Escalares


Psisandra

Recommended Posts

Olá!

 

O meu pai sempre teve peixes, mas nunca lhes liguei muito, apesar de tratar deles. Virava-me mais para os meus gatos, cães e porquinhos-da-índia... bigsmile

 

Mas o meu sogro resolveu recomeçar com o seu aquário e eu decidi investigar mais sobre aquariofilia para não o deixar fazer asneira, embora não valha a pena, porque ele compra os peixes e nem sabe nada sobre eles antes...enfim.

 

Mas com esta pesquisa estou a ficar realmente apaixonada pela aquariofilia, principalmente pelos Escalares. Estou a planear vir a ter um aquário com Escalares e um cardume de coridoras.

 

Agora, eu gostaria que me ajudassem a compreender quais as melhores condições para isso.

Já percebi que o ph deve rondar os 6.8 (entre 6 e 7.5), a temperatura os 27ºC (entre 24º e 28ºC) e num aquário com um mínimo de 100l com uma altura mínima de 60 ou 70cm. Dureza da água entre 1 a 3DH. Alimenta-se de crustáceos, insectos, vermes e alimentos secos (dáfnias, Tubifex e carne crua, e alimentos secos).

 

O que eu gostaria de saber, se me pudessem ajudar, era mais em relação ao ambiente no aquário, que plantas, que decoração, etc. Como é que eles se sentiriam melhor.

 

Parece-me que são um pouco assustados e que gostam de ambientes bem plantados (mais plantas de folhas compridas), águas calmas, não ter pedras de arestas afiadas. A iluminação mais indicada é a Luz do Dia combinada com a Gro-lux. O período de exposição às luzes deve imitar a natureza, isto é, 12 horas de luz/12 horas de escuro. Um tronco seria bom para acidificar a água não é? Ainda tenho de medir o ph da água aqui da zona...

 

Que dicas me podem dar? bigsmile

 

Muito obrigado!

Cumprimentos,

Sandra Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O meu pai sempre teve peixes, mas nunca lhes liguei muito, apesar de tratar deles. Virava-me mais para os meus gatos, cães e porquinhos-da-índia... bigsmile

 

Mas o meu sogro resolveu recomeçar com o seu aquário e eu decidi investigar mais sobre aquariofilia para não o deixar fazer asneira, embora não valha a pena, porque ele compra os peixes e nem sabe nada sobre eles antes...enfim.

 

Mas com esta pesquisa estou a ficar realmente apaixonada pela aquariofilia, principalmente pelos Escalares. Estou a planear vir a ter um aquário com Escalares e um cardume de coridoras.

 

Agora, eu gostaria que me ajudassem a compreender quais as melhores condições para isso.

Já percebi que o ph deve rondar os 6.8 (entre 6 e 7.5), a temperatura os 27ºC (entre 24º e 28ºC) e num aquário com um mínimo de 100l com uma altura mínima de 60 ou 70cm. Dureza da água entre 1 a 3DH. Alimenta-se de crustáceos, insectos, vermes e alimentos secos (dáfnias, Tubifex e carne crua, e alimentos secos).

 

O que eu gostaria de saber, se me pudessem ajudar, era mais em relação ao ambiente no aquário, que plantas, que decoração, etc. Como é que eles se sentiriam melhor.

 

Parece-me que são um pouco assustados e que gostam de ambientes bem plantados (mais plantas de folhas compridas), águas calmas, não ter pedras de arestas afiadas. A iluminação mais indicada é a Luz do Dia combinada com a Gro-lux. O período de exposição às luzes deve imitar a natureza, isto é, 12 horas de luz/12 horas de escuro. Um tronco seria bom para acidificar a água não é? Ainda tenho de medir o ph da água aqui da zona...

 

Que dicas me podem dar? bigsmile

 

Muito obrigado!

ola.

os escalares são peixes resistentes,podes decorar a teu gosto,mas sabes que,quanto mais aproximado com o habitat natural melhor.

um conselho que te deixo,faz muitas tpas,evitas assim muitas doenças.

boa sorte

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres umas ideias de decoração e não só do aqua com plantas, visita estes sites

 

http://www.takashiamano.kit.net/

 

http://www.tropica.com/default.asp

 

Não juntes escalares pequenos e grandes pois vais ter guerra no aqua.

O ideal é adquirir um pequeno grupo de juvenis (no caso de 100 Lt mesmo muito pequeno) do mesmo tamanho e deixar que com sorte se forme pelo menos um casal.

Se os conseguires reproduzir então é que o vicio não mais te vai largar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a ambos!!!

 

Pois, essas ideias dos sites são espectaculares, tenho é de ler muito e treinar plantados antes :roll: para depois escolher um bom layout! Vou investigar mais sobre o ambiente natural dos escalares!

 

LayoutEspaco.jpg

 

Uma pergunta, para limpar o fundo do aquário, o melhor com Escalares são mesmo as Coridoras? São lindíssimas, era o meu peixe favorito no aquário do meu pai!

Cumprimentos,

Sandra Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a ambos!!!

 

Pois, essas ideias dos sites são espectaculares, tenho é de ler muito e treinar plantados antes bigsmile para depois escolher um bom layout! Vou investigar mais sobre o ambiente natural dos escalares!

 

LayoutEspaco.jpg

 

Uma pergunta, para limpar o fundo do aquário, o melhor com Escalares são mesmo as Coridoras? São lindíssimas, era o meu peixe favorito no aquário do meu pai!

os botia palhaço tambem são espetaculares e limpam o fundo.

tenta colocar mais de dois escalares ou vai haver guerra no teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Os Escalares (ou Bandeiras, como os chamamos aqui no Brasil) são encantadores não?

 

Eles vivem na bacia amazônica, em cardumes, margeando os rios onde a água é mais calma. No seu habitat natural há muitos troncos sobre um fundo de areia fina (argila, na verdade), com plantas como nymphoides aquática, echinodorus, limnobium, ceratophyllum, etc... A água desses rios são geralmente bem ácidas, com pH variando entre 4,5 e 6,5. Temperatura alta, entre 28 e 30ºC.

 

Na natureza, vivem entre cascudos, corydoras, uma grande diversidade de tetras e outros ciclídeos americanos.

 

No seu tanque de 100 Litros, eu recomendaria ter apenas 2 exemplares, que não precisam necessáriamente ser um casal, mas é interessante que você os adquira ainda bem jovens, assim não terá muitos problemas com possíveis disputas de território, tão comuns entre ciclídeos. Acho que corydoras e otocinclus vão ajudar na limpeza do aquário, e complementaria a fauna com dois pequenos cardumes: rodóstomus (Hemigrammus rhodostomus) e mato-grossos (Hyphessobrycon eques)!

 

O que acha?

 

 

Esses são os meus:

 

Pic_10818_1.jpg

 

 

Abraços!

Editado por Rodrigo de Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Vou investigar mais sobre o ambiente natural dos escalares!

 

Aqui tens bons sites para pesquisares

http://fish.mongabay.com/biotope.htm

 

http://www.natureaquarium.it/america.htm

 

Se quiseres acompanhar este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=55402, eu estou também a montar um aquário para escalares.

 

Boa sorte no teu projecto cabecadura

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a ambos!!!

 

Pois, essas ideias dos sites são espectaculares, tenho é de ler muito e treinar plantados antes banana rock para depois escolher um bom layout! Vou investigar mais sobre o ambiente natural dos escalares!

 

LayoutEspaco.jpg

 

Uma pergunta, para limpar o fundo do aquário, o melhor com Escalares são mesmo as Coridoras? São lindíssimas, era o meu peixe favorito no aquário do meu pai!

Cuidado que coridoras não limpam o fundo apenas comem do fundo os restos de comida, terás sempre de aspirar o areão. Atenção que os botia palhaço crescidos podem atingir grandes dimensões (Cerca de 20 Cm).

Votos de boa inspiração para o teu aqua.

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos!!!!!

 

Pois, os botia palhaço já sabia que cresciam imenso.

 

Rodrigo, qualquer uma das espécies, (Hemigrammus rhodostomus) e mato-grossos (Hyphessobrycon eques) são muito bonitos, já estive a investigá-los! Vou pensar nisso!

 

Zeneo, vou estar atenta ao teu aquário para escalares e vou investigar esses sites!

 

jmholiveira, eu sei, por isso é que já comprei o aspirador banana rock

 

Aacabei de vir de uma loja de aquariofilia e estou cada vez mais maravilhada! Já consegui convencer o meu namorado e tudo, que já me aconselhou é a abrir uma loja de animais, com o zoo que tenho em casa :crazyeyes:

 

Muito obrigado a todos!

Cumprimentos,

Sandra Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais