Neolamprologus multifasciatus


Visitante

Recommended Posts

Boas camaradas aquariofilos.

Tenho um aquário de 240 lts. , biotopo Tanganika com uma população de 6 frontosas , 3 kigomas e 3 mpimbwe blue´s todos juvenis.

gostaria de acrescentar um harem de multifasciatus (ex:1 macho/3femeas). As minhas dúvidas são: os frontos deixam-os em paz?(estes são predadores nocturnos q se alimentam de forma furtiva junto ao areão mas também são extremamente calmos c/ outros peixes mas sendo os multi tão pequenos)

terei q acrescentar um layer de areia + fina?(tenho uma espessura de areia de coral de tritura média)

os frontos não implicaram com as conchas?

procriarão os multifasciatus sob a ameaça(?) dos frontos?

onde posso adquirir multifasciatus?

 

tenho o maior interesses na vossa ajuda e informação.

abraços

frontosus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Antes de mais bem vindo ao fórum!

 

Os meus multi fazem frente a qualquer peixe de dimensões superiores (brichardi, tropheus, caudopunctactus), mas não tenho frontosas e infelizmente não te posso ajudar, de qualquer forma e dado o volume do aquário se calhar não terás problemas.

 

Também utilizo areia de coral de granulagem média e não é problema para eles, ao fim de um dia já tinha aquilo tudo virado do avesso, é impressionante o que um par destes pequenos peixes pode escavar de um dia para o outro :oops:

 

Quanto à tua questão de onde os podes adquirir, respondi-te por mensagem privada, dado que as regras do fórum não permitem pubs fora das zonas criadas para o efeito

 

Já agora se puderes posta umas fotos do teu aqua!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselhava-te vivamente a não fazeres tal coisa, pois os multifasciatus têm como tamanho maximo uns 3-4cm e os frontosas atingem +30cm.

Os frontosas são uns peixes muito pacificos, mas são predadores! :oops::)

Eu tenho 7 Frontosas e tb tenho multifasciatus mas em aquarios diferentes pois a sua diferença de tamanho irá ser bastante grande.

Não fazes referencia ao tamanho dos teus exemplares mas se os fronts ainda forem peq ( 4/5cm ) poderás ter lá os multis mas só durante algum tempo.

Eu tinha os meus multis com uns A. calvus e eles criaram várias vezes mas os calvus ainda eram pequenos, agora os calvus são 10x os multifaciatus e como é obvio já estão noutro aquario!

Sou grande viciado em tanganika por isso sempre que precisares de alguma coisa tás á vontade.

Aquele Abraço

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos, estou mais esclarecido.

Em breve colocarei fotos do meu aqua.

Os meus frontos ainda são juvenis dai puderem vir a habituar-se s/ provocar os multi , pior será quando os frontos atingirem a maturidade.

Acho q vou arriscar , vou só aguardar o final do mês p/ puder investir.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Frontosus!

:):):cry:

não faça isso!!!! multis e leptosomas são os alimentos naturais dos frontosas e deles que eles se alimentam nos lagos, voce vai perder os multis.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 4 frontosas, 7 tropheus murago, dois duboise, 7 leleupi, 3 calvus, brichardi, daffodil, leptosomas e 2 multifasciatus, 2 dickfeldi, e nao tenho problemas , só quando ha criaçoes é que os pequenos desaparecem ao fim de uns dias pois tenho 3 platydoras 2 synodontis e dois plecos.

 

cumprs

 

pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas , decidi-me por um casal de synodontis (espécime de peixe-gato do Tanganyka) para manter o aqua limpo , trazem também bastante movimento e dinamismo. Para o futuro talvez uns exemplares de A. Calvus e/ou A. Compressiceps , necessitam tambem de alimentos altamente proteicos. Passando a publicidade adquiri-os na Redfish , recomendo vivamente. Conselho de última hora , aquas com frontosas bem tapados ,quando se assustam tudo pode acontecer a uma velocidade inimaginavel. Vou começar a fazer a comida dos meus CA se quiserem saber pergutem-me como , se quiserem mandem dicas também.

 

Abraços ciclídicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou começar a fazer a comida dos meus CA se quiserem saber pergutem-me como

 

Porque nao crias um topico sobre comida caseira para CA's?

Seria muito interessante e util.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção não tenho experiência nenhuma da área , pesquisei apenas na net em sites tugas e brasucas . Espero em breve experimentar e a ser vai ser nestes moldes:

 

espinafres(fervidos)

mexilhão

berbigão

miolo camarão

pescada(cozida)

 

tudo triturado em bocados pequenos (numa trituradora , atenção não liquidificar) , coloca-se num saco plástico e congela-se . depois é ir tirando bocados e dá-los a comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ganda Maluco :D :D :D

 

qd os Frontosus estiverem grandes podiamos fazer uma churrascada lá no trabalho... :wink:surprised

 

primeiro dás bué de comer aos gajos....e depois churrascamos a coisa...

 

 

um abraço

 

JP

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João SoaresRR, ezstyle e outros.

 

Alguém me pode dar algumas dicas de como reproduzir multifasciatus? Tenho em princípio um casal formado, mas não há meio de a coisa andar para a frente surprised

 

Frontosus a receita dá resultado?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

como é uma espécime de peixe pela qual me interesso pesquisei na net e observei q de uma forma geral vários donos destes peixes destacam a forma de procriar como sendo de hárem ( 1 macho p/ 4 ou 5 fêmeas )

embora um par também se reproduza.Um fundo arenoso e uma concha de caracol ou búzio para cada fêmea ,o macho patrulha a área. A quimica da água é a mesma do lago de uma forma geral ph de 8.5 , temp. de 27ºc. Nesta espécime várias gerações de alevins convivem. Acasalam quase em segredo apercebendo-nos da postura apenas quando as crias surgem das conchas , alimentar estas com artémia recém nascida e duas semanas depois já comem flocos esmigalhados em bocados pequenos.

Espero q tenha ajudado e boa sorte .

Em relação à receita ainda não tive oportunidade de a experimentar mas foi-me sugerida por um experiente criador de CA´s .Quando a fizer relatarei como foi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais