Fichas wiki no fórum


Recommended Posts

Olá a todos: ando na fase das sugestões. :wink:

 

 

 

Que tal fazer no fórum uma base de dados de espécies de peixes, plantas, invertebrados, etc., em português e completíssima?

 

A ideia era fazer esta base tipo "wiki", em que todos os utilizadores podiam criar as fichas, consultar, acrescentar e editar essa base de dados!

 

Uma "wikipedia" de aquariofilia, feita pelos utilizadores do fórum!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Isso vai é pesar na base de dados do forúm e na net existe informação suficiente, mas é uma boa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São mais umas páginas, com muitas visitas, boas para por uns banners... O:) :roll:

 

E sempre é informação em português.

E podemos ir muito mais longe no detalhe de cada ficha do que nos costuma aparecer noutros sites!

 

Que eu saiba ainda não se fez uma coisa assim em lado nenhum (tirando, de uma maneira limitada -por razões óbvias, no wikipedia).

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago e restantes amigos.

 

Obrigado pela ideia!

 

Não sei se repararam mas existe um colega de fórum que está a fazer um trabalho com alguns pontos semelhantes ao que propõe mas na área da aquariofilia de água salgada.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=42385

 

Uma vez que os "docinhos" eheheh são mais que os salgados porque não propor ao Pedro um projecto conjunto doce-salgado? Alojado fora do fórum com o apoio do mesmo é claro!

 

Pelo que tenho sabido do projecto do Pedro (e está sozinho estando apenas uns de nós a contribuir com fotos) podemos estar perante um portal de referência e de complemento ao fórum.

 

Pensem nisto! E se necessitarem de algum apoio que esteja ao alcance do fórum cá estaremos para o dar!

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte! :twisted:

 

Na verdade acho que é diferente, e a diferença é fundamental:

o Pedro (com incrível mérito: nem imagino a trabalheira) está a fazer uma base de dados com o seu próprio esforço: definiu os critérios e parâmetros que interessam, está a criar fichas, e o resultado será uma base de dados completa, certamente, e que irá ser uma ferramenta muito útil para todos! Mas será uma base de dados mais ou menos estática, o que não tem nada a ver com o que proponho.

 

O que proponho é uma base de dados em permanente modificação, que todos -todos, é importante- podem criar, editar, acrescentar, sem complicações, em qualquer altura -característica fundamental da minha ideia.

 

São essas as diferenças.

É este o conceito "Wiki".

Basta ver o caso da Wikipedia, que muitos de nós consultamos: quase todos os artigos foram escritos por utilizadores, e todos os dias milhares de artigos são modificados, completados e desenvolvidos pelos utilizadores. Eu próprio, nas minhas pesquisas pela wikipedia, acabei por muitas vezes acrescentar coisas aos artigos, completar alguns pormenores, e é este género de abordagem que depois garante conteúdos muito ricos. É um sistema que se auto-alimenta e auto-regula.

Não há "editores": cada leitor pode ser o autor, sem reservas. No caso da Wikipedia, nem sequer é preciso ser um utilizador registado.

 

Assim, a ideia é ir tão longe nos detalhes (por exemplo no que diz respeito à alimentação, hábitos reprodutores, etc.) quanto possível, ao contrário do que é habitual (alguma informação genérica, pH, temperatura, dureza...).

 

É claro que fazer uma tarefa de dados com todas as minúcias de uma espécie é trabalho bíblico para uma pessoa, mas é pêra doce para 1000! :roll: Sobretudo quando pensarmos que cada espécie será certamente descrita pelos seus maiores "fãs"...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, nada disso...

Não se trata de acrescentar opiniões...

 

A página inteira!!! pode ser editada por qualquer utilizador.

A ficha inteira, todos os dados... Sem limites.

 

Não me digam que não conhecem a wikipedia... :twisted:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podemos criar no proprio wikipedia uma folha frontal nossa com links para os artigos que queremos utilizar.

 

por exemplo, uma entrada chamada ForumAquariofiliaWiki e depois as outras páginas serão linkadas por essa e podemos modificá-las.

 

não é verdadeiramente o "nosso" wiki mas é já bastante bom.

 

quem quiser iniciar aqui está http://pt.wikipedia.org/wiki/Forum_Aquariofilia_Wiki

 

já lá escrevi para que serve, agora é começar a preencher

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece ser uma boa opção, mas o facto de só ser um conjunto de links impede que os conteúdos sejam realmente úteis... Afinal informações genéricas ou sites esquisitos em inglês toda a gente encontra, pela wikipedia, pelo google ou pelo fórum.

 

O interesse está na produção dos conteúdos.

 

 

 

Descobri o "wikispaces", que permite montar wikis gratuitamente.

É claro que é limitado, não é particularmente bonito, mas dá para perceber como as coisas funcionam! Pode ser que gere a inércia necessário para o fórum olhar para a ideia. :wink: Isto era bom era integrado no fórum e com um software de jeito! :)

Se alguém souber de soluções melhores, apite: é que eu sou um leigo nestas coisas!

 

Como é uma coisa experimental, tomei a liberdade de usar o nome do fórum, e de me basear no logo do fórum para ilustrar o Wiki.

Espero que ninguém se chateie. Se houver alguma reserva tiro logo.

 

Fiz uma ficha para verem como podem alterá-la, fazer outras, etc..

 

 

 

http://aquariofilianet.wikispaces.com

 

Se puderem, lancem fichas, mesmo com pouca informação: é o bastante para depois irem sendo completadas, e gera-se a bola-de-neve! :)

 

____________

Editei porque percebi mal o Silver Fox à primeira: afinal não são links: são mais páginas da wikipedia.

 

O Daniel está neste momento a instalar precisamente o motor que a wikipedia usa: a ver se conseguimos atinar com a coisa. ;)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que posso ajudar é criar um sistema bastante completo de Wiki no meu alojamento para ser testado, se isto for para a frente logo se vê.

 

Peço ao Tiago que foi o impulsionador deste projecto que me contacte por messenger ou MP que lhe direi a palavra passe de Admin.

 

Abraços

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! :wink: foi rápido e já está!

 

O Daniel Marques arranjou-nos alojamento, e um motor fabuloso para o nosso Wiki: o mesmo motor da Wikipedia!!! Já está funcional, já podem explorar à vontade, e já podem começar a postar fichas, e a consultar! :)

 

Bora levar isto para a frente! :)

 

 

 

http://www.dfmnet.com/wiki

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Warning: main(UpdateClasses.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/dfmnet/public_html/wiki/includes/GlobalFunctions.php on line 30

 

Fatal error: main(): Failed opening required 'UpdateClasses.php' (include_path='/home/dfmnet/public_html/wiki:/home/dfmnet/public_html/wiki/includes:/home/dfmnet/public_html/wiki/languages') in /home/dfmnet/public_html/wiki/includes/GlobalFunctions.php on line 30

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tiago, realmente aí está um bom trabalho! Já vi num forum brasileiro essa ideia e funciona! O que poderá criar é alguns dados irem contra outros, por haver várias pessoas a editá-lo e com experiências diferente, mas é sempre bom podermos ter acesso a uma base de dados com ideias diferentes da mesma coisa! Quando tiver o meu trabalho terminado, que nunca vai terminar, depois dos peixes virão os corais, invertebrados...irei, com certeza, ajudar-vos no que puder!

Quanto ao meu site, vai ser mesmo um site onde só uma pessoa poderá alterar, neste caso serei eu, pois a forma como vai ser construida, sem muitos conhecimentos (só HTML), não possibilita mais.

As informações que terei perioridade no que toca aos peixes é:

- Nome cientifico

- Nome comum

- Família

- Tamanho máximo

- Origem

- Tamanho mínimo de aquário

- Alimentação

- Nível de cuidado

- Compatibilidade com reef

- Parâmetros da água indicados

- Informação geral da espécie

Estas são as principais. Depois criarei um quadro com as compatibilidades entre famílias.

 

Óbviamente que poderá haver alguma espécie ou outra com menos informação que outras, pois irei dar mais atenção às que normalmente encontramos no mercado, e estarei sempre com o mail activo para poder receber as vossas opiniões e conhecimentos para alterar o que for necessário! Tal como disse o Duarte CONCEIÇÃO neste momento só tenho o apoio de alguns utilizadores, mas todos podem fazer parte do site, pois além de ser um site com uma pequena percentagem de pessoal, terá uma grande parte de comunidade, de todos os utilizadores do forum! Se quizerem dar a vossa parte de ajuda, podem ir ao tópico criado para esse efeito: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=42385 que terão lá tudo o que preciso, é fácil e rápido.

Quanto a espandir o meu site para as espécies de água doce, já me passou pela cabeça, mas tería que ser lá mais para a frente, neste momento tenho já traçado a parte dos salgados, depois será os doces, mas aí precisarei de muita ajuda, visto ter poucos conhecimentos nessa matéria.

Fico a torcer para que a Wiki seja um sucesso igual ou maior que o meu futuro site, que nunca mais acabo de traduzir, já lá vão 200 espécies! :)

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Pedro! :)

 

Também te desejo muito boa sorte para para essa tarefa titânica que tens em mãos! :(

 

Conto contigo para "verteres" alguma dessa informação para as fichas de salgados do Wiki!!! :(

 

Um grande abraço!!!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago!

 

Deixa só acabar as traduções dos peixes que já terei tempo e cabeça para afunilar umas coisas para a Wiki! :( Agora ando à porrada com a minha cabeça para ver se ela se despacha! :(:)

 

Uma grande abraço, e obrigado,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.