Auratus - foi á maquina


Nelson Serra

Recommended Posts

O tamanho do peixe muitas das vezes não é o que mais influência esta mudança, mas sim a presença de outros machos dominantes, podendo neste caso os machos mais fracos, levar a coloração de femeas até que haja uma opurtunidade de estes se afirmarem e tentarem conquistar a posição de dominantes, penso que a estes se dá o nome de subduzidos/submissos (do Inglês"subdued").

Já vi pretensas femeas de 10, 11 cm, que viraram machos.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este veio para cá com 3 cm e agora deve ter uns 8 cm sempre foi amarelo com as riscas pretas no dorso, agora está sempre amarelo com as riscas cinzentas se calhar é mesmo a mudança para macho, o macho dominante neste aquario é um socolofi :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sem duvidas de certeza que ta a mudar para macho

 

 

 

 

lobocinzento eu tive um macho que de 2 em 2 meses tambem fazia isso, e por sinal de 6 cm, enquanto que o outro era de 10 cm

 

 

:?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se vos disser que é simplesmente uma fêmea brincalhona? :(:):)

 

Tenho uma fêmea que matou todos os 6 machos que estavam com ela, excepto um mais pequeno, e depois virou macho (só em termos de cor)!

Isto tudo apesar de ter desovado mais de 5 vezes...

Neste momento está com cor de fêmea, no entanto quando lhe apetece vira macho.

 

Uma foto do antes...e depois:

auratusfemea11111.jpg

 

auratus3.jpg

Na segunda foto a fêmea está com ovos na boca...

 

Cumps,

Nuno Reis

PS- é apenas mais uma hipótese, contudo creio que é um macho a mudar pa fêmea...

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim , por vezes acontece, uma femea minha de P. lombardoi, principalmente quando esta a incubar transforma-se practicamente num macho, mas nunca atingindo as cores fortes que um macho dominante possui, .......no caso da tua femea "Diesel_Car", provavelmente nunca atingiu aquelas cores muito escuras como os machos , digo eu.....mas a manutenção do genero Melanochromis, em aquários reserva-nos sempre surpresas.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma fêmea que matou todos os 6 machos que estavam com ela, excepto um mais pequeno, e depois virou macho (só em termos de cor)!

 

Isso tb me aconteceu, mas eu tinha 5 femeas e um macho :lol: e ele matou todas as femeas á excepção de uma, tenho várias criações desse casal, depois separei o macho da femea e quando os voltei a juntar a femea matou o macho e neste momento está com a coloração de um macho.

O que eu acho que aconteceu é que a femea já não está sexualmente activa e adoptou esta coloração para deixar de ser galada.

Esta femea já tem uns 3 anos por isso penso que não seja uma situação identica á do MOORI.

Na minha opinião é apenas um macho a tentar destacar-se do grupo, pois até podes ter mais machos mas esses podem não adquirir a coloração de macho para não serem alvo de agressões vindas de outros machos.

 

Aquele abraço

João Soares

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais