Projecto tropheus moori bemba


Recommended Posts

Isto é que é pesquisa, já tenho a espécie escolhida, agora preciso das vossas opiniões, eu gostava de manter "tropheus moori bemba" num aqua de 100x50x50 cms com vidro de 10 mm. O que acham?

 

Em relação ao fundo, vou eu fazer, e tentar fazer também umas rochas (lá estou eu a inventar)

 

A estrutura de suporte ao aquário, vai ser uma daquelas azuis e laranja com as seguintes dimensões 91,4x153x77 cms (dizem que aguenta 500 Kilos) custa 65 €, e é facil de forrar pois tem aquelas furações o que torna facil a tarefa de aparafusar madeira e tapar a frente e lados.

 

Agora a filtragem é que tenho que procurar bem, e ai conto com a vossa ajuda. Tendo em conta uma coluna de água de 98x48x45 cms o que dá aproximadamente 212 lts. que fluxo de filtragem me aconselham, já li que a PowerHead pode e deve fazer 10 vezes a capacidade do aquário.

 

Em relação á iluminação, mais umas pesquisas e a vossa ajuda, uns esticões e umas faiscas, e vou fazer um diy. :)

(Aqui preciso de saber ainda espectros de luz, kelvins e essas coisas)

 

Já agora, sabem quem é que mantem esta espécie aqui do forum? Pode ser que tenha Infantis para vender.

 

Por agora penso que é tudo. Mas com certeza vou ter a vossa ajuda.

 

Os meus melhores cumprimentos para todos,

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho que esse aquário é muito pequeno para tropheus.

 

Com um fundo DIY, vais ficar ainda com menos espaço dentro do aquário, ou seja, ainda menos água.

 

A estrutura que falas em não conheço, mas pela tua descrição dá na boa!

 

Quanto à filtragem arranjas um bom filtro exterior e uma powerhead ou um filtro interno para fazer circular (ainda mais) a água.

 

Escolheste uma especie que requer alguns cuidados especiais, tanto a nivel de parametros da água, alimentação, combinação de especies, etc.

 

Atira-te de cabeça, mas tens que saber onde vais aterrar :D

 

Cumps

Pedro Figueiredo

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tropheus moorii bemba? Isso é uma nomenclatura antiga.

São Tropheus sp black "bemba" ou "pemba" consuante o importador utilizado.

 

Para tropheus sp black o teu aquário dá até eles terem aí os seus 5/6cm... o que significa que se os comprares com 3cm mais ou menos terás cerca de 1 ano de folga para pensares em arranjar novo aquário.

Mantenho desses simpáticos... 16 adultos (ainda pequenos), 6 alevins já com 1,5cm e mais uma serie de pequenotes (penso que uns 6 ou 7) que foram libertados ontem. Nos próximos dias deverei ter mais umas 2 ou 3 ninhadas já que as fêmeas estão já nos 27 dias de incubação e eu não lhes retiro os alevins, antes deixo-as libertar quando estiverem prontas.

 

Fundo para esse aquário eu não aconselho porque te vai roubar muitos litros de água e depois é o cabo dos trabalhos para apanhares um peixe. Eu tenho um fundo no meu aquário de 160cm (450L +-) e ando aqui a pensar se o tiro ou não, por um lado o fundo é optimo porque me garante esconderijos para todos os alevins, mas por outro, como fiz a asneira de meter lá julidochromis que se reproduziram vejo-me à rasca para as caçar.

Plantas é uma lotaria. Os meus tropheus têm valisnérias e não lhes tocam muito, mas nunca se sabe quando é que não começam a comer "salada" em força, sendo herbivoros à partida as plantas estão sempre em risco. Se queres plantas, mete das de crescimento rápido e baratas (tipo valisnéria gigantea) mas conta sempre que eles tas comam.

Iluminação só precisas do suficiente para as plantas e para crescerem algas. Os tropheus adoram andar a rapar nas algas por isso se lhas puderes fornecer tanto melhor.

 

Filtro, com tropheus é um must. Mesmo pequenitos são umas máquinas de (palavra censurada) por isso boa filtragem é fundamental. Aposta em 2 filtros... um externo e um interno, sempre com débitos na ordem dos 1000L/h para cima (eheim 2217, rena xp3, fluval 404... para interno fluval 4 plus).

 

Por fim... tal como disse o Pedro (Down) atira-te de cabeça, tem é apenas a certeza de onde vais aterrar, ou seja... lê tudo o que possas, vai com calma e fundamentalmente pensa se terás condições para passar desse aquário de 100cm para um de 150cm ou superior. Se a resposta é sim... então dá-lhe forte que não vais ficar desiludido.

Qualquer coisa que eu possa ajudar... avisa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pelas dicas.

 

Em relação ao aquário, vou comprar um maior, vou ver o que posso comprar, o problema não é o espaço. Para decidir as dimensões do aquário e filtragem, vou ler muitos tópicos, setup´s, resultados, opiniões e isso tudo, vou ver se isto sai muito bem planeado.

 

Acho que não vou precisar fazer muitas perguntas, pois existem artigos muito explicitos, produzidos por todos, já estive a ver que se ler todos os do Nuno Antunes, Down, Rato ..., vai ser muito mais que suficiente.

 

É por isto que este forum é brutal, é tipo uma "enciclopédia da aquariofilia", escrita na primeira pessoa e baseada na experiência. 8)

 

Com os meus cumprimentos,

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só te posso dizer que vais no bom caminho.

 

Se puderes comprar um maior, melhor! 8)

 

Boa sorte!

 

Abraços

Pedro Figueiredo

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para decidir as dimensões do aquário e filtragem, vou ler muitos tópicos, setup´s, resultados, opiniões e isso tudo, vou ver se isto sai muito bem planeado.

 

Acho que não vou precisar fazer muitas perguntas...

Acredita quando te digo que vais fazer muitas perguntas :lol:

Quando compramos peixes ao preço dos tropheus faz-se de tudo para não haver mortes e isso implica muito estudo e muitas perguntas.

 

Felizmente agora no forum já vai havendo mais pessoal com tropheus que lá vai participando mas com eles nunca é informação demais.

 

Em relação a dimensões digo-te para comprares o maior que puderes.

O meu aquário tem 160*50*60... o limite em termos de peixes que coloquei ronda os 30 a 35...

comecei com 20 tropheus de 3,5cm , tive 4 mortes no espaço de 9 meses e agora tenho fêmeas a incubarem na ordem dos 6 alevins por ninhada.

ou seja ... as 3 fêmeas que ainda estão a incubar mais a que largou os alevins chegam para introduzir na casa dos 24 pequenotes... logo acima do limite.

 

Se puderes compra um aquário com 150cm no minimo, idealmente com 200cm.

Em altura chegam 50cm... os tropheus correm os niveis todos mas têm preferencia pelo meio/fundo. Na largura mete 60cm.

Depois é procurar os bichos... num aquário grande vais querer muitos, por isso vai-te preparando para desembolsar uma boa maquia.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O.K.

 

Estive a ler e vou começar a pensar no 1º passo:

 

:wink:Aquário Em princípio 200x60x60 cms.

Vidro de 15 mm - com travessas francesas

O que acham :?:

 

:PFiltro

Para esta litragem, penso que a melhor opção, será uma sump.

(deve ficar mais barata e consigo refugios para algum, posso controlar os niveis mais facilmente)

 

:arrow: Nuno os Tropheus são mais caros que os discus? É que eu tenho alguns, e penso que se forem, vou demorar algum tempo a popular o aquário, e depois a integração dos mesmos vai-se complicar.

 

Por agora é tudo, vou pensar na base de suporte, pois só o aquário deve pesar para cima de uma tragédia, para ai uns 150 kilos. :shock:

 

Cumprimentos,

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário: dimensões excelentes

 

Filtro: Sump é uma boa opção, mas vais ter que complementar a filtragem mecanica, pois de uma forma geral a recolha de agua para a sump é feita à superficie, logo deficiente em termos mecanicos. Podes por um filtro interno e/ou uma(s) Powerheads com pré-filtro para aumentar a circulação e manter em suspensão os detritos.

Existem outras alternativas, e já se falou disso aqui no forum. Vou tentar encontrar o topico.

 

Custo: O custo de um tropheus não superior ao de um disco adulto (>20cm), mas por norma não introduzes 15 a 20 discus adultos num aquário. Mas não é dificil um tropheus chegar aos 40-50€ e arranjam-se discus por esse preço.

 

Isto não é para desanimar, até porque com o crescendo de aquariofilos a manter tropheus, mais tarde ou mais cedo, vão começar a surgir a preços mais convidativos.

 

Boa sorte.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink:Aquário Em princípio 200x60x60 cms.

            Vidro de 15 mm - com travessas francesas

            O que acham :?:  

Porreiro esse aquário. Dá bastante espaço de manobra e para aumentos populacionais.

 

:?Filtro

            Para esta litragem, penso que a melhor opção, será uma sump.

            (deve ficar mais barata e consigo refugios para algum, posso                  controlar os niveis mais facilmente)

Uma sump é uma boa opção, mas tens sempre a questão da filtragem mecânica.

Alternativamente à sump podes considerar 2 filtros externos, ajudados por um interno.

Em 720L há muita folga :)

 

 :? Nuno os Tropheus são mais caros que os discus? É que eu tenho alguns, e penso que se forem, vou demorar algum tempo a popular o aquário, e depois a integração dos mesmos vai-se complicar.

Há mais caros que a média dos discus e há mais baratos.

Para os tropheus os valores variam bastante entre os 10 e os 50€, dependendo fundamentalmente da loja onde os compras e da espécie. Desconfia de tropheus a "preço de saldo". São normalmente "made in asia" com uma qualidade muito inferior aos tropheus europeus.

Em termos de preços as espécies orientam-se mais ou menos assim:

-Tropheus duboisi -> 10€ a 20€

-Tropheus sp black, sp red, maioria dos moorii -> 25 a 30€

-Tropheus brichardi -> 30 a 40€

-Tropheus moorii red rainbow -> 45 a 50€

-Selvagens -> 50€ para cima... bem para cima.

 

Já a nivel particular consegues preços mais em conta, mas há sempre questões relacionadas com a qualidade dos peixes, a geração, serem ou não hibridos, etc.

Se comprares a um particular certifica-te do que estás a comprar.

 

Por agora é tudo, vou pensar na base de suporte, pois só o aquário deve pesar para cima de uma tragédia, para ai uns 150 kilos.  :)  

Tubo de ferro galvanizado talvez com 6cm de diâmetro. O meu aquário de 160cm está assente numa estrutura de ferro galvanizado de 4cm de diâmetro e sem problemas.

Convêm é mandares fazer isso a um serralheiro e não te esqueças de lhe dizer que a estrutura deve aguntar para cima de 1 tonelada de peso, para ele ter cuidado na soldadura.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais