lavar AKADAMA???


Recommended Posts

Boas

Comprei Akadama ao kg e nao em sacos individuais e antes de montar o meu aqua de 200 litros montei um pequeno usando a mesma Akadama , coloqueia directamente no aqua e enxi de agua reparei que ao mexer por alguma razao no substracto que se levantava uma autentica nuvem que fazia com que eu nem consegui-se ver nada dentro do aqua.

 

Como quero ficar informado antes de montar o outro aqua a minha duvida é a seguinte:

Akadama deve ser passada por agua antes de ser posta no aqua ? Sim ou Não , e se sim de que maneira fazelo já que é a primeira vez que uso este tipo de subtractos.

 

Obrigado

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Arranja um coador da massa, ou um peneiro. Coloca alguma akadama, e dentro de um recipiente com água, peneira a akadama. As partículas mais pequenas, que se assemelham a terra mesmo, vão sair e vais ficar apenas com os pedaços maiores, já limpos.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E já agora o local onde adquiriste a akadama :evil:

 

 

thanx

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Comprei a granel a 2,5 €/Kg na redfish

 

Obrigado pela dica ivanpantz sempre pronto a ajudar :evil:

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Oinq escreveu: 1Kg = 1 Litro ? Question ? Question ?

 

Num pode Confused 1 litro tem de pesar mais de 1 kilo Exclamation (que querias dizer?)

Ora aqui está uma boa pergunta... bigsmile

 

Eu acho que o Nuno queria perguntar quantos litros ocupa um kilo de Akadama. Visto que o pajo comprou a Akadama ao kilo e não ao litro, certo?

 

Segundo, jopapeca, concordo inteiramente contigo, mas temos de ver uma coisa... A Akadama é minimamente porosa. Ou seja, visualmente, podes ter 1 litro de Akadama e ele só pesar 700 gramas, mas devido à porosidade, o que tens na realidade é somente 500 ml, por exemplo.

Percebes? Eu acho que se pode passar este caso... Mas sim, não há dúvida que a Akadama é na realidade mais densa que a água...

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL que raio dos bonecos....

 

o que eu queria perguntar era qual o volume ocupado por um kilo de akadama... não tenho interesse em saber quanto custa o kilo, mas sim em saber quanto custa o litro bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Comprei Akadama ao kg e não (palavra corrigida) em sacos individuais e antes de montar o meu aqua de 200 litros montei um pequeno usando a mesma Akadama , coloqueia directamente no aqua e enxi de agua reparei que ao mexer por alguma razao no substracto que se levantava uma autentica nuvem que fazia com que eu nem consegui-se ver nada dentro do aqua.

 

Como quero ficar informado antes de montar o outro aqua a minha duvida é a seguinte:

Akadama deve ser passada por agua antes de ser posta no aqua ? Sim ou Não , e se sim de que maneira fazelo já que é a primeira vez que uso este tipo de subtractos.

 

Obrigado

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

 

Olá Paulo.

 

Eu só uso akadama nos meus aquários e nunca lavei o substracto antes. Nunca o fiz porque o akadama ( ou qualquer substracto) seco é mais fácil de manipular e moldar ao nosso gosto do que substracto molhado/húmido. Claro que não convém, depois de teres o aquário cheio de água, andar a remexer o substracto. Quando o aquário é montado, deve-se deixar repousar por isso uma boa planificação do que se quer fazer é essencial. Deitando água aos poucos para cima de um pires/copo raso ou algo que " amorteça" a queda da água é igualmente necessário para prevenir que os sedimentos de argila se levantem do fundo. Por fim, um filtro com boas matérias filtrantes é o suficiente para teres a água cristalina ao segundo dia. Nos próximos dias vai ficar uma película de pó na superfície da água que é resolvida facilmente com as trocas de água.

 

Resumindo, sugiro que não laves e que vás com calma, toma o teu tempo a planear a posição das plantas para mais tarde não teres que andar arrancar e a levantar substracto para a coluna de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

LOL que raio dos bonecos....  

 

o que eu queria perguntar era qual o volume ocupado por um kilo de akadama... não tenho interesse em saber quanto custa o kilo, mas sim em saber quanto custa o litro :lol:

 

Nuno, por acaso ontem comprei um pacote de 2 litros e pesa 1,5kg, aqui tens a informação. :wink:

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então se

Comprei a granel a 2,5 €/Kg
e
um pacote de 2 litros e pesa 1,5kg
então podemos dizer que 1 litro custa 3.75€. é mais util pois por norma fazemos as contas à area do aqua pla altura pretendida de substrato e o resultado é um volume...

 

As contas para o meu aqua seriam:

 

100 x 40 x 6 = 24 litros de substrato

 

pla regra acima 24 litros de substrato akadama custam 90€

 

 

obrigado pla informação Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

pla regra acima 24 litros de substrato akadama custam 90€

Para isso gastas 45 euros e compras 30 litros (2 sacas de 15 litros). Luso Bonsai.

 

Abraço

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém disse que tinha... :lol:

 

Mas tem uma comodidade... podes comprar ao kilo.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Luís!! nem pareces tu...

 

24Kg -> 90€ Local 1

30Kg -> 45€ Local 2

 

 

a escolha é obvia... Quero lá saber se se posso comprar 7 kilos em vez de 15!!! agora resta saber quais são os "modelos" de Akadama...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Na Luso Bonsai, já comprei fina (granulos de 4-6 mm).

No entanto, também já comprei a um particular (digo-te pelo MSN) da extra-fina (2-3 mm) um pouco mais barato que na Luso Bonsai.

 

Mas atenção, a akadama que fica no cimo do saco, é quase sempre a maior, como é óbvio. Desse primeiro saco que comprei, a granulometria média era de 4-6 mm, mas a do fundo do saco já deveria ser mais pequena. Não posso precisar, pois vendi a segunda metade do saco a um utilizador cá do Fórum.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Só agora vi este tópico e quanto ao preço da Akadama que o membro

 

Pajo comprou dá um preço por Litro de 1,875 logo 24 Litros dá 45

 

O membro Oinq ao fazer a conversão deve ter-se enganado ao fazer a

 

conversão esqueceu-se que 2 litros representam 1,5 Kilos sendo que se o

 

preço do Kilo é de 2,5 euros 1,5 kilos custam 3,75, logo 3,75 euros, 2

 

litros sendo que 1 litro dá 1,875

Abraço

Pedro Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.