Algas castanhas...ainda ?


Luis C Lopes

Recommended Posts

Boas,

 

Neste momento o meu aqua já está montado á cerca de 3 meses, a agua de reposiição é de OI, tempo de luz é de 12 horas e a alimentação é feita apenas 1 x por dia.

 

Tenho bastante movimento na agua (4200 l/h) e os valores de nitratos são de <5mg/l.

 

É normal que ainda me apareçam algas castanhas ?

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 meses é muito pouco. Podes ter algas durante muito mais tempo ou não. Depende de muitos factores. Mesmo com água de osmose é possivel ter diatomácias (acastanhadas) já que se a água tiver um alto teor em silica não há OI que te valha. Neste caso é necessário utilizar uma resina removedora de silicatos a seguir à OI.

No entanto é muito provável que as tua algas castanhas sejam devido a outros factores sendo o mais comum a imaturidade do sistema.

 

Há que ter paciência.

 

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

colocaste os valores de nitrato e os de fosfatos já verificaste?

No entanto o manklit têm razão ainda é pouco tempo, mas não vá haver alguma confusão que tipo de algas castanhas é que tens? existem umas macro que são castanhas.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

então não são macro. Quanto à definição com essa já me lixaste, digamos que destas existem umas quantas boas... Alguem tem uma defenição para Macro Algas?????

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

viva,

 

quanto a diferença entre macro e micro e (axo eu) k as macro sao de tamanho consideravel e possivel observa-las individualmente a vista desarmada, enquanto que as micro sao mais pequenas e apenas podemos observa-las individualmente a com o MOC (microscopio optico composto) ou algo mais potente (microscopio electronico...)

 

será isto ou os significados "micro" e "macro" utilizados na biologia e noutras ciencias sejam diferentes aos deste caso???

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

Possuo um aquario a 3 meses de agua salgada medidas 120x60x40 com capacidade para 240 litros, com o seguinte equipamento:

-filtro eheim seco/humido 2227 com 2 cestos

-filtro eheim 2228 profissional II com 3 cestos

-no seco/humido tenho colocado substracto da heim.

-no outro filtro tenho colocado no 1 cesto filtragem mecanica da eheim/ 2 cesto filtragem biologica(esferas) da JBL/3 cesto tenho zeolite(aquatic nature),antes da esponja final do proprio filtro.(nao tenho colocado filtragem quimica ,carvao ou outros ).

-tenho 25 kilos de rocha viva

-1 escumador aquarium system com capacidade para 350 litros

-no fundo tenho 8 kilos de calcium para manter o p.h.

-mais 8 kilos de areia coralina

-1 termostato

-1 termometro de alta precisao

-Iluminação 1 lampada branca jbl 40w mais 1 lampada atinica de 40w(ligadas apenas 7 horas das 17 as 23h)

PARAMETROS DO AQUARIO:

P.H. 8

AMONIACO 0

NITRITOS 0

NITRATOS < DE 12.5

DENSIDADE 1.024

TEMPERATURA 30º(MEDIA PICO DE VERÃO)

PEIXES- 4 (NAO ME RECORDO DOS NOMES CIENTIFICOS , MAS SAO PEIXES PEQUENOS COMO O PEIXE PALHAÇO)

 

Terminada a presentação coloco as sguintes questoes / duvidas:

 

1-Apesar de me ter sido fornecido 1 buffer para subir o p.h. ao fim de 3 semanãs não consigo subir acima de 8 , pergunto se me aconselham algum produto ou como fazer para o subir para 8.5, visto que como vou colocar na proxima questao tenho problema com algas.

 

2-Estou com crescimento de algas castanhas nos vidros /rocha viva/e na areia coralina que fica toda castanha(que ao se remexer a areia se dissipa logo na agua),foi-me recomendado um caranguejo ermita de patas azul,que faz alguma coisa mas nao resolve o problema.

Disseram-me tambem que o problema seria da temperatura que agora no pico do verao atinge os 30º graus,mas tambem ja me disseram o contrario,que a solução passaria por colocar uma resina que retira os fosfatos e selicatos da agua e a colocação de 1 bomba para movimentar a agua além de ter de manter o p.h. acima de 8.5 para evitar o crescimento das mesmas,gostaria de saber se esta solução e correcta ou que mais me aconselham.

 

3-Como devo proceder e que produtos devo usar para fazer trocas parciais de agua do aquario,utilizando agua da rede publica e com que periocidade.

 

4-Com estas condições poderei colocar corais moles e quais ou que alterações devo realizar para os ter.

 

5-Como devo proceder para baixar os nitratos para menos de 12.5, alem das trocas de agua.

 

6-Devo usar bacterias semanalmente no aquario para acelarar o processo de nitrificação do aquario ou não.

 

7-Que tipo de ventoinha e como devo colocar-la no aquario para baixar a temperatura .

 

8-Como devo preparar a artemia para dar aos peixes visto que e pouca quantidade coloco o cubo a desfazer directamente no aquario esta correcto(claro que so ponho um pouco),visto que alimento-os 2 vezes ao dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei duas vezes antes de responder a este tópico, mas...

 

Se fosse a ti, montava tudo de novo. 8)

 

Nem se devem utilizar filtros externos, nem a temperatura de 30º é boa, nem esse escumador presta, nem é para 350 litros, nem, nem, nem.

 

Como é o teu primeiro post, deixo-te aqui um tópico que te poderá ajudar bastante. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1088&highlight=

 

...mas podes encontrar muitos outros utilizando a função pesquisar do forum.

 

Lê, estuda, interpreta, escolhe a melhor forma de fazer as coisas e depois coloca as dúvidas que o pessoal ajuda.

 

Boas leituras 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Quimze

 

De facto o Hugo tem razão, o teu setup está mal feito , mas para não te assustares e deixares a água salgada , vou tentar ser menos radical e fazer algumas sugestões :

 

Primeiro , as algas que te atormentam são diatomaceas e a unica maneira de as evitares é usares àgua de Osmose inversa, com ou sem resina de desionozação conforme o nível de silicatos na tua zona, para fazeres reposições e para fazeres água salgada se não usares água natural.

 

Sugestões:

 

- compra mais 20 Kg de rocha viva de boa qualidae

- compra uma calha T5 com 2 lampadas ou uma calha com powercompacts

- retira as massas filtrante dos teus filtros e usa apenas carvão de boa qualidade e eventualmente um anti-fosfatos no Eheim profissional ; podes deixar o seco-humido a funcionar sem massas filtrantes apenas para circular água visto que o faz de forma intermitente criando correntes

- coloca um subtrato á base de aragonite ( 5a 7 cm ), aspirando previamente o que lá tens

- usa Kalkwasser nas reposições de água

- compra uma bomba de circulação que faça 2500 lt /hora

- se tens o aquário tapado , destapa-o

 

A partir daqui começa a introduzir corais moles à vontade e estarás no bom caminho

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, :)

 

Tenho um setup diferente mas tenho o mesmo problema em relação as algas castanhas, por todo o lado.

Tenho 0 Fosfatos e 15 Nitratos, talvez seja disso.

O Aquario tem 2 meses...

 

O que será?

 

Abraços

 

M.M.

Nunca Mais Me Livro Deste Vicío...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Mauricio

 

Tens que ler com mais atenção os posts :)

Primeiro , as algas que te atormentam são diatomaceas e a unica maneira de as evitares é usares àgua de Osmose inversa, com ou sem resina de desionozação conforme o nível de silicatos na tua zona, para fazeres reposições e para fazeres água salgada se não usares água natural.  

 

Silicatos Mauricio Silicatos :!:

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Mauricio

Partimos do princípio que as tuas algas são diatomaceas .

Já mediste os silicatos da tua água da companhia e à saída da osmose ?

Tens resina de desionização a seguir à osmose ?

Qual o tipo de membrana da tua osmose ?

As osmose regulares apenas retiram uma fracção dos silicatos ; se a concentração inicial for muito elevada a osmose pode não ser suficiente.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A minha OI tem 200 Lts de uso e é AquaMedic, e uso a resina PhosGuard da Seachem que tambem tira Silicatos. A menbrana faz 150 Lts. dia

Sabes alguma resina Melhor para este fim?

Como devo fazer ?

 

Abraços

 

M.M.

Nunca Mais Me Livro Deste Vicío...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Mauricio

 

Tens uma resina da Kentmarine propreia para remover silicatos ( HiS )que se coloca num copo de filtração a segui à osmose . Existe aliás um Kit da Kentmarine chamado PostDI que consiste nesse conjuntoe permite fazer um upgrade a qualquer osmose.

As resinas antifosfatos e antisilicatos que se colocam na sump ou no filtro absorvem alguns silicatos e ajudam ,mas uma vez mais tudo depende da concentração inicial da àgua de reposição.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais