Estreia nos Ciclídeos...(com fotos)


PMS

Recommended Posts

Viva !

 

Gostava de aqui deixar algumas imagens do meu novo Aqua.

Tenho um plantado de 1,20m estavel faz 2 anos e agora decidi entrar (devagarinho lol) no mundo dos ciclideos.

A ideia é um tanganyica para 3 ou 4 Lamprologus Ocellatus "Orange" (1 macho e 2 ou 3 femeas) que tem as seguintes caracteristicas:

 

Dimensões: 60C*35L*40A (84L)

Iluminação Duas T8 de 15w cada

Areão de rio in AKI

Termostato Jäger 100w a 26º

Filtro EHEIM aquaball 2212 650 L/h

 

As fotos....

 

geral.jpg

particular.jpg

 

O aquário está a ciclar faz 1 mês e neste momento tenho as seguintes medições:

PH: 7,5 - 8 (não dá para perceber ao certo o valor exacto)

KH: 80 mg/l equivalente a 4,48 dHº

GH: 160 mg/l equivalente a 9 dHº

Amonia: 0

Nitritos: 0 (É a primeira semana que está a zero, até aqui acusava sempre um pouco)

Nitratos: 0

 

Bom, agora as minhas dúvidas:

Que acham do Layout ? Criticas.........são bem vindas :?

Estou um pouco preocupado com o PH/KH/GH. Não os acham a todos um pouco baixos ? Não adicionei ainda nada à água. Tenho é feito trocas de 10% semanalmente.

Circulação da água...é suficiente ?

 

 

Cumprimentos

PMS

PMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples e bonito:D

Quanto as tuas duvidas...

sEgundo sei para ciclidos africanos esta bom..Mas nao sou grande espingarda nisso ..

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PMS,

De facto estão baixos:

o pH - para um Tanganyika, 8.5 a 9.0

o kH - para um Tanganyika, 15 a 20

o gH- para um Tanganyika, 15 a 20

Aconselho-te a adicionares um buffer próprio para a equalização do biotopo Tanganyika JBL Aquadur Malawi/Tanganyika é um exemplo. A Seachem tem um buffer só Tanganyika.

Fica bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas sugestões:

 

1- Encostava as pedras todas a um canto, já que os acelatus são alérgicos às pedras e gostam de ter o seu nicho de conchas em areia livre.

 

2- Colocava algumas plantas: anúbias, fetos de java, ceratophilum ou valisnérias.

 

3- Qaunto ao filtro não é grande espingarda, ficavas mais bem servido com um de cascata, mas também vais vendo como se porta ao longo do tempo.

 

Para um começo com os ciclídeos não está nada mau :wink:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 gramas por de BS resolvema questão.

 

João,

Esses 15 gramas que referes são por........toal ?? e vão-me fazer subir PH/KH/GH ? Então pelo que me aconselhas para já nada de buffers certo ?

 

Quanto ao filtro....pois eu sei que poderei ter problemas mas a ideia é substitui-lo a médio prazo por um externo. Para já este tem de aguentar.

 

Obrigado pelo conselho das pedras vou pensar numa forma de alterar isso.

 

Obrigado

PMS

PMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parabens pela escolha e pela entrada no Mundo dos ciclideos. Gostei especialmente do teu critério na escolha da especie. Adaptaste o tamanho do aquário à especie a ter, não és como alguns que têm Mbunas em aquarios de 60 cm e ficam todos ofendidos se alguem lhes diz alguma coisa. Parabens.

Pedro Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei especialmente do teu critério na escolha da especie. Adaptaste o tamanho do aquário à especie a ter...

 

Pois haligator, 2 anos de plantado serviram para muita coisa, quanto mais não seja para ter aprendido com os erros. Mas isso faz parte deste hobby :D

 

Brevemente coloco novas fotos das pequenas mexidas que fiz no layout. Quanto à sugestão das plantas .... para já fica adiado. De plantas estou eu farto, já me bastam as do plantado que me dão água pela barba LOL. Neste aqua a ideia é mesmo não entrar lá uma única planta.

PMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi PMS,

 

Neste momento estou num processo de montagem de um aquário para mbunas, e já tou a tratar da decoração do aquário.

Reparei nas pedras que colocaste no teu e gostaria de saber onde as conseguiste. São simplesmente espectaculares.

Quando puderes responde ao post e diz-nos onde encontraste essas rochas, ok?

 

Um abraço

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi rittchye

 

Não sei se és da área de Lisboa ou não mas posso-te dizer que as pedras foram compradas num centro de jardinagem quando acabas a A5 e vais em direccção a Cascais. Não tem que enganar é o unico que há no caminho.

PMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi PMS,

 

Sou da área de Lisboa, concelho de Oeiras e conheço bem as zonas adjacentes à A5:) Pela descrição que deste deve ser fácil dar com o tal centro de jardinagem.

Vou passar por lá neste fim de semana :evil:

Muito obrigado pela dica.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pato! :roll:

Já agora, nas TPA's k faço para os meus conchículas eu gostava de adicionar bicarnonato de sódio, mas n sei qual a quantidade que devo usar para cada 5 litros de água k adiciono...

A minha água da torneira (k costumo deixar a repousar uns dias antes de fazer as tpa's) tem um pH neutro (7,3 em média) e queria faze-lo subir com o bicarbonato...

 

Os 15 mg de k falam neste tópico são para quantos litros de água?

 

Quantos mg de bicarbonato tenho de usar num garrafão de 5l de água numa tpa?

 

Obrigado pela vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo adicionar uma colher de chá de bicabornato por cada 20L de água.

Mas tudo depende dos tipos de água.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Nas minhas TPA´s também adiciono BS.

 

Em cada 5 Litros adiciono um colher de café.

Com o Bicarbonato o PH sobe até um máximo de 8,3 +-. Faz um teste antes. Enche um garrafão de 5 Litros e testa antes. Depois metes uma colher e testas outra vez. Se for pouco mete mais. Se foi muito metes menos pa proxima. 8)

 

Boa sorte.

O teu aquário tá muito fixe!

 

Também tenho um desse tamanho com 2 brevis. E acho que a fêmea esteve grávida :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Gostei bastante do teu layout apesar de pessoalmente preferir rochas calcárias furadas (pelo aspecto e por fazerem subir a dureza da àgua).

Quanto aos valores de PH e KH dá uma olhadela a este link,

http://www.portal-ciclideos.com/index.php?...ow=artigos&id=5

é uma receita para um buffer. Não sei se funciona porque nunca experimentei, ainda estou a remontar o meu Tanganica.

Espero que a receita ajude.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais