KNO3 e KCL


Mad_Biker

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tem sido falado aqui no fórum em muitos posts, a produção de macros caseiros, nomeadamente de nitrato e potássio, tomei a iniciativa de fazer também para mim e aí a grande dificuldade foi em arranjar a matéria prima.

Já consegui arranjar tudo e foi bem mais simples do que pensava por isso pensei em dizer-vos aqui para quem precisar.

 

Eu encontrei tudo numa farmácia, apesar de nem todas venderem, encontra-se em farmácias basta que para isso procurem em uma ou duas, no meu caso foi á 2ª tentativa e segundo o que me explicaram, se não tiverem mandam vir e de um dia para o outro têm o produto disponivel, em embalagens de 100g produzidos pela José M. Vaz Pereira, S.A. e cada embalagem de 100g me custou 2,20E, tanto de KNO3 como de KCl...

 

Espero ajudar, abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não dizes o grau de pureza que a farmacia te arranjou...de resto é interessante como ja foi dito aqui varias vezes.

 

Preocupações são mesmo:

 

1-grau de pureza

2-como pesar

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Just_me.

 

Só não dizes o grau de pureza que a farmacia te arranjou

 

99,6% no caso do nitrato de potássio

99,8% no caso do cloreto de potássio

 

Penso que sejam valores muito razoáveis :lol:

 

2-como pesar

 

Não sei se percebi bem a tua questão, mas penso que estás a falar da precisão que a balança terá de ter para pesar valores pequenos com exactidão... Certo?

 

Eu jogo antes com a água destilada, é mais fácil de medir, uma vez que os frascos vêm com 100g pesados no fabricante, é de certeza "melhor" pesado que em casa... Acho eu :wink:

 

Em vez de utilizar 1000ml e X gramas de cristais utilizo 100g de cristais e Y mililitros de água...

 

Espero que ajude, Abraços aquáticos.

 

PS- Quem quiser o relatório da análise feita no laboratório mande-me uma mensagem privada com a vossa morada que eu envio por e-mail.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ve la se é esse o relatorio:

http://www.esnips.com/doc/7a1cdbd1-d2e9-4b...c8-bcf431639a65

ponham no formato original size para poderem ver bem.

eu tambem tenho duvidas a cerca de quanto devo usar de agua destilada para as 100 gramas e quanto devo adicionar por semana num aquario de 600 litros em que faço tpas de 100 litors por semana. tambem se é necessario mais alguma coisa para fazer o adubo.

venho em paz!

comprimentos...

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paz!

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=51025&start=0

 

não é para chatear, mas tens lá indicação de exactamente quanto KCl tens que meter num aquário de quantos litros para aumentares a concentração em quantos ppm.

 

à parte isso, também tens sites onde fazerm essas contas (há links aqui algures, de repente não me lembro, por ex. há um calculador)

 

cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos:)

 

ve la se é esse o relatorio:  

http://www.esnips.com/doc/7a1cdbd1-d2e9-4b...c8-bcf431639a65  

ponham no formato original size para poderem ver bem.  

eu tambem tenho duvidas a cerca de quanto devo usar de agua destilada para as 100 gramas e quanto devo adicionar por semana num aquario de 600 litros em que faço tpas de 100 litors por semana. tambem se é necessario mais alguma coisa para fazer o adubo.  

venho em paz!  

comprimentos...

 

O relatório é semelhante a este que tenho aqui com as devidas diferenças relativas aos lotes... Mas é a mesma coisa:)

 

Quanto ás contas, são muito fáceis de fazer mas há por aí sites que simplificam ainda mais...

 

http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm

 

Eu vou fazendo as minhas misturas por aqui, foi o melhor sitio que encontrei. Mas com 600 litros cheira-me que essa fertilização vai mesmo ter de ser em grande...

 

vê só, se diluíres 100g de Kcl em 1000ml, para um tanque de 600l, cada ml de solução vai-te aumentar 0.0645 de potássio... Olha o que vais ter de adicionar por dia... No meu caso utilizo 20ppm por...dia :shock:

 

ESpero ter ajudado, mais qualquer coisa posta aí que eu tento ajudar.

 

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais