Sonho de criança


JoAoSaNtOs

Recommended Posts

Boas, como o próprio titulo indica, enveredar por estes caminhos foi a realização de um sonho de criança. Sou completamente inexperiente mas, pretendo, com a vossa ajuda (se não for pedir muito), fascinar-me cada vez mais por este hobby que deste pequeno sempre me cativou. O meu aqua, foi montado ontem. Tenho algumas dúvidas que se calhar me podiam explicar melhor... Ontem ao colocar a água coloquei logo o anti cloro, depois passado um bocado coloquei as bactérias, o especialista da loja disse para colocar bactérias de 2 em 2 dias. Isto até quando?? Até o aqua estabilizar??já agora, eu tenho o filtro a bomar água, o sr. da loja disse-me para deixar um ligeiro espaço para haver oxigenação, mas já me disseram que não era necessário? Em que ficamos?? Agradecia ajuda. Obrigado e abraços para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como o próprio titulo indica, enveredar por estes caminhos foi a realização de um sonho de criança. Sou completamente inexperiente mas, pretendo, com a vossa ajuda (se não for pedir muito), fascinar-me cada vez mais por este hobby que deste pequeno sempre me cativou.

Bem-vindo!

 

O meu aqua, foi montado ontem. Tenho algumas dúvidas que se calhar me podiam explicar melhor... Ontem ao colocar a água coloquei logo o anti cloro, depois passado um bocado coloquei as bactérias, o especialista da loja disse para colocar bactérias de 2 em 2 dias. Isto até quando?? Até o aqua estabilizar??

Grande especialista. :?

 

Então é assim. Essas bactérias supostamente colonizam o filtro. No entanto, as bactérias alimentam-se dos "detritos" quimicos do aquário que são causados por peixe. Se não tens peixes, nem vale a pena tentar colonizar o filtro.

 

As opiniões dividem-se entre a utilização de bactérias, anti-cloros etc. Eu uso essas tretas todas quando acho necessário, não existem métodos infaliveis e as opiniões, como vais ver em breve, dividem-se MUITO! Mas genéricamente opta-se por se usar o minimo possível bactérias, anti-cloros, yada yada yada.

 

já agora,  eu tenho o filtro a bomar água, o sr. da loja disse-me para deixar um ligeiro espaço para haver oxigenação, mas já me disseram que não era necessário? Em que ficamos?? Agradecia ajuda. Obrigado e abraços para todos

 

Como assim? Deixar um ligeiro espaço entre o quê e o quê?

 

Relativamente à oxigenação. Esta é feita por troca com o ar que "toca" o topo da água. Havendo agitação promoves um certo balanço entre o ar e a água por assim dizer.

 

A oxigenação é necessária apenas e só quando precisas de mais oxigénio na água. Parece parvo mas não é. :lol: Por exemplo se tiveres plantas, precisas de uma determinada quantidade de CO2 dependendo das plantas e a agitação que promove a oxigenação, também promove uma quantidade menor de CO2.

 

Portanto, depende de aquário para aquário.

 

Boa sorte no teu hobby, vai devagar e vai aprendendo.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como o próprio titulo indica, enveredar por estes caminhos foi a realização de um sonho de criança. Sou completamente inexperiente mas, pretendo, com a vossa ajuda (se não for pedir muito), fascinar-me cada vez mais por este hobby que deste pequeno sempre me cativou. O meu aqua, foi montado ontem. Tenho algumas dúvidas que se calhar me podiam explicar melhor... Ontem ao colocar a água coloquei logo o anti cloro, depois passado um bocado coloquei as bactérias, o especialista da loja disse para colocar bactérias de 2 em 2 dias. Isto até quando?? Até o aqua estabilizar??já agora,  eu tenho o filtro a bomar água, o sr. da loja disse-me para deixar um ligeiro espaço para haver oxigenação, mas já me disseram que não era necessário? Em que ficamos?? Agradecia ajuda. Obrigado e abraços para todos

 

Mais uma vez bem vindo !

Diverte-te por cá ;)

Eu sou absolutamente contra o uso de quimicos :oops::oops:

Deixa a agua sem peixes uns 2 dias e com agitação superficial que o cloro evapora-se todo !!

Junta uns 3 peixes resistentes (tipo Danio Zebra) durante uns 45 dias para que o aquario faça o seu ciclo do azoto.... Depois vai juntando peixes devagarinho e sem doenças!

 

Tenta comprar sempre peixes a criadores de confiança e arranja peixes que se adequem à tua agua (Mede o Ph e Gh daqui a 1 mes). Não faças as mistelas que se constumam ver nas lojas nem acredites que os peixes de agua quente se dão todos bem como é costume dizer-se nas (más) lojas de aquáriofilia.

 

Depois, trocas parciais de agua!! quantas mais melhor !!! 10% diariamente é o ideal a alcançar (para reprodução e crescimento) :lol::? Mas 15% semanais ou 20% quinzenais também está correcto...

 

Boa sorte e vai participando no forum !

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como assim? Deixar um ligeiro espaço entre o quê e o quê?

 

Julgo que o espaço a que ele se está a referir é o de deixar a boca da bomba submersa ou um pouco dela for de água para que a água que seja bombeada crie bolhas de O2 e seja mais fácil a oxigenação. Pelo menos foi o que percebi do que ele escreveu.

 

Abraço e boa sorte. Não és o único a precisar dela :P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas de notar que se ficar um pouco da boca de saida do filtro de fora, vai criar o efeito de partículas que nada mais nada menos são partículas de oxigénio :P portanto o ideal mesmo é colocar o mais perto da superficie possivel, mas ainda submerso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem-vindo,

 

O conselho que eu tenho para te dar em 1º lugar é vai a este site

 

http://faq.thekrib.com/pt/

 

e depois coloca aqui as dúvidas que ainda subsistirem.

Em relação ao uso de quimicos posso te dizer que os unicos quimicos que uso nos aquarios são medicamentos em caso de necessidade, atenção que isto não pretende ser nenhuma verdade absoluta já que há quem tenha outras opiniões, e que serão tão válidas como a minha, tu é que terás com a leitura das diversas opiniões e com a experiencia decidires o que achas melhor.Eu se poder fazer sem quimicos prefiro e o dinheiro que não gasto em quimicos aproveito para outras coisas, como melhor alimentação, melhor equipamento,etc.

O meu aquario de 240lts ciclou apenas com 3 danios zebras colocados 5 dias depois da montagem e só depois de lá estarem 3 semanas é que comecei a introduzir mais peixes e gradualmente tipo 2 ou 3 peixes por semana(nunca tive nenhuma baixa).Não tenhas pressa nem queiras colocar no aquario tudo o que vês(Ao principio é natural e acontece a toda a gente) e vais ver que arranjas-te um passatempo muito gratificante.

 

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, devo dizer que ja introduzi os meus primeiros "inquilinos"....Fiz os testes diariamente para ver como estavam a correr as coisas e os resultados foram:

Ph - 7.2

Nitratos - 0

Amonia - 0

Fiz tambem ao Gh e ao Kh mas ja nao me recordo muito bem dos valores, mas sei que estavam nos parametros normais. Entao decidi comprar um casalito de guppys, e la estao eles desde ontem, todos felizes da vida. Agora quando tiver um pouco de tempo, tiro umas fotos e coloco aqui para voces comentarem o meu aqua, para me darem mais umas luzes a ver se eu começo a aprender qualquer coisa. Obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora que fizeste esses testes, e partindo do princípio que leste o site: http://faq.thekrib.com/pt/ no que diz respeito a esse campo: amónia - nitrito - nitrato, sabes que os valores de amónia e nitrato te iriam dar 0, uma vez que ainda não tinhas lá colocado peixes que produzem amónia, e que consequentemente irão alimentar as bactérias que a transformam em nitritos, e aí sim outras transformarão os nitritos em nitratos.

 

Logo um aquário não ciclado terá niveis de amónia e nitritos igual a 0, caso nem sequer ainda esteja lá nada dentro orgânico capaz de produzir amónia, ou superiores a 0, como irá acontecer agora que colocaste peixes. o aquário ficará ciclado quando os niveis de amónia e nitritos descerem a 0, e naturalmente os niveis de nitrato serão maiores que 0, e quando chegarem a um nível mais alto, uma muda de água retira-te grande parte de nitratos.

 

portanto atenção que esses valores não querem dizer nada! agora, faz testes aos nitratos para saberes que o aquário ciclou assim que os nitratos derem valores. seja como for, quando colocares outros peixes no aquário (sê paciente, coloca 1 ou 2 de cada vez, de tempos em tempos, para dares tempo a mais bactérias crescerem e "darem conta do recado" da amónia produzida) vai tomando atenção aos valores, pelo menos agora numa primeira fase, é importante para se poder apurar o sucesso ou o "esperemos-que-não" insucesso do aquário.

 

quanto ao KH e GH, vê lá bem o que é "normal"... mas qq dúvida vai postando que a gente tá cá pra ajudar! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

na minha opinião o ciclo do azoto pode-se fazer mesmo sem peixes.

por exemplo, pegamos no frasco e deitamos a quantidade proporcional à litragem do aqua.

a seguir, como o ciclo não está feito obviamente, vamos deitando uns floquinhos de comida como se estivéssemos a alimentar os peixes. aí as bactérias terão um alimento sem ser os detritos de peixe, pois as bactérias alimentam-se dos objectos em decomposição, penso eu.

quando os valores estabilizarem ai sim, podes por peixes.

 

cumprimentos

Proletários de todos os países, UNI-VOS!

 

"Um aquário por dia não sabe o bem que lhe fazia"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, como voces me tinham dito, os valores de Nitritos iam subir...e puff, subiram mesmo, nao estive ca no fim de semana, ontem a tarde quando cheguei apesar dos peixes me parecerem bem decidi fazer um teste para ver como estavam as coisas...os valores estavam ligeiramente altos. Fiz um tpa de cerca de 40%, ag vou fazer os testes para ver se ja estao os valores melhores. Obrigado pelas dicas. Já agora o Tpa que fiz...acham suficiente??exagerado??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ora vejamos...

 

Mediste o nivel de nitritos.

Reparaste que estava alto.

Sabes que estás no inicio do ciclo.

Fizeste uma TPA generosa.

 

Sim, acho que estiveste bem. :P

 

Mede os nitritos diariamente e verás que vão descendo. Até estar estabilizado, não juntes mais peixes. Vai olhando para o pH, nitritos ou amónia etc... e está a andar! :)

 

Boa sorte.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.