Aquecedor enterrado


Recommended Posts

Boas tardes ...

 

Tenho um aquecedor Jager 100W para o meu aqua de 60cm ... devido á sua dimensão quase que não da para o ter na vertical ... digo quase porque efectivamente dá e ultrapassa o limite com folga o unico problema é que fica a tocar na areia (aragonite) que tive de "escavar" um pouco para que ele caiba ...

 

Será que ah problema do aquecedor ficar a tocar na areia?

Ao longo do tempo e visto eu destinar este aquario com peixes de fundo e que remechem a areia o aquecedor pode ficar na ponta um pouco enterrado isso poderá ser mau?

 

A alternativa era submergir o aquecer todo com ele inclinado... é uma possíbilidade mas se der assim ....

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Graças a uma mudança no layout que pretendo fazer também me deparo com a mesma dúvida , apesar de ter quase a certeza que não tem nada de mal o facto de uma zona do aquecedor ficar enterrada...

 

Mas, procuro essa certeza "abosluta" (creio que o meu caso será mais grave porque o mais certo é o aquecimento ficar com 10-12cm enterrado)...

 

Já pensei numa possível solução ,caso seja desaconselhado tal procedimento...fazer em vidro uma proteção para o aquecedor para a zona enterrada....

 

O que vos parece? Faz mal ficar enterrado? (supostamente o que poderia perder era capacidade de aquecimento da água mas de resto não vejo inconvenientes...)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve apontar que no meu caso a granulometria é mto pequena visto ser aragonite e não estar enterrado (po agora) mas a tocar no fundo....

 

Mas ja agora caso fique enterrado nem deve chegar a 1cm ...

 

creio que o meu caso será mais grave porque o mais certo é o aquecimento ficar com 10-12cm enterrado

Que granulometria tens ... tipo de fundo.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem...

ok..."o teu caso quase que não é caso" se falas em só 1 cm enterrado e a tocar no fundo...Creio que quando falas na granulometria, falas do possivel problema da pressão que esta pode exercer no vidro do aquecimento...bem, mas se o vidro aguenta as pancadas dum peixe mais maluco a nadar pelo aquário também aguenta uma pressão quase uniforme exercida por grãos de 3 mm (ou menos no teu caso)...

A minha questão era mais se prejudica o funcionamento do aquecimento (para além dum possível menor aquecimento geral da água- uma vez que na zona enterrada não existe circulação de água normal junto à resistência e se este factor condiciona o equipamento ) e da sua vida útil...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se falarmos em estar 1cm enterrado, tenho plena certeza que este facto não encurtará a vida útil do aquecedor.

Agora, se falarmos em 10cm, o caso já muda de figura:

São 10cm em que não existe contacto com a àgua. Presumindo que estes 10cm representam cerca de 20/30% da superfície total do aquecedor, será necessário um esforço substancial deste dispositivo em termos de actividade para conseguir elevar e estabilizar a temperatura da àgua, o que acelerará o seu desgaste. Mais, tenho até dúvidas que se consiga estabilizar uma temperatura de 27/28º com 70% de superfície útil.

Fiquem bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Penso que o problema não seja só esse.

 

Se o aquecedor estiver muito enterrado, quando liga vai aquecer o areão e o calor não se dissipa para a água, logo o termóstato não ligará com tanta frequencia, dificultando assim ainda mais o aquecimento da água.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se tem preocupações estéticas e não se tem sítio para se esconder o aquecimento na diagonal, esta opção não é válida...Acho que é só mesmo válida para quem tem um tronco ou um molho de plantas atrás dos quais o possa esconder, o que não é, de todo, o caso...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.