Frontosas Zaire Blue Kapampa


nunopaiva

Recommended Posts

Por coincidência ou não,mas tenho andado a pesquisar nos forums sobre esta espécie e conclui que não há muita gente dedicada a eles.

Não é coincidencia...é mesmo falta de equipamento e knowhow para os ter. Nem todo o pessoal tem aquários de 700+L para manter estes bichinhos que crescem até tamanhos consideráveis.

E depois, de pequenitos a idade de reprodução passam em média 4 anitos... nem toda a gente está para esperar 4 anos até poder ter peixitos pequeninos a nadar no aquário e daí desmotivam.

 

Frontosas, tal como tropheus, não são peixes para se ter "por impulso"! É preciso considerar calmamente todas as opções e decidir tendo o máximo de informação possivel. Já viste o que é dares 200€ por um peixe e ele morrer-te nas mãos porque não sabias cuidar dele? É que 100 a 200€ é um preço normal para um frontosa de qualidade (e tamanho pequeno) comprado numa loja decente (e não um desses famélicos que aparecem por aí nas lojas a meia duzia de euros que quase nem riscas têm)

 

era um peixe que eu por exemplo gostava... mas não os metia no meu aquário de 450L porque embora tenha já tamanho, não tem o suficiente para eles viverem à vontade. É uma opção porque sei que embora vivam em 450L precisam de mais espaço, e para lhes dar más condições prefiro não os ter.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o Nuno disse tudo...

Efectivamente é preciso ter um aquário com dimensões grandes para albergar os Frontosa porque em aquários de 120cm eles não vivem eles sobrevivem... como exemplo eu coloquei como disse acima no tópico os Zaire Blue num aquário de 400Lts para tentar forçar a reprodução mas vou ter que mudar tudo pois não estou a conseguir resultados e os peixes não estão com um comportamento agradavel...

Felizmente posso com frequênçia assistir á reprodução dos meus Burundi que já tenho alguns anos e é qualquer coisa de espectacular pois nascem logo 20/30 e mais crias mas quem os compra pequenos tem que ter consciência que tem muito que esperar até ver tal situação...

Depois á o valor dos peixes que se forem de qualidade são MUITO caros. Já arranjas Frontosas baratos mas se fores a ver são crias de crias de crias e aparecem depois em grandes, e não em pequenos o que façilita a vida e a venda aos lojistas, defeitos morfológicos (cor, forma do corpo, barbatanas) e por vezes de saúde mesmo pois são peixes fracos.

Acho realmente que é um ciclideo de eleição mas como tudo na vida deve ser bem tratado, requer alguns conhecimentos de aquariofilia e tempo para os ver como aliás todos os outros ciclidios que temos nos nossos aquários e que têm cada um deles as suas próprias caracteristicas.

Logo posto mais fotos das grávidas... já são duas

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por esta pequena grande explicaçao daquilo que é ter frontosas ou sonhar em ter.

Parabens por todo trabalho que tem sido feito neste forum,sem vcs e muitos outros que podem vir,muitos de nós não saberiamos o porquê ou o como de muitas situações ingratas desta passa-tempo.

Em relação ao meu futuro aqua de 700l,é algo com que sempre sonhei,não deste tamanho,mas foi uma opurtunidade que surgiu e eu não vou desperdiçar,tinha em mente depois de muita pesquisa e ao ver o aqua do nosso amigo que aqui posteou as suas fotos,fiquei estupfacto e com mais vontade de ter alguns exemplares destes magnificos peixes.

E é com essa vontade que vou continuar,se não encontrar agora um dia vou ter uma opurtunidade de os adquirir.

Não é só pela sua dificuldade de adquirir (tempo)a maturidade sexual,também é pela sua beleza(quem compra um cão ou um papagáio não é de certo a pensar na sua repruduçao,mas sim pela sua companhia).

Paciência há que ter neste hóbi e vcs sabem tão bem como eu ,que também gosto de cuidar alimentar e ver crescer em minha casa e de me orgulhar e dizer e mostrar como vcs fazem aqui no forum das vossas vitórias.

Um abraço a todos e vamos continuar neste ritmo ou até acelarar para que no nosso país as facilidades deste passa-tempo sejam cada vez maiores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes bem em perseguir esse sonho, assim é que deve ser.

 

Eu por exemplo andei a sonhar durante algum tempo com tropheus... pesquisei tudo e mais alguma coisa e quando surgiu a oportunidade arranjei aquário.

Depois arranjei os peixes. Na altura, o medo de fazer asneira e o custo elevado da espécie que eu queria "obrigaram-me" a escolher uma espécie alternativa.

Agora, praticamente 1 ano depois estou a vender todo o grupo inicial de tropheus qye entretanto tiveram várias ninhadas, o que a mim me mostra que fui bem sucedido) para finalmente me dedicar aos meus eleitos.

 

Apesar de tudo e da minha experiencia com esta especie continuo com medo do proximo passo até porque o investimento em exemplares é muito elevado , com a agravante de terem de ser exemplares selvagens dado ser praticamente impossivel encontrar exemplares de primeira geração por cá.

 

Um dia mais tarde quero vir a manter frontosas, mas para isso preciso de outra casa diferente pois não me estou a ver a colocar um aquário de 700+L num primeiro andar de um prédio.

 

Por isso, para já vou-me dedicando aos tropheus e mais tarde logo se vê.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde ouviste tu indicar como causas para a "diminuição da população é o hobbie da aquariofilia"?

Aqui, por exemplo: http://www.iucnredlist.org/search/details....s.php/61064/doc (a menos que aches que The International Union for the Conservation of Nature and Natural Resources não é credível o suficiente...)

 

Eu sei que a poluição, a introdução de espécies exóticas e a pesca intensiva são motivos muito mais preocupantes para o declínio das populações. Apenas quis fazer o pessoal reflectir um bocadinho porque, como bióloga/ecóloga, já estudei muitos casos em que "uma simples gota de água no oceano" faz a diferença.

 

Concordo com o facto de que popularizar os ciclídeos estimula a sua preservação na Natureza mas, como já foi aqui referido, não precisas de ter ciclídeos retirados directamente dos Lagos.

 

E espero que a tua ideia conservacionista "pôr os selvagens num aquário, deixar os locais estragar o lago, recuperar o lago, introduzir os peixes do aquário novamente no lago" não seja a mais largamente aceite pois, provavelmente, terias o mesmo problema que se verifica em outras espécies: reduzida variabilidade genética entre os indivíduos, o que resulta em homozigóticos de fraca resistência ao ambiente natural.

 

No entanto, acredito que existam populações de ciclídeos estáveis o suficiente para permitir uma captura extra dedicada à aquariofilia mas, como referi na minha outra mensagem, talvez seja melhor apanhar juvenis e não adultos reprodutores.

 

Ana

 

Ps: Os espécimes mantidos em aquários não são, nem de perto nem de longe, uma população e muito menos são representativos da biodiversidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo :(

 

O motivo principal da minha participação foi apenas lançar uma ideia para reflexão/discussão.

 

O motivo ulterior foi que reparei que neste fórum são todos acérrimos defensores do "natural" quando se fala, principalmente, de híbridos (até chegam a rasar a ofensa pessoal quando, acidentalmente, dois peixes diferentes acasalam no aquário de alguém) mas ninguém ainda tinha sequer comentado o facto de que poderia não ser a melhor política para os peixinhos "naturais" ir buscá-los ao lago (morrendo alguns pelo caminho como já foi aqui referido).

 

Apenas dei a minha opinião e coloquei as minhas dúvidas.

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana,

 

Estive a verificar o site que referiste e cruzei-o com algumas listas de importação que disponibilizam algumas espécies selvagens da famillia cichlidae. A conclusão a que cheguei foi que as espécies disponíveis se enquadram na categoria "Least Concern", como é o caso da "Cyphotilapia frontosa".

 

Assim sendo, penso que provavelmente é proíbida a venda de espécies que se enquadrem em categorias preocupantes. Se assim for e a "coisa" estiver filtrada á partida a questão de estarmos a ameaçar espécies, quando adiquirimos exemplares selvagens, nem se chega a por.

 

Obrigado pela chamada de atenção, foi interessante a informação que obtive desse site. Tenho peixes selvagens encomendados e inicialmente assustei-me mas com essa informação fiquei agora mais tranquilo.

 

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais um update... quando estiverem cheios dos Frontosa digam eheh... eu nunca me encho :)

 

Como referi mais acima arrependi-me de ter colocado os Zaire no aqua mais pequeno pois estes são selvagens e como o aqua só tem 400 Lts é muito pouco para eles... resultado, o macho jáestava a matar de porrada uma femea e a outra nemse mexia do sitio onde estava. Assim tive que trocar as colónias e colocar os Zaire de novo no grande (estão lá muito melhor, ganharam outra cor e tudo!) e os Burundi no mais pequeno, apenas deixei dois machos pequenos de Burundi no grande para espicaçar o macho Zaire a pinar as femeas e assim mostrar quem é o boss da aquário.

Para já algumas fotos dos Burundi depois coloco dos Zaire...

 

IMG_4060.JPG

 

IMG_4051.JPG

 

IMG_4053.JPG

 

Outra "boca cheia"

 

IMG_4058.JPG

 

IMG_4059.JPG

 

IMG_4064.JPG

 

IMG_4070.JPG

 

IMG_4083.JPG

 

IMG_4087.JPG

 

IMG_4089.JPG

 

IMG_4092.JPG

 

IMG_4133.JPG

 

IMG_4134.JPG

 

IMG_4137.JPG

 

IMG_4141.JPG

 

IMG_4143.JPG

 

IMG_4147.JPG

 

IMG_4152.JPG

 

IMG_4154.JPG

 

Acho que já chega senão voçês ainda me matam de colocar aqui tantas fotos :shock::lol:

 

Aguardo pelos vossos comentários...

 

Abraço,

 

Nuno Paiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais