Ajuda com receita caseira de sal para Mbunas


HEIMER

Recommended Posts

Alguem poderia me dizer quais quantidades usar para aumentar o Gh e o Kh em uma água de torneira em torno de ph 7 e aumenta-la até o ideal para mbunas num balde de 12 litros? Ou algum link que tenha tais receitas, pois não consigo achar em nenhuma pesquisa que faço :)

 

 

Obrigado

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não sei se te ajuda mas vê se é isto que queres:

http://www.cichlid-forum.com/articles/buff...ffer_recipe.php

 

epsom salt = sulfato de magnésio

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho visto mbunas em pHs de 7 sem problemas e mbunas em aquários a que são adicionados sais com muitos problemas...

 

De qualquer modo, podes misturar o seguinte:

 

- 1 colher sopa rasa de sal (para aquários de água salgada) para cada 20 litros de água do aquário

- uma colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio (compra-se nos hipermercados ou nas farmácias) para cada 100 litros.

 

Distribui a mistura por três garrafões com água e deixa diluir bem.

 

Despeja no aquário um desses garrafões por dia (perfazendo 3 dias).

 

Só deves medir o pH no quarto dia porque o Bicarbonato demora algum tempo a actuar sobre o pH.

 

Terás então um pH mais alto, talvez até acima de 7.5. Usa a mistura referida cada vez que mudares a água, na proporção da quantidade de água mudada.

 

Tem sobretudo presente que os mbuna podem perfeitamente viver e reproduzir-se em pHs de 7. Talvez, a longo prazo, esse pH relativamente baixo possa vir a ter efeitos nefastos sobre a saude dos peixes... ou talvez não.

 

Muito mais importante que alterares o pH será garantires uma boa filtragem e mudanças de água regulares.

 

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Antunes: Valew pela ajuda, agora so me rsta saber aonde encontrar o sulfato de magnesio, ja que não sei se em farmácias vende, e n conheço distribuidora de produtos de laboratorio em minha região.

 

Miguel Figueiredo: Eu sei que eles vivem em ph 7, mas o meu aqua se encontra com ph em 8.24 (teste eletrônico), eu costumava usar o sal e buffer da seachem feitos pro lago malawi, mas acabaram os meus e nao estou encontrando o sal + para vender (apenas o buffer). Por isso preciso de uma formula, pois nao posso usar agua com ph 7 em tpa

 

Valew pessoal

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais