Aquário Sujo


Manu

Recommended Posts

Tenho o aquário montado há pouco mais de um ano.

 

Tenho um filtro externo, sempre a trabalhar.

 

Faço trocas parciais de água, quase todas as semanas.

O aquário tem por volta dos 100 l e troco uns 10 l.

 

Mas noto que tenho um bocado de detritos no fundo, misturado com o cascalho.

Que é mais notório a um canto do aquário.

 

Isto é normal?

Caso contrário, o que devo fazer?

 

Fazer uma limpeza a fundo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtrose as tpa´s só retiram as particulas em suspenção na água, deves também aspirar/sifunar o fundo para retirar os detritos que se acumulam entre o areão.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não aspiras o areão há muito tempo, tem cuidado agora quando fizeres para não remexer demasiado, se não ainda vem imensa porcaria para a água; limpa bem, mas tomando atenção! Cumprimentos Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal :crazyeyes:

 

Sou muito nob nisto de aquarios, tenho imensas duvidas, e uma delas é a limpeza do fundo.

 

Pretendo montar um aquario de 100lts com diversas plantas, pedras e troncos, muitas delas rasteitas, como poderei limpas o fundo estando este com muitas plantas e objetcos no fundo?? Não dá para aspirar.......

 

Haverá alguma maneira mais facil??

 

Obrigado pessoal :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não aspiras o areão há muito tempo, tem cuidado agora quando fizeres para não remexer demasiado, se não ainda vem imensa porcaria para a água; limpa bem, mas tomando atenção! Cumprimentos Nuno Barradas

 

Olha, eu tenho o mesmo problema! A minha "solução" parcial foi deixar um canto livre de plantas, e dar a comida sempre aí. Os restos de comida são então aspirados. Tenho também troncos plantados (com musgo e fetos de Java), que retiro de vez em quando mas pouco frequentemente, aproveitando então para aspirar essa zona.

 

Quanto aos dejectos dos peixes e restos pequenos de plantas que não consiga apanhar, que fiquem nas zonas muito plantadas, bem, não faço nada!

 

Não sei se não será boa ideia mudar o layout de vez em quando, vá lá uma vez por ano, retirando as plantas todas, aspirando o areão bem, para depois repor.

 

Os entendidos que digam quais os métodos melhores sff, ou mesmo se é necessário aspirar essas partes mais recônditas!

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como é que posso aspirar o fundo?

 

Quando faço as tpa, utilizo uma mangueira fininha (aí com 0,5 cm de diâmetro) para não passar nada por lá que não deva (algum peixinho).

 

E o método utilizado é deixar a força da gravidade actuar. Isto é, coloco um recipiente num nivel mais baixo que o aquário e assim vai correndo a água.

 

Mas se for utilizar este método para aspirar o fundo, as pedrinhas mais pequenas vão constantemente entupir a mangueira.

 

Há por aí alguma maquineta ou objecto específico para isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, para aspirar o fundo podes cortar o fundo de uma garrafa de água pequena e depois colocas

a mangueira pelo gargalo da garrafa e vedas tudo com fita cola!! E já está!

Depois o método é igual ao de tirar a água!

Vais mexendo a garrafa com cuidado e isso aspira a água mas as pedras não passam!

 

Espero ter ajudado e se estiver errado podem corrigir!!

 

Aquele abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.