[Ajuda]Filtro para aquario de 350l (100x50x70) Com 2 oscares


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Gostava que me aconselhassem uma bomba para este aqua já que os oscares sujam muito a água, sem sump pois não tenho espaço para este.

(Não ha por ai um DYU de um sump já agora, eu utilizei a pesquisa mas não encontrei, peço desculpa.)

 

Estava a pensar em comprar uma bomba externa;

 

Filtro HAILEA HF-300 com as seguintes caracteristicas:

 

Características

 

* Volume do aquário:250-500L

* Débito da bomba:1200L/h

* Altura de elevação:2,0m

* Alimentação: 220-240VAC

* Potência:16W

* Volume de filtragem:6,0L

* Dimensões: 250x220x415mm

 

haileahf300an1.jpg

 

 

E uma bomba exterior que depois ia adaptar um filtro à mesma;

 

Bomba EHEIM 1000 com as seguintes caracteristicas:

 

* Caudal: 150-1000L/h

* Altura de Elevação:2,0m

* Potência:23W

* Diâmetro de saída:17mm

 

ema3.jpg

 

Ajudem-me, critiquem dêm opiniões.

Obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Esse filtro parece-me porreiro, especialmente por ter uma componente de filtragem mecanica muito boa.

Quanto ao uso da bomba, já ponderaste a compra de um 2º filtro, senão igual ao 1º (o que fazia um sistema 5*), pelo menos parecido?

 

Além disso, quer-me parecer que queres uma bomba para fazer movimentação de agua, uma vez que não vais fazer sump, certo? Assim sendo essa bomba não é apropriada, pois é uma bomba de retorno. Experimenta procurar em 'Powerheads', essas sim são indicadas para movimentar o interior do aqua.

Ainda assim, sugeria-te os dois filtros...

cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu muito obrigado pela tua opinião. Para mim tornava-se um pouco dispendioso comprar o dois dos primeiros filtros que referi, o problema deste filtro parece-me que é muito pouco conhecido mas tal como referiste tem uma excelente filtragem mecanica o que a mim bastava.

 

A segunda bomba iria comprar nem que fosse para gerar um certo fluxo dentro do aqua, já que não quero estar a dispender de espaço no interior do aquário, mas como sei que futuramente os dois oscares vão fazer muita "sujeira" fazia um segundo filtro para adaptar a bomba de fluxo.

 

Bem mas a primeira bomba que referi certamente vou comprar no seahorses passo a publicidade, já que é uma das lojas aqui expostas no forum. Só tenho pena e de ter que a comprar online mas penso que não exista quaquer tipo de problemas.

 

Obrigado e agradeço mais criticas :roll:

 

Ah e sim não vou fazer sump o aqua já me ocupa uma boa porção da sala :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois de novo.

Essa bomba, se comprada nova, sempre te vai custar uns euros valentes.

Poe só um dos filtros, e mais tarde, assim que possas, compra o outro.

De qualquer maneira, acho que não vais comprar os oscares já adultos, portanto não vais ter logo necessidade dessa filtragem toda. Mas daqui a uns poucos meses, aí sim...

Desta maneira ficas logo com uma filtragem para durar, em vez de comprares algo para 'desenrascar' e ficares a pensar que poderias ter melhor.... :P , e depois para isso, ter de gastar ainda mais...é que os sacanas dos euros estão caros para caraças :cry:

 

Cumps

fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por incrivel que pareça a primeira bomba custa uns miseros 70€ o que foi a primeira coisa em que reparei talvez seja assim tão barata por ter origens da china, não faço ideia mas parece-me muito eficaz mas vou vendo.

 

Os oscares claro que os vou comprar ainda juvenis, nomeadamente um Albino e o outro ainda nao me consegui decidir entre o oscar vulgar ou o tigre mas estou mais virado para o tigre, talvez tenha em consideração a tua dica e comprar apenas a primeira bomba e mais tarde arranjar a outra, quando os bixos forem adultos.

 

Mas como o aqua tem 70cm de altura a oxigenação vai ser um pouco mais dificil dado as circunstâncias... Se eu vir que os meus bixos andam com a boa muito aberta logo irei comprar a bomba de fluxo é isto que me convence que não seria má ideia compro logo a segunda também e depois mais tarde adaptar-lhe um filtro.Essa também e acessivel uns 25€.

 

Ainda ando é muito confuso quanto ao layout do aqua, gostava de fazer um coisa bonita mas iria servir mais tarde de brinquedo para os oscar, mas mesmo assim vou colocar lá umas anubias e fixalas bem para ver se eles se vão habituando á ideia, o que duvido :P

 

Abraço Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheh

Vou continuar a dar uns bitaites.

Pois, eu vi que os heila custam 70 éros, o que me referia era à eheim, que custa 25. Para os 70 do filtro, são mais 45, mas ficas melhor servido.

 

Quanto aos animais, se eu tivesse no teu lugar, e espero vir a estar daqui a uns 2/3 meses, embora com litragem um pouco maior, arranjava um grupo de 5 oscares pequenos, todos da mesma estirpe, fazia-os crescer e tentava 1 casal. Os outros, vendia-os ou dava-os depois.

Quanto á decoração, não faças grandes planos: um aquario de oscares não prima pela 'apresentação', tens mais é de ser funcional, pratico e seguro. Tronco, pedras (cuidado com a colocação e fixação destas) e pouco mais. Na minha opinião, e dos aquarios de oscares que conheço, plantas é um desperdicio de dinheiro: mais tarde ou mais cedo, vão para o galheiro...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheh

Vou continuar a dar uns bitaites.

Pois, eu vi que os heila custam 70 éros, o que me referia era à eheim, que custa 25. Para os 70 do filtro, são mais 45, mas ficas melhor servido.

 

Quanto aos animais, se eu tivesse no teu lugar, e espero vir a estar daqui a uns 2/3 meses, embora com litragem um pouco maior, arranjava um grupo de 5 oscares pequenos, todos da mesma estirpe, fazia-os crescer e tentava 1 casal. Os outros, vendia-os ou dava-os depois.  

Quanto á decoração, não faças grandes planos: um aquario de oscares não prima pela 'apresentação', tens mais é de ser funcional, pratico e seguro. Tronco,  pedras (cuidado com a colocação e fixação destas) e pouco mais. Na minha opinião, e dos aquarios de oscares que conheço, plantas é um desperdicio de dinheiro: mais tarde ou mais cedo, vão para o galheiro...

 

Os filtros decididamente vou fazer o que já tinha referido,

A tua ideia de comprar os cinco oscares é um boa ideia mas depois vai-me dar uma pena muito grande, já sei como eu sou em ir dar ou vender os peixes.Espero e que eles mais tarde não andem a bulha, adorava ter a sorte de me sair um casal mas pronto.. O layout do aqua vou arranjar umas pedras granditas tipo daquelas que se vê em Fátima penso que são calcarias não sei mas vendem-se aqui num horto perto e são muito lindas a 0.60€ o quilo contando que cada uma tem 5 quilitos ainda vou gastar mas lecas :wink: e vou ver se arranjo um tromco grande só para embelezar. Já vi que vou gastar mais dinheiro nos filtros do que no aquário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Olha esse filtro parece bem e já dá para aguentares uns meses.

 

Mas meteste fora de hipotese comprar material usado?

 

Pois eu também penso que dá, mas se for preciso mais tarde compro um outro.

 

Sim, não queria muito estar a comprar material usado..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que são calcarias

rocha calcária para um aqua de oscares não é boa ideia, a menos que tenhas um agua de origem com pH muito baixo.

Aconselho-te antes, e por exemplo, rocha de lava: além de inerte é das menos pesadas, por ser menos densa, portanto se um oscar resolver andar a jogar à bola com ela e bater num vidro, tens mais probabilidades de não haver azar.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, eu tenho oscares há bastante tempo e se aceitas uma opinião, trata de por 2 filtros a trabalhar em vez de bombas...se usares bem as bengalas e chuveiros dos filtros não precisas de bombas mas vais de certeza achar que 2 filtros não são demais...esses meninos nem sequer largam muitos solidos...mas mijam que nem danados e tanta amonia tem que ser tratada pela maior quantidade de filtração biologica e tambem quimica possivel. pra fazeres uma ideia num aquario que eu tinha com oscares (240 L) trabalhavam 3 filtros um Eheim profissionalII 2028, um JBL CristalProfi500, e um fluidizado da RedSea tamanho familiar, para alem de 2 UV's uma de 11W e outra de 5W....e acabei por mudar tudo isto para um de 600 litros com sump de 100 L ao qual ainda juntei uns filtros em tubo da aquamedic um com carvão e outro com zeolitos e mesmo assim já tenho um skimmer de agua doce Freshwater Jetskim 150 da Schuran para ir ajudar à festa. E só depois de ter mudado para o aqua de 600L e ter a sump a trabalhar a 100% é que consegui estabilizar nitritos e amonia em valores 0. E tambem tens que te preparar para veres o PH a baixar sempre...no 240L cheguei a ter PH's de 5,5, tudo por causa das mijinhas dos oscares... e eram 4...

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez dessa bomba de retorno, porque não optas por uma powerhead com pré-filtro? Resolvias o problema da circulação e melhoravas substancialmente a filtragem mecânica (estes pré-filtros captam mais porcaria do que um filtro externo)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que são calcarias

rocha calcária para um aqua de oscares não é boa ideia, a menos que tenhas um agua de origem com pH muito baixo.

Aconselho-te antes, e por exemplo, rocha de lava: além de inerte é das menos pesadas, por ser menos densa, portanto se um oscar resolver andar a jogar à bola com ela e bater num vidro, tens mais probabilidades de não haver azar.

 

A minha água de facto sai da torneira com um ph de 5.5 no minimo nunca mais, mas sempre que faço as mudas deixo-a a repousar uns 3 dias e ela fica com ph alcalino e pré-aquecida para os peixes não notarem muito a diferença. Obrigado pelas dicas. A decoração é ainda um coisa que tenho que pensar muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, eu tenho oscares há bastante tempo e se aceitas uma opinião, trata de por 2 filtros a trabalhar em vez de bombas...se usares bem as bengalas e chuveiros dos filtros não precisas de bombas mas vais de certeza achar que 2 filtros não são demais...esses meninos nem sequer largam muitos solidos...mas mijam que nem danados e tanta amonia tem que ser tratada pela maior quantidade de filtração biologica e tambem quimica possivel. pra fazeres uma ideia num aquario que eu tinha com oscares (240 L) trabalhavam 3 filtros um Eheim profissionalII 2028, um JBL CristalProfi500, e um fluidizado da RedSea tamanho familiar, para alem de 2 UV's uma de 11W e outra de 5W....e acabei por mudar tudo isto para um de 600 litros com sump de 100 L ao qual ainda juntei uns filtros em tubo da aquamedic um com carvão e outro com zeolitos e mesmo assim já tenho um skimmer de agua doce Freshwater Jetskim 150 da Schuran para ir ajudar à festa. E só depois de ter mudado para o aqua de 600L e ter a sump a trabalhar a 100% é que consegui estabilizar nitritos e amonia em valores 0. E tambem tens que te preparar para veres o PH a baixar sempre...no 240L cheguei a ter PH's de 5,5, tudo por causa das mijinhas dos oscares... e eram 4...

 

O teu sistema de filtragem e obra! Os meus parabens. Mais tarde poderei ate a vir adquirir um semelhante mas por agora fico-me por este, mais tarde qunando os danaditos forem maiores ai então vou optar por um sistema de filtragem mais complexo mas ate lá fica este que acho suficiente e mais umas TPA e pronto a "mijoca" deles vai-se indo 8) Obrigado, não tinha tido em consideração as feses deles estava unicamente a pensar na sujeira que iam fazer ao movimentarem-se ja que ainda vão ter um bom espaço de manobra.

 

Um abraço, agradecido pela tua opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez dessa bomba de retorno, porque não optas por uma powerhead com pré-filtro? Resolvias o problema da circulação e melhoravas substancialmente a filtragem mecânica (estes pré-filtros captam mais porcaria do que um filtro externo)

 

E uma boa ideia tambem, obrigado. Este sim iria fazer circular a água.. Eu não gostava de colocar uma bomba de ar porque não aprecio muito as bolhitas mas em certa parte as bolhitas de for uma bomba razoável até fazem a água andar mas esta parece-me ser uma solução melhor, isto para quem não gosta de bolhas. Aliás penso que os peixes também não são grandes adpetos delas pelo menos no meu outro aqua eles fogem e ate perdem a cor, logo desisti de a ligar e usu-a agora para oxigenar as minhocas de agua salgada para a pesca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Tendo lido as vossas mensagens sobre esse novo aquario, gostava de saber em concreto qual a ideia que tens para o montar.

Assim:

 

- medida exata do aquario, altura x comp. x largura.

- que peixes irão habitar o mesmo.

- que plantas irão ser uzadas ou troncos.

- se estás ma disposição de furar lateralmenteo aquario para monta-

res um sump., pois mencionas a elevação da agua a 2 m.

 

Repara que se escrevo desta maneira é porque tenho um sistema parecido no meus aquários de discus.

 

Tenho em uzo os filtros marca EHEIM e bombas da mesma marca estando bastante satisfeito.

E, como há 15 anos que venho dedicando aos discus, estou a ficar cansado e como tal se estiver interessado em filtros, maquinas, e aquecedores , etc ., estou me desfazendo deles.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui, muito boa tarde.

 

AS medidas do aquário irão ser;

 

1 metro de comprimento x 50cm de largura x 70cm de altura o que dá ao todo 350 litros de água.

 

Os peixes que vão habitar o aquário são, um oscar tigre e um oscar albino.

 

Plantas em principio não vou usar pois oscares têm um temperamento dificil, possivelmente irei usar um tronco so para embelezar mais um pouco. Contudo o layout vai ser constituido basicamente por calhaus e um areão grosso.

 

A filtragem vai ser feita apenas por filtros externos já que não tenho espaço suficiente para fazer uma sump.

 

Rui, depois agradeço que me envie uma mensagem privada ou aqui mesmo a dizer o material em questão.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com os oscares não tens que te preocupar muito com as fezes mas sim com a urina e tambem com a maneira absolutamente javardola como eles comem. eu alimentei os meus com uma das formulas de preparar coração de boi que li aqui no forum...e adorei (e eles tambem) porque pareciam estar a ser bombados a ar...cresceram de dia pra dia e fizeram-se...uns peixes :lol: mas olha que chegaram a obrigar-me a limpar os filtros todos e as mangueiras semanalmente... as mangueiras entupiam com os restos desfeitos que eles expelem pelas guelras...e nada se pode fazer...são oscares a comer e pronto. por isso movimentares muito a agua, mas sem uma filtragem extremamente eficaz, não te vai trazer nenhum resultado, é que até as bombas grandes eles conseguem entupir na fase deles comerem crus.eu tinha 2 Hagen 902 com pre filtro e arrumei-as porque entupiam em menos de 12 horas..e alem disso mantêm a proteina dentro de agua...o q só se degrada em formas perigosas de amonia e nitritos e excesso de nitratos.e os oscares não são peixes de correntezas fortes.... os plecos sim, esses curtem as correntes como se fossem carrosseis de feira.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais