Lamp Eye


jkukoc

Recommended Posts

Boas. Tenho aqui uns lamp eye, mas encontrar informações sobre eles é complicado... alguém me sabe dizer alguma coisa sobre a reprodução deles? fácil, dificil,acontece só em milagres?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tu deves ter Aplocheilichthys normani, a sua reprodução é bastante fácil, mas eles não são Killis para aquas pequenos, são peixes que vivem em cardume e a sua desova efectua-se no meio das plantas, num aqua com musgo de Java e um bom tufo de plantas tipo Ceratophyllum os alevins aparecem e sobrevivem sem problema, agora se estás a usar mop’s e a recolher ovos…esquece isso.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Aquaben. São mesmo os Aplocheilichthys normani. Estão uns 10 num aqua de 1,20 juntamente com outros tantos cardinais e 4 discus. Eles são um espectáculo e tento procurar o máximo de informação, mas há muito pouco... nem consigo perceber quais são os machos ou femeas, como fazem reprodução, etc, etc. Eu geralmente nunca tenho peixes sem saber quem são eles, mas estes foram-me "impostos" e acabaram por ficar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em indivíduos juvenis, tal como dizes é complicado (se não impossível) distinguir machos de fêmeas.

Mas em indivíduos adultos, ou sexualmente maduros, a distinção é muito óbvia.

 

As fêmeas, geralmente têm o ventre mais arredondado (pode ser só em períodos férteis, não posso garantir) que os machos e apresentam as barbatanas mais curtas e descoloridas face às dos machos.

Já os machos, têm o corpo mais esguio, as barbatanas maiores, sendo que estas possuem um azul ténue e são ligeiramente amareladas/douradas.

 

Estive a tentar tirar umas fotos aos meus, para se ver a diferença:

 

Fêmea:

 

Lamp_femea.jpg

 

Macho:

 

Lamp_macho_2.jpg

 

Lamp_macho.jpg

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhhhhhhhhhh! agora já vi a diferença. Gracias Luis, realmente ajudou muito. Estes killies são mesmo um espectáculo. Já agora em termos de reprodução, sabes alguma coisa? eu tenho os lamps com cardinais, discus, caridinas e red cherries. Há algum problema para a reprodução deles neste aquário ou têm algum requisito específico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Já agora em termos de reprodução, sabes alguma coisa?

Sei... :lol: Já os reproduzi cá em casa, e em 2 aquários distintos.

Não é difícil, mesmo nada...

 

Mas tal como o aquaben disse, se o teu intuíto é reproduzires Lamp-Eyes, arranja um aquário só para eles, aí de 50-60 cm. Colocas um filtro não muito potente (em termos de corrente), algumas plantas onde eles possam depositar os ovos (já apanhei um ovo numa folha de eleocharis) e é esperares. Os adultos não comem os alevins. Aceitam quase todo o tipo de comida. Basicamente, a regra é: Se lhes couber na boca, eles comem. Se bem que já tentei dar-lhes tenébrio do amendoím, ainda que pequeno, e eles não comeram. Ovos de lagosta, larva de mosquito vermelha, flocos pequenos, etc... aceitam bem.

 

eu tenho os lamps com cardinais, discus, caridinas e red cherries. Há algum problema para a reprodução deles neste aquário ou têm algum requisito específico?

Eles colocarem ovos de certeza que os colocam... o problema será os alevins. Com esses peixes (discus e cardinais) não te posso garantir que não sejam comidos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, já estou elucidado. Gracias a todos pela ajuda. Vou então ver se eles se reproduzem que só tenho uns 10 e para quem não conhece estes peixitos, garanto-lhes que ficam muito melhor que os tradicionais cardinais com discus. E o melhor ainda é ter os lamp com cardinais. Eles parecem que se copiam no comportamento e tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Coimbra...

 

Eu é pena ter poucos (8 adultos e 4 alevins), senão de bom grado te oferecia uns quanto na Aquadecor. :(

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a intromissão...

 

Já que estás interessado nos lamp eyes, porque não iniciares-te também noutros killies??? Vivo bem perto de ti (na Figueira da Foz) e neste momento apenas há 2 sócios muito recentes na nossa região... sendo eu o único aqui pela zona que mantém killies já há alguns anos... seria interessante começar a espalhar a killifilia pela zona centro e se depender de mim estou à disposição para ajudar no que for preciso!

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo...

já trocámos umas mensagens exactamente acerca dos lampeyes...digamos que, o meu interesse não é nos killies em geral mas neste peixe em particular, que por acaso é um killie....não sei se me fiz entender!Gosto do peixe e acho que ficava (e fica) óptimo como peixe de cardume num plantado (aliás bem exemplificado num plantado que o space cowboy tinha ...)...

Numa fase que pensei em "agora é que tem de ser", consegui "descobrir" uma loja em Lisboa que os tinha e um membro que até os arranjava...mas era tudo em Lisboa...e...ficou em "águas de bacalhau"....mas não desisti!

Agora..."meter-me nos killies" em "geral", eram "vícios" a mais....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais