Como promover o crescimento horizontal?


Joaoavo

Recommended Posts

Algumas das minhas plantas de caule (cabomba caroliniana, limnophila sessiflora e heteranthera zosterifolia) estão com um excesivo crescimento vertical (stretching). Gostava de saber como poderia inverter este efeito, de modo a obeter uma maior densidade de plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...bem o meu problema (não é problema) é ao contrário...as minhas valisnérias...em vez de crescerem para cima como é normal....crescem para os lados...é raizes atrás de raizes que não param de crescer...

 

...bem mas também penso que isso tem a ver com a luz que tens no aquário...e não sei se a água também não afecta o seu crescimento....

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio que seja por falta de luz Nelson Serra, porque tenho luz suficiente para o aqua que tenho (70 W para 100L).

A minha ideia é que tem a ver com a temperatura de cor das lâmpadas que uso (abaixo das daylight). Queria saber se meter lâmpadas de temperatura mais alta ajudava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei ao certo porque não vinha especificado (são compactas domesticas), mas tendo em conta a cor (mais amarela que as daylight) diria que têm uns 4500 ou 5000 K

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja li algures que 4000K é o ideal para as plantas crescerem na horizontal, mas acho mesmo que o fundamental é que a luz tenha potencia para chegar ao solo e fazer a fotossintese, nas plantas de carpete.

 

Repara: teres 4 lampadas economicas de 20w cada, é muito diferente de teres 2 T8 de 40w, pois as T8 conseguem ter mais capacidade de atingir o fundo do aquario e de iluminarem de forma mais eficaz o mesmo, falo por experiencia propria, pois ja testei.

A capacidade luminosa de uma T8 de 38w ou 40w, é superior a duas economicas de 20w cada. Basta fazer o teste num aqua e reparar qual a luz emitida em cada um dos casos. De referir que os kelvins, devem ser iguais ou semelhantes em cada um dos casos, tanto nas T8 como nas economicas, pois assim o espectro visivel será semelhante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...bem o meu problema (não é problema) é ao contrário...as minhas valisnérias...em vez de crescerem para cima como é normal....crescem para os lados...é raizes atrás de raizes que não param de crescer...

 

...bem mas também penso que isso tem a ver com a luz que tens no aquário...e não sei se a água também não afecta o seu crescimento....

 

Junta-te ao clube :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja li algures que 4000K é o ideal para as plantas crescerem na horizontal

 

Creio que é o contrário. Lâmpadas com 10000K, ou mais, têm uma luz mais azulada, que penetra mais facilmente na coluna de água, favorecendo o crescimento horizontal.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei compactas de 18W, de origem chinesa, com 6400K.

 

E foram baratitas, 3.90€

 

Agora vamso esperar pelos resultados.....(tinha de 4000K, e só cresciam na vertical!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois realmente o melhor é lampadas de espectros diferentes.Quanto mais variedade melhor.Com temperatura de cor (K) menor atras e maior a frente.Assim as plantas de tapete e da frente crescem horizontalmente e as de tras na vertical.Joao avo eu tenho lampadas exactamente iguais as tuas e a mesma montagem(nao me acuses de plagio :shock: ) e as plantas crescem normais.A flurescente deve ser diferente.A minha é 6500K...

 

pxc:As lampadas que compraste não foram baratas porque comprei umas de 26w por 4.50€ por isso o preço esta normal.Ja tenho visto pessoal do forum que compras nos chineses muito mais baratas....

 

 

Espero ter ajudado.....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem o titulo, mas é que eu num aqua de 80lts com 40 cm de coluna tenho 1 T8 15 W 10000K + 2 18W PC 6400K e as minhas plantas crescem de uma forma desmesurada para cima (combomba, ludwigia e elódea), portanto se a temperatura da luz de joaoavo é abaixo de 5000K e as plantas deles não se desenvolvem na horizontal, a minha é bastante acima (6400 e 10000) e as minhas plantas também não crescem na horizontal. onde está o problema??

 

Já agora eu comprei as minhas PC 6400K (3x18W) no Maxmat em promoção a 4,95€, bastante mais baratas, comprei logo 2 conjuntos.

 

 

Alguém mais entendido, que dê uma ajuda a este tópico, s.f.f.

 

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudei recentemente e minha calha e agora tenho uma região do aqua iluminada por lampadas de 6400 K e outra abaixo dos 5000 K (warm white), só para fazer a experiência e verificar se há uma alteração grande no crescimento das plantas nas duas regiões. Depois posto os resultados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ninguém nos dá uma ajudinha, de como evitar que as nossas plantas cresçam desmezuradamente na vertical.

 

E já agora como é que as plantas do Ciclonix, enraizam tão bem, é que as minhas tem dificuldade em enraizarem, e além de crescerem só na vertical começam a ficar amarelas no caule, tem dificuldade de enraizarem e acabam por apodrecer junto ao areão.

 

Mas já agora isto só me acontece com as elódeas e as cambombas, pois tenho Ludwigias e Musgos de Java sem problemas nenhuns. Os problemas não deviam ser comuns a todas as plantas??

 

Setup:

- aqua 80*30*40

- FBF c/ Bomba Shark I (400lts/hora)

- Filtro interno SICCE c/ 300lts/hra

- Iluminação: 1 (18W 10000K PHILIPS AQUARRELLE) 2 ( 18 W 6400K Economizadoras)

- Adubo ( TETRA PlantMin) só quando as folhas começam a ficar amarelas, mas normalmente 5 ml por semana.

 

Alguém dê aqui uma ajudinha, em como aumentar o enraizamento e diminuir o crescimento vertical das minas Elódeas e das Combombas.

 

 

Obrigado

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

NMM, antes de mais, as plantas que referes são plantas de caule, plantas que crescem na vertical, logo é perfeitamente normal crescerem para cima e crescerem depressa pois são plantas de crescimento rápido.

 

Depois, com uma coluna de água de 40 cm ( na melhor das hipóteses com 30 cm por causa do areão) e com uma iluminação dessas, é impossível não teres plantas a crescer para cima. Essas lâmpadas teriam de ter o dobro da potência cada uma para teres um crescimento horizontal dessas plantas ( diga-se de passagem, nada normal). Além disso, um bom reflector faz toda a diferença bem com o estado das lâmpadas, etc.

 

O problema que referes do enraízamento é sinónimo de falta de fosfatos. Se pesquisares neste tópico, poderás constatar isso e muito mais.

 

Mas já agora isto só me acontece com as elódeas e as cambombas, pois tenho Ludwigias e Musgos de Java sem problemas nenhuns. Os problemas não deviam ser comuns a todas as plantas??

 

Não! Diferentes plantas têm diferentes necessidades metabólicas e como tal, umas precisam de mais condições do que outras. Porque não fazes uma boa pesquisa pelo fórum sobre plantas aquáticas? Vais ver que ainda há muito para descobrir...

 

Um reparo: não é " Combombas" ou " Cambombas" mas sim " Cabombas".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais