mormix Publicado Junho 18, 2006 Publicado Junho 18, 2006 Boas pessoal, tenho 2 kinguios num aqua de 20LT e um deles tá a ficar com a parte de cima da cabeça preta...será doença? Obrigado por qualquer ajuda.
Tiago do Vale Publicado: Junho 18, 2006 Publicado: Junho 18, 2006 Olá! As manchas negras podem ser tecido em recuperação... uma bartana queimada por amónia, por exemplo tende a ficar com os extremos negros quando recupera, mas depois volta à normalidade... no caso de um peixe-vermelho (kinguio é a expressão brasileira), na cabeça é difícil, a não ser que seja um lion-head, ou outros com desenvolvimento adiposo na cabeça, mas parece-me muito imrpovável... Fazes ideia de que idade é que ele tem? Os peixes-vermelhos só ficam com a cor definitiva por volta dos dois anos, por isso é possível que esteja só a mudar de cor Ele continua com bom apetite?
mormix Publicado: Junho 18, 2006 Autor Publicado: Junho 18, 2006 sim comem bem e não deve ter muita idade porque são pequenos medem +/- 7cm e quanto ao nome há quem lhe chame cometa...noto que passam algum tempo ao cimo da água ficando mesmo na vertical mas como tenho isto há pouco tempo vou comprar o kit de teste para ver a água.
yosin Publicado: Junho 18, 2006 Publicado: Junho 18, 2006 O facto de estarem na vertical ao cima da água, pode indicar falta de oxigénio na água. Já agora, começa a pensar num aquário maior para esses piquenos, é que chegam a atingir 30cm.
Tiago do Vale Publicado: Junho 18, 2006 Publicado: Junho 18, 2006 Pode ser falta de oxígénio, mas tb pode ser má qualidade da água: 20 litros não é muito para dois peixes-vermelhos... Pode ser da temperatura alta -a água quente transporta menos oxigénio-, podes ter pouca agitação superficial -basta pôr a saída do filtro junto à superfície para a agitar o máximo possível, o que aumenta muito a oxigenação-, ou então é falta de TPAs... Pela minha experiência é falta de TPAs: os peixes-vermelhos são grandes poluídores de água... Se comprares os testes é natural que encontres a amónia (ou os nitritos ou os nitratos) muito alta. A amónia destrói o tecido branquial, levando-os a respirar à superfície. Em relação à mudança de cor, para mim ambas as hipóteses ainda são possíveis, mas como é só num dos peixes-vermelhos inclino-me para a mudança de cor ser natural, por ainda não ser um exemplar completamente adulto. Embora no teu aquário em princípio não cresça muito mais.
mormix Publicado: Junho 26, 2006 Autor Publicado: Junho 26, 2006 Desculpem a demora na resposta mas tive um problema informatico k já resolvi. Para uma certa tristeza minha, o peixito morreu no sábado e o outro agora tá a dar as ultimas (penso eu), porque ele não nada e deixa-se arrastar pela corrente da água, por vezes tá de lado, respira devagar e não come. Não sei o que possa fazer para o salvar mas meti um remedio para as pintas brancas as quais já passaram mas penso que a asneira foi ter mudado a água (cerca de 3 litros) e a temperatura baixou logo 2ºc. Se este morrer também o que vocês aconselham fazer? mudo a água toda, parcialmente ou quanto tempo espero para meter novos peixes? Desculpem o testamento...obrigado.
mormix Publicado: Junho 27, 2006 Autor Publicado: Junho 27, 2006 Boas! Só para dizer que este já "foi" tambem...agora tenho o aqua vazio. Fico à espera de opiniões sobre o que fazer agora.
Tiago do Vale Publicado: Junho 27, 2006 Publicado: Junho 27, 2006 Podes começar por esvaziar, limpar e lavar com água quente (nada de detergentes). Depois averiguar se tens um filtro à altura: a litragem/hora do filtro deve ser pelo menos do quádruplo da litragem do aquário (no teu caso 100l/h no mínimo). Queres colocar peixes vermelhos, ou estás a pensar em colocar outra coisa? Em 20 litros não punha mais do que um ou dois peixes-vermelhos. Introduzia o primeiro uma semana depois de montar o aquário e o segundo, se o introduzisse, só três semanas depois. Fazia TPAs de 50% todas as semanas, com água condicionada e à mesma temperatura que a água do aquário. Cuidado ao escolher os peixes na loja: escolhe os saudáveis e mais activos. Os lojistas consideram que os peixes-vermelhos aguentam tudo e acabam por ser muito mal tratados, e muitas vezes são vendidos doentes. Quanto menos mutações, mais resistentes. Os shubunkin ou outros de barbatana caudal simples são os mais resistentes, olhos-de-bolha sem barbatana dorsal e barbatana caudal dupla, por exemplo, são mais frágeis. Deixava os alimentos em flocos e passava para alimento em granulado, (os flocos costumam dar problemas com a bexiga natatória) variando bastante com alguma comida congelada e vegetais. E alimentar pouco, pois esse factor relaciona-se directamente com a qualidade da água (eu alimentava os meus de 2 em 2 dias). Se tiveres iluminação podes plantar com anúbias e fetos de java, ambos em pedras ou troncos, pois são à prova de peixes-vermelhos, e adaptados a aquários pouco iluminados. Caso encares outras possibilidades, um trio de guppies (machos, se não queres reprodução) era uma hipótese, com TPA's de 25% todas as semanas, ou uma colónia de red cherry. Para os primeiros, podes experimentar plantas flutuantes como a lemna (uma praga, em algumas lojas até te dão isso), ceratophillum e elódeas. Os segundos adoram musgo-de-java. Se a temperatura da água do teu aquário não descer abaixo dos 18ºc nos dias mais frios do Inverno, ambos aguentam-se sem termostato.
mormix Publicado: Junho 29, 2006 Autor Publicado: Junho 29, 2006 Segui o seu conselho e montei tudo de novo. Desta vez montei um termostato e vou meter peixes de água quente, gosto muito dos neons mas vou ver se meto mais um ou dois peixes mas pequenos pk o aqua não é grande e até ao final do ano devo comprar um maior...obrigado pelas dicas.
João Magalhães Publicado: Julho 1, 2006 Publicado: Julho 1, 2006 Boas! Só para dizer que este já "foi" tambem...agora tenho o aqua vazio.Fico à espera de opiniões sobre o que fazer agora. Agora multiplicas isso por 10 e compras um aquário de 200L. Com esse aquário não consegues fazer grande coisas. Quanto mais pequeno é o aquário mais dificil é de manter. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts