Reprodução selectiva ao contrário


Recommended Posts

Boas,

 

Adquiri recentemente uns Endlers (Poecilia wingei) que apresentam a mutação de cauda em tesoura, característica de linhagens de aquário, a questão que ponho é: se do mesmo modo que se pode fixar uma mutação é possível eliminá-la, e qual o grau de dificuldade desse processo?

 

Sei também que peixes reproduzidos selectivamente uma vez entregues a si próprios e libertados na natureza têm tendência para reverter para uma forma "selvagem" que podendo não ser a original é, em certa medida, sua equivalente, estou a pensar nomeadamente no caso do Pimpão (Carassius auratus). Estava pensando, a título de curiosidade, se seria possível em cativeiro fazer reverter Gupis (Poecilia reticulata) para uma forma mais próxima ou equivalente à selvagem? ;) Alguém tem experiência com um processo do género ou tem conhecimento de casos? Se isto for possível é um processo semelhante à reprodução selectiva (mas ao contrário ;) ) ou é apenas questão de deixar os peixes entregues a si mesmos de modo a que se reproduzam liberalmente? :lol:

 

Obrigado.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro que dá, é só escolheres os que se assemelham mais ao que queres. Escolhes os que têm mais parecenças com os selvagens e cruza-os entre si. :)

Não sei quantas gerações serão precisas para vires a ter um endler puro... Porque depois coloca-se o problema da carga genética ficar muito saturada e o mais provavél é começarem a nascer com demasiados problemas.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, colega! :)

 

Já vi fotos de Guppies para alimentação, e têm uma coloração semelhante às selvagens: um pouco até como o Guppy de Endler, embora não com cores tão vivas.

 

O "segredo" é que os Guppies para alimentação são cruzados sem cuidados: tudo ao molho e o que sair está bom. É um pouco como dizes: as característica genéticas que nós previlegiamos normalmente são recessivas. Se a isso somarmos a "sobrevivênvia do mais forte", imagino que uma população que se deixe cruzar livremente ao fim de uma série de gerações deve estar próxima das características selvagens...

 

No caso dos Peixes-vermelhos para alimentação, são cinzentos-esverdeados, de corpo alongado e cauda curta e simples -muito semelhante ao selvagem (Carassius gibelio?)- embora tenham partido de peixes-vermelhos comuns (vermelhos, amarelos, nacarados, etc.).

 

Se tiveres muitos, é deixá-los à vontade. :)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois, é mais ou menos o que calculava. :(

Com os Endlers vou esperar pela primeira reprodução e ver como é que as criaturas saem, pode até ser que saiam alguns com a cauda normal logo à primeira... suponho que isso dependerá de a mutação estar ou não fixada nos exemplares que tenho... neste momento só tenho um trio, mas se tudo correr bem com a primeira geração depois vai ser tudo ao molho e fé em deus! :wink: Com eventual aquisição de novos exemplares no futuro pra diluir a consaguinidade...

Vamos a ver no que isto dá.

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais