Ph 5,5 E Adiçao De Co2


bramirez

Recommended Posts

Tenho o PH estabilizado com 5,5 há um mês. Só lá tenho um Ancistrus SP e algumas plantas.

 

Acho que elas iam gostar de CO2 para ficaram mais bem dispostas. Acho-as um pouco amareladas, e como ainda tenho muitas algas verdes, tenho receio de pôr nutrientes no aquário e fomentar uma propagação descontrolada de verdete.

 

O aqua tem 80 litros e o CO2 é biólogico, por isso não é muito forte.

 

Acham que o PH vai baixar muito?

Valerá a pena colocar o CO2?

 

O que será melhor?

Editado por bramirez

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5,5? Foge...

 

Eu medi hoje o meu pela 1ª vez... estava a 8... e medi também à saída da torneira... 8 Também.

 

Já comprei 1 PH- e já está nos 7 :wink:

 

Quanto ao CO2 não te posso ajudar, lamento mas disso ainda não percebo patavina #musica

 

Abraços.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu não percebo muito da matéria, mas tenho a seguinte ideia sobre o que podes fazer quanto à tua questão: pegava num balde/garrafão com água do teu aqua e punha lá o reactor de CO2 durante 1 semana, se não verificasse oscilação no pH passava a usa-lo no aqua, se verificasse evitava usa-lo ou não dependendo do resultado (por mim se fosse para cima punha-lo na mesma, se fosse para baixo não o punha no aqua), mas isto é apenas uma ideia não é algo com uma base cientifica por de trás :wink:#musica

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu ainda sou novo em aquariofilia, mas acho que a ideia que tenho está certa. Primeiro mede o KH do teu aqua. Se este for muito baixo podes faze-lo subir, usando pedras calcarias e conchas. Ao subires o KH também sobes o pH. À medida que o KH é maior, as alterações de pH, provocadas pela adição de CO2 ou por outras coisas, vão ser menores.

Deixo-te aqui uns sites em inglês, para ver se percebes melhor a minha ideia.

 

Water Chemistry

 

Measuring CO2 levels

 

Se subires o KH e consequentemente o pH, fá-lo devagar e com atenção e mede sempre os seus valores, até estes estarem como tu queres.

 

Cumprimentos,

Guilherme

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto das plantas estarem amareladas a adição de Co2 por si não resolve o problema verifica se tens luz suficiente e acrescenta ferro (ferropol da jbl) á agua. só depois de teres estes parametros resolvidos é que deves pensar no co2, que no teu caso visto já teres um ph de 5.5 poderá ser problematico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa A´ntónio mas não percebi o qeu querias dizer ao fazeres quote ao meu texto. Gago tenho 100 wats a bombar com 4 lâmpadas por isso não acredito que possa ser disso. Como é que achas que o ferro pode responder ao problema?

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem para ficar tudo clarinho vamos a isto:

 

Areão: Aqua Soil Malaya

Substracto: ProFlora Start

Litros: cerca de 80 litros

Filtro Externo: 1000l/h (Geni 3) (dentro do filtro exponja e carvão activado)

Lampadas: 4x25 watts

 

Flora: 2 x cryptocoryne

2 x Microsorum

1 x Pogostemon helferi

1 x Hygrophila

 

Fauna: Ancistrus Sp. (porque tenho medo de colocar lá mais seja o que for)

 

 

Valores regulares:

PH: 5.5

KH: <1 dKH

GH: 4,48 dGH

Nitratos: +- 7mg/l

Amónia e Nitritos: 0

 

Mudanças de água 20 lts semana

 

Continuo com o aquário cheio de algas (verdes e castanhas) - Sempre que faço TPA as plantas ficam cheias de bolhas lindas, depois voltam progressivamente ao verdete e amarelete.

 

Preciso mesmo de ajuda. Se alguém me sabe aconselhar. Eu tenho o Ferropol, mas tive medo de o colocar. O que acham?

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa A´ntónio mas não percebi o qeu querias dizer ao fazeres quote ao meu texto. Gago tenho 100 wats a bombar com 4 lâmpadas por isso não acredito que possa ser disso. Como é que achas que o ferro pode responder ao problema?

 

 

Geralmente o principal sintoma de falta de ferro nas plantas é ficarem amareladas. O facto de usares ferro em principio não vai afectar o teu problema com algas e pode a medio prazo ajudar a controla-lo pois as plantas quando em boa estado de saude vao competir com as algas pelos nutrientes.

Em relação á luz mencionei esse facto porque não conhecia o teu setup. 100watts para 80l é de facto sufeciente só convem é verificares se as lampadas que estas a usar são apropriadas (as lampadas flurescentes normais são propicias ao apareciemnto de algas) ou se não está na hora de muda-las ( as t8 geralmente mantem o espectro de luz apropriado durante 6 meses e as t5 durante um ano).

 

Outra coisa que de certeza absulota está a contribuir para o amarelamento das plantas é o carvão activado, este retira da agua todos os sais minerais e nutrientes das plantas (plantas + carvão activado não combina)

Editado por Gago
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria bom que informasses porque na minha opinião está extremamente ácida.

 

Boas

Faz o que eu te disse e aumenta o KH, para o valor do pH subir um pouco, porque 5,5 é baixo demais.

Se começas a adicionar co2 com um KH tão baixo, vais ter muitas oscilações de pH, ou seja, morte certas dos peixes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.