[AquaDiary] - Reprodução de Apistogramma bitaeniata


Recommended Posts

Olá!

 

Começo por fazer uma pequena introdução a este tema...

 

À uns meses atrás, adquiri de uma importação da Aquarium Glaser ( fornecedor alemão) alguns Apistogramma do enorme grupo bitaeniata. São eles os A. bitaeniata " Kleei". Já andava de olho neste peixes à algum tempo mas ainda não tinha surgido oportunidade de os obter ( só os consegui mesmo por importação). A ideia é ter criações deles. Entretanto, remodelei o layout do aquário para eles, sem descurar a ideia de plantado.

 

Já la vai quase um mês desde a remodelação e desde então tenho estado a engordar os peixes com a seguinte dieta: granulado da JBL, larva vermelha, artémia congelada, ovos de lagosta e alguns petiscos que preparo às vezes com alguns destes ingredientes mais mexilhão, gambas e delícias do mar ( de vez em quando ).

 

Entretanto, tinha contado três macho e duas fêmeas, havendo uma clara hierarquia, com um macho dominante e um macho beta no topo. À coisa de uma semana, as coisas mudaram um pouco e comecei a notar num pareamento do macho alfa com uma das fêmeas, por sinal a mais " encorpada". Esse pareamento tem-se vindo a fortalecer e, um macho que não deixava nenhum outro peixe aproximar-se, que detém pelo menos de 50% do aquário como território e que era um solitário, expulsando machos e fêmeas, é agora dócil para com uma fêmea que aparenta estar a " encher"... e não é da comida! Alimentam-se juntos e tomaram uma reentrância do tronco como um local a limpar.

 

 

Dia 25 Agosto de 2006: venho ver o aquário e observo-o uns tempos para ver os peixes todos. Aproximam-se quatro do vidro da frente para a refeição do meio dia e falta um... a fêmea! Olho para o tronco, mais propriamente para o sítio onde tinho visto o par com frequência e vejo uma cabeça a espreitar! Pensei: " aqui há gato...!" Quando ela me vê, sai por uns segundos da toca e volta a entrar. Nesse tempo que esteve cá fora vejo uma enorme pilha de ovos de coloração avermelhada, tipo colmeia, pendurados na parede superior da reentrância. Apesar de parecerem praticamente todos fertilizados, estou céptico quanto a esta postura vingar... Isto porque é a primeira vez que criam e como tal prática é zero. No entanto não têm peixes no aquário que os ameaçem e os ovos parecem-me fertilizados... Vamos esperar para ver. Mesmo que a coisa não dê desta vez, estou contente por se ter formado um casal entre os peixes mais fortes e que apresentam as cores mais bonitas, o que dará uma boa transmissão genética. De momento a fêmea é incansável a oxigenar os ovos e o macho é o guardião do território.

 

Medi os parâmetros da minha água:

 

pH: 6.5

gH: 7

kH: 5

 

Fotos deles à 1 mês atrás... Agora estão mais bonitos, com mais cor.

 

Apistogramma bitaeniata " Kleei" um dos machos:

 

PICT0007.jpg

 

A fêmea que meteu ovos:

 

PICT0010edit.jpg

 

Outro macho:

 

PICT0027edit.jpg

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Lindo... que espetáculo, é empolgante, não é...

de que maneira preparas a comida ? dos ingredientes que mencionastes trituras tudo ? fazes uma papinha ?

 

e olha que essa primeira postura promete... tenho fé e fico a aguardar vivamente por mais novidades...

 

boa sorte,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas no bom caminho, já tens par formado agora é so estar atento e preparado para as proximas desovas. Gostava de saber se fostes tu proprio que encomendaste a Aquarium Glasser ou se foi por intermediario de uma loja, e já agora quanto gastaste na importação.

 

Gostava de saber isto porque não consigo arranjar Rams de qualidade por aqui e mandar vir dai de baixo fica muito caro, é que ando a ter um azar com os machos que nem te digo enm te conto, estão bem duas semanas depois estão mortos enquanto que as fêmeas estão aqui gordas e fortes.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como suspeitava, a maior parte dos ovos foram comidos durante o dia de ontem e a noite. Ainda restam alguns mas devem ir hoje à noite. É normal isto acontecer, especialmente nas primeiras posturas. É até lhe ganharem o jeito...

 

Liliana, os petiscos que preparo são todos misturados e triturados até formar pedeços pequenos. É tudo preparado à mão pois se fosse à trituradora, ficava papa. Daí ser só de vez em quando.... haja paciência! :lol:

 

 

VBTC, a encomenda da Glaser foi através da Naturline. Sei que podes encomendar directamente da Glaser mas penso que depois terás que tratar da burocracia na alfândega, já para não falar que fica mais caro... A minha encomenda foi uma coisa que calhou, nem estava à espera. O pessoal da Natur é que me contactou, pois sabiam que eu queria. Não pensei duas vezes e agarrei a oportunidade! Quanto a preços; gastei à volta de 60€ por 7 peixes. Há um número mínimo que varia de espécie para espécie e a quantidade mínima neste caso foi 15. Eu fiquei com 7 e a Natur ficou com 8.

 

Quanto aos teus rams, realmente tás com azar! Ou falas com lojas que tenham rams da Glaser ou então sugiro que tomes medidas de quarentena se arriscares a comprar mais machos provenientes de outros fornecedores. Uma coisa te digo: às vezes mais vale gastar um pouco mais em portes e mandar vir peixes de qualidade ( caso as lojas façam entregas) do que andar a gastar dinheiro em peixes de fraca qualidade que mais tarde nos vão dar chatices e prejuízo! Quanto a vivos, não arrisco! Tento procurar sempre os que têm melhor qualidade, mesmo que sejam mais caros! Se for para criação, é algo que a longo prazo pode ajudar a abater a despesa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais