Planta para TAPETE?


Nocs

Recommended Posts

Tapete de riccia

Pic_3554_3.jpg

Pic_3554_2.jpg

Riccia: 1 Dose 2,5€ + portes 1€ - 4 Doses 10€ oferta dos portes

A Glossostigma também faz bonitos tapetes

De momento não tenho imagens mas encontras facilmente

Glosso: 10 Runners 3€ + portes 1€ - 20 Runners 10€ oferta dos portes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer um tapete de Glossostigma elatinoides...sendo uma planta exigente teras de ter de iluminação 1watt/litro...e ter um substracto fertil ou então fertilizares com fertilizante liquido...e tambem teres injecçao de co2 no aquario...mas fica um tapete espectacular...eu tenho 150w HQI no aquario e dou-me super bem com o tapete...ainda ta no principio mas de dia para dia ve-se plantinhas novas a sairem do substracto...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de se dar sugestões acerca de possíveis plantas que formem um "efeito-tapete", e tendo em conta que falas em "que queres" (portanto uma pergunta "pessoal", logo não é uma pergunta geral/abstracta)...não se deve, com o risco de sermos "maus foristas"

dizer logo "esta é boa , ou aquela" ou então "tenho mesmo aquilo que procuras..."....e não se deve porquê?simplesmente porque existe uma grande diferença na maior parte dos casos, no que que se quer e no que é possível querer-se...

 

Para responder à tua questão, de forma correcta , tens obrigadoriamente de dizer pelo menos duas coisas...que iluminação utilizas e que substracto tens...depois, a tua fauna pode condicionar a adopção por uma ou outra espécie de plantas de "tapete"....portanto a colocação do setup do aquário tem de ser feita para alguém te poder ajudar a tomares decisões...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem devo confessar que sou um caloiro nesta área, mas no que respeita à lampada sei que tem 15 W, e coloquei uma camada de substrato por debaixo do areão.Mesmo assim uso o liquido Ferropol para ajudar a fertilização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltam as dimensões do aquário....

Mas creio que o teu caso se vai enquadrar naquele em que existe diferença no que se quer fazer e no que se pode efectivamente fazer...

 

As plantas cada uma tem necessidades particulares referentes a iluminação. As plantas de "tapete" quase todas "gostam" que se respeite a regra de de iluminação de (no minimo) 0.8w/l . Com menos é virtualmente impossivel fazer tapete com as plantas que te indicaram em cima...

 

Poderá haver alterernativas:

-fazer um upgrade na iluminação,

-tentar fazer com outras plantas um efeito semenlhante a tapete...tipo com musgo de java...

 

Portanto, falta saber as dimensões do aquário (para se "testar" o que tens de iluminação) e já agora a dimensão do areão...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu ja tinha ideia k o meu aquario(60cm) nao daria para grande coisa. Mas como o dinheiro nao da pa mais....De qualquer maneira estava interessado em experimentar uma planta so mesmo por curiosidade..se não der paciência..o que é que axas k posso tentar?(ja tenho um pouco de musgo de java num tronco)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois esta coisa da relação w/litro, substrato e co2 foi já amplamente discutida no forum e se pesquisares encontras a informação que procuras.

Mas respostas só as terás com a experiência, por exemplo, a glossostigma ea riccia que te proponho, e que são habito considerarem-se plantas exigentes, crescem para gasto e dispensa, com:

120 comp x40 larg x50 altura, CO2 caseiro regularmente mas não constante, por vezes ficam 1 ou 2 semanas sem o ver, e iluminação 2x30 w para 200 litros o que dá uma relação de 0,3 w/l e com lampadas velhas uma delas tem 2 anos, sem substrato fertil.

Milagre? Não, a sala tem muita luz natural e as plantas custaram mais a adaptar-se mas agora nada as parà.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário de 60cm com a típica lâmpada de 15W podes optar entre nenhuma ou nenhuma. Talvêz quanto muito talvêz, se tiveres sorte, consigas manter Marsilea hirsuta, mas é muito lenta a espalhar.

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

 

Em relação ao aquário de 60 cm (56lt) , podes sempre colocar uma iluminação melhorzita. Eu tenho um desses como secundário e comprei há pouco uma iluminação T5 da Dymax, +/- 30W. Custou 50€ na ornimumdo.

 

É uma solução baratinha e, como o aquário tem pouca altura, a coisa fica sofrível. Podes tentar a glosso.

 

Aconselho vivamente a adicionares CO2. A versão caseira é barata e eficiente para um aqua desses.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu estou a montar o meu primeiro aqua de água quente e ainda estou a pesquisar quanto ao que deva comprar. O áqua é de 20 litros (40cm) e estou ainda à procura de um termostato de 75w ou 100w, para o caso de um dia mudar para um aquario maior, e para além disto apenas tenho areão de rio. Mudei a iluminação para uma lâmpada economizadora de 11W (posso mudar para 14w) de 6400k como podem ver através do link da minha sig. Planeio colocar um limpa-fundos para fazer o ciclo antes de adicionar 4 ou 5 neons. Ainda não sei que flora colocar mas pretendo fazer um tapete de glosso e/ou de ricia logo vou tentar também o CO2 caseiro. Com estas condições acham que consigo desenvolver um tapete de plantas? Caso deva mudar de areão agradecia que fizessem sugestões tento em conta ue eu gostaria de ter um areão escuro, contrastante com o verde e com o colorido dos neons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fr4ncisc0:

 

talvez, ou seja , com condicionantes...E que condicionantes são essas perguntas tu e muito bem :)

-depende do limpa fundos...o que "normalmente" chamam de limpa fundos não é uma boa hipótese...ottos sim....limpa fundos não!

-o areão que tens não é relevante se utilizares riccia para fazer o efeito tapete, mas a granulometria (será que escrevi bem?) do mesmo já pode ser condicionante para a glosso ou para outro tipo de plantas....

 

Mas quanto ao "tapete" a melhor coisa é veres como se comportam as outras plantas (vais por outras, não vais?...aí sim, vais ter de pensar bem que plantas colocar uma vez que se trata dum aquário "pequeno")...se elas crescerem óptimas

e saudáveis, provavelmente também as de "tapete " se aguentarão...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Aproveito o tópico para esclarecer uma dúvida que tenho... Pode-se ter plantas de tapete com L's?? Eles não as tiram?? E com tubarões bala??

 

Pergunto isto porque estou a pensar em por plantas de tapete no meu aqua mas tenho estas espécies e como tenho vindo a reparar que nos plantados nunca se veêm estes peixes... :?

 

Desculpem a invasão do tópico mas assim escuso de abrir outro... :)

 

Desde já agradeço qualquer esclarecimento prestado.

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aproveito o tópico para esclarecer uma dúvida que tenho... Pode-se ter plantas de tapete com L's?? Eles não as tiram?? E com tubarões bala??

Anita... é claro que podes :wink:

 

Ancistrus... Pitbull pleco... Otos... todos eles são L's ;)

 

Mas eu percebi a pergunta... poder podes, tens é de fazer uma espécie de truque...

O mais simples, envolve plantares primeiro as plantas, e depois destas estarem bem agarradas ao substracto (os runners todos), pode colocar esses peixes, que dificilmente eles te as arrancarão...

 

Como é óbvio, depende sempre do peixe e do seu tamanho. Há peixes que gostam de escavar, há outros que não... etc.

 

O meu conselho é que não coloques L's de peso num aquário plantado. A menos dos Otos, alguns ancistrus pequenos e dos LDA25.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu conselho é que não coloques L's de peso num aquário plantado. A menos dos Otos, alguns ancistrus pequenos e dos LDA25.

 

Pois era o que eu pensava... Como nos plantados só se vê desses L's mais pequenos depreendi que os outros maiores seriam desarrumados. É pena porque eu até gosto bastante de plantas de tapete e de plantados... Mas gosto mais dos meus L's e são esses que vão ficar!! :D Em vez de fazer um plantado faço um semi-plantado (tenho que começar por algum lado :) ).

 

Obrigada pela ajuda, como sempre muito esclarecedora! :D

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas! Vou montar um aqua com 120x50x40, com 2 lampadas fluorescentes de 40W cada e com akadama como substrato. Queria saber se dá para fazer um tapete com glossostigma. Qual outras plantas para tapete que puderei usar com este equipamento?

I smell something fishy...

 

O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893

Link to comment
Partilhar nas redes sociais