Oscar e Piranha


Recommended Posts

Bons Dias Pessoal,

 

Queria uma opinião , no meu aqua queria adequirir um Oscar e uma piranha , mas tenho já no Aqua 4 Papagaios 4 chandas 1 Escalar infantil 1 faca palhaço 3 plecostumus 4 corydoras 6 colie 1 cadoz sugador 2 synodontis 3 viuvas 1 moreia.

A minha duvida é se posso juntar um oscar e uma piranha no meu aqua sem haver prejuizo para os que já lá estão.

O aqua ten 300 litros e o ph 8.0 e quero transformar num aqua só com ciclideos.

Se possivel gostava de saber a vossa opinião.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Devo dizer-te que o aquário está já bastante lotado e com especies pouco ou nada compativeis.

Poderias eventualmente meter o oscar e a piranha, se não houvessem mais peixes no aquário, mesmo assim seria um tiro no escuro.

Se queres fazer um aquário só de ciclideos, a piranha nao se enquadra.

Os papagaios vao dar cabo desses peixes que ai tens e depois o faca palhaço vai fazer estragos.

Pensa bem nas especies que gostas e que queres ter... com essa litragem podes optar por quase tudo, mas não faças misturas explosivas.

Qualquer coisa não hesites em perguntar, tambem tenho ciclideos grandes, faca palhaço e por ai fora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderias eventualmente meter o oscar e a piranha, se não houvessem mais peixes no aquário, mesmo assim seria um tiro no escuro.

 

O Óscar e a piranha, quando crescerem, encarregam-se de retirar os outros peixes do aquário :twisted:

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons Dias Pessoal,

 

Agradeço desde já as vossas opiniões

 

Specialk

 

Referes-te que as espécies não são nada compativeis , referestes ás chandas e ás viuvas? se fore as estas a que te estavas a referir vou retirar-os para um outro aqua que tenho mais pequeno.Desculpa a pergunta mas a Piranha não se enquadra por alguma razão especial?quanto aos papagaios realmente são o terror do aqua nada lhes escapa , desde a intrudução de um novo habitante a um pedaço de comida.O faca ainda é pequeno sei que pode atingir até um metro ,mas ainda demora.

O teu aqua de ciclideos como o tens povoado?o teu faca já é grande?como não sei muito acerca dos ciclideos ando a tentar me incluir nos amantes dos ciclideos.

 

Paulo Duarte

 

Já com o oscar tinha que retirar algum dos actuais habitantes do meu aqua (chandas ,viuvas)

 

Luke

 

O aqua na minha opinião não está muito cheio , porque tenho é muitos peixes de fundo , quero preencher os niveis acima.Mas também tenho conciencia que poucos posso por mais com os que tenho agora e os que evnetualmente possa por(oscar)

 

Agradeço as vossas opiniões e espero que não levem a mal as minha perguntas/opiniões as vossas sugestões.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que podes juntá los,se tiveres o intuito de os matares a todos lolololol :?  :wink:

 

Porquê é que dizes isso , já disse anteriormente que teria que retirar do aqua as chandas e as viuvas , os outros não são compativeis?por essa razão é que coloquei a duvida no forum, para não fazer asneira de colocar no aqua e depois verificar que não são compativeis.

 

Fica Bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a pergunta mas a Piranha não se enquadra por  alguma razão especial?

 

Simplesmente porque não é um ciclideo. Por um lado queres fazer um aqua de ciclideos e depois propões-te introduzir peixes que não o são.

 

Para fazermos um aqua de ciclideos temos de, primeiro optar por um biotopo, segundo decidir que peixes introduzir e terceiro dar destino aos que ficam a mais.

 

Abraços

 

P.S. Atenção que os "papagaios" não se enquadram em nenhum biotopo pois não existem na natureza.

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a piranha é uma nimal que tem de ser bem alimentado mas mesmo assim é perigoso para os outros habitantes até para os da sua espécie , é que consoante vão crescendo vão tendo necessidades alimentares diferentes pois quereram comer mais e comer carne de preferência ainda quentinha ..... ainda á pouco tempo presenciei uma pessoa que foi á megapet oferecer uma piranha adulta, mas ela tava sem boca, isto é , o senhor tinha 6 piranhas e estas foram crescendo, um dia já maiores e competitivas por alimento , reparou que faltava uma, e só lhe encontrou uns restos e isto foi-se sucendendo com as outras , as mais fracas, até que ficaram apenas duas, tentarm comer-se uma á outra, moral da história são tão más que se tornam cabibais...... achas que isto não é razao suficiente para não a misturares com os outros peixes?????

 

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites Pessoal,

 

Eu tenho no meu aqua um biotopo já criado com rochas calcárias que faz com que o pH esteja 8.0 o substrato é de areia.

A minha pergunta é com o que tenho posso ter um aqua dedicado a ciclideos?dentro dos ciclideos existem vários tipos , mas não são compativeis entre eles?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S. Atenção que os "papagaios" não se enquadram em nenhum biotopo pois não existem na natureza.

 

BoasNoites

 

Queria sugerir ao forum para que fosse criado um aviso para que TODOS os menbros fossem avisados dos "crimes" que o homem faz , o "fazer"peixes havia de ser alertada por todos os membros.

Eu falo por mim porque não sabia da mão do homen na criação dos Papagaios.

 

Grande Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites Pessoal,

 

Eu tenho no meu aqua um biotopo já criado com rochas calcárias que faz com que o pH esteja 8.0 o substrato é de areia.

A minha pergunta é com o que tenho posso ter um aqua dedicado a ciclideos?dentro dos ciclideos existem vários tipos , mas não são compativeis entre eles?

Abraço

 

Compativeis há muitas possibilidades que é dificil particularizar aqui. Por exemplo podemos dizer que escalares e kribensis poderão ser compativeis pois têm necessidades alimentares semelhantes, ambos se adaptam a águas ligeiramente alcalinas (7,2 - 7,4) e num aquário com esconderijos e dimensões adequadas podem cada um definir o seu território. No entanto, como todo o ciclídeo que se preze é territorial e, por exemplo, se um casal de kribs tiver alevins as coisas vão-se complicar pois vai andar tudo num sanfonete. Se os escalares formarem casal e fizerem uma postura também não tolerarão os kribensis nas proximidades dos ovos nem qualquer outro peixe. No exemplo que dei também tens a questão do biotopo pois os kribensis são originários dos rios africanos e os escalares americanos. Por isso não é comum vermos estas espécies juntas (a não ser naquelas "saladas"). Então, se queres fazer um biotopo com kribensis não deves junatar outros ciclideos mas sim outros peixes que vivam no mesmo habitat. Um muito utilizado é o tetra do congo pois é um peixe robusto e rápido. Com escalares deves optar por outros peixes que vivam no mesmo habitat que eles devendo evitar peixes do quais ele lá se costume alimentar (neons) e outros ciclideos por também serem territoriais e poder vir a haver conflitos de territórios.

Agora particularizando o teu caso, com um ph de 8,0, só vejo hipótese de apostares nos grandes lagos africanos.

E por fim um conselho. Pesquisa muito.

E um alerta. Nem tudo o que "ouves" é verdadeiro nem totalmente falso.

 

Abraços

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

Jacinto

 

Para criar um biotopo de grandes lagos africanos , quais são os peixes que tu irias colocar?os peixes que tenho actualmente poderiam se incluir?a nivel da flora existe alguma flora em especial?

Nesta altura está fora de hipotese tirar as rochas ,por isso se não da para criar um biotopo de cicideos americanos posso então virar-me para um africano.

Quanto ao conselho agradeço,é o que tenho tentado mas a PT não me deixa ,porque não me deixa instalar ADSL em casa e então para entrar na NET tenho que pagar um balurdio para vir aqui de vez em quando.

O alerta já reparei que existem sempre bastantes opniões um bocado disparatadas , cabe-me a mim efectuar o filtro.

Grande Abraço JAcinto e obrigado pela ajuda que me têns dado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

Jacinto

 

Para criar um biotopo de grandes lagos africanos , quais são os peixes que tu irias colocar?os peixes que tenho actualmente poderiam se incluir?a nivel da flora existe alguma flora em especial?

 

Olá

 

Para já eu não queria infuenciar-te na escolha do biotopo pois isso tem de ser por gosto pessoal.

Se por acaso gostas mesmo de peixes sul americanos não vejo razão para não tentares arranjar condições para eles. Se começares a introduzir CO2 e trocares o areão, facilmente baixas esse ph para baixo de 7.

Agora quanto á pergunta do biotopo africano. Felizmente eu não sou nenhum expert que sei tudo e por isso há coisas que não me posso pronunciar. Por exemplo, nunca mantive peixes do lago tanganyica e tudo o que sei é do que tenho lido na net. Mas num aqua desses tens várias opções à escolha. Tens de investigar ou pode ser que outros users te possam ajudar se decidires por este lago.

Quanto ao Malawi, esse aquário já dá para manter e reproduzir mbunas. Neste lago as únicas plantas que existem são valisnerias mas há quem use fetos de java e anubias para dar um ar mais verde pois os Mbunas são peixes herbivoros e se puseres lá plantas tenrinhas pensam que lhe estás a dar salada.

 

Fica aqui uma imagem do meu aquário de Mbunas com muitas valisnerias. Claro que as pedras não são do lago, apanhei-as numa pedreira em Estremoz e a areia é de uma praia da costa alentejana.

 

malawi6.jpg

 

Agora quanto à tua fauna.

Quanto aos "papagaios" já estamos conversados e irias de te desfazer deles.

O Chitala ornata (peixe faca palhaço) cresce até atingir 1 metro e é predador. Não me parece que estejas interessado em manter um peixe destes. É de origem asiática.

O escalar, os plecostomus, as corydoras e a viuva são todos de origem americana e é normal encontrares estas três espécies no mesmo aquário. A optares por um biotopo com escalares poderias manter estas espécies. No entnato 3 plecostomus é um exagero pois são peixes que ficam enormes e sujam demasiado. Devias ficar apenas com um e mesmo assim tinhas "adubo" para as plantas que chegava.

O chanda é de novo asiático mas não vejo nenhum problema em mante-los com os escalares. Espero que os teus chandas não sejam daqueles injectados com tinta pois os que existem na natureza não são verdes, azuis ou vermelhos mas sim totalmente transparentes.

Os colie não sei o que é. Talvez estejas a falar da cobra kuhli. Mais um asiático. Não vejo problema em manteres com os escalares. Mas seis não são demais?

O cadoz sugador, pelo que encontrei na net estás a falar de Gyrinocheilus aymonieri conhecido por comedor de algas chinês. Mais um peixe que cresce muito e que se torna agressivo para os escalares pois agarra-se ao seu dorso para lhe sugar o muco. A evitar. Há quem use destas pestes com os Mbunas. Eu já tive um com Mbunas mas quando cresceu começou a agredir as fémeas saulosi. Tens de te desfazer dele.

Os synodontys são africanos e enquadram-se bem num aquário do tanganyica apesar de serem devorador de ovos e alevins. Se a ideia for criar devem ser evitados.

Depois disto tudo só espero que a moreia não seja daquelas marinha. :)

Agora pensa em tudo o que escrevi e és tu que tens de decidir o que fazer mas sem fazeres aí uma revolução isso nunca tem solução.

 

Abraços

Jacinto

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes Jacinto,

 

Vou optar por um biotopo com peixes sul americanos , são peixes que gosto bastante.Para recriar esse biotopo dizes-me que tenho que intruduzir CO2 o que já tenho falta-me só as recargas , como te contei aquando da história do Escalar da primeira vez o CO2 não funcionou. Quanto ao areão não pode ser o que tenho?o que tenho é areia se não tinha que mudar para que substrato?

Qaunto a fauna vou comprar um aqua de 160 litros de um colega a unica coisa que lhe falta é um filtro , quando tiver esse aqua passo os Papagaios, o Chilata , quanto aos plecos posso sempre por um em cada aqua, acho que estes seriam os maiores problemas para poder resolver no aqua grande.

Infelizmente as minhas chandas são injectadas duas delas são azuis e as outras duas são transparentes mas têm cores ao longo do corpo.

As colie são as cobra kuhli , quanto a quantidade não são muitas porque como são tão pequenas e conseguem pôr-se dentro dos buracos das rochas e raramente as vejo.O cadoz é o comedor de algas posso o por junto dos papagaios e do chilata.

Não a moreia não é marinha :):wink::):) a designação é Mastacembelus armatus só encontrei informação num site brasileiro.

Vou ter que fazer essa revolução vou primeiro ter que arranjar o outro aqua que te falei.

Com este biotopo posso intruduzir um Oscar?

Vou organizar a revolução para poder depois criar o Biotopo.

Mais um vez obrigado pela ajuda.

Junto a foto aqua.

 

Pic_9555_3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Hoje estou com menos tempo para estar aqui por isso vou ser breve.

Fazes bem em optar pelos americanos pois já tens uma base de partida e um investimento feito.

Pela resposta parece que vais actuar de forma correcta. No entanto não me parece boa ideia juntar um oscar com escalares. Como ainda nunca tive oscares, pois foi peixe que nunca me fascinou, e até aqui tenho tido sempre aquários pequenos para eles. Pelo que tenho visto não são os melhores companheiros para os outros peixes.

Para já acho que tens de decidir em que tipo de ciclideo vais centrar o aquário. Se estás mesmo inclinado para o oscar não te sei ajudar. Pode ser que os fãs te deiam aqui umas dicas. Se decidires por escalares sempre te posso dar a minha opinião.

 

Abraço

P.S. Tens de ver se resolves isso com a PT. Não se compreende, estamos no séc. XXI.

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias Jacinto,

 

Ontem á noite comprei três escalares jovens ,por isso vou centrar o meu aqua em escalares , neste momento tenho quatro lindos escalares a passear-se no meu aqua.

Quanto ao Oscar vou tentar investigar porque é um peixe que me fascina e gostava de ter um exemplar , se o adquerir vai ter que ser ainda jovem.

Grande Abraço.

P.S.-Não sei já o que fazer em relação a PT ,como é possivel eu viver a dois kilometros da Vila de Soure e ainda não ter cobertura ADSL e como tu dizes estamos no sec XXI , mas neste pais a beira mar plantado não me parece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLHA JA TIVE OSCARES E DEPOIS DEDIQUEI ME AS PIRANHAS, E UM ESPECIME ESPECTACULAR MAS NA MINHA OPINIAO ELAS (AS PIRANHAS) ESTAO BEM E SOZINHAS-JA TIVE UMAS 10 PEQUENAS NUM TANQUE DE 120 L Q ME FORAM CRESCENDO E SE COMENDOATE Q AO FIM DE 4 ANOS TINHA MANTIDO 6 DELAS JA COM 20 CM NO MESMO TANQUE TENTEI TAMBEM POR VARIAS ESPECIES JUNTO E ELAS ACHAVAM LHES UM PETISCO GOSTO MUITO DA SERRASALMUS NETERIRI OU VULGARMENTE CHAMADA PIRANHA MAS SE A PUSERES NO TEU AQUARIO ELA MAIS CEDO OU MAIS TARDE IRA REINVIDICAR A SUA POSICAO :? E ENGORDAR DEPRESSA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLHA JA TIVE OSCARES E DEPOIS DEDIQUEI ME AS PIRANHAS, E UM ESPECIME ESPECTACULAR MAS NA MINHA OPINIAO ELAS (AS PIRANHAS) ESTAO BEM E SOZINHAS-JA TIVE UMAS 10 PEQUENAS NUM TANQUE DE 120 L que (palavra corrigida) ME FORAM CRESCENDO E SE COMENDOATE que (palavra corrigida) AO FIM DE 4 ANOS TINHA MANTIDO 6 DELAS JA COM 20 CM NO MESMO TANQUE TENTEI TAMBEM POR VARIAS ESPECIES JUNTO E ELAS ACHAVAM LHES UM PETISCO GOSTO MUITO DA SERRASALMUS NETERIRI OU VULGARMENTE CHAMADA PIRANHA MAS SE A PUSERES NO TEU AQUARIO ELA MAIS CEDO OU MAIS TARDE IRA REINVIDICAR A SUA POSICAO :? E ENGORDAR DEPRESSA

 

Nunca escrever mensagens com as palavras todas em MAIÚSCULAS, pois isso significa que se está a gritar com as outras pessoas
:oops:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom vamos lá ver uma coisa oscar como a citala citala vão ficar muito grandes para esse aqua o de 300l agora imagina o citala com 4 papagaios no de 160l :twisted: .

como o Jacinto já te disse ela fica com quase um metro,

esse aqua tem que tamanho. se não tiveres muitas preocupações em que os peixes sejam todos da mesma jona, tira essas rochas , arranja areão epõe umas plantas, fica com as chandas, um pleco, os escalares , as kullis e livra-te dos outros que são agressivos . ou então arranja um aqua maior e põe os pappagaios ,mais a citala , a enguia e o oscar.

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu tenho 4 escalares( 2 jovens e 2 adultos) juntos com 1 papagaio( quando o comprei não sabia das atrocidades feitas pelo homem, mas já que o comprei tento trata-lo o melhor possivel) e 1 oscar com 15cm, estão juntos á 3 meses, felizmente dão-se lindamente, até na hora da alimentação, tenho o cuidado de espalhar a comida por varias partes do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...