Tetras Serpae


Visitante

Recommended Posts

Boas...

Tenho 2 tetras serpae no meu aqua e gostaria que me dissessem algo mais sobre esta espécie...

Aparentemente parecem não conviver bem um com o outro (particularmente quando se cuzam no aqua) mas não sei se isso é um comportamento habitual na espécie.

Não os consigo destinguir e portanto não sei se serão machos ou fêmeas e não sei se a reprodução em aquas é fácil ou dificil...

O meu aqua é de 60 litros e o setup é o seguinte:

- 3 guppys (1 macho e 2 fêmeas)

- 4 neons

- 2 corrydoras

- tetras serpae

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Imfaro :wink:

 

Quanto ao comportamento dos Tetras Serpae é normal, os meus sempre ocuparam um espaço do aqua separados, juntando-se ocasionalmente para se auto-afirmarem colocando-se lado a lado tipo dança de acasalamento.

 

A reprodução quanto sei é muito dificil em aquas, as fêmeas são mais robustas que os machos (maiores e mais cheias), a mancha preta que teem dos lados nas Fêmas é menos nitida, são super pacificos no geral e bastante rápidos quando chega a hora de comer.

 

Fica bem :roll:

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Estou a pensar introduzir 4 a 5 Tetras Serpae ou Tetras Limão, pois é o número mínimo que é aconselhado nos manuais, no meu Aquário de 60x37x33, mas estou com algum receio de o sobrepovoar de mais, pois já lá tenho 18 inquilinos e estou á espera ainda que alguém me responda ao meu outro tópico sobre a quantidade de peixes a colocar no Aquário, pois a estimativa obedece a alguns cálculos que por vezes dão resultados muito diferentes, quanto aos Serpae própriamente ditos, segundo sei são uns peixes pacifícos tantos entre os da própria espécie como em relação a outros peixes, embora os possam perseguir mas apenas por mera curiosidade, o que alías acontece com outros peixes...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5895

 

A. Pardana

Ñ açes + karapaus phritus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu de facto tenho que comprar mais uns tetras porque os dois que tenho andam constantemente ás turras.

Desde que instalei o meu aqua (ainda sou novato nisto) apenas tenho tido azar com os neons e cardinais pois morrem passados poucos dias de chegarem... desisti! Os 2 últimos até os perdi o rasto! Agora apenas tenho um para amostra que tem resistido com heroismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lmfaro

 

Convém comprares um teste de Ph, pois este é bastante importante para saberes como tens a água. Depois de fazeres o teste até podes descobrir a causa de morte dos peixes... provavelmente terás uma água com Ph demasiado elevado.

 

São apenas suposições, a temperatura também convém andar pelos 27, 28 graus.

 

Boa sorte...

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez!

 

Já comprei os Tetras Serpae. comprei 4 e andam sempre aos pares, não consigo distinguir muito bem, mas acho que tenho 2 casais, quanto aos Néons e Cardinais, eu pessoalmente perfiro os últimos, são mais resistentes e adaptam-se melhor aos aquários, mesmo recém instalados como o meu, tenho 6 comprei 7 mas um, por motivos que não sei explicar ficou preso numa das ranhuras de entrada da água do filtro interno, e morreu, atenção ao PH, mas também a outros parâmetros da qualidade da água, e muito importante nos caso dos Néons e Cardinais, adquiri-los sempre em número suficiente pois quanto mais forem maior é a probabilidade se sentirem seguros num aquário comunitário com espécies mais agressivas...

 

A.Pardana

Ñ açes + karapaus phritus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limito-me a fazer a pesquisa por ti :):

 

"Família: Caracídeos

 

 

Nome comum: Tetra Serpae

 

 

Nome científico: Hyphessobrycon serpae

 

 

 

Foto: www.mascota-mania.com

 

 

 

 

 

 

Distribuição Geográfica: Brasil (Médio Amazonas).

 

 

Comprimento em adulto: 5 cm.

 

 

Tamanho do aquário: 50 litros.

 

 

Temperatura da água: 23 - 26º C

 

 

PH: 6.5 - 7.5

 

 

GH:

 

 

Características: São peixes pacíficos e que devem ser mantidos em cardumes de pelo menos seis indivíduos, para que mostrem toda a sua beleza ao nadarem calmamente por todo o aquário. A sua coloração vermelho-alaranjada tornam-no num peixe interessante para qualquer aquário comunitário.

 

 

Alimentação: Alimentos secos podem ser o alimento base. Também gostam de larvas vermelhas (congeladas ou liofilizadas).

 

 

Reprodução:

 

 

ATENÇÃO: Os direitos de autor de cada fotografia pertencem aos respectivos proprietários, que estão mencionados por baixo das mesmas, estando proibidas quaisquer cópias sem a devida autorização.

 

 

<< voltar

 

 

Adicionar um comentário para esta espécie

 

Comentários:

 

 

Autor: Ricardo Vieira

 

Inserido em: 09-02-2004 14:35:21

 

 

Eu tenho alguns e são super competem até com os barbos tigre e quando eu lhes dou a comida de ciclidios (carnivora eles até saltam) são lindos e bons peixes de cardume.

 

 

Autor: Joca

 

Inserido em: 16-11-2003 20:30:22

 

 

Esta espécie surpreendeu-me bastante porque quando o adquiri pareceu-me um peixe apenas bonito mas com pouca actividade... Pelo contrário, é mesmo muito veloz e ágil e com um apetite insaciável

 

 

Autor: Bernardo Seabra Puglia

 

Inserido em: 18-02-2003 0:30:18

 

 

Mato-Grosso, é assim como ele é conhecido aqui na regiao onde vivo. Muito alegre e pacifico é indicado para iniciantes na aquariofilia. Muito resistente gosta de viver em cardume e se alimenta em profundidade media do aquario.

 

 

Autor: felipe brehmer

 

Inserido em: 07-02-2003 3:57:05

 

 

se você quiser comprar este peixe, ele tambem é conhecido como Rio-Negro."

 

in http://www.aquariofilia.online.pt/default....ixe&id_peixe=34

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas.

Acho muito má ideia teres posto serpaes junto de guppys.

Os tetra serpae são peixes que deves manter no mínimo em conjunto de 5.

São peixes muito ágeis e que adoram morder as barbatanas de peixes mais lentos tipo escalares, e no teu caso guppys.

Tem cuidado senão serão carne pa canhão.

Espero ter ajudado .

NUNO Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu comunitario tenho 2 serpeis com gupys , escalares e guaramis que tem grandes (bigodes) á muito tempo e ainda não dei por esse comportamento, mas como custumo dizer cada peixe é um peixe .

Tambem se diz que nunca se devem juntar guaramis com gupys e Kribs eu tenho sem problemas mesmo nas alturas de reprodução dos kribs e guaramis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais