técnica para plantar - COMO FAZEM????????


wonderman

Recommended Posts

boas malta,

 

ou é de mim, ou é de falta de ferramentas (planto com as mãos...) mas digam-me, como é que se consegue plantar de forma DENSA, como por exemplo neste caso aqui?

 

(espero que o "Nuno Macela" não se importe por usar a foto dele, tirei isto do tópico dele:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0

 

Pic_6677_12.jpg

 

agora, isto só é possivel com uma pinça???

 

o meu areão é assim:

 

01aqua06abril.jpg

 

02aqua06abril.jpg

 

03aqua06abril.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor é começar por mudar de areão... com esse areão vai ser complicado ou impossivel fazer uma coisa parecida com a da foto. O tapete de glosso vai-se formando, nao precisa de ser plantado denso. AS plantas lá atrás uma plantação +- densa ajuda, mas as podas é que fazem o resto.

 

Para plantar, uma boa pinça ajuda sempre.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tou a ver... mas o que me confunde é ver as plantinhas lá atrás tão juntas, e isso sim só mesmo com pinça, porque com os dedos, planta-se uma e tira-se a outra! LOL!

 

mas já agora outra questão, quando tens o aqua densamente plantado, a luz não chega à raíz porque as próprias plantas que formam o "matagal", tapam as suas raízes... com uma boa luz isto passa a ser secundário???

 

já agora just_me, eu queria mudar de areão, ou então colocar um mais fino por cima deste, mas uma ou outra solução, parece-me arriscado e perigoso, no primeiro caso, ou inviável no segundo, pois tenho receio que com o tempo e aspirações, o areão fino que se coloque por cima "enterra-se"... certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tou a ver... mas o que me confunde é ver as plantinhas lá atrás tão juntas, e isso sim só mesmo com pinça, porque com os dedos, planta-se uma e tira-se a outra! LOL!

 

Com pinça e com podas, podes apenas ter um pé com várias ramificações laterais.

Normalmente os "arbustos" são criados desta maneira, tens menos pés do que na realidade aparentam ser.

 

mas já agora outra questão, quando tens o aqua densamente plantado, a luz não chega à raíz porque as próprias plantas que formam o "matagal", tapam as suas raízes... com uma boa luz isto passa a ser secundário???

 

Não, isso acontece sempre, as plantas de dentro largam as folhas que não são precisas, mas se o arbusto for bem feito esconde o seu interior. Podes ver o caso do ultimo layout do André Silvestre onde isso está escondido, ou o ultimo layout do Rui Alves (Ramirezi) onde não se pretende esconder esse acontecimento natural.

 

 

já agora just_me, eu queria mudar de areão, ou então colocar um mais fino por cima deste, mas uma ou outra solução, parece-me arriscado e perigoso, no primeiro caso, ou inviável no segundo, pois tenho receio que com o tempo e aspirações, o areão fino que se coloque por cima "enterra-se"... certo?

 

a melhor opção é mesmo mudar de areão, porque esse não é nada bom para as plantas, tem uma granulometria muito grossa. O melhor é consultares o artigo do André sobre substratos, está um link num topico inamovivel do sub-forum plantas.

 

Quanto a colocares por cima, vai-se misturar ao longo do tempo, sim, agora se se enterra é tambem função do tamanho do areão que colocares, se for areia, sim, se for areão com 2-5mm vai-se misturar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, então agora imagina isto:

 

aquario de

 

60(larg) x

35(profund) x

40 (alt)

 

primeira camada (inferior):

turfa

(Quantos kg´s? para apenas cobrir a superfície de 60x35?)

 

camada superior:

argila

(Quantos kg´s? para fazer uma altura de o quê, 5cm?)

 

quanto gasto nisto? ou... existe por aqui alguém que me venda o apenas necessário para mim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Turfa

1l, 2 l, apenas uma camada fina no fundo

 

Argilas, normalmente tambem se vendem ao litro para teres uma camada em média de 5cm, apenas tens de fazer as contas:

 

60(L)X35(P)x5(A) /1000=10.5 L

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado just_me!!!

 

agora, ... o problema... ... ...

 

COMO TIRAR O AREÃO SEM MATAR OS PEIXES???

 

bom, penso que, como já foi debatido em tempos aqui no forum, mas deixem-me colocar o que eu CALCULO ser uma boa estratégia. comentem-na em todos os pontos temporais! :wink:

 

1º:

vou ter de tirar um bocado da água do aquário (sei lá, uns 20 litros??) e meter dentro desse "balde" os peixes todos.

meto lá dentro o termostato, e filtragem não deve ser necessária para umas 2 ou 3 horas em que os peixes estejam lá dentro, certo??

são eles:

 

2 escalares

2 ancistrus

2 ramirezi´s

2 krib´s

1 pleco

1 synodontis

 

até aqui tudo bem.

 

2º:

entretanto tiro mais um bocado de água para outro recipiente, talvez mais o quê, uns 20 litros?? e assim fico com METADE da água do aquário em recipientes, esta sem ainda estar suja.

 

agora a parte tramada:

 

3º:

tirar o areão:

 

devo fazê-lo com os restantes 35 litros lá dentro?

assim, esta agua (sim, ficaria muito turva) acabava por manter-se com as bactérias que se iriam desintegrar do areão, ou estou a dizer alguma barbaridade?

 

4º:

depois de plantas e areão retirados, só lá ficava a IMUNDICE dessa restante água (35 litros), e LOGO APÓS ter tirado o areão velho, colocava o novo, e em 5, 10 minutos, tinha esta operação de troca de areão feita.

 

5º:

colocava então um filtro de 400l/h lá dentro - fluval 2 plus: filtro interior de esponja - (ora, para os tais 35 litros de água, isto faz 11, 12 vezes por hora o volume da água).

 

6º:

quando visse que a água já se apresentava decente (isto demora o quê, 1 hora???), voltava a meter o restante da água, as plantas, e por fim os peixes, e água nova - TPA (20 litros).

 

o que acham disto tudo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente dos passos que dês o objectivo que te deve nortear é aproveitar o máximo de água da situação inicial , com o minimo de porcaria e no fim "trabalhar em seco" no aquário...e, voltar a encher o aquário "rapidamente"...

 

-Aproveitar o máximo de água: o uso de garrfões de água pode ser muito útil...

-Execução dum trabalho rápido: o uso de mangueira -para retirar a água "limpa" e "aspirar" o areão que não se quer- facilitará o "trabalho", bem como para a introdução da água "antiga"...

 

Provavelmente o que faria era tentar aproveitar 70-80% da água inicial e, nos dias seguintes, acrescentar a "nova" ...tudo com muita calma :wink:

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não faria assim, faria como o coimbra disse e aproveitaria ao máximo a agua. (tira grande parte da agua antes de tirares os peixes, senão vai ser mais dificil apanha-los e provavelmente vais revirar um bocado o areão sujando-te a agua.

 

mete os peixes nessa agua, e mete lá o filtro a trabalhar e o termostato,porque:

 

1- menos agua, mais peixes sem filtro igual a asneira

 

2- para o filtro nao te morrer.

 

3- para conservar a temperatura

 

tira a restante agua

tira o areão

coloca o areão novo, coloca um bocado de agua nova (encara isto como uma TPA), devagarinho para nao perturbar o substrato. Mete um bocado da agua velha, muda o termostato para lá para aquecer a agua, mete o resto da agua velha, mete o filtro a trabalhar, deixa ficar a uma temperatura boa para os peixes, e passa os peixes para lá e o resto da agua.

 

Tenta aproveitar ao maximo a agua velha o menos cheia de lixo possivel.

 

O filtro continua colonizado, a agua tambem, é so o areão colonizar tambem, nao deves ter grandes problemas. Se te quiseres sentir mais seguro durante os proximos dias faz trocas de agua.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...e quando tiveres a encher o aquário novamente :

-coloca um prato em cima do areão e introduz a água lentamente para cima desse prato, assim prevines remexidelas no trabalho que tiveste a efectuar...

 

Não te esqueças de lavar (muitoooo) bem o novo areão!

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete os peixes nessa agua, e mete lá o filtro a trabalhar e o termostato,porque:

 

1- menos agua, mais peixes sem filtro igual a asneira

 

2- para o filtro não (palavra corrigida) te morrer.

 

3- para conservar a temperatura

 

mas, no espaço de 1 hora ou 2, o filtro não morre, mesmo parado, certo? se não, quando se limpa o filtro, matava-se tudo, (acho eu!)

 

e neste mesmo espaço de tempo, fará assim tão mal aos peixes ficarem sem filtragem?

 

 

Mete um bocado da agua velha, muda o termostato para lá para aquecer a agua, mete o resto da agua velha, mete o filtro a trabalhar, deixa ficar a uma temperatura boa para os peixes, e passa os peixes para lá e o resto da agua.

 

mas ao mudar o termostato para aquecer a água nova e a água antiga, a água restante dos peixes fica mais fria...

 

bemmmm... estou a ver que vai ser complicado... não consigo meter TODA a água sem ser em garrafões separados e num ou 2 baldes que encontre por ali, ou seja, existe o problema de manter a temperatura da água em multiplos recipientes.

 

o ideal era ter um aquário igual, aqui ao lado... mas NÃO TENHO....... socorrooooooooooooooooo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, as plantas estao juntas porque a glossostigama (a planta em quaestao) cria runners que percorrem o substracto e criam um tapete deso de folhas.

A forma mais facil de plantar e usar uma pinça ou da ada,jbl ou equivalente (comprida) ou entao uma pinça normal(com atençao aos caules das plantas).

Aconcelho a visitar estes sites:

http://www.tropica.com/default.asp

www.adaeurope.com/

Espero que ajude, 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas, no espaço de 1 hora ou 2, o filtro não morre, mesmo parado, certo? se não, quando se limpa o filtro, matava-se tudo, (acho eu!)

 

se o mantiveres humido mas sem água, aguenta-se mais ou menos, cheio de agua, vai á vida num instante...as bactérias são ávidas consumidoras de oxigénio! quantas horas consegues ficar sem oxigénio ;)

(não tenho provas cientificas disto, é como diria um professor meu "um palpite educado")

 

e neste mesmo espaço de tempo, fará assim tão mal aos peixes ficarem sem filtragem?

 

tantos peixes em pouca agua... sem filtragem sem agitação da agua... bem não faz...

 

 

mas ao mudar o termostato para aquecer a água nova e a água antiga, a água restante dos peixes fica mais fria...  

 

a ideia é manter a agua onde os peixes estão, quente! a restante agua é introduzida antes dos peixes, nessa altura muda so termostato para aquecer essa agua. Como a agua não arrefece de repente, garantes que a agua onde eles vão entrar ja está minimamente aquecida. Podes nem meter a agua toda ao principio, para o termostato a aquecer mais facilmente.

 

Para além do método indicado pelo coimbra, do prato que resulta bastante bem e é rapido, o que eu costumo fazer é pousar o garrafão numa superficie mais elevada e depois com uma mangueirinha de ar fazer sifão do garrafão para o aquario....é mais lenta a passagem de agua e não agita o areão.

 

não é assim tão complicado, a questão é que se quiseres brincar com o hardscape e fazer o plantio decente, demora bem mais de 1-2 horas...eu reservava uma tarde para isso!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi me sugerido a utilização de substracto akadama, e com este basta só mesmo usa-lo sem mais nada, a minha questão é se este areão será mais poroso ou menos poroso do que a argila, pois tenho medo que possa "arranhar" um ou outro peixito...

 

já tenho ideia do quanto se gasta em 10L de akadama,

ninguem me sabe dizer se posso gastar mais ou menos em 1,5Lde turfa e 8L de argila?

 

e já agora, a turfa e argila poderia-me ajudar a manter o PH mais baixo, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando dizes argila,estás-te a referir a que??é que há resmas de argilas e resmas de apresentações de argila. A akadama por exemplo é argila cozida, os substrato da ADA é feito á base de argilas cozidas, e muitos mais substratos para aquario, agora, agila, argial como quem se refere a barro, não é bom para usar no aquario...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando me referi a argila foi devido ao tal artigo do andré sobre substractos, o qual concluí ser bom para mim a turfa e argila, ok agora estou a ver que há vários tipos de argila... help

 

ok vamos então concretizar:

 

1ª hipótese: akadama SÓ,

2ª hipótese: akadama e turfa

3ª hipótese: ADA e turfa

4ª hipótese: ADA SÓ

 

pronto, assim, dentro disto já dá para ter uma linha de orientação sobre o tema, e qual destas hipóteses é a melhor e também qual a mais barata ou mais cara...

 

obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando dizes argila,estás-te a referir a que??é que há resmas de argilas e  resmas de apresentações de argila. A akadama por exemplo é argila cozida, os substrato da ADA é feito á base de argilas cozidas, e muitos mais substratos para aquario, agora, agila, argial como quem se refere a barro, não é bom para usar no aquario...

 

referes-te por exemplo a Barro de Modelação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ADA e turfa não é necessária.

 

Quanto á melhor. ADA é melhor. Mas tens que ter cuidado porque além da base ser argila é complementado, sendo ao principio uma bomba de nutrientes.

 

Akadama e turfa vem a seguir e por ultimo vem apenas a akadama.

A akadama é rica unicamente em micros, com a turfa, vais ter matéria orgânica em decomposição no fundo, o que ajuda a baixar o pH junto ás raizes e acaba por funcionar como ajuda para os micros estarem mais disponiveis para as plantas e como NPK lento.

 

em termos de preço

 

akadama é mais barato

muito perto é akadama e turfa ( turfa é barata)

 

e muito acima está ADA.

 

 

Sim, barro de modelação ou outras argilas cruas. Podes utilizar argilas cruas se complementares por exemplo com turfa,e sempre no fundo. Mas aqui são utilizadas como base rica em micros, especialmente a laterite pelo seu muito elevado conteudo em ferro.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já cá canta AKADAMA e TURFA!!!

 

quanto à akadama (OBRIGADO JUST_ME :wink:), bom é AKADAMA LOL, PH neutro, e tal e o camandro... e pelas restantes indicações, aquilo é mesmo porreiro!!!

 

quanto à turfa, tive de comprar da fluval, a "PEAT GRANULAR" (daquela que se põe nos filtros) 500 gramas

 

29511438.jpg

 

vou metar TODA no fundo da AKADAMA. agora, acham que deva meter um pouquito de turfa no filtro ou não há necessidade?

 

já agora, esta turfa é boa para baixo do areão certo????? não é só pra filtro pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

PH neutro, e tal e o camandro...

pH neutro? :wink:

Não digo que seja exclusivamente devido à argila, mas a Akadama que se compra nos hortos, geralmente é ácida, e deixa a água com um pH perto dos 6.0

Isto inicialmente, pois com o tempo, deixa de acidificar a água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez wonderman.

 

Relativamente à turfa, para uso em aquários plantados, não posso dizer grande coisa. Mas creio ser boa, para teres um pH baixo nos interstícios do substracto.

 

Quanto a ser boa a baixar o pH da água do aquário, não me posso queixar.

É a que eu uso nos meus filtros dos aquários de loricarídeos.

 

Quanto a usares turfa no filtro num aquário plantado, creio que não é aconselhável. A água fica amarelada, o que vai dar uma coloração diferente às plantas, e não só. E em princípio a luz nem vai ser completamente utilizada pelas plantas, face a uma água translúcida (é questão de se ver se os taninos absorvem nos espectros azuis e vermelhos).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a usares turfa no filtro num aquário plantado, creio que não é aconselhável. A água fica amarelada, o que vai dar uma coloração diferente às plantas, e não só. E em princípio a luz nem vai ser completamente utilizada pelas plantas, face a uma água translúcida (é questão de se ver se os taninos absorvem nos espectros azuis e vermelhos).

 

Aconteceu-me a mim... e depois para remover a cor... UI UI

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olh que a akadama tem pH neutro :wink: a kanuma é que puxa o pH para os 5 :)

 

para tirar a cor, um bocado de carvão não resolve o problema?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais