Sul Americano 240L - Necessito de opiniões


Vlad

Recommended Posts

Boas

 

Estou decidido a dar umas voltas aos meus aquários e quero começar pelo problema que mais questões me tem levantado. Primeiro o setup actual.

 

Equipamento:

 

Aquário Rena 120 x 40 x 50 = 240L Brutos

Filtro Fluval 403

Dois termostátos de 300W

Duas Lâmpadas 60W (não me recordo das especificações)

Troncos, areão "fabricado", substracto fértil.

 

Condições:

 

pH: 6,5

ºC: 26

Amónias, Nitritos: 0

Nitratos, fosfatos, ferro, dureza, etc, carece de análise.

 

Flora:

 

Anúbias var nana

Echinodorus

Uma planta de crescimento rápido que não me recordo do nome.

 

Fauna:

 

Dois casais de escalares

Cardume de cardinais (15 sensivelmente)

Cardume de bebâdos (15 sensivelmente)

Seis Coridoras

Dois Pleco Pitbul

Quatro Botias Palhaço

 

Bla bla bla:

 

O objectivo inicial deste aquário era a montagem de um sul americano baseado em escalares. Os cardumes são só para dar algum movimento, plecos e coridoras para trabalharem e os botias (asiáticos se não me engano) são para tratar de uma praga de hidras e tem corrido bem.

 

A flora devido à pouca luz dificilmente será sul americana, mas isso não me incomoda.

 

O problema é: eu não quero fazer do aquário uma caldeirada, mas tenho um problema de limpeza. Se no fundo não sobra nada devido às coridoras e aos botias, já no que toca a algas a coisa está complicada. Não é que não as consiga controlar, mas gostaría de ter um aquário mais sustentado.

 

Estou a pensar em comprar mais comedores de algas, mas não quero diversificar muito mais o aquário em termos de fauna, ou seja:

 

Ou compro mais pitbulls (quantos para 240L é a dúvida?)

Se não, quais na vossa opinião, desde que sejam sul-americanos e não me comam as plantas.

 

Obrigado pela paciência e pelas opiniões.

 

V

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

se o teu problema são algas e hydras, tira os botias e mete pomaceas gridgesi (caracol dourado), pelo menos é sul americano, come hydras, algas, restos de comida e peixes mortos e não tocam nas plantas, coisa que não se passa com os botias, pois eles quando forem maiores vão comer os rebentos das plantas e se calhar os olhos dos teus "Pitbul".

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

Um bocado ao lado do assunto...esse teu aquário da Rena, 120x40x50, os 40cm é a profundidade do aqua né????ou seja do vidro da frente à parede, não achas pouco fundo para ciclideos?????

e em altura, 50cm é suficiente para escalares??????

Que fizes-te aos teus mollies??????

Fica bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também tenho um problema similar. Ora depende do tipo de algas que tens é se para todas as outras ottocinclus e LDA25 vão dando conta do recado, para a alga preta/castanha (beard alg) parece que nem tratamentos quimicos nem peixes a excepção dos siamensis que não são do biotopo.

Se alguém tiver sugestões, também agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

Um bocado ao lado do assunto...esse teu aquário da Rena, 120x40x50, os 40cm é a profundidade do aqua né????ou seja do vidro da frente à parede, não achas pouco fundo para ciclideos?????

e em altura, 50cm é suficiente para escalares??????

Que fizes-te aos teus mollies??????

Fica bem

Isa

 

Olá Isa, long time no see. :oops:

 

Não o acho pouco fundo porque eles cresceram num aquário mais pequeno e cresceram muito pouco desde que foram para minha casa está quase a fazer um ano. Mexem-se à larga, portanto e até ver, não estou preocupado. O mesmo para a altura. São dois casais adultos, por isso não antevejo problemas.

 

As mollies foram quase todas oferecidas e todas estão vivas e com crias. :lol: É para mim um motivo de orgulho dados os objectivos da experiência.

 

E as que três que sobraram foram para o aquário de 80L. Infelizmente morreram todas na mudança, tenho cá um palpite que por culpa minha, por má ambientação.

 

EDIT:

 

Aos restantes amigos, obrigado pelas dicas, vou considerá-las. Mas se tiverem mais ideias, venham elas. :wink:

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

se o problema que têm é com alga filamentosas pretas(cabelos), bem podem por um cento de L's, de Sae's e de Cae's que elas ficam lá a ri...

1º têm de eliminar a origem do seu aparecimento Nitratos e fosfatos a mais, depois ou cortam as folhas contaminadas ou usam o que mencionei acima ou uns camarões de espécies que se alimentem de algas, as detritivoras não as comem.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez peço desculpa por utilizar um tópico alheio e se calhar até no sub forum errado mas vejo aqui gente interessada por isso peço o vosso contributo. Estou a pensar em desmontar tudo e deixar secar para acabar com ela :)

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3554_9.jpg ou

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3554_10.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

se o problema que têm é com alga filamentosas pretas(cabelos), bem podem por um cento de L's, de Sae's e de Cae's que elas ficam lá a ri...

1º têm de eliminar a origem do seu aparecimento Nitratos e fosfatos a mais, depois ou cortam as folhas contaminadas ou usam o que mencionei acima ou uns camarões de espécies que se alimentem de algas, as detritivoras não as comem.

Fiquem bem

 

Essa é a minha segunda preocupação.

 

Eu explico: mudei de casa à pouco tempo e na mudança perdi as plantas todas excepto as anúbias. Recomecei a plantar o aquário à duas semanas, mas esqueci-me que tinha colocado matérias filtrantes para fostatos e nitratos no filtro, por isso, o meu palpite (porque ainda não fiz os testes todos) é que tenho um desiquilibrio e não excesso de nitratos e/ou fosfatos.

 

O aquários vai sofrer uma remodelação estética e ser mais plantado em breve, mas sei que preciso de rever a fauna entretanto, daí abrir o tópico.

 

Obrigado de qualquer das formas. :)

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os caracois dourados "pomacea bridgesi" podem evitar o aparecimento dessas algas, agora eliminar infestações como as do link posto pelo António, só se estiverem a passar muita fome.

As neritinas talvez resolvecem, mas não tenho a certeza disso,(Neritina natalensis), Quanto aos camarões vejam na "base de dados dos invertebrados", os que eu uso estão lá mencionados, mas não podem ser vendidos nas lojas, cá.

Cumprimentos a todos.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno aparte, na listagem de material dizes que tens dois aquecedores de 300w para o aquario que é de 240l, eu tenho um aquario sensivelmente igual e mesmo numa sala em que de inverno faz praticamente o mesmo frio que na rua uso um termostato de 250w e chega perfeitamente. Tirando a hipótese de teres o aquario na rua não vejo grande vantagem em usar dois aquecedores e 600w a trabalhar em conjunto com electrodométicos em casa podem vazer o quadro desligar por sobrecarga masi facilmente que um só aquacedor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo. Mas facto é que raramente se ligam e nunca se ligam ao mesmo tempo e se tiver uma avaria, tenho backup. :wink: Além disso tenho potência em casa à larga para ter todos os electrodomésticos, todos os aquários e computadores a funcionar.

 

V

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos camarões vejam na "base de dados dos invertebrados", os que eu uso estão lá mencionados, mas não podem ser vendidos nas lojas, cá.

 

Referes lá que esses "ibericos" preferem flocos e companhia às algas, logo não me parecem boa solução anti alga...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

isto foi que eu disse:

"Alimentação: essencialmente só se alimenta de algas e de detritos,

(gostam muito de comida para peixes e de caracóis esmagados). "

 

-Acho que não é a mesma coisa...Eles comem os restos de comida mas isso é quando o podem fazer à vontade, ao contrarios dos caradina japonicas que disputam a comida mal ela cai no aqua, garranto-te que não conheço nenhum camarão que limpe melhor as plantas que este, só mesmo as neritinas é que fazem um trabalho melhor a comer algas, mas não nas plantas de folhas mas estreitas.

Se encontrares melhor avisa.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, realmete não é a mesma coisa, as minhas desculpas plo equivoco.

 

agora so resta saber onde podemos adquirir essas belezas, ja que nas lojas em Portugal, não se arranjam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem colecta-los nas barragens do Alentejo, nas valas do Ribatejo, etc, eu costumo apanhar os meus no Pêgo do Altar, no mês de Julho, (a desova já está feita, os camarões novos já têm um tamanho de jeito e já ha pêgos a secar, logo é mais facil apanha-los e não estou a contribuir para o declinio da população, visto que esses já estão condenados).

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Vlad, já havia muito que não nos encontravamos por aqui......

A dada altura pensei que já tivesses deixado a aquariofilia.

Mas agora já vi que não, uma vez entrado o bichinho já não dá para sair né??????

Eu continuo com as minhas mollies e espadas e etc, à excepção do meu apteronotus albifrons que foi parar ao tacho...... :twisted:

Lá se vão reproduzindo e lá vamos andando.

Já vejo que progredis-te e passas-te para os ciclideos, é um sonho que tenho mas não para já, principalmente porque gostava de ter um áqua bem grande...... :D daí a minha pergunta.... :twisted:

Vamos andando e vamos vendo.

Por agora tenho o comunitário com mollies e companhia e um de 60 litros com guppys........

Fica Bem.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais