Praga de Caracois


Recommended Posts

Boas...

 

Tenho tido ultimamente uma praga de caracois no meu Aqua...Tenho comprado aquelas gotas para por diariamente, e mesmo asism não passa..

 

Ontem depois de já ter feito 4 dias de tratamento, passado 30 minutos de ter desligado a luz tinha uma invasão de caracois inpensável..

Tenho tido tb alguns episódios com os peixes, de ficarem aflitos e de ter de mudar a água...começo a ponderar se não será desta invasão..

 

Será que alguém me pode dar uma dica de como irradicar de vez estes bichos...

 

Obrigada,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de aquario tens e com que fauna?

 

A melhor forma de controlar essa praga é através da introdução de fauna que os coma.

 

Qual será a mais indicada depende do tipo de aquário que tenhas.

 

Se o aquario não estiver a trabalhar em extremos de pH, podes à partida arranjar uns botia palhaço (4-5), fazer uma aclimatização bem devagar, que eles tratam da praga.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura os ovos. É uma massa transparente gelatinosa, com ovos brancos muito pequenos. Procura nos cantos do aqua, no filtro, nas folhas das plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão das ditas pragas de caracois têm um e só um motivo: excesso de alimentação no aquario.

Os caracois reproduzem-se ferozmente quando se mete comida a mais no aquario e há muitos restos. Também referiste episódios em que tiveste de mudar a agua por os peixes estarem também aflitos, o que leva de novo muito provvelmente ao excesso de alimentação que mais rapidamente degrada a agua tornando-a "imprópria pra consumo". Mais te posso dizer que deves até ficar contente com a dita praga porque eles ao comer os restos de comida já te evitaram certamente uma "mega morte" no aquario.

 

Elimina pois a causa, ou seja alimenta menos os peixes e verás que em algum tempo terás muito menos caracois, até porque eles n comem areão :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
... podes à partida arranjar uns botia palhaço (4-5), fazer uma aclimatização bem devagar, que eles tratam da praga.

 

Boas,

 

os botias que voces colocam são de que tamanho? qualquer tamanho serve?

 

PS: Alexan desculpa ter usado o teu post, mas acho que não havia necessidade de abrir um novo post para um tema repetido.

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas...

 

Tenho tido ultimamente uma praga de caracois no meu Aqua...Tenho comprado aquelas gotas para por diariamente, e mesmo asism não passa..

 

Ontem depois de já ter feito 4 dias de tratamento, passado 30 minutos de ter desligado a luz tinha uma invasão de caracois inpensável..

Tenho tido tb alguns episódios com os peixes, de ficarem aflitos e de ter de mudar a água...começo a ponderar se não será desta invasão..

 

Será que alguém me pode dar uma dica de como irradicar de vez estes bichos...

 

Obrigada,

 

Boas,

 

Se se tratarem de Melanoides Tuberculatas, fico-te com eles :wink:

 

Se te quiseres ver livre dos bichos, faz um tratamento com fluvermal. Não só te mata os caracóis, como te desparasita os peixes.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais