lampada fundida


Recommended Posts

A lampada que tinha no meu aquario acabou de fundir :S era uma lampada comn +/- 60 cm e tinha 15W . queria perguntar onde posso achar uma lampada para o aquario e ja agora se podia arranjar uma lampada com mais w e com o mesmo comprimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá martita,

 

lojas que vendam produtos de aquariofilia (de animais por exemplo) têm dessas lâmpadas.

as lâmpadas devem ser mudadas no prazo de 1 ano, pois após isto começam a perder as suas capacidades totais (não quer dizer que não funcionem e façam a sua função, após este período!)

 

não vais conseguir, em lâmpadas desse tipo, mais potência, pois será sempre a mesma em watt (15 no teu caso), agora tens é luzes diferentes com características diferentes. faz uma pesquisa por exemplo por AQUAGLO e POWERGLO (são as 2 que tenho), mas cuidado com espectros luminosos muito "favoráveis" a chegada das algas em grande força!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprar lampdas proprias para aquario é um desperdicio de dinheiro.

aquaglo powerglo etc...

encontram-se lampadas muito muito mais baratas sem serem essas, já que a hagen não fabrica lampadas, a osram phillips e general electric teem lampadas de mesmo espectro de luz e claro mais baratas.

tal como osram luminux deluxe ou a muito boa osram biolux ou a equivalente phillips tld 965. lampadas optimas para plantas e claro para peixes. a um preço modico em comparação as supostamente especiais para aquario em lojas de aquriofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apoio a sugestão do kromoAqua.

 

Se apenas poderes colocar uma lâmpada, aconselho-te a usares a uma daylight, ou seja, com Temperatura de cor de 6500 K.

 

Tal como o kromoAqua já disse, nas lâmpadas da Philips e da Osram, vem impresso um código, do género X65 (ou X40, X27, etc...). Os últimos dois algarismos referem-se a essa mesma temperatura de cor.

Por isso, quando comprares a lâmpada, o que tens de pedir na loja é uma lâmpada T8 de 15 Watts, daylight. Mas já agora, o aquário é que tinha +/- 60 cm, ou a lâmpada? É que as lâmpadas T8 de 15 Watts, têm cerca de 45 cms (salvo erro). Já as de 18 Watts têm cerca de 60 cms...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

malta, ajudem me lá então, com uma calha com 2 luzes, e querendo manter a VIDA das cores de uma powerglo e o DAYLIGHT de uma aquaglo, o que devo comprar em phillips ou osram? aliás, que sugestão dão para uma luz OPTIMA para plantas e OPTIMA para contrastar com o tom amarelado (dos tais 6500 k) das mesmas daylight?

 

gracias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

para contrastar com o tom amarelado (dos tais 6500 k) das mesmas daylight?

Não querendo faltar-te ao respeito, mas deves ser daltónico... :lol:

Daylight, não quer dizer obrigatoriamente a cor que os teus olhos vejam quando olhas para o sol...

 

6500 K é luz branca... Há até quem diga que são um pouco azuladas...

 

Lâmpadas para substituir as Flora-Glo, existem umas da Osram chamadas Fuora, que são igualmente avermelhadas...

 

Quanto a lâmpadas boas para plantas isso é um bocado difícil de explicar... :roll:

Podes ter várias combinações de lâmpadas, dependendo do que queiras fazer com as plantas (entenda-se, da resposta que queres das plantas), e quais essas plantas...

 

Sabe-se que lâmpadas de temperaturas elevadas costumam provocar o chamado crawling nas plantas. Estas lâmpadas (10000 K) costumam-se usar com plantas indicadas para tapete e que queiras "obriga-las" a crescer mais na horizontal do que na vertical...

Lâmpadas avermelhadas costumam-se usar mais na traseira/centro do aquário para incentivar o crescimento vertical...

 

Por isso, mais uma vez, depende do que queiras fazer com as plantas do aquário. Em caso de manteres um tapete, tipo Glosso, acho que é melhor usares uma lâmpada de 10000 K na frente e ires diminuindo a temperatura de cor à medida que vais para a traseira do aquário...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

para contrastar com o tom amarelado (dos tais 6500 k) das mesmas daylight?

Não querendo faltar-te ao respeito, mas deves ser daltónico... :lol:

Daylight, não quer dizer obrigatoriamente a cor que os teus olhos vejam quando olhas para o sol...

 

LOOOOL na boa! o que quis dizer é o tom "amarelado" que dá ao aquário, precisamente pelos 6500k! aliás se olhares para a lampada não tem nada a ver com o amarelo!!! podes dizer que é cor de rosa, azulado, isso sim já depende do daltonismo de cada um... mas a luz não realça as outras cores sem ser os amarelos e vermelhos...

aqglo.jpg

 

este é o espectro de luz que esta lâmpada faz, os 6500k são o "ponto forte dela", por isso dão estes tons, e tens peixes que, aos teus olhos com esta luz, serão vistos em cores um pouco diferentes das deles...

 

mas sim, obrigado pelas dicas, da próxima vez acho que já não vou poupar umas coroas! :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este é o espectro de luz que esta lâmpada faz, os 6500k são o "ponto forte dela", por isso dão estes tons, e tens peixes que, aos teus olhos com esta luz, serão vistos em cores um pouco diferentes das deles.

Não percebi como é que com um espectro de emissão da lâmpada, pura e simplesmente, podes dizer que os peixes vêm com cores adulteradas ou não... :lol: A não ser que consigas resolver transformadas de Fourrier e outras coisas mais rápido que um computador :(

 

o que quis dizer é o tom "amarelado" que dá ao aquário, precisamente pelos 6500k!

Lá li o teu post novamente e percebi o que querias dizer... :cry:

 

Nas abcissas (eixo dos x, ou eixo horizontal) a escala não é de Temperatura de cor, mas sim de comprimento de onda dos fotões...

Ou seja, fotões com 650 nm (nanometros) são alaranjados... e não, lâmpadas de 6500 K são alaranjadas... :roll:

 

O gráfico em que te tens de basear é um deste tipo:

 

http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/images%20aq...Color_temp2.png

 

Ou deste tipo:

 

http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/images%20aq...ua/cietoppm.gif

 

Ficam os links e não as imagens directamente, pois não sei se as posso colocar aqui directamente...

 

Espectros de emissão de lâmpadas, a menos que somes a "contribuição" da intensidade luminosa em cada comprimento de onda, e faças as continhas todas para calcular a temperatura de cor (que eu nem sei como se faz, ou melhor, o que os aparelhómetros fazem); só servem para identificares os picos de emissão de luz. Ou seja, em que comprimentos de onda é que a lâmpada tem uma emissão mais forte...

Por exemplo, as lâmpadas daylight, se seguirem todas esse tipo de espectro, são boas para as plantas... porquê?

Se reparares, a maior parte das plantas, aos teus olhos, é verde...

O que quer dizer que elas refletem os fotões de cor verde... e se os reflectem é porque não devem precisar muito deles...

Logo, pode-se deduzir que elas absorvem os outros comprimentos de onda = absorvem as outras cores... azuis/violetas e vermelhos/amarelos/laranjas...

 

Teoricamente, para haver fotossíntese, só precisas de dois fotões com os comprimentos de onda 680 e 700 nm (na região do vermelho)...

Mas isso não quer dizer que as plantas necessitem apenas desses dois fotões...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim luís é isso tudo que disseste :roll:

 

quanto á imagem que postei, claramente houve um descuido da minha parte em escolher a imagem pois pode dar confusão com os valores do eixo dos xx, só fui buscar esta imagem para mostrar que os tons amarelos/ laranja são os mais fortes.

 

em relação às plantas serem verdes, sim é pelo facto de não necessitarem dessa cor e a reflectirem, como disseste, já agora deixo-vos um teste, imaginem-se num ambiente de cores vermelhas, luzes vermelhas, e olhem para algo que supostamente seria amarelado/ vermelho, e vejam se a cor não vos parece verde... ou usem uma combinação das 3 cores primárias, olhem MUITO FIXAMENTE para uma das 3 cores, e experimentem depois olhar para um papel branco, vão ver o resultado das 2 outras cores (ou seja, se olharem para o vermelho, irão ver no quadrado branco a mistura de amarelo e azul = verde)

 

(um aparte, existem cores primárias em termos de pigmento (as já mencionadas) e em termos de luz (o tradicional R(ed)G(reen)B(lue)))

 

neste prisma, o que tentei dizer referente às cores dos peixes - eu não falei em conseguir-se distinguir peixes que vinham com cores adulteradas, desta vez eu é que não percebi onde foste buscar isto :( - só disse que te pode dar ideia, pela mesma razão de teres uma temperatura de cor muito fixa nos amarelos/ vermelhos, que os vejas em cores um pouco diferentes das deles, mas são os teus olhos que te enganam por causa da luz.

 

LOL, luis, isto está complicado de nos entendermos!

fica bem :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez...

 

neste prisma, o que tentei dizer referente às cores dos peixes - eu não falei em conseguir-se distinguir peixes que vinham com cores adulteradas, desta vez eu é que não percebi onde foste buscar isto :arrow:

Eu não estou a falar de peixes com cores injectadas...

O que eu achei estranho, foi: Tu olhas para um espectro de emissão de uma lâmpada, e consegues-me dizer que a essa luz (da lâmpada, não de um comprimento de onda específico) os peixes tomam cores diferentes das reais...

 

só disse que te pode dar ideia, pela mesma razão de teres uma temperatura de cor muito fixa nos amarelos/ vermelhos, que os vejas em cores um pouco diferentes das deles, mas são os teus olhos que te enganam por causa da luz.

Vais-me desculpar, mas não foi nada disso que disseste... Pelo menos eu não o percebi... Tu disseste que uma lâmpada daylight é amarelada/alaranjada, quando na realidade não o é:

 

para contrastar com o tom amarelado (dos tais 6500 k) das mesmas daylight?

Às plantas interessam diferentes partes do espectro da luz visível que absorvem... aos teus olhos não. Apenas a cor resultante.

 

só fui buscar esta imagem para mostrar que os tons amarelos/ laranja são os mais fortes.

Por acaso não creio que sejam. Se reparares, na parte do azul, tens uns picos que parecem ter sido truncados. Daí que comparada com uma coolwhite, as lâmpadas daylight nos pareçam azuladas...

 

E volto a dizer:

Uma lâmpada daylight, lá por ter um pico de emissão na zona do amarelo/laranja, não quer dizer que emita uma luz com essa cor... daí a essa cor, está associada a temperatura 6500 K

Que como podes ver neste gráfico:

 

http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/images%20aq...Color_temp2.png

 

De amarelada não tem nada... Pelo contrário, até há gente que diga que são ligeiramente azuladas... Daí que não perceba essa do "tom amarelado que estas luzes produzem".

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

luis, eu não percebi o que tu disseste e tu não percebeste o que eu disse, tudo bem, mas penso que me posso fazer entender.

- sem ressentimentos -

 

 

continuando,

 

após ter colocado, à um ano atrás, uma powerglo no aquário, reparei que o conjunto que tinha "SUNGLO+AQUAGLO" era demasiadamente amarelado em relação ao conjunto "POWERGLO+AQUAGLO".

 

powglo.jpg

 

aqglo.jpg

 

SUNGLO:

sunglospectrum.jpg

 

a powerglo acaba por completar em termos visuais, as cores que "faltavam", notei uns brancos mais fortes e vivos, uns azuis mais presentes, e regra geral um tom mais claro e aberto após a nova combinação.

 

EIS A FOTO DO MEU SYNODONTIS PEQUENINO, COM AQUAGLO+SUNGLO

cory1.jpg

 

PASSADO 1 ANO (SYNODONTIS MAIORZITO, AGORA JÁ ESTÁ MAIOR!!!), MUDADAS AS LUZES, POWERGLO+AQUAGLO

9.jpg

 

 

mais uma comparação:

ANTES

dscn2629.jpg

 

DEPOIS

6.jpg

 

neste momento (já lá vai outro ano) ainda mantenho a powerglo+aquaglo

 

seja como for, se calhar uma AQUAGLO SOZINHA é capaz de não dar uma cor tão amarelada, provavelmente a sunglo ajudava a isto também, a comparação foi de facto por ter experimentado as luzes e sentir o último conjunto mais apropriado e equilibrado em cores, mas lá está, se a sunglo procura emitir, como eles dizem, um espectro muito VASTO e portanto muito branco (olhando para uma sunglo não é cor de rosa azulada como a aquaglo, ou, com tom azul mais forte, a powerglo; a sunglo é completamente branca) o que é facto é que dá esta tonalidade... as fotos não mentem, foram tiradas com a mesma máquina!

 

fiquem bem! :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

seja como for, se calhar uma AQUAGLO SOZINHA é capaz de não dar uma cor tão amarelada,

Eu continuo a bater na mesma tecla... :arrow: Uma Aqua-Glo, de amarelada não tem nada... (isto se for como uma daylight e tiver 6500 K)

 

provavelmente a sunglo ajudava a isto também

Eu já tive uma Sun-Glo... e do que me lembro, esteve 2 meses no aquário, e depois troquei-a. É amarelada...

 

mas lá está, se a sunglo procura emitir, como eles dizem, um espectro muito VASTO e portanto muito branco (olhando para uma sunglo não é cor de rosa azulada como a aquaglo, ou, com tom azul mais forte, a powerglo; a sunglo é completamente branca)

Lá por o espectro ser vasto, não quer dizer que a cor resultante seja branca...

Na minha opinião, as Sun-Glo sim são amareladas...

 

Quanto às fotos, não que duvide de ti, mas eu não percebo nada de fotografia, e mesmo assim com a minha máquina consigo transformar lâmpadas brancas em azuis, ou em amarelas... é tudo uma questão de definições de correcção de cor... :arrow:

 

Sinceramente, acho que só me estás a ajudar... Então tu tinhas uma Sun-Glo, trocaste-a por uma Power-Glo e dizes que o tom amarelado desapareceu...

Acho que dá para entender que quem criava o tom amarelado era a Sun-Glo...

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso, quando comprares a lâmpada, o que tens de pedir na loja é uma lâmpada T8 de 15 Watts, daylight. Mas já agora, o aquário é que tinha +/- 60 cm, ou a lâmpada? É que as lâmpadas T8 de 15 Watts, têm cerca de 45 cms (salvo erro). Já as de 18 Watts têm cerca de 60 cms...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Apoio. Vai a um Jumbo, Continente, loja de material de electricidade, procura por uma Philips ou Osram Daylight 15w/154. O 154 é porque em algumas lampadas, dependendo da marca, não diz daylight, diz só 154. Fica por menos de METADE do preço de uma lampada EXACTAMENTE igual de uma loja de aquariofilia. Dou um exemplo concreto: as marcas mais conhecidas de material de aquariofilia, não têm fábricas de lampadas, fazem sim encomendas a nomes como a Philips e a Osram, para lhes fazerem as lampadas com o nome da marca, algumas marcas (muito poucas, por sinal), podem pedir que sejam feitas lampadas com algumas especificações concretas, mas são poucas as que fazem isso, porque têm de pedir lampadas em grandes quantidades e saiem a um preço absurdo, não suportado depois avulso, pelo mais comum dos aquariofilistas.

Martita, muito cuidado ao trocar a lampada, os vedantes que ficam dentro das porcas plasticas que prendem as lampadas aos suportes, têm de ficar direitos e bem apertados, e não esmagados pela porca ou com pedaços de fora. Essas borrachas estão lá para vedar a uniao lampada/suporte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ivanpantz, tens razão de facto deve ser da sunglo, eu nunca tive uma aquaglo sozinha, e provavelmente é da sunglo, mas já agora só um reparo, foste muito cordial em todo o tópico nas citações, e na maneira como disseste que provavelmente eu manipulei as imagens... bom, mas MAIS UMA VEZ, SEM RESSENTIMENTOS, tu não me conheces até podia ser que eu o tivesse feito, não é??

tudo bem, orientaste o diálogo para uma prova de quem estava certo ou errado, mas desde que saiamos daqui com conclusões sobre o tema, melhor. A minha questão é sempre tentar trocar conhecimentos, acima de tudo...

 

bom voltando ao tópico (agora de vez! J) ok já tenho garantias de ir buscar uma “154”, agora é ver as características da powerglo e procurá-las na phillips ou osram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martita tem a caixa de mensgens talvez um pouco cheia.... :D

 

nao nem por isso :S acabei agr de receber uma msg privada .... a capacidade ta a 40% por isso nao ta cheia nem perto disso so se a mesnaguem k quis enviar era msm mttttttttttttttttttttttttt grande para ocupar + de 60 % da capacidade das mensagens privadas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.