Eritromicina - morte de cardinais


Recommended Posts

Viva a todos,

 

Tenho um aqúário de 60x30x30 plantado e há umas semanas que começaram a aparecer cianobactérias. Após muito lêr aqui no forum para concluir se eram ou não cianos e qual o tratamento, decidi seguir o tratamento aqui dos "experts" na matéria... Comprei um antibiótico ESE 1000 cujo principio activo é a Eritromicina..

 

Segundo li, o tratamento deveria ser ministrado durante 7 dias... utilizei uma dosgem de 2 mg/l (o meu aquário deve ter 36 lts, mais ou menos), diluí em água e aplicava diáriamente aprox. 70 mg...

 

Ia seguindo com atenção o que se passava no aquário... até ao 4º dia de aplicação não tive problemas... os peixes pareciam tolerar bem o medicamento, não pareciam incomodados, comiam bem, apresentavam comportamentos normais, etc. Felizmente, as cianos estavam a desaparecer de dia para dia... ao 4ª dia já mal havia vestigios delas...

 

O problema foi no 5º dia... fiz uma TPA de aprox. 40% e mudei a lã aos filtros, pois estava a ficar cheia de ciano's mortas... num espaço de 2 horas todos os meus 8 tetras cardinais morreram... ainda fiz uma TPA de emergência, mas já não consegui salvar nenhum... As restantes espécies não apresentaram quaisquer problemas... para além dos cardinais eu tenho 1 betta, 2 ottos, 1 flying fox e 1 cobra koolie...

 

A única coisa que notei ao 5º dia foi que a água ficou esbranquiçada, mesmo depois das TPA's... até ao 4º dia apresentava-se cristalina como normalmente...

 

O que pensam que possa ter acontecido ? acham que foi a morte em massa das cianobacterias que elevou os niveis de toxicidade no aquario e os cardinais revelaram-se mais sensíveis ? deveria ter feito TPA's durante os 4 primeiros dias ?

 

Agradeço a vossa ajuda,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estranho... mas para levantar tanto os niveis de toxicidade, tambem tinha afectado os outros peixes.

 

eu quando usei, foi durante 4 dias e com uma proporçao de 1mg por litro. depois da ultima aplicaçao a ciana desapareceu-me por completo num espaço de mais 3 ou 4 dias para ai. n tive qualquer problema com qualquer peixe ou planta.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esgalha,

 

obrigado pela tua resposta. O que estranhei foi, de facto, só ter afectado os cardinais... os outros peixes estavam e estão perfeitamente bem, e nunca apresentaram comportamentos estranhos... Em principio excluo a hipótese de terem aumentado os niveis de toxicidade... medi nitritos e estavam a zero... não medi amónia, pois não tenho o teste... terei exagerado na dose ? Quando começei o tratamento, estava disposto a utilizar 1 mg/l, mas disseram-me que a dosagem é fraca, que era melhor dobrar... o que é facto é que durante os primeiros 4 dias nenhum peixe pareceu sofrer qualquer tipo de efeitos... e ao 5º dia morrem-me os cardinais todos! :twisted:

 

Nada mais se passou no aquário, à excepção da minha TPA e da mudança da lã que tinha dentro do Fluval 104...

 

Queria só tentar perceber o que se passou para não voltar a cometer o mesmo erro...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas lá está, é estranho so os cardinais terem morrido, e mais nenhum peixe se ter queixado.

aquilo é basicamente um antibiotico contra streptococus ( n sei escrever correctamente ) pneu monia, sinosito e cenas afins.

 

so se os cardinais têm alguma intolerancia a eritromicina. nao sei mesmo.

 

eu tinha bastante ciano e com 1 mg resolvi o problema.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, o medicamento é mesmo bom, pois eu também tinha bastantes e em 5 dias pura e simplesmente desapareceram...

 

Li relatos aqui no forum sobre os perigos da morte em massa das cianos, pois circulam na coluna de água e aumentam os níveis de toxicidade no aquário. Foi por isso que segui os conselhos dos entendidos e fiz ao 5º dia a TPA acompanhada de mudança da lã do filtro, que saiu de lá "Verde"...

 

De facto o que me intriga foi a morte só dos cardinais, uma vez que, como referi, nenhum outro peixe sequer se mostrou "incomodado"...

 

Tenho esperança que alguem entendido me ajude a perceber o problema...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha que a tpa de 40% é fatal para os cardinais por causa do cloro da

água da torneira.

 

os cardinais são extrememente sensíveis ao cloro , como eu próprio tive a infelicidade de comprovar com uma tpa de 50%.

morreram todos so cardinais e os outros peixes não se ressentiram.

 

sinais: desequilibrio na natação , encostavam-se ao fundo de lado.

 

nunca fazer tp'as de + de 20 % sem um acondicionador . foi o teu caso , não foi ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, João.

 

Antes de mais, obrigado pela tua resposta. Tenho estado aqui a tentar lembrar-me se usei acondicionador ou não na TPA de 40%. Normalmente uso sempre... sei que após os ter visto com aqueles sintomas e, pensando que existia algo tóxico na água, fiz uma TPA de emergência e essa tenho a certeza qe foi "directo" da torneira... a de 40% conjuntamente com a mudança das lãs do filtro não me lembro... mas pode bem ter sido disso...

 

Pelo menos a tua explicação é plausível face ao que aconteceu... o que é facto é que os outros peixes toleraram bem fosse o que fosse que se passou... Eu já tinha os cardinais à imenso tempo mas sempre acrescentei acondicionador nas TPA's, para além de que raramente fazia TPA's de tanta quantidade(geralmente faço uma TPA de 10 a 15% semanalmente)...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

ola a todos so vi este topico agora quando andava a pesquisar porque infelizmente apareceu-me cianobacterias no aquario :wink: e ja tou desesperado...gostaria de saber onde comprar eritromicina e ja agora o seu preço.

 

Muito obrigado e respondam o mais rapido que consigam por favor

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos...

 

depois de me terem dito que a Eritromicina eu encontrava na farmacia lá fui eu todo contente na esperança que ele me pudesse vender aquilo sem receita médica visto ser para o aquario...mas tive azar que não me vendeu e isso eu já temia...agora peço ajuda aqui no forum para ver se alguem me pode ajudar na questão da Eritromicina...se alguem tiver este farmaco e que me possa dispensar ou ate vender uma porção do mesmo eu agradecia visto ter o aqua infelizmente com cianobacterias...

 

Agradecia a vossa ajuda

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não percebo porque é que a malta continua a insistir em medicamentos de farmácia quando marcas como a seachem vendem medicamentos especificos com os mesmos princípios activos ou melhores, com a vantagem de maior pureza e sem o problema dos excipientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Por acaso podes colocar o nome do tal produto da Seachem equivalente ao ESE 1000 ?

 

Eu usei o ESE 1000 na altura pois foi o que li aqui no forum e muita gente já havia utilizado aquilo com sucesso...

 

A morte dos cardinais, de facto, atribuo ao cloro da água! na realidade nunca concluí grande coisa... mas é a explicação mais plausível.

 

Quanto às cianobactérias.... já lá vão uns meses desde que fiz o tratamento e uma coisa vos posso dizer.... NUNCA MAIS APARECERAM! bendito ESE 1000! foi pena foi os cardinais :shock:

 

Frederico, tens de arranjar uma receita médica! eu pedi ao meu dentista! LOL! tive de lhe dar um curso de aquáriofilia, para espanto dele, mas lá passou o remédio! ehehhe!

 

por acaso já não tenho mais, dei a uns amigos para tratarem o aquário deles! se tivesse dava-te um pouco... :(

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado filipealmeida pela tua disponibilidade...realmente ando um bocado desesperado tenho d arranjar uma receita para isto...se não lá se vai as minhas plantinhas todas... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas filipe

 

aquilo foi um exemplo, eu não conheço a fundo os catálogos das marcas, sei que a seachem tem um notável com muita variedade.

 

por ex , o pessoal compra flagyl nas farmacias para tratar a doênça do buraco nos discos, mas a seachem já vende o principio activo Metronidazol em estado puro , sem excipientes.logo penso que é mais vantajoso.

 

para as cianobactérias alguma destas marcas deve ter algo de certeza especifico.

 

investiga os catálogos nos sites das marcas , eu proprio também vou dar uma olhada e depois apito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os medicamentos da Marca Sera são altamente de confiança têm dado resultados comigo já tive peixes a morrer e safaram se tb é preciso saber diagonosticar as doenças......

 

OPTA Pelos da Sera

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

João Alves disse:

aquilo foi um exemplo, eu não conheço a fundo os catálogos das marcas, sei que a seachem tem um notável com muita variedade.  

Deves ter paitrocínio... :D

 

 

 

 

joão costa disse:

Os medicamentos da Marca Sera são altamente de confiança têm dado resultados comigo já tive peixes a morrer e safaram se também (palavra corrigida) é preciso saber diagonosticar as doenças......  

 

Mais um.... :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho aqui informar que fiz o tratamento com o ESE 1000 comprado na farmácia...com receita medica...e posso dizer que foi um sucesso...não tive qualquer baixa no aquario e ao final de 3 dias já não tinha cianobacterias no aquario...

 

A quem me aconselhou este medicamento o meu muito obrigado :wink:

 

abraços :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó pedro nunes se temos ou não patrocinio não é da tua conta, mas o que é certo é que não temos peixes mortos devido a doenças que podem facilmente ser tratadas , se o problema é desembolsar uns euros para o bem dos teus peixes, enttão não os devias ter...... faz te á vida .....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Costa disse:

 

se o problema é desembolsar uns euros para o bem dos teus peixes, enttão não os devias ter...... faz te á vida .....

 

ninguém falou que eu não gastava dinheiro. Apenas acho que existem outras soluções (igualmente boas, ou talvez até melhores),não sendo obrigatoriamente da marca X ou Y... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os produtos da Seachem e da Sera não são mais do que compostos que já se vendem na farmácia, ou não seriam eles compostos de farmacos.

 

Quanto custa o Flagyl e quanto custa o mesmo da Seachem!

 

Abram os olhos, o Sera Bactopur Direct custa € 7,00. Sabem quanto custa um litrinho de Formol??? € 5,00! Sabem para quanto tempo dá o Formol? Nem têm tempo de acabar com ele dentro do seu prazo de validade. Além disso, os resultados são bem mais satisfatórios!

 

Mas se quiserem continuar a comprar Sera e Seachem? Força, desde que não metam a mão na minha carteira, tá-se bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá descansadao que a ti não pedi nem vou pedir nada..... se queres ir á farmácia vai mas não te enganes , vê lá se em vez de formol compras amoniaco.......... e já agora ninguem te perguntou chavo tá....... se gasto dinheiro ou não não tens nada com isso...... deves ter um livro de receitas não!!!!!! :oops:

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.