2 Ramirezis que se foram...


spranto

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua de 100l em que tenho uma pequena fauna.

 

2x Apistos Trifasciata (macho e fêmea)

2x Santa Filomena

6x Glowlight

2x Corydoras

6x Ottos

 

Como achava que estava que o aqua estava um bocado pobre de vida decidi comprar dois ramirezis machos. Estes assim que se encotraram no aqua pareceram ter pouca actividade e começaram a respirar ofegantemente. Um deles no dia a seguir entregou a alma ao criador. Passados mais quatro dias o segundo também se foi.

 

Antes de me responderem com uma possível causa para a limpeza destes dois estou agora preocupado com a fêmea apisto. Parece estar com os mesmos sintomas. Não come e passa o tempo todo junto à saída do filtro. Alguém me pode dar alguma ajuda para resolver este problema.

 

Isto tudo é de estranhar visto que o resto da malta goza de uma saúde invejável.

 

Obrigado e Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como os meteste no aqua? Foi vir da loja e directamente para o aquário?

O pH do teu aqua é semelhante ao do que eles tinham na loja? Como está a tua água em relação a amónia, nitritos e nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

eu tive um problema semelhante com dois discos e dois botias palhaço.

 

quando os trouxe da loja os botias deitaram-se no chão com grande dificuldade em respirar e os discos morreram em poucos minutos.

 

a ambientação tinha sido razoávelmente feita.

 

a minha pouca experiência não tinha sido chamada à atenção pelo facto de todos os meus peixes se manterem junto das saídas dos filtros e à tona da água, vindo ao fundo e meio do aquário muito raramente.

 

o problema, tanto quanto eu consegui perceber com a ajuda aqui do pessoal do fórum era alta contração de CO2 e por sua vez baixa concentração de O2.

 

estou a partir do principio de que não tens bomba de ar.

eu comprei uma e resolvi o problema (eles reagiram à introdução da bomba numa questão de minutos! :shock: )

 

agora apenas a ligo à noite, dez minutos após desligarem as luzes.

 

abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como os meteste no aqua? Foi vir da loja e directamente para o aquário?

 

Meia hora de ambientação com passagem de água do aqua para o saco aos poucos

 

O pH do teu aqua é semelhante ao do que eles tinham na loja?

 

Não faço a mínima ideia do ph da loja. O meu é 6.7<PH<7.2. (Não é que seja daltónico mas o teste não ajuda muito)

 

Como está a tua água em relação a amónia, nitritos e nitratos?

 

Amónia -> Não faço ideia mas o aqua já tem dois meses por isso presumo que esteja muito perto do zero

Nitritos -> <1 (amarelo no teste da sera)

Nitratos-> desde que ao fim do 1º mês comecei a ter um ataque de algas comecei a mudar a água à razão de 15% e ter acrescentado mais plantas por semana deixei de as ter. Logo penso que também estarão baixos.

 

estou a partir do principio de que não tens bomba de ar.

eu comprei uma e resolvi o problema (eles reagiram à introdução da bomba numa questão de minutos! Shocked )

 

Essa solução está fora de questão senão fico sem co2 na água e não será esse o problema porque a superficie da áqua tem agitação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

à noite acho que não corres esse risco, porque as plantas no período nocturno passam a consumir O2 em vez de CO2 e possívelmente durante o período de iluminação essa quebra não é colmatada...

Eu também tenho e tinha agitação...

mas...cada caso é um caso.

acerca dos parâmetros da água, achas que está a zero?! se calhar é melhor verificares.

 

o ph...de 6.8 para 7.2 apesar de não parecer vai uma diferença muito grande. e no caso dos peixes é brutal para eles porque a escala sofre um factor de multiplicação que não te sei dizer qual, mas que é bastante elevado.

num caso tens água ligeiramente ácida e no outro ligeiramente alcalina, ou seja, imprópria para ramirezis.

eu consegui estabilizar o meu a 6.5 com a adição de turfa no filtro.

 

tens aqui um link que te pode ajudar:

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-chem.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então faz um plantado, mete só plantas e metes co2 com fartura, esquece os peixes.

 

Eu também tenho agitação á saida do filtro e quando meti uns cardinais os discus sentiram a falta de (ar) no aqua.

 

Faz o que achares melhor se não sabes dizer os valores da tua água, muito pouco se pode ajudar, se não ouves os concelhos que te dam, não sei porque é que vens perguntar seja o que for. Pela via das dúvidas e para bem dos peixes que tens tenta por uma bomba de ar e logo vês.

 

Abraço

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não consegues obter resultados razoaveis com esse teste de pH aconselho a comprares outro, talvez o da nutrifin com escala reduzida. Dizer que o pH pode estar entre 6.7 e 7.2 é ir do 8 ao 80.

:D

 

A escala do pH é logaritmíca, o que quer dizer que uma diferença de 0,1 corresponde à agua 10x mais acida ou mais alcalina.

 

Ex. pH de 6.6 é 10x mais ácido que 6.7 ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais