Discu com larvas (?!)


Recommended Posts

Acabei por pôr os dois discos num aquario com 50 litros e meti octozin, contra a doença do buraco e.o.. Vou aguardar se resulta. Estive agora a ver as fotos que me aconselhais e não é nada disso. Os bicos são muito uniformes, não mexem, ficam na vertical a partir da escama/cabeça do peixe. Hoje já estão outra vez a desparecer, vamos ver o que acontece de seguida, mas já esta medicado. Oxalá resulte. Relatorio segue....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

a doença do buraco??? porque???

 

aliás a unica cura para a doença do buraco, é flagyl para ter a certeza que o problema nao é devido a parasitas intestinais, melhorar a alimentação, eventualmente meter um bactercida na água para ter a certeza que os buracos não infectam e rever a alimentação.

 

doença do buraco:

http://www.jbl.de/img_med/spirohexol_dis_k.jpg

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não querendo ser teimoso ,mas para bem do teu peixe e atá porque o adquiriste á pouco tempo trata para lernea.vou te deixar uma breve descrição que tenho de um livro da sera,tens que ter em atenção que as formas podem variar ligeiramente não terão que ser todos iguais e esses sintomas não enganam dentro de algum tempo essa infestação vai atacar em força,começa por adicionar algum sal para iniciares o tratamento no aqua onde eles estavam, porque de certeza que está contaminado.

só um aparte pode não ser lernaea mas doença do buraco todos temos a certeza que não é!!!!

Pic_5901_11.jpg

não sei se dá para ver bem mas se precisare de alguma parte do texto é só dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, tenta uma vez mais, tem paciencia:

[/img]http://de.pg.photos.yahoo.com/ph/humberto_mango/album?.dir=5ff3re2&.src=ph&store=&prodid=&.done=http%3a//de.photos.yahoo.com/ph//my_photos  

>para colocares imagens tens que colocar por esta ordem no principio [img]depois endereço da tua foto tudo isto sem espaços nota que estes são diferentes[/img]

para não estares sempre a colocar fotos que não deem para ver nada utilisa o botão prever aqui em baixo se não aparecer a foto é porque estás a fazer alguma coisa mal,se achares que é mais facil envia-me a fotografia por email que tento ajudar-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No meu caso nos dois peixes afectados, tudo começou com um pontinho branco muito pequenino em cada um dos peixes afectado.

Esse pontinho foi crescendo ficando com o aspecto de uma bobulha infectada,com uma forma esférica e uma zona pontiaguda como as borbulhas com pus .

O peixe afectado na boca deixou de comer e morreu,o que estava afectado na barbatana dorsal o "parasita" desapareceu dando lugar a um buraco na barbatana que lentamente começou a fechar mas de um dia para o outro o peixe ficou com a barbatana completamente rasgada e até hoje não fechou , no entanto o peixe está bem é uma fêmea que está emprestada a um amigo e a fazer posturas regulares.

Até agora também não consegui perceber de que raio de parasita se trata.

Saliento que foi só um em cada peixe em alturas diferentes , no aquário comunitário e não houve contágio.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

medicaste com alguma coisa?

 

seria parasita? se fosse acho que teria ido para outros, mas não (palavra corrigida) sei... doença mesmo estranha.

Usei O esha Hexamita

Podes ver a foto o link abaixo

http://images180.affili.net/291/848291_1.jpg

Se queres saber cheguei a pensar que fosse um tumor

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Ligia de facto as respostas do Fausto são coerentes porque a doença do buraco inicia quase sempre com esse tipo de fungo a que chamas "larva da cereja" e bem, porque por debaixo dele está um buraquito. :?

Sim é um FUNGO opurtunista devido a ferida que está por baixo!

Como aparecem fungos é sinal de que a tua água não está assim tão limpa e a prova mais flagrante são os olhos inchados (sinal de infeção bacteriana)

O síndrome da doença do buraco tem sempre algumas patologias adjacentes á própria doença, a presença de spironucleus e hexamita ,ambos flagelados intestinais, são as mais comuns e como tal deves tratar o peixe com metronidazol.

Não deves descurar o facto de que a qualidade da água não estará no seu melhor portanto toca a trocar a água mais vezes esses 40% de 15 em 15 dias não chegam.

 

Bjs e boa sorte

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

2 hipoteses, que eu conheça:

De preferencia num aqua "hospital".

hipotese 1 : Formol 2 ml/100 LT

Repetir durante 3 dias.....+ AR SUPLEMENTAR.

 

Hip. 2 : Permanganato de potassio.

200 mg/100 LT.

 

O aqua tem de estar RIGOROSAMENTE limpo.

A coloração "rosa" da àgua TEM de permanecer , pelo menos, por 4 horas.

Se os parasitas não desaparecerem repetir 2 dias depois após muda de 60 a 80% da àgua.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos, obrigada pelas dicas. A situação actual é esta: os dois discos (aproveitei para tratar ja agora o casal...) em aquario à parte de 56 l. Conlui ontem o tratamento com Octozin (doença do buraco - Waterlife). Mudei 50% da agua, meti Haloex (tratamento agua)e Sterazin (parasitas internos - Waterlife).

Os olhos começaram ontem outra vez a inchar (!). Agora não sei se faço a muda de agua novamente, (e.o. pelo que me estais a escrever) pois o Sterazin é para pôr nos dias 1, 3 (amanha), 6, 8 e 10. Se retirar agua, retiro medicamento. Que faço?

Medi (com testes Sera, espero que estejam ainda bons, pois já os tenho a mais de 1 ano) o NH3 (inferior a 10), NO2 (0,03), NO3 (inferior a 0,5) Ph ca. 7 (talvez devido à muda de agua ontem), KH 7, GH entre 5 e 7). O tratamento com Sterazin tenho de prosseguir, pois penso que não se deve deixar tratamentos a meio. Ah, hoje, devido ao inchasso, meti Melafix (100% natural à base de folhas Melaleuca, bactericida), produto com o qual da ultima vez o inchasso melhorou.

A respiração continua normal. Somente acho qua a parte das guelras está mais clara no disco amarelo. Além disso deve ter parasita numa delas, pois mantém-a junto do corpo e so mexe a outra.

Espero vossos comentários! Obrigada desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

O sterazin é para parasitas EXTERNOS (pele e guelras).

Na minha opinião faz umas boas TPAS e usa permanganato de potassio.

Seja fungo, "alga", "bicho", bactéria ou "outro", o permanganato dá conta do assunto.

Tens de medir RIGOROSAMENTE a àgua, o aqua tem de estar RIGOROSAMENTE limpo, aplicas o p. p. e vigias.

A coloração "purpura" da àgua deve manter-se durante 4H.

A partir daqui vais fazendo TPAS.

Não te preocupes, ao contrário do que se fala, os discus nem notam! :wink:

Age rápido.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, obrigada pela pronta resposta. O que é TPAS (só me lembro de tapas..., desculpa, mas não estou ainda familiarizada com algumas abreviaturas) - é mudança TOTAL da água? Tens muita experiencia com o que me estás a recomendar? Desculpa a pergunta, é que estou tão preocupada que resulte e não quero fazer nada errado, por vezes espera-se de mais para ver e outras somos rapidos demais a medicar e eu gosto tanto do meu amarelo...! A "peixa" que está junta, está optima, come bem e "faz" negro... O outro não tenho visto a comer e as poucas fezes são incolores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, obrigada pela pronta resposta. O que é TPAS (só me lembro de tapas..., desculpa, mas não estou ainda familiarizada com algumas abreviaturas) - é mudança TOTAL da água? Tens muita experiencia com o que me estás a recomendar? Desculpa a pergunta, é que estou tão preocupada que resulte e não quero fazer nada errado, por vezes espera-se de mais para ver e outras somos rapidos demais a medicar e eu gosto tanto do meu amarelo...! A "peixa" que está junta, está optima, come bem e "faz" negro... O outro não tenho visto a comer e as poucas fezes são incolores.

Oi...

TPA significa Troca Parcial da Agua! Ou seja, cerca de 20% da agua do teu aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

TPAS são mudanças de àgua.

Os discus são peixes que quando enfraquecem aparece-lhes tudo.

Eu faria assim:

Interrompe a alimentação dos peixes.

Hoje e amanhã faria 3/4 tpas de forma a que haja uma renovação total da àgua.

Amanhã compras na farmácia o P. P..

3ª feira aplicas.

O P.P. vai-lhes fazer uma limpeza de tudo o que os atormenta externamente e vai eliminar, fungos, bacterias, etc. presentes tambem na àgua.

Ao fim de 4/5 horas de P. P. fazes umas tpas.

No dia seguinte medicas os peixes para parasitas internos que os estão a afectar (fezes brancas).

Flagyl 500mg/100lt 2 X dia durante 4 dias.

Boa sorte.

 

Ps-> Se seguires rigorosamente as instruções o p.p. não te mata os discus.

ATENÇÃO AO CALCULO DA ÀGUA/DOSE.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada João e Paulinho, não ha nada como perguntar...

Vou fazer já muda de 30% da agua. Mas antes mais perguntas:

Penso que o ph vai subir! Isso não afectará ainda mais o disco?

Meto Haloex ou deixo?

No filtro interno só tenho fibra branca, penso que não necessito mexer, ou quê? Além disso estou a arrejar adicionalmente. Certo? mais alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

A àgua das TPAS deve estar o mais parecida com a aoutra.

É matemático...Se mudas 30% da Àgua por outra, 6 graus mais fria e com Ph 1º mais elevado, o resultado será uma queda de temperatura de 2º e um aumento de pH de 0,333.

Não sendo critico não é bom.

Num aqua Hospital esquece os filtros, limpa os "cócós" e não dês comida.

Se fizeres TPAS terás de adicionar medicamento (neste caso seria 30% da dose).

Se o Haloex é um neutralizador de cloro SIM.

Há no entanto outras formas de o tirar por expl. arejar bem a àgua por 24h ou mais.

O ar suplementar , caso uses o p. p., não é importante.

MUITO IMPORTANTE-PARA USARES O P. P. NÃO PODE HAVER NEM VESTIGIOS DE FORMOL NA ÀGUA, SENÃO :wink: .

O P. P. E O FORMOL QUANDO JUNTOS ...."PUM".

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá , nao consegui ver as fotos, mas vou colocar uma hipotese, não poderam ser vermes ancora??????? ou até sangessugas ??????não sei mas num dos manuais da sera aparecem estes dois tipos de parasitas....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, depois de muitas trocas de impressões, neste e noutros forums (pedi ajuda também a alemães, como deves saber também são loucos por peixes) e depois da evolução do peixe, chegei mesmo à conclusão (embora os primeiros sintomas que o meu teve, ninguem conhecia, excepto um alemão, e este baseado num artigo da Sera)que era mesmo a doença do buraco, tive foi sorte (se é que se pode dizer), pois cratera só tem uma pequenina e uma inflamação sobre um dos olhos, como podes ver

925cre2&.dnm=d2d4re2.jpg&.src=ph

Fiz ontem e hoje duas mudas, vou fazer agora outra e amanha ponho p.p., conforme me indicaram. Para já ambos peixes estão calmos e estacionários. Não surgiram mais "corninhos", os olhos é que estão como podes ver. Mas tenho de ir por partes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... (embora os primeiros sintomas que o meu teve, ninguem conhecia, excepto um alemão, e este baseado num artigo da Sera)que era mesmo a doença do buraco, ...

 

Ó amiga Ligia, eu cá não sou Alemão, deves estar a confundir... :D, e também não frequento foruns alemães :roll:

 

Abraço e boa sorte para o bicho....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Fausto, não me entendas mal, eu queria referir-me as "coisas" brancas que saiam do disco pela cabeça". Claro que houve varias pessoas que acharam que era a doença do buraco, mas não tinham ainda visto sintomas daquele tipo. Eu também quase que afirmava a pes juntos que não podia ser, (dado não serem inicialmente buracos nem nada parecido, nem sequer inflamações, estas so surgiram depois e pouco, e buraco mesmo só tem um do tamanho de um bico de alfinete) Além disso aparecia e desaparecia, enfim..Não ia medicar sem ter um minimo decertezas.

Vocês que já andam cá há mais tempo ja devem ter lido cada coisa...!Quanto aos forums alemães, participei em dois, pois sabia que os havia, enquanto cá, pensei que não, pois lamentávelmente não há tantos entusiastas de aquariofilia (pensava eu, mas afinal estava errada e ainda bem!) como gostariamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os buracos tipo bico do alfinete têm varios, mas isso nao são doenças, são sensores que eles têm.

 

se é realmente doença do buraco, e apesar de ter as minhas reservas, já sabes... o problema é da alimentação ou então têm qualquer tipo de parasitas internos.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Fausto, não me entendas mal....

 

Claro que não te entendo mal... apenas te queria dizer que, o meu bitaite, não foi só pura intuição...resulta de alguma pouca experiência, de muitas conversas com alguns amigos, e de muitas horas a 'queimar' pestanas na net... Se deixei de aqui opinar, nete thread, , não foi por não estar convencido do que te dizia, mas sim porque entendi que, opinar/ diagnosticar pela net é quase impossivel, num diagnostico já de si dificil. Qualquer um dos que participou, fê-lo certamente com a melhor das intenções, se não o continuei a fazer, foi por julgar que não iria adiantar nada e ia lançar mais confusão, estando tu já indecisa (no sentido de preocupada, sem saber o que se passava) quanto baste...

Quanto a consultares os foruns alemães, é claro que tava a brincar, eu proprio estou registado nuns quantos por esse mundo fora :lol: ...se bem que te diga que por cá há uns quantos cromos que percebem alguma coisa de discus, aquele bicho de que ninguem percebe (quase) nada...

 

Bem haja para toda a malta das Solhas!!

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim é que é falar. Obrigada!

Volto agor porque estive a limpar o filtro do outro aquario e reparei que o disco amarelo esta muito inclinado com a cabeça para cima, no aquario pequeno. Espero que isto não signifique nada de mal. Como já disse, há pouco mudei mais 30% de agua e desde ai noto que ele tem a respiração mais acelarada e inclina-se para cima, estando no entanto quase sempre na parte inferior/media do aquario. Além disso está a começar a ter "visco" muito ligeiro na barbatana superior, quase não se nota (ainda)Será do ph, ou da dureza, uma vez que foram 3 mudas desde ontem? A temperatura esta e estava a 33º.Devo fazer algo ou deixá-lo estar até amanha e faço o tratamento de tarde (para controlar melhor as horas, que é quando estou em casa) com o p.p.?Querem que envie alguma foto de agora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais