho pirata , tenho que ver se lhe meto uma venda no olho...

ai ai coitado!!!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Depois de mais um dia, levantei a confusa e lá estavão mais 2 nudibranquios e o que parece ser ovos deles, acho eu!

Aqui ficam as fotos esperando que alguém me dê uma ajuda para identificar este desgraçado, que é o que eu vou fazer de seguida!

 

IMG_1609.jpg

 

IMG_1596.jpg

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Infelizmente não te posso dar boas notícias! São mesmo nudibranqueos das montiporas.

Aconselho-te a retirares aqueles que vês manualmente e depois raspar os ovos - isto sempre fora do aquário. Depois coloca a montipora dentro de um recipiente e doloca uma bomba directamente nela por forma a tentares tirar o máximo de nudis. Vai repetindo o procedimento e verifica todas as montis.

 

Abraço e boa sorte,

Diogo

 

PS - um sixline ou um wrasse amarelo parecem ajudar a controlar a praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Infelizmente não te posso dar boas notícias! São mesmo nudibranqueos das montiporas.

Aconselho-te a retirares aqueles que vês manualmente e depois raspar os ovos - isto sempre fora do aquário. Depois coloca a montipora dentro de um recipiente e doloca uma bomba directamente nela por forma a tentares tirar o máximo de nudis. Vai repetindo o procedimento e verifica todas as montis.

 

Abraço e boa sorte,

Diogo

 

PS - um sixline ou um wrasse amarelo parecem ajudar a controlar a praga.

Boas!

 

Acabei de receber essa informação também pelo João Cotter!

Tal como disseste, o João também e por acaso é o que tenho feito! Hoje retirei os bichos e o que parecem ser ovos ou nudis tb retirei esguichando com uma seringa, sempre fora do aqua!

Parece que ficou limpa! Amanhã volto a ver de novo!

A ver se compro um sixline!

Obrigado a todos! Vou actualizando o estado da confusa, a unica montipora, por sorte!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

não vale a pena desesperar. Como é a unica montipora, é fazer o tratamento e esperar que passe. Atenção a esses ovos. Vê com muita atenção.

 

Diogo

um banho em agua doce não ajuda na luta?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Por acaso é o que tenho feito...tenho esguinchado os bichos/ovos com água doce à temperatura normal! A ver se consigo controlar isto!

E é sorte ter só uma montipora! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

A calha das actínicas veio da Seahoseshop e segundo parece já não fazer 2x39w. Depois oque fiz fou separar uma lampada do bloco central onde tem o balastro e coloquei afastado, tenho uma lampada à frente e outra atrás!

A ver se tiro umas fotos e coloco aqui, tenho andado ocupado com outras coisas!

 

Abraço,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A calha das actínicas veio da Seahoseshop e segundo parece já não fazer 2x39w. Depois oque fiz fou separar uma lampada do bloco central onde tem o balastro e coloquei afastado, tenho uma lampada à frente e outra atrás!

A ver se tiro umas fotos e coloco aqui, tenho andado ocupado com outras coisas!

 

Abraço,

Pedro.

 

 

como é que separaste?, gostava de ver umas fotos para ficar com uma ideia, se puderes p0osta umas fotos.

 

obrigado :P

sousa3.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Epa, não tenho fotos do DIY, mas basicamente separei 2 suportes das lampadas do modulo, acrescentei cabo electrico e já está! Obviamente que depois tive de isolar bem todas as componentes electricas, e para isso utilizei selicone!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

na reefkeeping deste mês saiu um artigo sobre os nudibranquios.

 

vê aqui:

 

http://www.reefkeeping.com/issues/2007-09/eb/index.php

 

parece que existe um composto, Potassium permanganate (não sei o nome em Portugues) que parece conseguir erradicar a praga. Não existe é ainda dosagem certa, logo, arrisca-se a matar o coral tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Luis, obrigado pela dica dos nudibranquios, fiz uma leitura por alto mas acho que não vou precisar! A ultima vez que vi nudibranquios acho que os erradiquei! Tenho visto a montipora e não vejo nem sinais do bicho nem de ovos, o que noto é uma branca provocada pela água doce, que apesar do cuidado, atingiu um bocado da base do coral! De resto ele tá com os polipos de fora e começa a ter os reflexos verdes caracteristicos desta espécie! Logo coloco fotos novas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

 

Depois de um mês sem, postar por aqui, graças à falta de tempo entre o bules, PetShow e namorada, claro, venho dar as noticias e postar uma foto!

O aqua teve um tanto em baixo derivado a ter estado mais de um mês sem fazer TPAs, mas a coisa está a recompor-se!

A minha Montipora confusa está a regredir e começa a ficar cada vez pior, mas desde que recomecei as TPAs parece ter parado! Posso dizer que cerca de 50% dela morreu! Agora a ver se ela melhora, senão terei de fragar! Quando aos Nudis, nunca mais os vi, o que me leva a querer que erradiquei do meu aqua...assim espero! Uma coisa é certa...onde o comprei não volto a comprar!

 

De resto está tudo ok...os peixes estão bem e a crescer, os cirurgiões lá andam à porrada uma vez por outra, onde o hawaiiensis leva sempre porrada!

 

Adicionei mais um coral, uma Catalaphyllia jardinei, muito bonito!

Deixo aqui umas fotos:

 

IMG_2301.jpg

IMG_2313.jpg

IMG_2315.jpg

 

Aqui está a aquisição nova:

IMG_2300.jpg

IMG_2292.jpg

 

E aqui podem ver que tenho um surto de planarias, deve ter vindo de casa do Luis Rodrigues! ::D:

IMG_2319.jpg

IMG_2321.jpg

IMG_2323.jpg

IMG_2327.jpg

IMG_2297.jpg

 

E os meus palhaços a fazer simbiose com a Sinularia:

IMG_2345.jpg

IMG_2343.jpg

 

Uma lateral da Tridacnia:

IMG_2356.jpg

 

IMG_2359.jpg

IMG_2360.jpg

IMG_2354.jpg

IMG_2355.jpg

 

Agora fotos tirades de cima:

IMG_2363.jpg

IMG_2365.jpg

IMG_2367.jpg

IMG_2370.jpg

IMG_2373.jpg

IMG_2379.jpg

 

E enquanto a circulação estava desligada, um dos meus Lysmata veio cá para a frente e deu para sacar umas fotos:

IMG_2336.jpg

IMG_2333.jpg

IMG_2330.jpg

IMG_2339.jpg

IMG_2341.jpg

IMG_2329.jpg

 

 

 

 

Bem, a ver se com tempo tiro mais umas fotos, desta vez dos peixes!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fotos espetaculares Pedro,cada vez melhores.Que maquina usas?

 

Que corais são os que estão na foto 9 e 10 a contar de baixo?

 

A catalaphyllia jardinei é um coral bastante bonito, coral duro certo?

 

Abraços

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Se soubesses a admiração que eu estou a ganhar pelos vossos aquas...

Sim senhor, estás com um aqua espectacular! Cada dia que passa, sinto o sal a chamar por mim.

Abraço, e continua a postar.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fotos espetaculares Pedro,cada vez melhores.Que maquina usas?

 

Que corais são os que estão na foto 9 e 10 a contar de baixo?

 

A catalaphyllia jardinei é um coral bastante bonito, coral duro certo?

 

Abraços

A máquina que eu utilizo é uma velha Canon D30! É uma Reflex de há uns anos atrás....já não há à venda, nem em segunda mão! :) Só para teres uma ideia, faz fotos com 3,1Mp....bem velha! ehehehe Mas o que faz uma boa foto, também, é a lente que tem uma boa abertura, por isso não tenho que puxar muito pelo ISO da máquina, nem tenho imagens desfocadas/arrastadas (tenho algumas, mas poucas....e essas não se mostram :))

 

Quanto aos corais que falas, e se indicaste bem....

 

Catalaphyllia jardinei mas foto tirada de cima!

IMG_2367.jpg

 

 

Turbinaria peltata e foto também tirada de cima!

IMG_2370.jpg

 

Sobre a Catalaphyllia, sim, é um coral duro, um LPS! É uma variedade de duros que gosto bastante, posso dizer que tenho cerca de 8 espécies diferentes!

 

Uma coisa que quero adquirir é mais uma Tridacnia maxima, gosto bastante deste genero de invertebrado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Esse teu aqua ::P Espantoso

Estive a ler o topico desde o principio e é realmente fabulosa a evolução desse aqua.

Esses corais são lindissimos.

A ja algum tempo que ando tentado a montar um nanoreef, mas tenho medo de investir e sair desiludido.

Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse teu aqua ::P Espantoso

Estive a ler o topico desde o principio e é realmente fabulosa a evolução desse aqua.

Esses corais são lindissimos.

A ja algum tempo que ando tentado a montar um nanoreef, mas tenho medo de investir e sair desiludido.

Parabéns.

Paulo, obrigado pelas tuas palavras!

Neste momento tenho o aqua um tanto em baixo, com alguma cianobactéria, talvez por problemas no armazenamento da água natural, visto que alguns dos jarricans que tenho não terem ficado limpos a 100%, mas estou a combater isso fazendo mudas de água extras!

Isto é como tudo na vida, apostamos numa coisa e depois há momentos bons e menos bons! Se montares um nano com tempo e paciência, com materiais devidamente adequados e com alguma informação adquirida e também ajuda de todos nós, consegues manter isso com sucesso e sem problemas maiores!

Vai lendo por aí, tira dúvidas expondo a todos nós e verás que a coisa não é assim tão difícil como parece!

 

Abraço,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.