será doença?


mormix

Recommended Posts

Olá!

 

As manchas negras podem ser tecido em recuperação... uma bartana queimada por amónia, por exemplo tende a ficar com os extremos negros quando recupera, mas depois volta à normalidade...

 

no caso de um peixe-vermelho (kinguio é a expressão brasileira), na cabeça é difícil, a não ser que seja um lion-head, ou outros com desenvolvimento adiposo na cabeça, mas parece-me muito imrpovável...

 

Fazes ideia de que idade é que ele tem?

Os peixes-vermelhos só ficam com a cor definitiva por volta dos dois anos, por isso é possível que esteja só a mudar de cor :shock:

 

Ele continua com bom apetite?

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim comem bem e não deve ter muita idade porque são pequenos medem +/- 7cm e quanto ao nome há quem lhe chame cometa...noto que passam algum tempo ao cimo da água ficando mesmo na vertical mas como tenho isto há pouco tempo vou comprar o kit de teste para ver a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de estarem na vertical ao cima da água, pode indicar falta de oxigénio na água.

 

Já agora, começa a pensar num aquário maior para esses piquenos, é que chegam a atingir 30cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser falta de oxígénio, mas tb pode ser má qualidade da água: 20 litros não é muito para dois peixes-vermelhos...

 

Pode ser da temperatura alta -a água quente transporta menos oxigénio-, podes ter pouca agitação superficial -basta pôr a saída do filtro junto à superfície para a agitar o máximo possível, o que aumenta muito a oxigenação-, ou então é falta de TPAs...

 

Pela minha experiência é falta de TPAs: os peixes-vermelhos são grandes poluídores de água... Se comprares os testes é natural que encontres a amónia (ou os nitritos ou os nitratos) muito alta. A amónia destrói o tecido branquial, levando-os a respirar à superfície.

 

Em relação à mudança de cor, para mim ambas as hipóteses ainda são possíveis, mas como é só num dos peixes-vermelhos inclino-me para a mudança de cor ser natural, por ainda não ser um exemplar completamente adulto. Embora no teu aquário em princípio não cresça muito mais.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desculpem a demora na resposta mas tive um problema informatico k já resolvi.

Para uma certa tristeza minha, o peixito morreu no sábado e o outro agora tá a dar as ultimas (penso eu), porque ele não nada e deixa-se arrastar pela corrente da água, por vezes tá de lado, respira devagar e não come. Não sei o que possa fazer para o salvar mas meti um remedio para as pintas brancas as quais já passaram mas penso que a asneira foi ter mudado a água (cerca de 3 litros) e a temperatura baixou logo 2ºc.

Se este morrer também o que vocês aconselham fazer? mudo a água toda, parcialmente ou quanto tempo espero para meter novos peixes?

Desculpem o testamento...obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes começar por esvaziar, limpar e lavar com água quente (nada de detergentes).

Depois averiguar se tens um filtro à altura: a litragem/hora do filtro deve ser pelo menos do quádruplo da litragem do aquário (no teu caso 100l/h no mínimo).

 

Queres colocar peixes vermelhos, ou estás a pensar em colocar outra coisa?

 

Em 20 litros não punha mais do que um ou dois peixes-vermelhos.

Introduzia o primeiro uma semana depois de montar o aquário e o segundo, se o introduzisse, só três semanas depois.

Fazia TPAs de 50% todas as semanas, com água condicionada e à mesma temperatura que a água do aquário.

 

Cuidado ao escolher os peixes na loja: escolhe os saudáveis e mais activos. Os lojistas consideram que os peixes-vermelhos aguentam tudo e acabam por ser muito mal tratados, e muitas vezes são vendidos doentes.

 

Quanto menos mutações, mais resistentes. Os shubunkin ou outros de barbatana caudal simples são os mais resistentes, olhos-de-bolha sem barbatana dorsal e barbatana caudal dupla, por exemplo, são mais frágeis.

 

Deixava os alimentos em flocos e passava para alimento em granulado, (os flocos costumam dar problemas com a bexiga natatória) variando bastante com alguma comida congelada e vegetais. E alimentar pouco, pois esse factor relaciona-se directamente com a qualidade da água (eu alimentava os meus de 2 em 2 dias).

 

Se tiveres iluminação podes plantar com anúbias e fetos de java, ambos em pedras ou troncos, pois são à prova de peixes-vermelhos, e adaptados a aquários pouco iluminados.

 

 

 

Caso encares outras possibilidades, um trio de guppies (machos, se não queres reprodução) era uma hipótese, com TPA's de 25% todas as semanas, ou uma colónia de red cherry.

 

Para os primeiros, podes experimentar plantas flutuantes como a lemna (uma praga, em algumas lojas até te dão isso), ceratophillum e elódeas.

 

Os segundos adoram musgo-de-java.

 

Se a temperatura da água do teu aquário não descer abaixo dos 18ºc nos dias mais frios do Inverno, ambos aguentam-se sem termostato.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segui o seu conselho e montei tudo de novo. Desta vez montei um termostato e vou meter peixes de água quente, gosto muito dos neons mas vou ver se meto mais um ou dois peixes mas pequenos pk o aqua não é grande e até ao final do ano devo comprar um maior...obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Só para dizer que este já "foi" tambem...agora tenho o aqua vazio.

Fico à espera de opiniões sobre o que fazer agora.

Agora multiplicas isso por 10 e compras um aquário de 200L. Com esse aquário não consegues fazer grande coisas. Quanto mais pequeno é o aquário mais dificil é de manter.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais