" Um pedaço de Sintra" - 180L


André Silvestre

Recommended Posts

lolol

 

Muito obrigado pelas dicas, mesmo assim vou esperar ali pelas respostas do André, as que forem diferentes claro, se houver diferentes :D

 

Sempre pensei que a turfa acidificava a água e que uma água acida tinha tendencia para ficar com um tom amarelo, já os troncos bem tratados isso é meia verdade, pelo menos com os troncos que tenho para ali, já os fervi mais de 20 vezes e continuam a largar aquela terrivel cor amarela. No entanto comprei um aqui à 3 anos que tb tive o mesmo problema, até que desisti e guardei-o ali para um canto, 3 anos depois lá fui eu tentar usar o gajo novamente e bingo, nada de amarelo... vai-se lá perceber ... :?:

 

Mais uma vez thaks :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Eric.

 

Duvida: No outro aquario falas em Substracto: turfa granulada, NPK granulado, akadama.

Neste só falas em Substracto: Akadama fina

Porquê ?

 

No outro aquário decidi testar alguns componentes para fazer um substracto fértil, nomeadamente granulado NPK e turfa. Ao fim de 9 meses de montagem com essa mistura, não achei os resultados grande coisa, não ao ponto de voltar a utilizar esses componentes nas futuras montagens. Assim, desta vez coloquei apenas Akadama fina e passei a fazer a fertilização única e exclusivamente pela coluna de água.

 

Esse NPK granulado e essa akadama que tanto falas, compras isso em lojas de aquariofilia? fiz uma pesquisa rapida na net e deparei com um monte de sites de Bonsais.

 

A Akadama fina podes comprar, por exemplo, na Lusobonsai ( digo esta porque sei que é de confiança, foi lá que comprei alguns sacos) e através de um colega nosso aqui do fórum ( quem quiser que me envie mp para dar o contacto dessa pessoa, por razões óbvias de publicidade). O granulado NPK podes comprar no AKI e a turfa granulada podes comprar em qualquer casa de aquariofilia que venda SERA.

 

Essas raízes são de quÊ ?

 

As raízes presumo que sejam de mangue. Não digam que é de videira pois não têm nada a ver. :roll:

 

A água não fica com aquele tom de chá (ácida) ? Devido à turfa e às raízes?

Passa rapido com umas TPA's?

O PH entre os 6.5 e 6.8 a agua não fica sempre com esse tom amarelado?

Se há coisa que não suporto é isso...

 

Não. Estas raízes não libertam taninos. São muito finas e porosas e já vêm com um tratamento que impede que a água amareleça. No início custam a fundar pois, como já disse, são muito porosas e vêm com muito ar preso nos poros. É só meter uns calhaus a fazer peso e num mês ou dois afundam. O pH também depende do kH e da quantidade de CO2 que injectas, não te esqueças disso. Tenho a água bem cristalina.

 

Que massas filtrantes usas ?

 

O filtro é composto por 3 cestos: no de baixo faço filtração mecânica, com o cesto prenchido por duas esponjas; no cesto do meio faço filtração mecânica e biológica com uma esponja na base do cesto e pequenas pedras vulcânicas em cima da esponja; no cesto de cima é filtração exclusivamente biológica com cerâmicas da JBL.

 

CO2 quantas bolhas por minuto estás a enviar para o aquario ?

Saiem normalmente da ponta de uma magueira, ou tens alguma engenhoca tipo aquele percurso ascendente na diagonal da Nutrafin ?

 

Na verdade não controlo as bolhas. Limito-me a olhar para as plantas e para a quantidade de microbolhas que sai do difusor. Aumento e diminuo consoante isso. O difusor é um eheim que, quanto a mim, é superior a esses de escada.

 

Curiosidade: Porquê o fundo branco ?

 

Gosto do fundo branco, dá maior clareza ao aquário e acentua bem quando se tiram fotos para concursos, por exemplo.

 

Depois meto fotos do sistema de suspensão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oki doki.. Compreendi, ora se não achas por bem, ou melhor.. Se não notaste grandes diferenças no uso do substrato, eu tb não vou notar, e sempre é menos o que se gasta.

 

Por agora não tenho mais duvidas, desculpa lá a abundancia de perguntas :roll:

 

Obrigado mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

como deu para ver fiquei deslumbrado com o aquário, e só agora me apercebi da diferença entre ver fotografias ( mesmo que o mais bem tiradas possivel ) e o facto de estar a frente dos nossos olhos...

 

Eu também ja tive a ideia de me basear na Serra de SIntra, mas o desenho ( não passou dai ) não era nada a comparar com isso XD

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Matteo, ADA uses various types of wood, not so thin and branchy. Some are similar like this one but not the same, others are African wood...

 

Mendez tens que arranjar mais força de vontade para passares da teoria à prática! :oops:

 

Obrigado pelo feedback.

 

Tenho umas novidades:

 

Dia 29 de Setembro ( sexta-feira) fui para fora e fertilizei com quantidade suficiente para o fim-de-semana. Domingo quando regresso, o que restava das filamentosas tinha desaparecido. No entanto, tinha surgido uma surpresa, algo que nunca experienciei...

 

Umas fotos:

 

PICT0001edit.jpg

 

PICT0004edit.jpg

 

PICT0005edit.jpg

 

Desde a montagem, que este aquário tem dado mais trabalho a estabilizar do que os outros anteriores, mas por esta não esperava. O gajo anda-me a testar e cá para mim é uma maneira de me " desenferrujar" e testar alguns conhecimentos que já não aplicava à algum tempo. :lol:

 

 

Houve claramente um distúrbio no equilíbrio devido a mão pesada na fertilização. Medi os nitratos e estão no máximo: 40 mg/L. Medi os fosfatos e estão no mínimo.

Conclusão: exagerei de tal maneira no Nitrato de potássio que, por arrasto, levei a que os fostatos e potássio que tinha na coluna de água fossem completamente assimilados, restando o excesso de Nitratos.

Tratamento: cortei no nitrato de potássio, aumentei a adição de fosfatos e de potássio. Antes de adicionar estes compostos, fiz uma TPA de 30L. Isto foi hoje por isso vou dar tempo ao tempo e ver como a coisa se desenrola.

 

No passado, amigos já me tinham perguntado o que fazer em relação à água verde nos aquários deles... Sempre aconselhei o uso de potássio e trocas frequentes de água de modo a estabilizar a balança, embora nunca tivesse tido o problema... Desta vez, tenho oportunidade de experimentar a coisa " in loco" e testar esta teoria. Recuso-me a usar filtros UV ou agregantes de partículas. Não tenho pressa, não vou a lado nenhum e as plantas continuam a crescer bem e sem algas. Acredito que terei de voltar às TPAs regulares para prevenir que as algas em suspensão compactem de tal maneira que impeçam a luz de chegar às plantas. No entanto, isto só me dá mais motivação para tentar ultrapassar a situação pelo método mais natural. Se fosse fácil, já tinha passado pros salgados. :)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva André,

 

Este teu aquário promete... está mesmo...mas mesmo muito bom! Talvez este seja o meu preferido de todas as montagens que fizeste até agora. (E olha que eu gostei de todas :lol: )

 

Já tive esse problema de água opacificada. Na altura resolvi com um UV, ;em 2 dias :) . Compreendo a tua posição para não usares o UV. Assim é que dá mais pica.

No meu caso, penso que foi por ter poucas matérias filtrantes, porque sinceramente não me pareciam algas, pareciam bácterias em suspensão, e os parametros estavam todos normais. A impressão com que fiquei, e isto são suposições, é que faltaria um local para as bactérias se alojarem, e então andavam em suspensão.... teorias! :oops:

 

 

 

No entanto, isto só me dá mais motivação para tentar ultrapassar a situação pelo método mais natural. Se fosse fácil, já tinha passado pros salgados.

 

Desculpa-me mas neste caso vou ter de discordar de ti. Não é mas fácil, é bastante mais dificil. Dispões é de outra tecnologia que ainda não está disponivel em água doce.

Considero um bom aquário de água salgada, um ao nível dum plantado em água doce, muito mais dificil de manter. Ainda se sabe muito pouca coisa em relação às necessidades de cada espécie de corais. Em relação às plantas torna-se bastante mais facil po-las a crescer e viçosas.

Esta é apenas a minha opinião, alguém que está nos "dois" campeonatos :lol:, vale o que vale! )

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo!

 

Obrigado pelo comment. Digo-te que me está a dar um gozo brutal esta nova postura minimalista de montar aquários. Fora com o matagal, venham os espaços abertos. :D

 

Já tive esse problema de água opacificada. Na altura resolvi com um UV, ;em 2 dias :lol: . Compreendo a tua posição para não usares o UV. Assim é que dá mais pica.

No meu caso, penso que foi por ter poucas matérias filtrantes, porque sinceramente não me pareciam algas, pareciam bácterias em suspensão, e os parametros estavam todos normais. A impressão com que fiquei, e isto são suposições, é que faltaria um local para as bactérias se alojarem, e então andavam em suspensão.... teorias! :)

 

Pois é e digo-te que a tua teoria não é de todo descartada! Não referi porque me esqueci mas agora que me lembras, acho importante relatar. Aqui à duas semanas, tive um problema no filtro. Fui limpá-lo e quando o montei de novo, o gajo vazava. Mudei o o-ring e fiz uma série de tramóias para ver se conseguia vedar a junção entre a cabeça do motor e o copo; nada feito! Resultado: fiquei 1 semana e tal com o filtro desligado, com água e matérias filtrantes dentro do copo. A semana passada, consegui vedá-lo e voltei a ligar o filtro. Isto foi na terça ou quarta-feira, não me recordo bem. Teve a bombar bem, com a água cristalina, até sexta, dia em que fui de viagem. Ontem cheguei, tinha a água assim. Coincidências ou não, a princípio também achei quer seriam bactérias mortas, pois a turvez da água era de tom esbranquiçado. Hoje, parece-me estar a ficar verde ( deve ser por eu ser lagarto e por o SCP jogar hoje). :oops:

 

De qualquer maneira vou aguardar pacientemente pelo desenvolvimento do aspecto da água e continuar com a fertilização cuidada.

 

Desculpa-me mas neste caso vou ter de discordar de ti. Não é mas fácil, é bastante mais dificil. Dispões é de outra tecnologia que ainda não está disponivel em água doce.

Considero um bom aquário de água salgada, um ao nível dum plantado em água doce, muito mais dificil de manter. Ainda se sabe muito pouca coisa em relação às necessidades de cada espécie de corais. Em relação às plantas torna-se bastante mais facil po-las a crescer e viçosas.

Esta é apenas a minha opinião, alguém que está nos "dois" campeonatos  :lol:, vale o que vale! )

 

:lol: Eu também sempre tive essa noção mas o Just_me e o Luis Rodrigues cada vez que vêm cá a casa poêm-se a dizer o contrário. E que os reefs não custam nada manter, e que é só adicionar kalk, e tal e quê ( pronto, já me xibei :lol: )... A culpa é toda deles! Se calhar só dizem isso para não serem expulsos à vassourada ou então querem-me cravar umas bolachinhas. Da próxima vez que cá estiverem, vou testar a teoria das bolachinhas! :lol:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja lá como for, vocês é que percebem disto, eu tou aqui é para aprender, mas uma coisa é certa eu gosto dos aquas plantados mas

assim com grandes espaços abertos e focos em determinadas zonas

a parecerem paisagens, fica de morrer.

Adorei e "mai" nada. :oops:

 

Abraço a todos

 

Fiquem bem :lol:

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

E essas fotos?

 

Conseguiste resolver a água verde?

Eu quando tive água verde por excesse de nutrientes disponiveis na coluna de água, só lá fui com TPA's brutais e constantes.

 

Conta aí as novidades que o pessoal quer é ver coisas bonitas.... :wink:

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago.

 

Novidades em termos de solucionar a água verde não há. Continua na mesma.

 

Durante a semana passada inteira fiz o seguinte:

 

- lâmpadas todas ligadas

 

- fertilização com K e P

 

- o CO2 continua a bombar normalmente

 

- Trocas de água dia sim dia não de 25L

 

Até hoje, não vi grandes melhoras. As plantas continuam a desenvolver-se bem, é certo, embora a um ritmo muito mais lento. Não digo todas porque não consigo ver 3/4 do aquário. :P DO que consigo ver, a H. Cuba continua bonita e a espalhar-se, as Rotalas e Ludwigias já chegam à tona da água e curvam-se, o musgo explodiu e está muito bonito. É capaz de ser a planta que mais gostou desta sopa.

 

Tendo passado uma semana e meia sem resultados, vou partir para outros métodos:

 

- redução da luz para metade

 

- continuar com a fertilização de K e P de modo a manter os valores fixos

 

- continuar com o CO2

 

- não fazer trocas de água durante uma semana

 

- adicionar (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] para me consumirem o que quer que esteja em excesso na coluna de água, cortesia do amigo Clint

 

Com isto tudo, já tenho água verde para criar Dáphnias e elas estão adorar. :arrow:

 

Tenho tirado algumas fotos da sopa e tenciono fazer uma foto-evolução, por isso é ter um pouco mais de paciência. Vou dar mais uma semana e meia com as novas medidas para ver se é por este caminho... Senão for, nalguma coisa hei-de pensar. :twisted:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas André :roll: ,

 

Como vai esse pedaço de Sintra? Queremos novidades?

 

Já passou quase um mês e era interessante ver a evolução do teu combate à água verde.... :)

 

Diz coisas,

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

nos escreveu:

UV nisso

 

tirou-me as palavras...:shock: :shock:

realmente já tive um caso parecido e a UV fez maravilhas...

 

em poucos dias limpou-me o aqua.:lol:

 

cumps

Manu33.

________________________

testeaquati9.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tiago, está quase... A água ainda se apresenta turva mas a visibilidade vai aumentando com as TPAs. Espero que este fim-de-semana já tenha a água cristalina pois estou a pensar fazer uma TPA de cerca de 70% para limpar os resquícios.

 

Nos e manu33, realmente UV seria tiro e queda. Provavelmente em 2 ou 3 dias teria a água limpinha mas não me apeteceu gastar 50€ por uma UV e quis tomar o caminho mais penoso: equilibrar o aquário. :( Ainda estou a ponderar se valeu a pena... :(

 

No fim-de-semana tiro umas fotos. As plantas têm crescido na mesma e o aquário está a precisar de uma valente poda. O musgo então... :twisted:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas.

 

As foto realmente saíram, eu é que ainda não as tinha passado para o PC e feito a cronologia da regressão da água verde.

Vamos lá então às fotos:

 

4fases.jpg

 

Como podem ver, demorou algum tempo até conseguir equilibrar o aquário, mas aconteceu. Até ao dia 20, tive sempre (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes ( oferecidas pelo amigo Clint) a flutuar no aquário de modo a consumir todos os nutrientes em excesso. A partir do dia 20, a água estava mais clara, um bocado mais clara do que a máquina conseguiu captar. Retirei as plantas flutuantes porque já estavam a apresentar carências, bem como algumas plantas, e comecei com as trocas de água de 40% de 2 em 2 dias para retirar os resquícios de algas que ainda estavam em suspensão na água. Outro método provavelmente menos dispendioso que as trocas de água teria sido colocar lã de vidro no filtro e ir mudando-a consoante a sujidade mas, continuo com o problema de vedação do filtro externo e como tal, não lhe quis mexer. Ao 35º dia, a água apresentava uma ligeira turvez que foi resolvida com uma UV emprestada.

 

A hipótese de me emprestarem a UV só surgiu mesmo nesta altura, caso contrário, já a teria usado à mais tempo. É verdade que ao início estava mais confiante que a água verde passaria mais depressa com a adição das plantas flutuantes mas tal não aconteceu e demorou 1 mês a conseguir que o aquário equilibrasse. Tendo em conta o tempo que levou e o comprometimento na evolução do aquário, se fosse hoje, teria comprado um esterilizador UV. Vivendo e aprendendo... :wink:

 

As plantas que mais sofreram com a água verde foram a Eleocharis acicularis e a Hemainthus " Cuba". As plantas que mais prosperaram foram os musgos ( Christmas e Singapore), tendo-se desenvolvido saudavelmente e apresentando a estructura foliar que caracateriza cada uma das espécies.

 

Esta foi tirada no dia 15-11-2006, quando o aquário estava já com a água cristalina:

 

PICT0014.jpg

 

Para um aquário com 4 meses, está bastante " careca" em termos de Flora, muito por causa destes pequenos contra-tempos, mas por outro lado, deu-me mais algum tempo na futura conservação do aquário. Como tal, ainda há muito trabalho pela frente e o aquário ainda tem muito para dar visualmente, daí que, quanto mais tempo durar, maia gozo vai dar. :lol: Depois de umas podas, algumas substituições e adições de novas espécies, o aquário começa agora a recuperar a bom ritmo e, para a semana, é altura de colocar uma foto actualizada já com alguns elementos da Fauna permanente ( digo alguma porque os gajos não são propriamente baratos, mas são muito bonitos).

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

quando for apanhar agua tenho de te ir chatear, hehehe

 

Isso teve mal, com a agua bem verdinha. Eu resolvi o meu problema de agua verde com TPA´s. A ultima de 90% resolveu o problema de um dia para o outro(tambem acertei com a fertilização).

 

E fauna? o que vai ser?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sou muito adepto de aquas com espaços muito abertoas mas de qualquer forma acho que podias esconder melhor o termostato e o difusor de co2. De resto nada a apontar, está porreiro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Luis, como sempre, as portas estão abertas. Como já te tinha dito, a Fauna será um cardume de Pseudomugil gertrudae.

 

Sabino, a posição do termostato e do difusor de CO2 tem razão de estarem ali. Por um lado, é equipamento que que carece de alguma manutenção de tempos a tempos e, como tal, tem de estar numa zona de fácil acesso. Por outro lado, ao estarem colocados naquelas zonas há uma maior eficiência por parte do equipamento; o termostato está naquela zona porque é ali que se encontra a saída do filtro e como tal, a água aquecida é facilmente espalhada por todo o aquário. No caso do difusor, a dissolução do gás que sai do copo é aumentada porque as bolhas são transportadas através da coluna de água pela corrente provocada pela saída do filtro. É uma corrente circular que impede que as bolhas subam directamente para a superfície, sendo transportadas até às folhas das plantas mais próximas ou dissolvendo-se lentamente na corrente.

 

Seguem mais umas fotos, tiradas no princípio do mês:

Neritina natalensis

PICT0001-1.jpg

Musgo Christmas ( Vesicularia montagne)

PICT0013.jpg

 

PICT0022.jpg

 

PICT0033.jpg

 

E mais umas, tiradas hoje:

 

A. bitaeniata " Kleei" fêmea, vestida para acasalar

PICT0001E.jpg

 

A. bitaeniata " Kleei" macho

PICT0002E.jpg

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho o teu aqua espectacular...deu trabalho mas agora dá gosto vêr!....os layouts que apresentas são sempre espectaculares e a fauna bem diferente do que se costuma vêr e arranjar aqui para o Norte!

Continua a deliciar-nos com as tuas montagens!

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como já comentei antes está muito bonito, ainda mais depois da guerra contra o caldo verde ;)

 

Faltou uma geral de como está e uma foto geral do mesmo chainsaw

 

bom trabalho

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Finalmente arranjei algum tempo e material para actualizar o tópico.

 

 

Marinho, obrigado. A última vez que falámos foi por causa dos Rams e realmente foi uma pena não se ter proporcionado ficares com um casal... Espero que já te tenhas orientado.

 

Paulo, muito obrigado. Eu não ensino nada a ninguém. Apenas gosto de partilhar o pouco que sei e aquilo que vou aprendendo no dia-a-dia. E cito: " Sempre a aprender"... :)

 

Emerson, aqui vai a geral. Obrigado.

 

Umas fotos singulares:

 

PICT0034E.jpg

 

PICT0027E.jpg

 

PICT0019E.jpg

 

PICT0016E.jpg

 

PICT0005E.jpg

 

PICT0003E.jpg

 

Entretanto, substituí parcialmente a Rotala sp. " Pink" por Valisnéria sp. " Nana". Também lá coloquei Rotala sp. " green" mas ainda não se mostrou. Está toda compacta lá atrás. A ideia é ter apenas um pequeno molhe de Rotala pink, rodeada por Rotala green e, ao lado, Valisnéria nana. Como estava, não havia grande contraste e os vermelhos da Rotala pink com os vermelhos/acastanhados do tronco esbatiam-se.

 

PICT0002-1.jpg

 

PICT0004.jpg

 

É uma planta muito bonita. Reparem como são finas as folhas. É o ideal para colocar em aquário de pequenas dimensões ou em espaços pequenos.

 

Gerais:

 

PICT0007.jpg

 

PICT0009.jpg

 

PICT0011.jpg

 

PICT0003edit.jpg

 

 

Por enquanto tenho apenas um pequeno cardume de P. gertrudae: 2 machos e 4 fêmeas. Estou com esperança que se reproduzam no aquário e que aumentem a população. São muito bonitos mas também um pouco caros. De resto, o aquário fez hoje 5 meses e já começa a ficar mais a meu gosto, pelo que estou contente com a evolução. As plantas definitivas já lá estão, a fauna também e agora é deixar crescer.

 

Cumps e Feliz Ano Novo,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.