Discus Blue Face Selvagens


filipegomes

Recommended Posts

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas.

Esse tipo de perguntas obrigam a respostas que normalmente dão origem a livros.

Ou seja estás a pedir o manual de instruções da manutenção de discus.

Selvagens gostam de àguas mais àcidas, eu apontaria para 6 a 6,5.

De resto muita comida e EXCELENTE ÀGUA...ou seja, o maior numero de TPAS possivel.

JPM

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera isto??

 

Blue_Face_Heckel5.jpg

 

Primeiro deverias tentar identificar o Rio de Origem.

 

Alem disso acho que o JPM atirou o Ph muito para cima, eu colocava mais entre 4.5 a 5.5

Editado por rasec

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as tpas devem ser por exemplo 2 em 2 dias?o problema que tenho é que eles nao comem á 2 dias mesmo dando artemia, pode ser ainda da adaptaçao ao aquario?

 

As tpa´s devem ser o mais frequentes possiveis, e realizadas de modo a que não alterem nenhum dos parametros da agua do aquario. Se possivel todos os dias, sendo o ideal o sistema gota a gota.

O facto de não comerem é perfeitamente natural, ficamos de cabelo em pé, mas é assim mesmo. Neste momento tenho um discu introduzido no sabado passado, que ainda não comeu. :shock:

 

Quanto ao mais, deverás reproduzir fielmente o biotopo/habitat de origem: lembra-te que esses não foram criados no meio de vidro... e muita atenção nos companheiros de aquario: os selvagens, embora sejam naturalmente mais 'possantes' que os de 'peixanário', são menos resistentes ás maleitas que enfestam os nossos aquas...

 

cumps

fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem mesmo selvagens serão Heckel's, o que quer dizer que possivelmente são originarios do Rio Unini un dos afluentes do Rio Negro logo ph na ordem dos 3,8 a 4,9 .

 

A que ph tens os meninos actualmente?

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Conforme os «entendidos» da matéria já responderam:

 

Aquário com muitos litros de água.

Trocas de águas abundantes, sendo preferível diárias em pouca quantidade do que semanal ou quinzenal em grandes quantidades.

Pouca população no aquário e muito cuidado com a população dos mesmos, porque os discus são esquisitos e atreitos a apanharem doenças transmitidas por outros peixes.

Boa alimentação e variada, por exemplo, alternar flocos, com granulado, papa para discus e artémia.

 

Convém ainda que o aquário tenha plantas, troncos e locais para os discus esconderem-se, porque os discus stressam muito e por vezes assustam-se e gostam de se «protegerem» um pouco do resto do aquário e das movimentações do exterior do aquário.

 

E boa sorte com eles...

Um Abraço

 

PEDRO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

GH -17?? Que decorações tens no aqua e qual é o substrato? Quantos W’s de luz? Dimensões do aqua? Que outras espécies tens junto deles?

Se poderes mete uma foto dos peixes e do aqua, ajuda-nos a ajudar-te.

Na minha opinião escolheste a espécie de Discus mais difícil de cuidar, seria de todo aconselhável a começar-se com discus de cativeiro e de preferência criados cá, não sei se já tens alguma experiência em manter discus, mas isto serve de alerta para outros que queiram se iniciar em discus…

Um abraço e boa sorte com eles

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario com 1,20x40x50

especies neons cardinais 4 discus 2 botias 6 otocinclus 2 siamenses

materia filtrante esponja mistura filtrante de carvao e zeolite cilindros ceramicos porosos

luz 2x 30w

1 tronco

2 cocos

areao normal nao tem substrato

flora anubias, valisnerias cabombas e outras que nao sei o nome

foto nao coloco porque nao consigo por

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Como já foi dito em cima esses Discus são Heckel, em primeiro lugar seria importante saberes quanto tempo têm eles em cativeiro, depois deverias tentar ter um pH um pouco mais baixo que os 6, pois manter um pH abaixo dos 5 é uma tarefa muito complicada, mas não impossível. Esquece todos os químicos, o melhor é usares turfa para baixar o pH, retira do aquário todos os peixes que te pareçam incomodar os Discus, lembra-te que os Discus no seu habitat natural, raramente habitam águas acima dos 3 metros de profundidade, como tal a luz deve ser só para que os consigas ver, isto no inicio, repara que os teus Discus ficam muito mais á vontade e nadam mais á vista quando tens as luzes apagadas.

Em relação ás trocas de água, elas podem variar devido a vários factores, a tua disponibilidade, a quantidade de alimentos que forneces aos Discus, o tamanho do aquário, a quantidade de peixes que colocares no aquário. Tens um aquário de 240 Litros, onde podes colocar na minha opinião 6 Discus juvenis ou 4 Adultos, em relação a outros peixes para fazer companhia aos teus Discus, um cardume aí de uns 30 neons, e umas 20 petitelas (nariz de bêbado) seriam uma boa companhia. Tenta fornecer situas onde os Discus se possam esconder, pois esse é um comportamento natural. Em relação ás luzes deveria tentar liga-las entre 12 a 14 horas diárias no horário em que te encontres em casa, passar o máximo de tempo possível junto do aquário, para que os Discus se adaptem á presença humana. Em relação ás doenças, o que me parece é que ainda hoje as pessoas têm ideias erradas em relação aos Discus, são muito sensíveis, não comem, escondem-se, têm muitas doenças, bem um numero sem fim de comentários exagerados e sem fundamento, que a maior parte da vezes se devem a descuidos, mau tratamento do aquário, alimentação defeituosa, falta de experiência, más instalações e o pior de tudo aconselhamento deficiente e sem conhecimento de causa, os Discus são resistentes muito resistentes, desde que sejam seguidas algumas regras básicas da aquriofilia, sendo na minha modesta opinião muito importante a FILTRAGEM, é aqui que reside a maior percentagem de sucesso na manutenção ou criação de Discus. Espero ter sido útil, e coloco-me á disposição para qualquer dúvida que possa surgir.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vou só acrescentar mais 2 coisinhas…1º Zeolite não é nada aconselhavel para aquas de agua ácida e dureza baixa, isso é para aguas alcalinas e duras, pois ajuda a manter esses níveis…2º tira esses Botias o mais depressa possível…como não há duas sem três, areão normal pode significar que seja areao calcário e/ou com conchas, completamente desapropriado para aquas de discus, de resto não tenho mais nada a acrescentar a não ser que sempre consigas meter foto do aqua…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse areão não me parece grande coisa, tira um pouco e faz o teste com vinagre para saberes se tens pedras calcarias ou não…quanto aos Botias? Podes continuar com eles, mas mais tarde ou mais cedo vais ter problemas…O problemas de da rocha calcaria não é se se tem pouca ou muita, pois ela em agua acida vai se disolvendo e os discus, cardinais, neons altuns e outros peixes da zona não gostam nada de calcário na agua, existem “resinas” próprias para retirar o calcário da água, mas se não retirares a Zeolite e o areão (se tiver pedras calcarias), não te vai servir de nada, um método natural de retirar calcário da agua, são as Valisnerias, mas isso implicava teres uma selva delas…

Eu para aquas para peixes Amazónicos uso areia de filtro de piscina, é barata está lavada e não altera a água…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Pelo que me parece ver na fotografia trata-se de areão de rio, não vejo qual o problema de o teres no aquário, quanto ao zeolite, eu usei zeolite durante anos, tanto nos meus aquários, como em muitos aquários que montei de Discus, o Zeolite serve para absorver amónia, nitritos e nitratos, como tal uma grande ajuda para um bom filtro. As melhores matérias filtrantes para um aquário de discus, na minha opinião, são o Zeolite, e o siporax, depois com umpouco de turfa e o problema está resolvido.

Quanto aos Discus parecem-me optimos, por isso não arranjes problemas onde não existem.

Editado por Nuno da Silva

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Misturar exemplares selvagens com discus de "aviário" normalmente não é boa ideia.

Não tenho grande, nem pequena, nenhuma experiencia com selvagens ainda mais Heckel, mas, terás de te aplicar.

Eu apontaria a um ph de 6 o que nem sempre é fácil de obter e ESTABILIZAR.

 

Nuno:

 

Eu não sei o nome das "cenazinhas" (como diz a minha filha) que se põe nos filtros mas:

Um filtro que "funcione" não permite amónia ou nitritos, salvo situações muito especiais.

Nitratos...aplica-se a máxima da manutenção de discus....àgua e mais àgua e muita àgua.

Boa sorte.

JPM

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais