Bomba de ar VS CO2


Visitante

Recommended Posts

Boas!!

 

Recentemente enveredei pela injecção de CO2 no meu aquario e anda a ver se aquilo resulta.

 

Comecei pelo CO2 DiY, e depois de ver aquilo a fincioniar, comprei o sistema da nutrafin, uma vez q da para aproveitar os componetes para continura com o DiY!!!

 

O CO2 esta a borbulhar no fundo, enquanto que a pedra difusora da bomba de ar está no canto superior oposto. Deverei manter a oxigenação mantendo a bomba e o CO2 em simultaneo?, Se nao, como oxigenar o aqua para os peixes??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

se estás a inserir CO2 no aquário é porque as plantas consomem todo o CO2 e ficam com deficiencia de CO2, crescem mal, etc...

se as plantas estão a exigir essa injecção de CO2 então o oxigenio produzido por estas será suficiente para os peixes.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deverei manter a oxigenação mantendo a bomba e o CO2 em simultaneo?, Se nao, como oxigenar o aqua para os peixes??

 

se estás a colocar co2 é por um motivo, é para ser consumido pelas plantas, as plantas libertam o2, por isso retira a bomba.

 

podes ligá-la durante a noite, mas só se tiveres muitas plantas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mexico, a ideia de injectar CO2 é só se (e na dose certa em que) ele for necessário para as plantas. Neste contexto a fotossíntese recolhe o precioso carbono e descarta o restante ou seja O2, pelo que se for feito com conhecimento de causa, a injecção de CO2 torna-se o principal factor oxigenante da água entendes?

Antes de fazer injecção de CO2 deves ter a certeza que as plantas estão a necessitar dele, isto é, se têm nutrientes e luz suficientes para estarem a ser atrofiadas pela excassez de CO2.

Espero ter esclarecido.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pedro, assim:

Neste contexto a fotossíntese recolhe o precioso carbono e descarta o restante ou seja O2

dá a idéia de o O2 libertado ter origem no CO2 quando, de facto a sua origem é a água.

 

Abraço

 

PS: ainda bem que gostaste do ovo, hehe

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não entendo porque é que dizes isso:.

 

6CO2 + 6H2O + energia -> C6H12O6 + 6O2

 

Se notares o oxigénio libertado até é mais (dobro) do que o existente da água consumida. Quanto muito poderia ser metade da água e metade do CO2, mas desconheço os meandros químicos da reacção.

 

Passa-se na fotossíntese alguma reacção toda xpto que saibas e que eu não saiba? :)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

 

6 (CO2) + 6 (H2O) > 6 (O2) + C6H12O6 (glicose)

 

A água sofre a fotólise. O O2 liberta-se. O H resultante combina-se com o CO2 para formar glicose.

 

Abraço

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, estava a editar a ultima mensagem enquanto respondias....

Repito aqui o meu argumento rectificado... a água contribui com 6 átomos de Oxigénio, não pode ser responsável pelos 12 que se libertam não achas?

 

:wink:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya assim já soma direito :)

 

Fantástico o que se aprende no fórum, thanks...

 

Então quer dizer que com o passar do tempo a fotossintese reorganiza os átomos que constituem a água, certo?

Granda maluqueira, nunca tinha pensado nestes termos... o oxigénio da nossa água está sempre em reciclagem....

 

Fantástico mesmo.... boa, foi se calhar a coisa mais interessante que já aprendí aqui :wink::wink:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Ora entao ca vai o setup

 

Aqua Rena aprox 92L (80cm x 40 x 30)

Filtro:

Rolos cerâmicos

Mistura de carvao activado com resinas para absorver Nitritos, Nitratos..

Massa filtrante para filtraçao mecanica

Esponja que deve alojar tambem uma coloniazita de bacterias.

 

Luz 20 Watt

T 28 ºC

Fauna

6 Guppies adultos + >30 alevins

 

1 cory albina

3 ottocinclus sp.

 

alguns caracois (LOL)

 

 

Flora

 

1 "Feto de Java" (microsrium pteropus)

3 Acorus gramineus ("pussilus")

1 alternantera lilacina

1 anubia nana

10 pes de Elodea

15 pes de bacopa

2 valisneria

 

Decoração

2 pequenas pedras vulcânicas

 

 

Eis o setup actual .

 

O aqua ja roda ha mais de 1 ano, mas este setup , especialmente no que toca às plantas, tem menos de 1 semana. O aqua so tinha 3 plantas antes desta "REVOLUÇAO", que espero ser uma Evoluçao!!.

Daí ter começao desde ja a injectar CO2.

 

Tenho bolinhas de laterinte no areao, e fertilizante JBL liquido (ferropol) para as plantas. ( O q acham do carvao activado com estes fertilizantes?)

 

 

E agora a pergunta milionaria:

Devo manter as plantas ou os peixes??? Sera q os guppies se adaptam a este setup? Eu acho q sim e ate sao beneficos com as algas.

 

QUe peixes acham melhor para um plantado assim?

 

Sugestoes, comentarios, benvindos.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Só falta aí mais luz.

Não precisas de bomba de ar, basta uma ligeira agitação superficial provocada pelo filtro.

 

Boa sorte

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carvão activado não faz sentido...queres que as plantas passem fome?

(aquilo retira-te alguns dos nutrientes fundamentais)

 

bolas de laterite deixei de comprar há 2 anos..quando me iniciei nisto...

nonsense...tem pouco impacto...

 

ferropol não conheço esse fertilizante...isso tm outros traces sem ser ferro?

se não tem não PRESTA!

se tiver pode ser bom... (nunca usei...)

 

que tipo de ferro tem esse fertilizante?

 

quelado com EDTA?

DTPA?

outro?

 

se for EDTA se tiveres água alcalina isso não vai resultar...

 

CO2 é necessário para algumas plantas...em doses impossiveis de se conseguir com bombas de ar acima do equilibrio atmosferico (com valores altos não naturais...)

 

em situações naturais de CO2 (sem injecção) muitas plantas só duram 1-2 meses...

vai depender das plantas...

 

(As bombas de ar também introduzem CO2...depende das circunstâncias...

se este existir em déficit aumentam o CO2 se este existir a niveis altos e não naturais retira CO2)

 

bombas de ar fazem a tal agitação superficial que o Luis Queiroga falou, não é preciso bolhas para isso, basta que a superficie se mova é isso que faz entrar ar na água e não as bolhas...

 

CO2 não retira O2, imagina que a água tem duas gavetas diferentes, numa só entra O2 noutra só entra CO2, muito CO2 não implica pouco espaço para O2, não estão relacionados...têm espaços diferentes para eles na água...

 

no teu setup verifico 2 coisas...

pouca luz...e alta temperatura desce para 26ºc...

 

mantenho discus a 27ºc há ANOS!

e tenho discos juvenis a 27ºc

 

por vezes até aguentam com 25ºC

não aqueço a água antes de a colocar...É OUTRA GRANDE TRETA se o peixe estiver saudável não aparece nenhum icitio...no entanto convém não abusar das baixas temperaturas com discos 27ºC é bom!

 

para os teus tipos de peixe mete isso a 26ºC

acredita que é melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas sugestoes, de facto acho q a luz nao e suficiente, pois nem de longe nem de perto cumpro a regra dos 0.5 watt / Litro

Talvez cumpra 0.25 w /L !?!?! :D

ORA como aumentar a iluminaçao? existem lampadas com os mesmos 59 cm mas com mais potÊncia?, terei de ficar sem tampa no aquario para por uma mais potente?. Nao queria ficar com o aqua destapado e com uma lampada fora num arranjo meio à sucateiro... Inestético!!!

 

Como fazem voces nos vossos plantados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como eu faço...

já devem estar fartos de ver o meu aquário mas aqui está ele de novo, foto com 1 ano de idade...

 

Dscf0011.jpg

 

já fiz calhas DIY com lâmpadas daquelas de enroscar das eonómicas...também funciona...

 

para teres mais de 1W/litro bastava teres 5 lampadas dessas de 11W numa calha feita por ti...

desde que sejam lampadas acima de 5000 kelvin servem perfeitamente...

(até menos que isso)

 

mas como eu gosto de ter as mãos dentro do aquário ( :oops: ), prefiro aberto...

basta meter as mãos lá dentro para lá mexer ...

nunca...jamais..terei aquários fechados...

 

se os peixes gostarem de saltar prefiro não os comprar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já devem estar fartos de ver o meu aquário mas aqui está ele de novo, foto com 1 ano de idade...

Naaa.... achas?! :oops::cry::lol:

Eu é que não posso ver!! Porque fico :evil: ... Eu também quero um!!! :lol::lol:

 

Nao queria ficar com o aqua destapado e com uma lampada fora num arranjo meio à sucateiro... Inestético!!!

Se for uma tampa bem feita... cuidado...

Já tivemos por aqui imagens de aquas com tampas DIY e ficaram espectaculares. Quem não soubesse dizia mesmo que vinha "de origem".

 

Eu prefiro uma tampa do que os projectores HQI... são gostos... :D

 

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações Calorosas!!

Após ter lido os post's anteriores fiquei com uma dúvida, As bombas de ar devem ser retiradas? Tenho dois aquários, aqui vai o setup:

 

Aquário 1

Dim comprimentoXlarguraXaltura 190cmX45cmX60cm

4 Lampadas de 20W cada 2 de sunglow e 2 de agrolux

1 filtro exteriore eheim de +/- 650l/h e um de 300l/h

bomba de ar

 

Tenho ainda poucas plantas neste tenho umas anubias.(Que se dão bem)

Em termos de população aqui vai:

6 Zebras, 2 escalares, 1 Betta, 1 Bala, 1 bicolor, 3 viuvas, 6 limpa-fundos, 1 pleucostmos, 10 neons, 1 caracol, 1 kuhli, 3 casais de mollies, 2 de platys, 4 priscillas, e acho que está tudo(lol).

 

Aquário 2

Dim 60X30X30

1 Agrolux

1 filtro eheim de 300l/h

bomba de ar

 

Neste tenho as seguintes plantas: Musgo de java, cryptocoryne wendtii, anubias, tudo com fartura.

A população é composta por +/- 50 guppies bébés, 1 pleucostmos, 2 casais de guppies, 2 de mollies e 1 de platys, 3 limpa-fundos.

 

As plantas apresentam um bom crescimento, mas como já disse a minha questão é se devo retirar as bombas de ar? Poderão os peixes aguentar bem sem as bolhas?? O que aconselham?

Agradecido pela disponibilidade. Já agora o que mudariam (sem falar na aquisição de mais plantas e peixes)

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a saida da água dos filtros fizerem a água se agitar à superficie...as bombas de ar são irrelevantes!!!

tanto faz lá estarem ou não...

 

no caso de injecção de CO2, se as plantas produzirem suficiente oxigenio para os peixes...durante o dia (periodo de fotossintese) nem precisas sequer de agitação superficial...

 

No entanto de noite convém haver sempre alguma agitação...

as plantas não produzem O2 de noite...os peixes podem sufocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a resposta vou retirar as bombas de ar. Sei que não é deste tópico mas já agora no aquario que referi em 1º lugar tenho filtro de fundo com os elevadores de ar devo retirar, estava com reticências em meter mas como o aquário é grande achei que seria melhor(estarei enganado).

Grato pela ajuda.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca tive desses filtros...nem sei rigorosamente como funcionam...

mas presumo que se cortares o fluxo de ar na areia, esta irá ser menos produtiva no ciclo do azoto, criam-se zonas sem oxigénio na areia que antes tinham colónias de bacterias nitrificadoras...assim podes ter um aumento de amónia e seus derivados se desligares o ar nesse filtro...

Cuidado!

 

podes dar cabo do aquário assim...

 

quando digo que podes desligar as bombas de ar, é únicamente se tiverem filtros "normais" externos ou internos...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São aquelas placas brancas que se colocam por baixo do areão. Têm um elevador de ar para retirar as "porcarias" que se acomulam no areão, os elevadores têm uma pedra difusora e o movimento ascendente das bolhas "arrasta" as "porcarias" que se acumulam, a questão é se esses filtro não poderão retirar nutrientes às plantas???Há quem diga que devo retirar e quem diga que como o aquário é grande que devo manter!!!

E com conselhos contrários estou confuso :cry: . (desculpem estar a colocar isto aqui mas vem no seguimento de um questão que levantei :oops: ).

 

Mais uma vez obrigado!

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sinceramente não gosto desses filtros...

 

prefiro os "normais", este de fundo como o teu não retiram nutrientes às plantas, mas são filtros que não aconselho a ninguém...

quer dizer até podem tirar...

 

exemplo:

Para o ferro ser assimilável, por vezes são necessárias condições redutoras (transformar Fe3+ em Fe2+), e isso só com solos com zonas anaeróbicas(sem oxigénio)...entre outras coisas que agora não vale a pena explicar...

 

tem vantagens ...menos condições para aparecimentos de bolhas de gás tóxico no areão...

No entanto, não considero essas bolhas demasiado perigosas, se as plantas estiverem saudáveis não existirá num curto espaço de tempo condições para isso (uma boa condição para que isso aconteça será a morte das plantas e com ela as raizes com putrefacção rápida levando à formação de suficiente gás letal (que podesse matar os peixes) (nunca me aconteceu...e estou para ouvir a primeira história de algo semelhante)

 

mas quero dizer que já ouvi histórias de sucesso com esse tipo de filtros...e com plantas...

mas são raras, eu nunca compraria um filtro desse.

 

novamente quero repetir!

Se retirares o ar disso as bacterias podem morrer e com isso dar cabo da fauna e flora...

cuidado...

olha a amónia...

 

o ar que entra é mais para oxigenar o areão para as tais bacterias, elas assim colonizam o areão...

este sem esse tipo de ajuda oferece menos superficie colonizável para as bacterias...

 

um filtro dos "normais" o sistema é diferente...tem no seu interior as tais esponjas e material para filtração biológica, assim porque a água tem de passar sempre por todos os materiais recebem sempre O2 suficiente (não precisam de bolhas)...

 

existe outros tipos de filtros, mas não quero me alargar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tou a pensar ganhar coragem e remodelar o aquário começando pela base, vou retirar estes filtros e manter os eheim externos, não vai custar muito, é só levantar o areão e retirar as placas e seja o que tiver de ser. Mais uma vez obrigado.

 

P.S. no aquário pequeno não tenho estas placas no fundo e não tenho problema nenhum, vou arriscar. Se me der mal vou arrumar carros pra comprar peixes. LOL

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais