Ajuda Na Identificação De Sexo(foto)


PRodrigues

Recommended Posts

Boas noites,

peço desde já desculpa pela qualidade da imagem mas devido a ser noite e não ter comigo a minha camera tive de me "desenrascar" com esta.A pergunta é a seguinte,será uma fêmea de tricogaster azul ou um macho juvenil? não sei precisar a idade do peixe pois foi adquirido á pouco tempo mas o tamanho deve rondar os 6/7 cm.

A urgência da situação é que amanha vou comprar um companheiro/a para o trico e queria ter a certeza do sexo do meu espécime(penso ser uma fêmea,mas...)

 

1000216rtrsj2.jpg

(não liguem á data da fotografia,a camera nem programada em condições estava :twisted:)

agradeço resposta

obrigado e abraço

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com 6/7 cm ainda é arriscado dar uma resposta categórica, tenho um macho que com este tamanho também tinha a barbatana dorsal arredondada e só depois é que se definiu. Como dizes que tens o peixe há pouco tempo talvez o melhor fosse tentares ver se ainda há na loja peixes do mesmo grupo do teu e tentares perceber alguns indícios de dimorfismo... em todo o caso no teu peixe se tivesse que arriscar diria que é uma fêmea. Também se falhares o palpite não deve ser difícil arranjares uma loja que te fique com o peixe, ou então espera simplesmente mais um pouco, uns dois meses com o peixe bem alimentado e já deve dar pra ter a certeza.

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termoventilador,

obrigado pela resposta,eu também penso ser uma fêmea mas por via das duvidas é sempre melhor perguntar aos entendidos ;)

Na questão dos dimorfismo sexual não tenho muita experiência nãoser nos casos mais evidentes ou nos espécimes que crio há já bastante tempo.

Obrigado

Abraço

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O gouramy da foto é um macho, de certeza...

Um abraço, até breve

 

;) Bem...com esta afirmação é que me deixaste completamente á toa!!!!

aquaben como podes dar tanta certeza na tua afirmação?tens experiência com esta espécie?

Não estou a duvidar da tua conclusão (atenção) apenas preciso saber mesmo ao certo,até porque coloquei a mesma pergunta num site brasileiro e até agora dizem-me se tratar de uma fêmea.Mas se tiveres experiência com a aespécie e me dizes que é macho terei que considerar!

Obrigado pela resposta aquaben,mas agora deixaste-me confuso :oops:

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Por norma só falo dos peixes que tenho experiencia em manutenção e reprodução, os Gouramy azuis fazem parte dos dois casos...e desculpa que te pergunte, porque é que achas que no Brasil existe mais experiencia sobre Gouramys do que cá em Portugal??

Os gouramy azuis são os tricogaster mais faceis de distinguer o sexo...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Por norma só falo dos peixes que tenho experiencia em manutenção e reprodução, os Gouramy azuis fazem parte dos dois casos...e desculpa que te pergunte, porque é que achas que no Brasil existe mais experiencia sobre Gouramys do que cá em Portugal??

Os gouramy azuis são os tricogaster mais faceis de distinguer o sexo...

Um abraço, até breve

 

boas de novo,

aquaben não pretendia ser mal compreendido e parece que o fui!!

Eu não ponho em causa a experiência que tens,aliás experiência essa que nem sabia que possuias,por isso perguntei se a tinhas.

Segundo,eu não acho que no brasil existe mais experiência que em portugal,o que aconteceu é que quando decidi criar este tópico eram já 2:29am ou seja criei neste fórum(o meu fórum habitual) e criei também,com receio de não haver respostas devido a ser já tarde cá,num fórum brasileiro o tópico igualzinho,copy/paste.

E como as respostas não coincidem e eu preciso ter a certeza porque me vou dirigir á loja hoje á tarde é por isso que te questionei,devido também ao facto de que me pareceu teres tanta certeza a tua resposta!!

Muito obrigado pela atenção

um abraço

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não levei a mal o que disseste, mas não deixo de achar estranho, nós andaremos à espera de respostas noutros fóruns, quando temos aqui neste muitos e bons amantes da aquariófilia e com uma vasta experiência em Osphronemideos (a actual designação para os “anabantideos asiáticos, os verdadeiros Anabantidae, são os africanos)…

A foto que meteste não está muito nítida, mas dá para perceber a forma da barbatana dorsal e com o tamanho que descreves nunca poderia ser uma fêmea, pois a barbatana dorsal das fêmeas é mais curta, não tem forma de lança, e só mesmo numa fêmea adulta ela poderia ter esse comprimento (em relação ao corpo)…o Que muito possivelmente levou ao engano é que o peixes que tens aí tem a coloração original dos Trichogaster trichopterus continentais, e o pessoal está mais habituado a ver nas loja so Trichogaster trichopterus da Sumatra, que têm o corpo mais escuro e com malhas de azul escuro e onde as fêmeas tem o azul mais esbatido, como o do teu…

Um abraço e espero que consigas arranjar uma parceira para ele…

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas de novo,

aquaben não pretendia ser mal compreendido e parece que o fui!!

Eu não ponho em causa a experiência que tens,aliás experiência essa que nem sabia que possuias,por isso perguntei se a tinhas.

Segundo,eu não acho que no brasil existe mais experiência que em portugal,o que aconteceu é que quando decidi criar este tópico eram já 2:29am ou seja criei neste fórum(o meu fórum habitual) e criei também,com receio de não haver respostas devido a ser já tarde cá,num fórum brasileiro o tópico igualzinho,copy/paste.

E como as respostas não coincidem e eu preciso ter a certeza porque me vou dirigir á loja hoje á tarde é por isso que te questionei,devido também ao facto de que me pareceu teres tanta certeza a tua resposta!!

Muito obrigado pela atenção

um abraço

Pedro

 

 

Para um mini resumo do aquaben, ainda está para ser identificado um peixe que ele não consiga distiguir.

 

É, na minha opinião, a pessoa mais qualificada em termos de reprodução de qualquer tipo de peixe DE PORTUGAL. O seu ultimo feito foi reproduzir microrasboras sp galaxy, que não sei se alguem mais no MUNDO conseguiu...

 

 

Quando o aquaben responde num topico teu, podes ter a certeza que tens a questão resolvida ;)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquaben,mais uma vez obrigado!!!!

 

em relação a andar noutros fóruns foi unica e exclusivamente por causa da hora já avançada.Sou leitor passivo deste fórum já á bastante tempo,aliás montei o meu plantado de 120 lts e o meu nano de 15 lts absorvendo tudo o que li e pondo em pratica tudo o que aprendi por aqui :oops: só me registei noutro dia porque vou iniciar um projecto e pretendo ter tudo esclarecido ja agora fica aqui o link:Projecto

 

 

Bem,quanto ao assunto em si penso estar então tudo esclarecido,vejo que demonstras dominio nesta espécie(e pelos vistos não só:))

e agora que olho pra baixo e vejo a resposta do amigo Ricardo Diogo e pronto fico com a certeza absoluta :lol:

Agora vai ser bonito é na loja...o atendimento é péssimo(ornimundo loures shopping...) e se a empregada me disse que este era fêmea...bem...é melhor me basear no que aprendi hoje :)

 

Mais uma vez muito obrigado aquaben pela ajuda

um obrigado também ao termoventilador pela sua opinião e ao Ricardo Diogo por ter vindo demonstrar a confiança que deposita no aquaben

Abraço

Pedro

;)

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vi o teu projecto e acho muito interessante a tua ideia, mas se vais por ciclideos americanos, para que vais meter Gouramys? E já agora que ciclideos americanos tens na ideia? Grandes, pequenos, espécies menos vulgares…

 

Para ficares com uma ideia melhor vê a foto deste link, não ligues à cor mas sim à forma da barbatana dorsal (como já referi há fêmea que têm a dorsal mais comprida mas repara na forma da sua extremidade, a dos machos tem forma de lança a das fêmeas é arredondada)

http://www.adaniels.com/enciclopedia/trop/...richopterus.htm

 

Bem quanto ao que o Ricardo disse…felizmente os Galaxi, já estão a ser reproduzidos em quantidade tanto em Inglaterra como na Alemanha, o que fez baixar bastante o seu preço, (infelizmente cá em Portugal ainda não surtiu efeito…).

Quanto a ser capaz de identificar o sexo dos peixes…nem sempre, eu também me engano, e não são poucas a vezes…mas neste caso acho que tenho a certeza, mas é sempre um grande risco identificar o sexo por fotos…

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquaben,

vamos por partes,gosto imenso de varias espécies de ciclideos americanos dos mais pequenos aos maiores,mas neste caso a minha idéia inicial era colocar alguns casais de apistos no aqua secundário(180lts).No aquario principal(270 lts) está definido desde inicio que irei pôr o casal(se o conseguir formar) de tricogaster,o casal de bocas-de-fogo,duas bótias palhaço e um pleco,estes são peixes que tenho no meu comunitário plantado,que não é o mais indicado para os manter em boas condições devido a crescerem bastante,á excepção dos bocas-de-fogo que irei adquirir por gostar imenso do seu comportamento e visual e visto também terem necessidades de água bastante parecidas com o resto da fauna.

No aquario secundário ainda está tudo muito crú mas por mim serão apistos,falta chegar a um consenso com a minha namorada que gosta mais dos africanos.

Eu por mim também gosto muito dos africanos mas caso opte por eles terei que modificar o projecto devido ás incompatibilidades de necessidades relativamente aos parametros da água!

 

Mas isso ainda é um projecto que vai demorar algum tempo,estou a comprar tudo aos poucos e a tentar absorver tudo o que leio e todas as "vossas" experiências para esclarecer a maior parte das duvidas e tambem porque cada projecto tem sempre um ou outro pormenor que aproveito para o meu :)

MAis uma vez aquaben....obrigado pelo interesse demonstrado

um abraço

Pedro

Editado por bob_cid

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...hoje fiquei mesmo decepcionado com o atendimento da ornimundo no loures shopping...pois o vendedor que me tinha dito que não sabia qual era o sexo do trico quando o lá comprei disse me hoje passado uma semana,visto que pretendia comprar uma companheira para o meu,que o fornecedor deles só lhes trazia machos,ou seja a principio disse me que não sabia,hoje diz me que só comercializa machos!!!:s

abraço

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pelos vistos e uma vez mais, o aquaben estava certo...

 

 

Isto é mesmo assim! Quem sabe sabe. Ele com os peixes o o FAAO com os aquas, entre outros, claro. Mas eles 2 são os senhores aqui do forum.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o Aquaben, parece-me um macho, embora a foto não ajude muito e penso isto porque a barbatana dorsal e anal das femeas termina sempre sem aqueles "prolongamentos" que mais parecem cabelos e este parece-me que os tem, alem do próprio tamanho da dorsal, mas uma foto melhor ajudava mais

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o Aquaben, parece-me um macho, embora a foto não ajude muito e penso isto porque a barbatana dorsal e anal das femeas termina sempre sem aqueles "prolongamentos" que mais parecem cabelos e este parece-me que os tem, alem do próprio tamanho da dorsal, mas uma foto melhor ajudava mais

 

pribeiro,

obrigado pelo interesse em ajudar,realmente o aquaben estava certo,pois na loja onde o comprei na altura nao me sabiam dizer se era M/F e posteriormente quando me desloquei la de novo disseram me que o fornecedor deles so fornecia machos!!!!!

 

Ricardo Diogo,

pois estou a ver que sim :crazyeyes:

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais