Ajuda Para Aqua Malawi


Paulo Anastacio

Recommended Posts

Olá amigos do forum!

 

depois de muitos anos com um plantado amazonico e muitos Discus, vou mudar da america pra africa.

 

vou quer montar um aqua de ciclidios do malawi com 120cmx40cmx50cm.

 

agora tenho as seguintes duvidas:

  1. Que tipo de areao/areia devo usar?
  2. Que tipo de Pedra devo usar?
  3. Rochas?
  4. Plantas?
  5. que massas filtarantes?

 

acham que as areias, as pedras que vendem na Maxmat servem?

 

Tenho a possibilidade de ir buscar areia á praia, será que serve? haverá algum inconveniente?

Tenho uns 5kg de conchas da paraia, posso usar?

 

será que podem dar umas dicas?

 

todas as dicas serão bem vindas.

 

obrigado a todos

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, tudo bem?

 

Respondendo de forma sucinta às tuas questões:

 

1. Sim, podes usar areia da praia sem qualquer problema (aliás, até vai ajudar a subir o PH que, como já deves saber, nada tem a ver com o PH dos amazónicos); se apanhares a areia junto à beira-mar basta apenas passares por água e está pronta a utlizar no aqua;

 

2. Sim, as rochas que vendem no MAXMAT (Rocha Regional, cerca de 0.45€/Kg) é perfeita para Mbuna's, basta escolheres bem aquelas que apresentem um maior número de buracos, lavá-las muito bem (vêm carregadas de terra :twisted: ) e colocá-las no aqua. Podes também colocar Rocha Coral (bastante mais cara!) mas que dão um ar incrivelmente fantástico ao layout;

 

3. Podes colocar também algumas conchas e inclusive alguns pedaços de coral, aliás, existe quem coloque areão coral em vez de areia da praia ou de silica;

 

4. Como terás oportunidade de verificar mais tarde, as plantas com os ciclídeos não resultam muito bem (para além de que o PH alcalino também não facilita muito a vida às plantinhas)! No entanto, podes optar por plantas mais resistentes e que eles não "mordiscam" com tanta facilidade, como por exemplo Ánúbias; Valisnérias, etc.

 

5. Tenho um aqua exactamente com as medidas do teu e para filtragem utilizo um JBL CristalProfi 500 e ainda uma Power Head 900l/h para circulação e ajuda na filtragem.

 

Depois de montado o layout convém escolheres muito bem as espécies que irás colocar porque são peixes muito territoriais que defendem o seu espaço contra tudo e contra todos. Vai pensando nalgumas espécies e depois coloca as dúvidas que precisares esclarecer, ok?

 

Deixo-te aqui um exemplo do que poderás fazer (fotos do meu aqua):

 

Malawi Resort (Marco Monteiro)

 

Espero ter ajudado,

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Que tipo de areao/areia devo usar?
Se usares da praia convém lava-la com agua doce corrente, de resto até acho aconselhavel porque tem restos de conchas que ajudam a subir o ph da agua.

 

2. Que tipo de Pedra devo usar?

3. Rochas?

Pedras a gosto bem combinadas para dar origem a bons esconderijos.

Ter cuidado com rochas cuja textura possa ferir os peixes (como a coralina). Em fugas rápidas podem roçar nas rochas e magoar-se...

 

4. Plantas?
Valisneria gigantea

Feto de java

Anubia

 

5. que massas filtarantes?

Esponja e ceramica.

 

acham que as areias, as pedras que vendem na Maxmat servem?
Sim.

 

Tenho a possibilidade de ir buscar areia á praia, será que serve? haverá algum inconveniente?

Nenhum, é a melhor opção - é bonita, boa e barata ;)

 

Tenho uns 5kg de conchas da paraia, posso usar?
Depende do tamanho, mas normalmente conchas não é bom, os peixes se entram muito fundo depois podem não conseguir sair.

 

será que podem dar umas dicas?

Faz a selecção das espécies com bastante cuidado e não compres os peixes em qualquer lado.

Se precisares de ajuda apita.

 

Boa sorte

Editado por Bruno Nogueira

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Porque não antes Tanganiykas???, em termos de comportamento não se comparam a malawis. Nos malawis só tem cores e mesmo assim vai lá vai... para mim é dos peixes mais palermas que existem.

 

Pensa bem nisso, antes de começares a comprar peixaria.

Editado por MiguelSantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

 

Bom antes demais agradeço ao Marco Monteiro, Bruno Nogueira e Miguel Santos porque não podiam ter sido mais esclarecedores penso eu.

 

se tudo correr como planeado começo já este FDS na minha nova aventura.

 

Atenção: não dispenso mais dicas e conselhos, são sempre bem vindo, e é por isso que eu acho que estes forumns servem... partilha de ideias e experiencias.

 

 

Um abraço a todos.

 

Paulo Anastacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...para mim é dos peixes mais palermas que existem.

 

Pensa bem nisso, antes de começares a comprar peixaria.

 

 

Para mim são dos mais incríveis que se pode ter e que me têm realizado na plenitude no âmbito da aquariofilia, acima tudo tem sido um excelente desafio (Com todo o respeito pela opinião do Miguel).

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os malawis pelo que sei são os ùnicos peixes que acompanham os alvins nos primeiros dias dando-lhes protecção, pelo contrário são dos peixes mais inteligentes se é que isso se pode chamar a um peixe.( embora respeite igualmente a opinião do miguel, concordo mais com o marco.)

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu já tive e mantenho tanganiykas e mbunas, e concordo com o Miguel.

 

Os Mbunas serão mais fáceis de manter, os tanganiykas dão luta...., uma escolha de peixes mal feita, mesmo num aqua de 500 litros dá estragos. Os parâmetros da água são diferentes. os tangas pedem mais estabilidade nos parametros da água. E quanto a comportamentos a hierarquias, os tanganiykas dão um bom avanço aos malawis.

 

Eu também comecei por mbunas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, tenham calma pois este forúm não se rege por estes principios! Deixemos o Paulo escolher aquilo que mais lhe agradar... em relação à opinião de cada um de nós: não passa disso mesmo, meras opiniões, contraditórias ou não.... O importante é de facto não diminuirmos os gostos de ninguém e apoiar-nos o melhor possível.

 

Um abraço a todos e um excelente fim-de-semana,

 

 

Amigos do Forum e em especial ao que já respoderam ao meu pedido de ajuda...

 

Nao queria de modo algum fazer deste topico simples e humilde vindo de uma pessoa que para nao ser ignorante estupido pediu opinoes e tal como diz o marco, não passa mesmo disso... opinioes...

 

quero dizer que a opiniao de um, junto com a opiniao de outro, ainda que diferentes surge uma terceira muito produtiva para os tres, aproveitemos as opinioes de todos. Agora isto que nos sirva para ficarmos mais ricos em ideias e que fiquemos unidos numa partilha do mesmo hobby "aquariofilia", e que não seja para nos separarmos.

 

Eu agradeço a todos as vossas opinioes e ideias sao todas bem vindas.

 

Se este topico for para gerar mais confusão... entao peço aos moderadores que coloquem um ponto final.

 

mais uma vez obrigado a todos

 

um abraço

Paulo anastacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A eterna luta dos africanos... malawi vs tanganika

E vá lá que ninguem se lembrou de meter os vitórias ao barulho.

 

Como mantenho as 3 espécies posso dizer qualquer coisa sobre cada lago.

 

Malawi: Não acho que sejam palermas como o Miguel disse. Os malawi têm cores sim e têm também comportamentos muito interessantes, obviamente que tudo depende das escolhas de população feitas.

Peixes dominados são sempre parados e andam sempre pelos cantos... machos solitários também podem fazer das suas.

Agora se a escolha de espécies for equilibrada, tanto na diversidade, como no numero um aquário malawi é qualquer coisa digna de se ver.

 

Tanganika: Os tanganikas compensam em comportamento o que lhes falta em cor. Tirando os tropheus, na sua maioria os peixes do tanganika não são muito coloridos, mas em termos comportamentais têm comportamentos espantosos.

Diversidade de formas também é uma das características dos tanganikas. De uma forma geral os tanganikas são mais dificeis, porque em termos de agressividade podem ser muito piores que os mbunas e em termos de manutenção são bem mais exigentes, com algumas espécies mesmo muito exigentes.

Tal como em malawi é necessário algum cuidado na composição dos aquários.

 

Vitória: Cores magnificas. Quanto a mim não há malawi ou tanganika que chegue às barbatanas de um macho vitória em plena forma em termos de cores. No aspecto comportamental aproximam-se dos mbunas, embora não gostem de movimentar areia ou de grandes escavações. O problema principal dos vitórias é a facilidade com que hibridam e claro, encontrar exemplares de qualidade, uma vez que a maioria das espécies do lago está na lista vermelha das espécies em vias de extinção.

 

Espero ter contribuído um pouco para aclarar ideias sobre os lagos e já agora aproveito para dizer ao João Marques que está errado.

Os mbunas não são os únicos a acompanhar os filhotes nos primeiros dias de vida. Os tropheus do tanganika também o fazem e suspeito que de uma forma geral todos os incubadores bocais o façam em maior ou menor grau.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais