Biotopo Tanganiyka Xpto


rigochu

Recommended Posts

Olá colegas aquariofilistas

Montei um aqua á cerca de +ou- 1 ano e acho q estou a ir no bom caminho,pelo menos já evolui bastante e corrigi algum erros de iniciante...Tenho um pouco de tudo,desde tropheus a conchiculas e até sinodontis..

Passo entao a descrever o aqua:

 

Medidas:110*35*45 Total:174litros

Filtro Externo Diy

1 bomba de circulaçao Powerhead 1500l/h

Termostato Sera 150w

Tampa do aqua Diy em aço inox com lampadas power e aqua-glo

 

Fauna:

 

5 Tropheus duboisi Maswa

2 Lamprologus ocellatus Whitestrain

2 Sinodontis

2 Coridoras Panda

 

Flora:

 

1 Anubis nana

2 Fetos java

 

Fundo:

 

Areia tipo sugar e rochas de xisto e calcárias

 

Fotos:

 

Aqua antes da ultima actualizaçao

DSC05966.JPG

 

Aqua actual

DSC06579.JPG

 

Alguns peixes

DSC05971.JPG

 

DSC06156.JPG

 

DSC06577.jpg

 

DSC06737.JPG

 

e a ultima novidade,a minha 1ª criaçao de ocellatus

 

DSC06848.jpg

 

 

Bem,acho q é tudo...sei q podia melhorar ainda algumas coisas como a colónia de tropheus q devia ser aumentada,as coridoras deviam sair e devia introduzir mais umas femeas de Ocellatus

 

Estou a pensar seriamente em desmontar este aqua e refaze-lo com 110*55*45 (272l) desta forma conseguiria aumentar este para cerca de quase 100l alterando apenas 3 vidros..Mas isso ainda tem de ser mais bem pensado..1 abraço a todos e boas entradas

Editado por rigochu

1 Abraço

 

Hugo Gomes

 

Visitem Forum Barbatana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,acho q é tudo...sei q podia melhorar ainda algumas coisas como a colónia de tropheus q devia ser aumentada,as coridoras deviam sair e devia introduzir mais umas femeas de Ocellatus

 

Estou a pensar seriamente em desmontar este aqua e refaze-lo com 110*55*45 (272l) desta forma conseguiria aumentar este para cerca de quase 100l alterando apenas 3 vidros..Mas isso ainda tem de ser mais bem pensado..1 abraço a todos e boas entradas

 

Não aumentes a colonia de tropheus nesse aquário, mesmo os que tens já estão apertados aí dentro.

Retirar as coris sim, e não aumentava o número de fêmeas de ocelatus, talves tentasse outra colonia de conchiculas no outro canto do aquário, e retiraria os sinodontis.

 

Antes de populares mais esse aquário deverias pensar em aumentá-lo como já disses-te, ma eu teria preferência em aumentar a frente e não só a profundidade e altura. Além de que tens que vêr se as espessuras que os vidros têm suportam o novo upgrade em termos de litros suplementares.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC05966.JPG

Umas perguntas sobre estes "apoios"

 

O centro do aquário está mesmo sem apoio tal como a figura mostra?

O apoio do lado esquerdo da figura é de que material? Parece-me ser um plástico. :P Visto que a foto é "pré-remodelação" isto já está diferente ou continuas com os mesmos apoios?

 

De resto, 110cm de frente é curtito para tropheus adultos. A remodelares os vidros seria boa ideia ires para 120cm no mínimo, idealmente para valores acima dos 150cm, os tropheus vão agradecer o espaço extra.

 

Relativamente ao filtro... dizes que é DIY. Qual a litragem do filtro e a potencia da bomba? Os peixes do tanganika no geral dão-se mal com águas que não estejam a 100% dado que a amónia em PH elevado como é o dos aquários tanganika é letal em concentrações muito inferiores ao normal para os restantes aquários.

 

Vai dando novidades. Eu retiraria do aquário as corydoras e eventualmente os synontis. Os synodontis são caçadores e são meninos para dar caça aos alevins que apareçam no aquário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas entradas a todos dsd já..

A estutura q sustenta o aqua é em ferro e nao plastico..como já disse estou a pensar em montar um novo aqua,mas há uma coisa q me deixa a pensar.... :) tenho a tampa em inox e parecendo q nao vale mt $$$$ apesar de nao me ter custado nada e estava a pensar em utiliza-la p o novo,assim p este novo iria usar vidro apenas de1cm com 110 de frente e depois pensava em qual a melhor maneira de fazer um aqua com pelo menos 300 litros mas com apenas 110 cm de frente.q me sujerem???? ao fazer um novo pensaria entao em remodelar o suporte visto q este seria mt +pesado

1 Abraço

 

Hugo Gomes

 

Visitem Forum Barbatana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do que queres fazer.

 

Se queres continuar com os tropheus e aumentar a colónia então o espaço à largura não te serve de muito. Se vais manter tropheus e a fazer um aquário de raíz vai mesmo para 120cm no minimo, 150 ou mais idealmente.

O peso é relativo... podes fazer um aquário de 150cm de frente a levar 300L de água, é uma questão de jogares com a altura e largura.

 

Se não queres manter tropheus e queres um biotopo tanganika normal, então esses 110 ou a alteração que estás a pensar servem bem.

 

Se me perguntas se os tropheus vão morrer se os meteres em 110cm, a resposta é, provavelmente não, embora os duboisi sejam dos maiores tropheus em adultos. Mas se tens o azar de num desses meninos teres um macho dominante mais agressivo então já podes vir a ter problemas sérios que podem inclusivamente levar a que tenhas algumas baixas.

O tropheus é um peixe muito agressivo com os semelhantes. Pelo que já vi, aquários mais pequenos e colónias pequenas aumentam os níveis de agressividade. Agora tu é que sabes se queres arriscar. O meu conselho é que não o deves fazer mas a decisão final é tua.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora viva a todos novamente...

 

Resolvi mudar o movel e o layout do meu aqua para ver no q dava...fiz isto tentando dar assim o+ espaço possivel p o crescimento dos meus Tropheus visto q parece q estagnaram já á 2 meses. :D Nem crescem,nem criam,nem nada!! :(

Já estou a começar de desesperar...tou a ver q se nao monto um aqua maior ainda vou ter problemas.Sendo assim aqui ficam as fotos da mudança:

 

Layout

DSC06979.jpg

 

 

Lado Esq.

DSC06981.jpg

 

 

Lado Dir.

DSC06980.jpg

 

 

Tropheus

DSC06970.jpg

 

Critiquem e ajudem-m a achar uma boa soluçao

1 Abraço

 

Hugo Gomes

 

Visitem Forum Barbatana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A circulação de água não é das melhores! deves colocar as saídas todas do mesmo lado!

 

Desculpa a minha ignorancia Joao...mas sinceramente nao percebo pq!!!!Pensei q fosse a entrada de1 lado e a saida do outro para q assim a agua q vem do filtro nao voltar a ser bombeada novamente..

1 Abraço

 

Hugo Gomes

 

Visitem Forum Barbatana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
A circulação de água não é das melhores! deves colocar as saídas todas do mesmo lado!

 

Desculpa a minha ignorancia Joao...mas sinceramente nao percebo pq!!!!Pensei q fosse a entrada de1 lado e a saida do outro para q assim a agua q vem do filtro nao voltar a ser bombeada novamente..

 

As saídas de agua para os filtros devem estar todas do mesmo lado.

O objectivo é ter os filtros todos a trabalhar como um conjunto e não cada um para seu lado. Se puseres as saídas todas do mesmo lado vão formar uma corrente unica mais forte ao passo que se não o fizeres é provavel que geres correntes que se anulem.

 

Em suma.... saídas todas do mesmo lado - Atenção que estamos a falar de um cenário "ideal" onde consigamos obter o maximo de proveito da capacidade dos filtros. Na practica é uma questão de bom senso... se a filtragem mecanica estiver a resultar, não há motivo para alterares.

 

Fica bem banana rock

Editado por Bruno Nogueira

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!!

 

Este topico despertou.me curiosidade pois poderei ter as minhas saidas de água nao na posiição ideal.

 

A minha saida de água do filtro encntra-se no vidro de trás do aquário na horizontal...e tenho também uma powerhead que se encontra numa das laterais do aquário.

 

Será que convém por exemplo colocar o tubo de saida de água do filtro numa posiºção horizontal num dos cantos do aquario junto ao vidro lateral e a powerhead no mesmo local??

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Ola a todos

 

Tenho andado muito atarefedo com a fishstore e nunca mais actulizei este topico,sendo assim,agora sem tropheus neste aquario introduzi algumas novas especies e mudei um pouco de tudo.

Só com uma femea de ocelatus,tive de investir em peixes novos...nada melhor q aproveitar uma ida a Lisboa e abrir os cordoes á bolsa..Aproveitei a importaçao de Maio da Redfish e comprei logo um macho ocelatus adulto(selvagem pelo q se consta),4 juvenis Julidocromis Transcriptus gombi e adquiri tambem 4 Leleupis juvenis para assim ser tudo de uma so vez.

Tirei todas as plantas e mudei a filtragem para um EHEIM 2213

 

Aqui ficam algumas das fotos:

 

 

02.jpg

 

04.jpg

 

03.jpg

 

05.jpg

 

 

Dicas,criticas e opinioes aceitam-se...

 

1 abraço

1 Abraço

 

Hugo Gomes

 

Visitem Forum Barbatana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout não está mau, mas achei mais piada ao layout anterior.

 

Então e as plantinhas?...

 

Com apenas um 2213, é capaz de ser apertado para garantir uma qualidade de água.

O que fizeste ao DIY?

 

De resto, em termos de peixinhos parece-me que estás no bom caminho!

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente..

 

Os outros peixinhos estao na minha futura Fishstore num aqua de 500l,é esclusivo p Tropheus

 

 

Visite meu site

 

Quanto á filtragem deste tb tem do lado esq. uma bomba de circulaçao com pré filtro p ajudar..até agora acho q com bons resultados..

 

1abraço a todos

1 Abraço

 

Hugo Gomes

 

Visitem Forum Barbatana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora cá estou eu de novo.

 

Segui o conselho do Filipe Nogueira comprei umas valis,aproveitei e fiz algumas mudanças, desta vez,definitivas no aquario.

 

Já cheguei á conclusao q isto de mudar mto os layouts nao ajuda msm nada,visto q os casais nao acham mt piada e normalmente separam-se durante uns tempos.

Ficam as fotos:

 

 

Macho e femea ocelatus:

 

06.jpg

 

Leleupi:

 

07.jpg

 

E actualizaçao final:

 

08.jpg

 

Fica a faltar o papel de fundo,em principio com motivo rochoso ou preto,logo se vê.

 

abraço

1 Abraço

 

Hugo Gomes

 

Visitem Forum Barbatana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas a todos.

 

Reparei q neste topico nao tenho a actualizaçao do aquario e devida descriçao das especies,estao cá vai:

 

Dimensões(CxLxA): 110*35*45

 

Volume Bruto/Util: 175litros

 

Filtragem: Eheim 2213 e powerhead Dymax com pré-filtro

 

Aquecimento:Termostato Sera 150w (somente no inverno)

 

Alimentação: Tropical Tanganyika,Spirulina e comida viva

 

Iluminação: 1 AquaGlo e 1 PowerGlo(cerca de 8 horas diárias)

 

Substrato: Areia de filtro de piscina

 

Decoração: Rochas Calcária

 

Cenário: Motivo Rochoso

 

Temperatura: 24/25º

 

Ph: 8.2

 

GH: 21

 

Kh: 15

 

Nitratos: 0

 

Flora: Valisnerias Gigantea

 

Fauna: 1 Casal Lamprologus ocelatus

4 Julidochromis Transcriptus "Gombe"

4 Neolamprologus leleupi

 

Outras informações: TPAs de 15 em 15 dias com adição de Buffer

 

Fotos:

Central:

 

Central1.jpg

 

Lado esq:

 

LadoEsq.jpg

 

Lado dir:

 

LadoDir.jpg

 

Pormenores:

 

Ladoesq1.jpg

 

LadoDir1.jpg

 

Centro1.jpg

 

1 abraço

1 Abraço

 

Hugo Gomes

 

Visitem Forum Barbatana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais