Akadama VS (Substracto + Areão)


ric-santos

Recommended Posts

Boas!

 

Após algumas leituras, reparo que muitas montagens de plantados são feitas tendo como base X espessura de Substracto + Y espessura de areão por cima.

 

Mas +/- recentemente começou-se a falar de Akadama como substracto unico para plantados.

 

Como quero montar um aqua de raiz, queria começar este meu plantado com uma boa sustentação.

 

Agradecia opiniões, que Base aplicar: Akadama ou substracto + Areão?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho a mesma pergunta, (mas espero não estar a sair do contexto). A akadama é bom de se usar no aquário? Pela minha experiência aquilo levanta muito pó, e turva muito a água, acho que vou ter que limpar aquilo com um cifão. mas mo que não seja usada num aquário plantado, é boa? Não prejudica os peixes?

 

Desulpem tantas questões. Abraço :D

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33662

 

Podem fazer o que quiserem. Não há fórmulas mágicas para os plantados. Até com areão inerte se podem fazer plantados. Depende sempre das plantas que colocarmos e da fertilização.

 

Óbvio que não vão usar um areão fértil e colocar 3-4 anúbias no aquário.

 

A akadama pode ser utilizada mesmo com muitas plantas. Agora, como é óbvio, a fertilização terá de ser mais ou menos rigorosa e intensa consoante as plantas que mantiverem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. . . .

A akadama pode ser utilizada mesmo com muitas plantas. Agora, como é óbvio, a fertilização terá de ser mais ou menos rigorosa e intensa consoante as plantas que mantiverem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá, Luís, esse tópico já tinha lido, no entanto chegada a altura de decidir, a duvida preciste, mas o caso concreto é:

 

Vou montar um aqua de area de fundo 120 x 50 cm, pretendo um plantado a sério, refiro-me portanto a bastantes plantas algumas das quais exigentes, daí ter optado por quase 1W/L 6500K - PLL.

 

Ora agora pretendia saber se é melhor usar Akadama ou um sistema de Substracto + Areão, é claro que depende da fertilização a que tou disposto posteriormente, no entanto nesse aspecto pretendo que uma futura fertilização seja no sentido de alguns ajustes, nada de profundo.

 

Será que ajudei a exclarecer a minha dúvida?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :wink:

 

 

Mas qual a duvida?

 

Num plantado quanto mais fertil for o substrato ( no inicio) menor a fertilização necessaria... Mas mesmo com bons substratos, mais tarde ou mais cedo as fertilizações na coluna serão necessarias e cada vez mais...

Podes preparar um substrato rico, " remediado", ou pobre, desde que depois compenses na fertilizaçao liquida ou reponhas no substrato.

Na minha opinião interessa que o substracto permita uma boa circulação e enraizamento, pois a fertilização pode ser sempre corrijida atraves da coluna de agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Infelizmente nos ultimos tempos devido ao seu aspecto banalizou-se o uso de Akadama como substrato nos aquarios montados por ca, no entanto esta pratica trata-se de um erro que por se repetir tantas vezes se tornou uma verdade...~

Akadama nao e um substrato para aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Infelizmente nos ultimos tempos devido ao seu aspecto banalizou-se o uso de Akadama como substrato nos aquarios montados por ca, no entanto esta pratica trata-se de um erro que por se repetir tantas vezes se tornou uma verdade...~

Akadama não (palavra corrigida) e um substrato para aquario.

 

 

Boas...

Todos nós sabemos que a akadama não é um bom substrato para aquas ( alias nem para bonsais...), a grande vantagem é a facilidade de enraizamento e circulação de agua, tudo o resto advem da nossa fertilizaçao.

Mas explica qual na tua opinião é o melhor substrato para aquarios ( É facil dizer que não é bom... O dificil é explicar porque...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

 

Vamos la ver, eu não tenho nada contra o Akadama, o problema e que se esta a passar a imagem as pessoas que agora se estao a proximar da aquariofilia que o Akadama e um bom substrato para plantados, e isso e que interessa desmistificar.

Esta-se actualmente a atravessar uma fase que se usa generalizadamente Akadama.

Quando me perguntas qual sera o melhor substrato para aquarios, acho que te estas a desviar do "focus" deste topico, mas posso te responder que "esse" substrato não existe.

Eu por exemplo costumo "fabricar" o meu substrato usando mais "disto" ou "daquilo" "nesta" ou "naquela" zona que sei que vou plantar com "esta" ou "aquela" planta.

Finalmente arremato a ultima camada (a superior) com um bom substrato comercial.

Parece-te confuso? Entao so confirma as minhas afirmaçoes anteriores: Um bom substrato e muito mais que uns graos de argila cozida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Acabaste por não responder à minha pergunta... :lol::wink:

 

A grande vantagem da akadama e outras que são comercializadas com outros nomes para aquariofilia ( muito mais caras, mas que na sua constituiçao sao akadama ou muito parecidas) sao a circulaçao e enraizamento. :lol:

 

 

Voltando à questão do substrato... quanto mais pobre for o substracto maior a fertilizaçao... quanto mais rico, menor a fertilizaçao ( ao inicio... :lol: ), portanto a questão do substrato na minha opinião resume-se a arejamento e enraizamento... tudo o resto é resolúvel por outros meios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Quando me perguntas qual sera o melhor substrato para aquarios, acho que te estas a desviar do "focus" deste topico, mas posso te responder que "esse" substrato não existe.

Eu por exemplo costumo "fabricar" o meu substrato usando mais "disto" ou "daquilo"  "nesta" ou "naquela" zona que sei que vou plantar com "esta" ou "aquela" planta.

Finalmente arremato a ultima camada (a superior) com um bom substrato comercial.

Parece-te confuso? Entao so confirma as minhas afirmaçoes anteriores: Um bom substrato e muito mais que uns graos de argila cozida

 

 

Boas, mas afinal o " bom substrato comercial ( fertil)" deveria estar por baixo e a akadama ou outro por cima a selar... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

A situaçao nao e assim tão linear, existem plantas que "buscam" os seus nutrientes pelas raizes e outras pelas folhas, dai nao ser so uma questao de depois se fertilizar adicionando fertilizantes liquidos a coluna de agua.

Mas como havia dito este assunto e muito, mas muito mais complexo doque esta abordagem superficial e penso que nos estamos a desviar do topico.

Quanto a tua pergunta, seria a minha mescla de prlim-pim-pim por baixo e um substracto comercial por cima, mas isto tudo de acordo com as plantas que fosse utilizar na montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Falou-se e fala-se na Akadama como principal abordagem aos aquários plantados devido às características que estão no artigo aqui mencionado e, acima de tudo, pela relação quantidade/preço.

 

Ninguém disse que Akadama era um substracto para aquário. Mas, se formos a ver, também não o é turfa, húmus, laterita, granulados NPK usados em plantas terrestres, etc. Akadama é sim, uma boa alternativa em relação ao tradicional areão de rio e uma alternativa razoável aos substractos férteis das marcas mais conceituadas. É preciso compreender que há muita gente que não pode nem quer gastar uns valentes euros em substractos férteis próprios para aquários, logo surge a Akadama com uma mais valia.

 

Como aqui foi dito, nos últimos tempos banalizou-se o uso de Akadama nos aquários plantados. Isto tem uma razão de ser... Basta ver a quantidade de aquários plantados que são montados com este substracto que, aliados a uma fertilização adequada pelo aquariofilista, proporciona um aquário de sucesso para peixes e plantas. Estéticamente também é agradável.

 

Outra coisa que gostaria de realçar: o que funciona para uns pode não funcionar para outros. Não há regras no que diz respeito ao uso de materiais para manter com sucesso aquários plantados. Cabe a cada um de nós experimentar de modo a alcançar aquilo que mais se adequa ao nosso caso. Posso dizer que já tive Cryptocorynes em Akadama usando apenas fertilização líquida e as plantas sempre cresceram saudáveis ( quem me conhece sabe que sempre fiz e faço fertilização líquida). Onde foram elas buscar os nutrientes que necessitavam? Provavelmente à matéria orgânica que se acumula no substracto, provavelmente aos minerais que constituem os grãos de argila, provavelmente ambos e outros... Será que conseguiria ter outras espécies de plantas que se alimentam exclusivamente pela raíz nestas condições? É provável que sim, quem sabe... Não posso é afirmar nem dar a entender que não é possível, apenas com Akadama, manter e fazer crescer plantas que se alimentem pela raíz e que vão sempre precisar de algo mais nessas zonas! Só testando!

 

Respondendo à questão:

 

Ora agora pretendia saber se é melhor usar Akadama ou um sistema de Substracto + Areão, é claro que depende da fertilização a que tou disposto posteriormente, no entanto nesse aspecto pretendo que uma futura fertilização seja no sentido de alguns ajustes, nada de profundo.

 

Dentro do que pretendes fazer, nesse caso aconselho-te a optares por um substracto fértil inteiramente ou por um substracto fértil mais areão. Para teres um substracto inteiramente fértil, tens duas boas marcas: ADA ou ELOS.

 

Para um substracto fértil no fundo com areão por cima, podes optar pelo da Tropica. Não sei quais os resultados deste porque nunca experimentei e ainda não vi relatos de pessoas que tenham experimentado.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Andre :roll:

 

 

Pois, todas as minhas intervenções até ao momento foram no sentido de dar dicas do tipo " bom substrato com pouco dinheiro". Claro que se o dinheiro não for problema os da ada são excelentes ( nao conheço o da elos), no entanto se estes substratos muito ricos não forem bem aproveitados vão surgir outros problemas... as algas, e nem todos sabem como controlá-las.

As minhas ultimas intervenções tinham a ver com o facto de afirmarem que a akadama nao é um substrato... claro que não é, mas afinal o unico e verdadeiro substrato de rio é o areao e/ou areia e até com este é possivel fazer uns plantados interessantes ( resta saber por quanto tempo), desde que compensem na fertilização.

E falando em substratos e a titulo de exemplo, eu uso uma camada inferior com uma mistura de laterita, akadama e turfa granulada e depois selado com akadama e todas as plantas incluido crypto`s não se queixam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

 

Dentro do que pretendes fazer, nesse caso aconselho-te a optares por um substracto fértil inteiramente ou por um substracto fértil mais areão. Para teres um substracto inteiramente fértil, tens duas boas marcas: ADA ou ELOS.

 

Para um substracto fértil no fundo com areão por cima, podes optar pelo da Tropica. Não sei quais os resultados deste porque nunca experimentei e ainda não vi relatos de pessoas que tenham experimentado.

 

Cumps,

André

 

Boas!

 

Muito obrigado a todos pelas opiniões, mas como os euros não abundão o suficiente para um Substracto ADA (pedirão-me +/- 42€ por 20L) estava a pensar usar um Substracto + areão, só que tinha em vista o JBL AquaBasic Plus em sacos de 5L (prevejo precisar de 2, total = 10L)

 

É que este é mais varato que o da Tropica, agora André e restante malta que acham deste?

 

Estou a prever colocar cerca de 1,5 a 2 cm (teóricamente) que acham?

 

O areão superior, que granolumetria aconselham?

 

Desculpem lá tantas preguntas, mas é que não queria falhar logo nos "alicerces da casa".

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gostava de perguntar, se não for indiscrição, onde é que lhe arranjam 20 L de substracto ADA a 42€. É que pelos preços que tenho visto em algumas lojas até me parece barato.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá,

Gostava de perguntar, se não for indiscrição, onde é que lhe arranjam 20 L de substracto ADA a 42€. É que pelos preços que tenho visto em algumas lojas até me parece barato.

Obrigada

Boas!

 

Por exemplo na Sohal em matosinhos, é patrocinador dp forum. . . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais