Algas Pretas ?


Recommended Posts

Oi !

 

No meu aquario, existem umas algas indegejadas, umas verdes, muito pequeninas agarradas ao vidro, que eu tiro muito facilmente,

mas o que mais me desagrada é ver o meu tronco cada vez mais infestado de umas algas pretas.

 

São de tal maneira potentes que já começam a aparecer nas pontas das folhas da anubia.

 

De que poderá ser tal infestação.

 

agradecia respostas pois aquela praga aumenta de dia para dia.

 

Obrigado

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um nivel de fosfato elevado (muito provavelmente mais de 2ppm)

 

tens de ver o que te está a causar isto, se é da agua da torneira (duvido um pouco) ou entao andas a alimentar em demasia os teus peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

Qual o valor indicado para não ter problemas...

 

Aqui atrasado essas algas morreram todas, mas como vi que também tinhas as plantas a morrer verifiquei que tinha os valores do Ferro quase a zero, então,

apartir do momento em que coloco ferro para as plantas, estas melhoraram, mas as algas voltaram a aparecer.

 

Como posso retirar só os fosfatos?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz os testes no3 e po4 e o referente valor. Depois a gente fala.

 

no3 - nitratos - este posso fazer

 

agora po4 tenho de comprar o teste

já agora tens alguma opinião acerca de uma marca credivel.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os unicos peixes que conheço que comem isso são os crossocheilus siamesis (penso que seja assim que se escreve), vulgarmente conhecidos por SAE.

 

Não acabam com elas definitivamente mas manteem isso controlado.

 

do tronco sempre podes raspar mas das anubias não ha nada a fazer, eu cortava as folhas mais infestadas mas só os sae´s é que me resolveram o problema.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o zefish tem razão, os SAE são exelentes peixes para comerem algas, eu tive o meu aquario a ciclar durante 2 semanas sem peixes e formou-se bastantes algas, comprei 2 SAE e num dia limparam tudo!!! Inclusivé, tinha-se formado um pelicula branca à volta da pedra difusora do CO2 caseiro, e eles limparam tudo!!!

 

Um abraço

Cumprimentos

 

 

Alberto Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os SAE não comem essas algas ( são em tufos n é ) ??

 

A solução é adquirires algumas espécies de plantas de crescimento rápido, tipo valisnérias gigantes ( americanas ) , e outras que crescam rápido.

 

Pela experiência que tive com essas algas, aliás as únicas que tive, sem ser as green spot, o melhor é cortares as folhas mais afectadas.

 

Não notei influência das doses de fertilizantes nas ditas algas.

 

O problema conclui ( pelo menos, pareceu-me ), deveu-se ao facto de dar muita comida ( tenho discus num plantado....) e devido ao excesso de fosfatos.

 

Resultado: tive de ter mais cuidado ao dosear a comida, comprei uma splantas de crescimento rápido, não diminui a luz,aumentei o CO2, não diminui o fertilizante, nem acrescentei espécies comedoras de algas pois os sae´s não lhes tocaram...

 

A melhor solução?

 

Mais TPA´s. com mais volume mudado, e com mais frequência.

 

nunca as consegui irradicar por completo, mas consegui que ficassem controladas e quase inexistentes.

 

Podes acrescentar no teu filtro produtos para retirar os fosfatos, mas o essencial é a qualidade da água.

 

Espero ter ajudado. Essas algas são mesmo lixadas de deaparecerem.

 

Abraço, Nuno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os SAE não comem essas algas ( são em tufos n é ) ??

Boas,

 

Eu tive dois tipo de algas no meu aqua de 30l. As filamentosas em bastante quantidade e essas em tufo mas em pequena quantidade e o saes paparam tudo, primeiro as filamentosas e depois as outras. Devo referir que quando os meti para dentro do aqua não alimentei os peixes durante uns 3 ou 4 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. . . .  

Podes acrescentar no teu filtro produtos para retirar os fosfatos, mas o essencial é a qualidade da água.

 

Espero ter ajudado. Essas algas são mesmo lixadas de deaparecerem.

 

Abraço, Nuno Gonçalves

 

Por acaso uso no filtro um saquinho de GREEN X da Hagen, mas mesmo assim não se nota muita diferença.

 

Até que experimentava os SAE's, mas por acaso alguém me pode indicar um site onde possa ver que peixe é e as suas caracteristicas.

 

Obrigado

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiz o teste dos nitratos, 80 ppm, será muito ?

 

Pelo sim pelo não e face aos fosfatos fiz a seguir uma TPA de +/- 50%.

 

As algas não gostaram muito da TPA, mas penso que não vão desaparecer, tenho mesmo é de arranjar os ditos SAE's.

 

Que achão?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Essas algas podem não ser devidas a excesso de Nitratos, somente... mas também devido à carência de Fosfatos...

 

Ao contrário do que as pessoas aconselham, fazer TPA's nem sempre é o melhor para acabar com algas... por vezes basta dosear o/s nutriente/s em falta e isso desaparece em menos de 3 tempos.

Nem sempre o problema é o excesso de algo, mas sim a carência de outra coisa qualquer...

 

Eu quase que aposto que o teu valor de Fosfatos está baixo, perto de 0 ppm.

Mantém-no à volta de 2.0 ppm, controlando-o regularmente.

 

Os SAE são eficazes a remover as brush algae, se bem que não as acabam na totalidade. A maior parte delas, eles arrancam-nas, ficando a flutuar pelo aquário, e tu só tens de as apanhar com a rede.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: 80 ppm de NO3 é muito... :wink:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. . . . .  

 

Os SAE são eficazes a remover as brush algae, se bem que não as acabam na totalidade. A maior parte delas, eles arrancam-nas, ficando a flutuar pelo aquário, e tu só tens de as apanhar com a rede.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: 80 ppm de NO3 é muito... :wink:

 

Muito obrigado pela dica, e tenho de comprar os testes de Fosfatos, no entanto desculpa lá a ignorância mas o que são "brusch algae" em concreto?

 

também achei os nitratos um pouco elevados, mas tens alguma ideia porque razão eles estarão tão elevados?

 

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. . . . .  

 

Os SAE são eficazes a remover as brush algae, se bem que não as acabam na totalidade. A maior parte delas, eles arrancam-nas, ficando a flutuar pelo aquário, e tu só tens de as apanhar com a rede.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: 80 ppm de NO3 é muito... ;)

 

Muito obrigado pela dica, e tenho de comprar os testes de Fosfatos, no entanto desculpa lá a ignorância mas o que são "brusch algae" em concreto?

 

também achei os nitratos um pouco elevados, mas tens alguma ideia porque razão eles estarão tão elevados?

 

Obrigado

 

 

No final desta página, http://www.floridadriftwood.com/algae_iden...tification.html, tens uma foto de uma "brush algae".

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... as brush algae são as algas pretas em forma de tufo:

 

Vendo directamente a foto a que o Nelson Nuno se referia (tens de dar um espaço entre o link e a vírgula, ou então tens de colocar tags):

 

brush_algae.jpg

 

Quanto aos Nitratos estarem elevados, quase de certeza que é devido ao seu acumular no aquário. Dás muita comida? Fazes TPA's com muita frequência? Se tens carências em algum nutriente, os restantes não são assimilados pelas plantas, subindo assim em concentração na coluna de água do aquário.

Daí que te tenha pedido para testares o valor de PO4 no teu aquário. Se forem muito baixos (menores que 0,5 ppm), então trata de fertilizares o aquário com Fosfatos, que em princípio elas desaparecem em 5-10 dias com a ajuda dos SAE.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Nelson Nuno, se quiseres colocar uma vírgula logo após um link, tens de escrever desta maneira:

 

.linkdapagina.,

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Obrigado pelas respostas.

Pela fotografia posso afirmar que se trata exactamente de "brush algae"

 

Quanto aos fosfatos, comprei um teste da JBL onde indica o valor de 1 ppm.

 

Penso que tá encontrado o problema.

Agora a solução...

Perguntei ao sr. da loja onde comprei os testes pelos SAE's. Ele disse-me que de momento não tinha, mas que para esse tipo de algas os melhores eram uns "octorin???", que não percebi bem o nome e os camarões, numa razão de +/- 1 por cada (2 ou 10 litros de água), também já não bem a certeza.

 

Será verdade?

 

O que acham..

 

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.thekrib.com/Plants/Algae/red-algae.html

 

Tenho alguns links sobre este tipo de algas nos meus "Favoritos" porque já há uns meses que elas apareceram e ainda não resolvi o problema...

 

Luís, já li em vários tópicos que aconselhas subir um pouco o nível de fosfatos para diminuir a proliferação de algas... Alguns artigos na net referem que para combater as algas se deve diminuir a concentração de fosfatos para níveis baixos. A minha questão é a seguinte? Achas que se tentar equilibrar a concentração de fosfatos para o nível que aconselhas, vou conseguir controlar melhor as "brush"? E já agora, o que é que utilizas para aumentas a concentração de fosfatos?

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Ele disse-me que de momento não tinha, mas que para esse tipo de algas os melhores eram uns "octorin???", que não percebi bem o nome e os camarões, numa razão de +/- 1 por cada (2 ou 10 litros de água), também já não bem a certeza.

Otocinclus? Se é esse o nome, então desculpa que te diga, o homem não sabe lá muito bem do que está a falar :D Os otocinclus, pelo menos os que eu conheço, não comem brush algae.

Idem para os camarões. Pelos menos espécies de neocaridinas e outros camarões pequenos.

 

Que eu saiba, os únicos animais que comem as algas pretas aos tufos, são os SAE e as Mollys pretas.

 

Se tens os Fosfatos a 1 ppm, então algo me diz que a tua carência é outra/outras. CO2 e Potássio... como é que tens estes parâmetros?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se tens os Fosfatos a 1 ppm, então algo me diz que a tua carência é outra/outras. CO2 e Potássio... como é que tens estes parâmetros?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

CO2 e Potássio, mais dois testes a adquirir?

Posso te diser que o Aqua é tampado, sem injecção de CO2, plantas não tenho muitas, ainda pra mais o meu pleco lembra-se de comer alguns rebentos. Tenho de dar-lhe alfaces, . .

 

Queria mesmo era arranjar os SAE's, e já agora quantos achas que devo ter para um aqua de 120L brutos (100x30x40)

 

Abraço..

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Espero que não leves a mal... mas se tens poucas plantas, e não estás a pensar em fertilizar, nem injectar CO2, então deixa estar as algas em paz :lol:

 

Podes sempre arranjar os SAE, mas se o intuíto da sua compra for exclusivamente acabar com as algas pretas, mais vale não comprares... :drinking:

Digo-te isto porque ao invés de andares a comprar diversos testes e a fazer CO2, e fertlizantes, para um aquário em que as plantas não são tão abundantes, não vale muito a pena.

 

Cinge-te às trocas de água, e se quiseres compra um par de SAE's...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li ontem num site que os Kribensis comem algas filamentosas, será que fazem mesmo isso ou no caso aqui do nosso camarada, é melhor mesmo um SAE? É que o SAE até cresce um bocado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu também estou com o mesmo problema e ontem pos dois SAE, vamos ver com a coisa corre nos próximos dias...relativamente ao crescimento dos SAE, de facto eles podem crescer um bocado mas conto que quando eles já estiverem grandes demais para o meu aquário alguém aqui no fórum os queira...:twisted:

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Espero que não leves a mal... mas se tens poucas plantas, e não estás a pensar em fertilizar, nem injectar CO2, então deixa estar as algas em paz :?  

Porquê :shock:

Eu tenho algumas plantas, ainda são é relativamente pequenas, e por acaso até fertilizo depois das TPA's com suplemento de ferro, que agora não me lembro da marca.

 

Podes sempre arranjar os SAE, mas se o intuíto da sua compra for exclusivamente acabar com as algas pretas, mais vale não comprares... :?  

Mas então os SAE's não comem ou arrancam estas tais algas, porquê não comprar? Podes explicar-te melhor?

 

Digo-te isto porque ao invés de andares a comprar diversos testes e a fazer CO2, e fertlizantes, para um aquário em que as plantas não são tão abundantes, não vale muito a pena.

 

Cinge-te às trocas de água, e se quiseres compra um par de SAE's...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Mais uma vez podes explicar-te melhor. . . . :!:

eu não ando a fazer CO2, :twisted:

Sinceramente não te percebi, desculpa lá. . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.