comedor de algas verdes?


ruymar

Recommended Posts

tenho uns pontos verdes no vidro, nas plantas e no areao, entao que eu que eu quero saber é se ha algum peixe que coma estas algas para nao ter de andar a esfregar o vidro.

comprimentos

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Gostei da tua resposta Telmalf :)

 

É assim ruymar, há vários peixes que comem essas algas, mas ninguém te garante que as comam sempre, e a todas. O meu conselho, é que continues tu a limpar as algas. É escusado estares a comprar um peixe, que se calhar nem o vais apreciar, e vais estar a aumentar a carga biológica no teu aquário, etc... Sem contar, que a maior parte deles, suja mais do que limpa.

 

Mas relativamente às algas, que valores de fosfatos tens? Se não fazes TPA's há 2 anos e não tiveres muitas plantas, compreendo a tua situação, devem ser bastantes...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plantas... tenho cerca de 500 pes delas num aquario de 600litros.

as mudas nao faço pq quero que este aquario seja o mais natural possivel, entao faço uma muito boa filtragem sem sinfonagem. uso carvao activado dai devo ter um nivel de fosfato um pouco alto, mas tb nao sera por ai, ja as tinha antes de filtrar com carvao. uso o carvao pq tenho a agua um pouco cor de cha por motivo de ter alguns troncos. tenho comedores de algas mas nao tocam nestas algas dai a minha pergunta. os comedores sao: um peixe que ng sabe o nome mas calculo que seja o peixe lapa e 2 siameses, para alem dos habituais guppys platys e espadas. em relaçao as trocas de agua, nao é muito viavel trocar agua na minha prespectiva, tamos a enfraquecer o mini-ecossistema. se nao fizermos trocas so ficamos com os peixes mais fortes, aqueles que aguentam este ecossistema. atençao que isto é so uma opiniao que tenho a cerca disto, nada mais e com o fundamento dos meus 15 anos de aquarofilia e muita observaçao à natureza.

comprimentos.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Ruymar, a tua opinião é tua, e vale aquilo que vale... se tu te dás bem assim, quem somos nós para o contrariar...

 

Quanto aos Fosfatos, é óbvio que eles não aparecem devido ao Carvão activado. Eles existem na comida dos peixes, e qualquer coisa que se decomponha em água liberta fosfatos para a coluna de água, criando algas (no caso de não serem consumidos pelas plantas).

 

Falo-te nas trocas de água e nos Fosfatos porquê?

 

Se fizeres trocas de água (ninguém te obriga) vais baixar a concentração de Fosfatos na água. Tens outra maneira de os baixar, evitando assim o aparecimento de algas... é fertilizando com os elementos que estejam em falta. Mas em 600 litros, mesmo NPK DIY, ainda ias consumir umas quantidades jeitosas.

 

Podes tentar comprar peixes para isso, mas é o que te digo... a maior parte deles, com o tempo deixa de comer as algas preferindo outro tipo de comida. Experimenta colocar neritinas natalensis, para mim são melhores que muito peixes a comer dessas algas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para fazer as trocas de agua precisava de tratar a agua com algum anti-cloro? nao tenho agua da fonte por aqui. podia tb fazer com a agua da chuva, o que nao da todo o ano, mas podia? eu vejo que será muito caro fazer essas mesmas trocas, nao?em relaçao ao potassio, h+a dubos de potassio ou como procuro esse mesmo potassio para aquario?

aguardo resposta....

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

para fazer as trocas de agua precisava de tratar a agua com algum anti-cloro?

Depende... há pessoas que tratam, outras que não. Eu nunca tratei e faço TPA's de 75% ou mais nos meus aquários e nunca me dei mal.

 

não (palavra corrigida) tenho agua da fonte por aqui. podia também (palavra corrigida) fazer com a agua da chuva, o que não (palavra corrigida) da todo o ano, mas podia?

Não te aconselho... se viveres numa zona poluída não é nada aconselhável, sem contar que as nuvens não são estáticas. Podem muito bem transportar a poluição de um lado para o outro.

 

eu vejo que será muito caro fazer essas mesmas trocas, não (palavra corrigida)?

Porquê? Se trocares nem que seja 100-150 litros de água por semana já é meio caminho andado. Quanta água achas que gastas a tomar banho/duche? És questão de fazeres as contas... eu não sei, mas quanto é que se paga por metro cúbico de água (1000 litros)?

 

em relaçao ao potassio, h+a dubos de potassio ou como procuro esse mesmo potassio para aquario?

Há adubos de Potássio de marcas de aquariofilia... mas são nada mais nada menos que KCl ou K2SO4, Cloreto de Potássio e Sulfato de Potássio respectivamente, dissolvidos em água. Fica-te bem mais barato comprares na forma cristalina e dissolveres tu. Se precisares de ajuda com as contas pergunta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao recapitulando: 100 a 150 litors por semana com agua da torneira sem tratamento. adiçao de potassio ( ja tenho a ideia da quantidade no outro topico). bem vou tentar a ver o que da e logo digo a minha experiencia ( a ver se tenho de mudar a minha assinatura, lol). so mais uma coisa: a filtragem com carvao, continuo? o motivo dessa filtragem é a cor da agua por causa dos troncos.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

a filtragem com carvao, continuo? o motivo dessa filtragem é a cor da agua por causa dos troncos.

É assim, num aquário com muitas plantas, se fizeres fertilização de micronutrientes com líquidos, não deves colocar o carvão (muda-lo de quanto em quanto tempo?) pois poderás adsorver esses mesmos micronutrientes.

 

Se a fertilização dos micronutrientes fôr à base de barras ou bolas enterradas no substracto, ou mesmo um substracto fértil em micro nutrientes, não precisas de te preocupar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Se fizesses TPA's, mesmo com os troncos já estando aí há tanto tempo a côr de chá já teria desaparecido há muito tempo :oops:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...