Danio Gigante


SkyWalker

Recommended Posts

Penso ter um casal de danios gigantes (Devario aequipinnatus ou Danio malabaricus) ou de danio de bengal (Cyprinus devario).

Eis a foto deles:

 

casal.jpg

 

Tenho quase a certeza de serem os primeiros, mas enfim... existe sempre a dúvida.

O que se passa é o seguinte...

Será que a fêmea está "de esperanças"?

Eis uma foto da dita, em que se nota bem que ela está reboludinha

 

daniofemea.jpg.

 

Se assim for, quais os cuidados a ter com os rebentos? Alimentação, etc.

É que não consigo encontrar grande informação sobre esta espécie, referente à criação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Creio que não. As fêmeas são realmente muito mais "redondinhas" que os machos, que parecem um pouco enfezados ao pé delas. Como são peixes ovíparos, o volume da barriga não terá necessáriamente relação directa com a eventual postura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tens esses peixes a que temperatura? estão a mais de 27ºC certo.

O que tens de fazer é pegar nessa fêmea e colucala o mais breve possivel num aqua com muito musgo de java e com berlindes ou seixos do tamanho de berlindes a cobrir o fundo. A fêmea deve ser posta nesse aqua durante o dia e o macho(s) na noite desse mesmo dia,a temperatura deve estar a 25ºC, ( se os tiveres a 27ºC deves colyca-los directamente sem aclimatação). A desova deve ocurrer na manhã do dia seguinte.

Eu disse que deves fazer isso quanto antes pois as fêmeas cheia que não desovem podem morrer.

 

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, respondendo...

 

Creio que não. As fêmeas são realmente muito mais "redondinhas" que os machos, que parecem um pouco enfezados ao pé delas. Como são peixes ovíparos, o volume da barriga não terá necessáriamente relação directa com a eventual postura.

 

Atenção, ela está MUITO mais redonda do que estava... se vires bem a foto ela está bem gorducha, não um pouco mais bojuda que o macho.

 

Boas

Tens esses peixes a que temperatura? estão a mais de 27ºC certo.

O que tens de fazer é pegar nessa fêmea e colucala o mais breve possivel num aqua com muito musgo de java e com berlindes ou seixos do tamanho de berlindes a cobrir o fundo.  A fêmea deve ser posta nesse aqua durante o dia e o macho(s) na noite desse mesmo dia,a temperatura deve estar a 25ºC, ( se os tiveres a 27ºC deves colyca-los directamente sem aclimatação). A desova deve ocurrer na manhã do dia seguinte.

Eu disse que deves fazer isso quanto antes pois as fêmeas cheia que não desovem podem morrer.

 

Nopes... o aquário anda na ordem dos 25 / 26 graus. Quanto a mudar de aquário, de momento é totalmente impossivel, pois não tenho outro disponível...

Agora fiquei foi preocupado com a história de não desovarem...

Estou é a pensar metê-los numa maternidade, mas sinceramente custa-me bastante, pois as dimensões dela são... exíguas na melhor das hipoteses para estes dois acelerados, que adoram atravessar o aquário de uma ponta à outra em excesso de velocidade :oops:

 

A ver vamos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não os metas numa maternidade ias piorar as coisas, só tens um macho?

à temperatura que tens o aqua eles devem desovar sem problema o macho é que não deve conseguir fazer o serviço como deve de ser.

se conseguires arranjar pelo menos mais um macho aconselho a fazeres isso e já agora não te esqueças que eles são peixes de cardume, o nº minimo deve de ser de5 peixes 2 femeas para 3 machos.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não os metas numa maternidade ias piorar as coisas, só tens um macho?

à temperatura que tens o aqua eles devem desovar sem problema o macho é que não deve conseguir fazer o serviço como deve de ser.

se conseguires arranjar pelo menos mais um macho aconselho a fazeres isso e já agora não te esqueças que eles são peixes de cardume, o nº minimo deve de ser de5 peixes 2 femeas para 3 machos.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais