Postura de Aphyosemion australe Gold - que fazer agora?


horaciosilva

Recommended Posts

Retirei 11 ovos da mop na passada segunda-feira, dia 25, há 6 dias portanto. Estavam transparentes e brilhantes. Coloquei-os com 10 ml de água do aquário numa caixa que deixei em cima do aquário, portanto a mais ou menos a mesma temperatura (25ºC). Pus duas gotas de antifungos nessa água na terça-feira e acrescentei água limpa (mais 10 ml) na quarta-feira. Na quinta-feira, tirei metade da água e acrescentei outro tanto de água limpa (mesmas características químicas, mesma temperatura, evidentemente). Hoje verifiquei os ovos, e, desde quinta, um dos ovos flutua, outro está branco, alguns estão trasparentes ou "enevoados" por dentro e quatro estão com o que me parece ser um peixe - só vislumbro dois pontos pretos, que suponho serem os olhos.

 

As minhas questões são as seguintes:

 

Fiz tudo bem até aqui?

 

Exagerei nalguma coisa?

 

Deixei alguma coisa por fazer?

 

Quando devo colocar os ovos numa transportadora de 1,5 Lts que tenho pronta com musgo?

 

Se o fizer antes da eclosão, devo pôr mais anitfungos?

 

Quando devo pôr artémia a eclodir - antes da eclosão dos ovos para os alevins comerem assim que nascem, ou eles alimentam-se do saco vitelino como os ciclídeos recém-nascidos?

 

Já agora: para quando devo esperar a eclosão?

 

Obrigado.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou mais ou menos na mesma situação... :oops:

Alguns ovos (tirei uns 30 ao todo) fungaram e foram para o lixo, noutros já dá para ver os olhos.

 

Estava com ideias de os meter num aquário com musgo apenas quando nascerem. :P

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Horácio até aqui fizeste tudo bem. Mas eu normalmente não uso esse esquema de armasenamento de ovos com os meus gardneri: pego num recepiente com algum húmus de terrário, humedeço-o o suficiente para que quando se toca nele se fique com húmus nos dedos, depois coloco os ovos no topo do húmus e espero de 2 a 3 semanas, ao fim desse tempo retiro os ovos do húmus e coloco-os num recipiente já preparado, com uma semana de antecedencia, com água e musgo de java. Pouco tempo depois as crias nascem. Assim evito que caso um ovo fungue (o que com este técnica quase nunca acontece ) retiro-o imediatamente evitando qualquer forma de acesso aos outros ovos por parte dos fungos.

No dia anterior a colocar os ovos dentro de água, começo a fazer a cultura de artémia.

Espero ter ajudado :oops:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que ajudaste. Só não sabia era que se podia pôr ovos de não anuais em húmus...

 

Hoje, já dois soltaram a cauda e andavam no fundo da caixa a rabear. Pu-los na transportadora com musgo e, claro, deixei de os ver. Agora não sei quando é que devo pôr artémia. Será que eles comem qualquer coisa no musgo, ou devo já pôr artémia? É que eles mexem-se mas ainda deitados no fundo - não os estou a ver a comer artémia assim com mobilidade reduzida.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Põe a artémia um dia depois de nascerem que maesmo que te pareça que têm a mobilidade reduzida eles mal virem a artémia eles vão logo atacá-la. E sim, eles vão comendo alguns infusórios que existam no musgo, aliás uma das grandes utilidades do musgo de java é essa: não só proporcionam refúgio aos bébés como também fornece-lhes algun alimento nos primeiros dias de vida.

 

Cumsp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Entretanto, pus uma pedra difusora a dar ar à água da transportadora muito suavemente - talvez o oxigénio a mais acelere o metabolismo das crias?

 

Hoje vou verificar a mop outra vez e vou experimentar o método do húmus durante 2, 3 semanas.

 

Já agora: durante o tempo que estão em cima do húmus a evolução dentro do ovo vai ser mais lenta do que em água, não é? Quando é que sei que está na altura certa para colocar os ovos em água - entre 2 e 3 semanas decorrem 8 dias...

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando os "olhos" tiverem uma auréola branca tá na altura de molhar.

Quanto a ser mais lento ou mais rápido tudo depende da temperatura a que estejam sujeitos.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais